Salmo 149

1 Aleluia! Cantai ao SENHOR um cântico novo; haja louvor a ele na congregação dos santos.

Comentário Barnes

Cantai ao SENHOR um cântico novo – Como se houvesse uma ocasião nova e especial para o louvor. Isso seria assim se o salmo fosse composto no retorno do exílio; na reconstrução da cidade; e sobre a rededicação do templo. Sobre o significado da linguagem, veja Salmo 33:3 , nota; Apocalipse 5:9 , nota; Apocalipse 14:3 , nota; veja também Salmos 96:1 ; Isaías 42:10 .

haja louvor a ele na congregação dos santos – Na assembléia do povo de Deus. Veja Salmo 148:14 , nota; Salmo 111:1 , nota. [Barnes, aguardando revisão]

2 Alegre-se Israel em seu Criador; os filhos de Sião se encham de alegria em seu Rei.

Comentário Barnes

Alegre-se Israel em seu Criador – Ele, que fez o povo o que ele é. Tudo o que eles têm e são deve ser atribuído a ele, tão realmente quanto o universo da matéria deve ser atribuído ao seu poder. Sua condição não é de desenvolvimento, ou resultado de sua própria sabedoria, graça ou poder. Veja as notas no Salmo 100:3 :”Ele é que nos fez, e não nós mesmos.” Compare Isaías 54:5 .

os filhos de Sião – Aqueles que habitam em Sião ou Jerusalém.

se encham de alegria em seu Rei – em Deus como seu rei.

(a) Que eles têm um rei, ou que há um para governá-los;

(b) Que eles têm tal rei; alguém tão sábio, tão poderoso, tão bom;

(c) Que ele administra seu governo com tanta eficiência, imparcialidade, equidade, sabedoria, bondade. Compare o Salmo 100:3-5. [Barnes, aguardando revisão]

3 Louvem seu nome com danças; cantai louvores a ele com tamborim e harpa.

Comentário Cambridge

danças. Dançar era uma expressão natural de alegria entre os judeus, como entre outras nações da antiguidade, em todos os períodos de sua história, em ocasiões de festividades religiosas e seculares. Cp. Êxodo 15:20; Juízes 11:34; 2Samuel 6:14; Jeremias 31:4; e para uma descrição da dança da tocha, que fazia parte das festividades da Festa dos Tabernáculos no período pós-exílico posterior, ver Delitzsch no Expositor, 1886 (2), pp. 81 e segs.; Dito de Hastings da Bíblia, 1. 550. Até mesmo os líderes da cidade e mestres famosos se juntaram a ela, e era um provérbio corrente que quem não tinha visto essa alegria, não tinha visto nenhuma alegria em sua vida.

tamborim. O pandeiro, ou tambor, freqüentemente mencionado em conexão com danças e procissões (Salmo 68:25). [Cambridge, aguardando revisão]

4 Porque o SENHOR se agrada de seu povo; ele ornará os mansos com salvação.

Comentário Barnes

Porque o SENHOR se agrada de seu povo – Que eles se regozijem por isso. Ele os ama; ele aprova sua conduta; ele concede seus favores a eles. Tudo isso deve aumentar sua alegria e encher seus corações de alegria. Compare as notas do Salmo 35:27 . A palavra hebraica aqui traduzida como “obtém prazer” transmite a idéia de complacência, satisfação, deleite. É o oposto de sentir-se magoado ou ofendido. Deus tem complacência com seu povo. Ele se deleita com o bem-estar deles; ele adora fazer o bem a eles.

ele ornará os mansos com salvação – A palavra aqui traduzida embelezar significa adornar, honrar, como o santuário, Isaías 60:7 (traduzida como glorificar); e aqui significa que a salvação que Deus lhes concedeu seria da natureza de um ornamento, como se estivessem vestidos com roupas caras ou esplêndidas. Compare o Salmo 132:16 . A palavra manso aqui significa humilde ou humilde, e pode se referir àqueles que são humildes em posição ou condição, ou aqueles que são humildes de coração. Talvez as duas ideias estejam combinadas aqui. Eles não têm adornos externos, mas Deus lhes dará honra e beleza na salvação que nenhum adorno externo poderia conceder. [Barnes, aguardando revisão]

5 Saltem de prazer seus santos pela glória; fiquem contentes sobre suas camas.

Comentário Barnes

Saltem de prazer seus santos pela glória – na glória de sua condição; no favor de Deus; na honra que ele lhes concede. Que eles se regozijem nisso; deixe-os gritar e triunfar sobre isso. Outros homens se regozijam com a honra; em riqueza; em casas, terrenos, parques, bibliotecas, obras de arte:que os santos se regozijem na glória de serem amigos de Deus; na esperança do céu. Compare o Salmo 84:11 .

fiquem contentes sobre suas camas – Compare Jó 35:10 , observe; Atos 16:25 , nota; Salmo 34:1 , nota. A ideia é que nas meditações noturnas, quando a escuridão os envolve, quando estão a sós com Deus, podem encontrar ocasião para exultação e louvor. Seu coração pode estar cheio de alegria, e somente eles podem expressar sua alegria em canções de louvor. [Barnes, aguardando revisão]

6 Exaltações a Deus estarão em suas gargantas; e espada afiada estará em sua mão,

Comentário Barnes

Exaltações a Deus estarão em suas gargantas. Literalmente, “Louvores de Deus em sua garganta; e uma espada de dois gumes em suas mãos. ” Isto é, na própria obra de executar os propósitos de Deus em seus inimigos, deve haver o sentimento e a linguagem de louvor. Seu coração deve estar cheio de confiança em Deus; devem sentir que estão empenhados em seu serviço; e enquanto se defendem ou infligem punição aos inimigos de Deus, devem entoar Seu louvor. A ideia é que mesmo no trabalho de guerra eles possam sentir que estão empenhados no serviço de Deus, e que as paixões usuais na guerra devem ser subjugadas e mantidas sob a consciência de que são meros instrumentos nas mãos de Deus. para cumprir Seus propósitos. Talvez a palavra hebraica traduzida por “grandes elogios” – רוממה rômemâh – implique mais do que um mero elogio. Pode abranger qualquer coisa que seja elevada e exaltada, e pode significar aqui que eles teriam a consciência de que estavam engajados em objetivos elevados e elevados; que estavam cumprindo os grandes desígnios de Deus; que estavam executando propósitos mais importantes do que os seus próprios poderiam ser – até mesmo os propósitos eternos do Altíssimo. Isso daria uma importância, uma dignidade, uma elevação à sua conduta que não poderia surgir de nenhuma outra fonte.

e espada afiada estará em sua mão – literalmente, uma espada de gume; ou seja, uma espada com um gume em ambos os lados da lâmina. As espadas romanas costumavam ser feitas dessa maneira. Eles foram feitos tanto para perfurar quanto para golpear. Veja as notas em Hebreus 4:12. [Barnes, aguardando revisão]

7 Para se vingarem das nações, e repreenderem aos povos.

Comentário Barnes

Para se vingarem das nações – Para infligir punição sobre eles como uma recompensa por seus pecados. A palavra pagão aqui significa nações. A alusão é, sem dúvida, para aqueles que oprimiram e injuriaram o povo hebreu – talvez se referindo àqueles que destruíram a cidade e o templo na época do cativeiro babilônico. Eles deveriam agora receber a punição devida pelos erros que haviam cometido à nação; uma justa recompensa da mão de Deus e pela instrumentalidade daqueles a quem eles ofenderam. Compare as notas do Salmo 137:7-9 .

e repreenderem aos povos – O povo daquelas terras. Aqueles que travaram guerra com a nação hebraica. [Barnes, aguardando revisão]

8 Para prenderem a seus reis com correntes, e seus nobres com grilhões de ferro;

Comentário Barnes

Para prenderem a seus reis com correntes – Para torná-los prisioneiros e cativos. Isso é apenas levar a cabo a idéia dos versos anteriores, de infligir punição sobre eles pelos erros que fizeram ao povo de Deus. Não há evidência de que isso se refira a uma conquista espiritual, ou a uma sujeição espiritual dessas nações à verdadeira religião. Toda a idéia está de acordo com o que é freqüentemente expresso nos Salmos – infligir punição justa aos ímpios.

e seus nobres com grilhões de ferro – Para torná-los prisioneiros. Ou seja, para subjugá-los. Cativos na guerra, mesmo aqueles de posição elevada, eram freqüentemente conduzidos em correntes como triunfo dos conquistadores. [Barnes, aguardando revisão]

9 Para executarem sobre eles a sentença escrita; esta será a glória de todos os seus santos. Aleluia!

Comentário Cambridge

sobre eles] As nações; não apenas os reis e nobres.

a sentença escrita] A sentença pronunciada por Jeová e registrada em Seu livro (cp. Isaías 65:6; Isaías 10:1; Jó 13:26) para execução no tempo apropriado; ou a referência pode ser ao testemunho geral da lei e dos profetas a respeito do julgamento final das nações. Veja Deuteronômio 32:41 ff .; Isaías 41:15 f .; Ezequiel 38, 39; Joel 3:12 ff .; Miqueias 4:13; Zacarias 14; & c.

esta será a glória de todos os seus santos] Honra será para todos os seus amados. A derrota de seus inimigos honra o povo escolhido de Jeová. É possível dizer que Ele é a honra de todos os seus amados, mas isso não se encaixa bem no contexto.

A LXX provavelmente está certa em omitir o Aleluia final. [Cambridge, aguardando revisão]

<Salmo 148 Salmo 150>

Introdução ao Salmo 149

Este pertence ao grupo de salmos já referido (146-150), cada um começando e terminando com um “Aleluia”, e provavelmente composto após o retorno do cativeiro e a reconstrução das paredes da cidade e do segundo templo. Este salmo seria eminentemente apropriado para tal ocasião – primeiro, para expressar a alegria da nação; e em segundo lugar, como um indicativo do que a nação deveria fazer nessas circunstâncias ao cumprir os propósitos de Deus e cumprir sua vontade. As pessoas são consideradas como restauradas às suas terras; tão seguro, pacífico, feliz; sua cidade está fortificada com segurança e eles estão armados para se defenderem e agora estão em uma posição para realizar suas conquistas sobre os poderes pagãos e hostis ao seu redor. O salmo, portanto, consiste em duas partes:

I. A exortação ao louvor, à alegria, ao regozijo – conforme apropriado para sua libertação; para seu retorno seguro; ao seu restabelecimento em sua própria terra, Salmo 149:1-5 .

II. A exortação para cumprir os propósitos de Deus em relação ao povo que os possuía, e os que os injustiçavam, ainda eram hostis a eles:infligir sobre eles o castigo que era devido a eles, e que Deus planejou trazer sobre eles – em relação a si mesmos como chamados por Deus para serem seus instrumentos na execução dessa punição, em sinal do descontentamento divino com a conduta daqueles que os oprimiram e os injustiçaram, Salmo 149:6-9 . [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.