Jonas 2

A oração de fé e libertação de Jonas

1 E Jonas orou ao SENHOR seu Deus, desde as entranhas do peixe,

Comentário de A. R. Fausset

seu Deus – “seu” ainda, embora Jonas tivesse fugido dEle. A fé permite que Jonas agora sinta isso; assim como o pródigo retornado diz do Pai, de quem ele tinha vagado: “Levantar-me-ei e irei a meu Pai” (Lucas 15:18).

desde as entranhas do peixe – Cada lugar pode servir como um oratório. Nenhum lugar está errado para a oração. Outros traduzem “quando (entregue) fora da barriga do peixe”. A versão em inglês é melhor. [Fausset, aguardando revisão]

2 E disse: Clamei da minha angústia ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do Xeol gritei, e tu ouviste minha voz.

Comentário de A. R. Fausset

Sua oração é em parte descritiva e precatória, em parte eucharística. Jonas incorpora com sua própria linguagem declarações inspiradas familiares à Igreja muito antes em Jonas 2:2; Salmo 120:1; em Jonas 2:3, 42:7; em Jonas 2:4, Salmo 31:22; em Jonas 2:5, Salmo 69:1; em Jonas 2:7, Salmo 142:3; 18:6; em Jonas 2:8, Salmo 31:6; em Jonas 2:9, Salmo 116:17-18 e Salmo 3:8. Jonas, um homem inspirado, atesta tanto a antiguidade quanto a inspiração dos Salmos. Marca o espírito de fé, que Jonas se identifica com os santos da antiguidade, apropriando-se de suas experiências conforme registrado na Palavra de Deus (Salmo 119:50). A aflição abre a mina da Escritura, antes vista apenas na superfície.

fora da barriga do inferno – Sheol, o mundo invisível, que a barriga do peixe se assemelhava. [Fausset, aguardando revisão]

3 Pois tu me lançaste no profundo, no meio dos mares, e a correnteza me cercou; todas as tuas ondas e tuas vagas passaram sobre mim.

Comentário de A. R. Fausset

tuas ondas – Jonas reconhece a fonte de onde vieram os seus sofrimentos. Não foi um mero acaso, mas a mão de Deus que os enviou. Compare o reconhecimento similar de Job da mão de Deus em calamidades, Jó 1:21; 2:10; e Davi, 2Samuel 16:5-11. [Fausset, aguardando revisão]

4 E eu disse: Lançado estou de diante de teus olhos; porém voltarei a ver o teu santo templo.

Comentário de A. R. Fausset

Lançado estou de diante de teus olhos – isto é, da tua consideração favorável. Uma justa retribuição para alguém que fugiu “da presença do Senhor” (Jonas 1:3). Agora que ele tem o seu desejo, ele sente que é a sua mais amarga tristeza ser privado da presença de Deus, que uma vez ele considerou como um fardo, e do qual ele desejava escapar. Ele virou as costas para Deus; então Deus virou as costas para ele, fazendo seu pecado sua punição.

voltarei a ver o teu santo templo – Na confiança da fé ele antecipa ainda ver o templo em Jerusalém, o lugar designado de adoração (1Reis 8:38), e ali para render ação de graças (Henderson). Em vez disso, eu penso: “Embora seja expulso da Tua visão, ainda com o olho da fé mais uma vez olharei em oração para o Teu templo em Jerusalém, onde, como Teu trono terrestre, desejaste Teu adorador para dirigir suas orações.” [Fausset, aguardando revisão]

5 As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou; as algas se enrolaram à minha cabeça.

Comentário de A. R. Fausset

até mesmo para a alma – isto é, ameaçando extinguir a vida animal.

ervas daninhas – Ele sentiu como se as algas através das quais ele foi arrastado estivessem enroladas em sua cabeça. [Fausset, aguardando revisão]

6 Desci aos fundamentos dos montes; a terra trancou suas fechaduras a mim para sempre; porém tu tiraste minha vida da destruição, ó SENHOR meu Deus.

Comentário de A. R. Fausset

montes – as extremidades deles / delas onde eles terminam nas profundidades escondidas do mar. Compare Salmo 18:7, “os fundamentos dos montes” (Salmo 18:15).
a terra com suas barras era sobre mim – a Terra, a terra dos vivos, não está “fechada” contra mim.

para sempre – tanto quanto qualquer esforço meu pode me entregar.

porém tu tiraste minha vida da destruição – ao invés disso, “Tu trazes … da cova” (Maurer) Como nas sentenças anteriores, ele expressa a falta de esperança de seu estado e, portanto, sua firme esperança de libertação por meio dos recursos infinitos de Jeová. “Contra a esperança ele acredita em esperança”, e fala como se a libertação estivesse realmente sendo realizada. Ezequias parece ter incorporado as próprias palavras de Jonas em sua oração (Isaías 38:17), assim como Jonas se apropriou da linguagem dos Salmos. [Fausset, aguardando revisão]

7 Quando minha alma desfalecia em mim, eu me lembrei do SENHOR; e minha oração chegou a ti em teu santo templo.

Comentário de A. R. Fausset

me lembrei do SENHOR – lindamente exemplificando o triunfo do espírito sobre a carne, da fé sobre os sentidos (Salmo 73:26; 42:6). Por um tempo, os problemas impedem a esperança; mas a fé reavivou quando Jonas “se lembrou do Senhor”, que Deus é gracioso, e como agora Ele ainda preserva sua vida e consciência em sua prisão escura.

em teu santo templo – o templo em Jerusalém (Jonas 2:4). Como lá ele olha em crer em oração para isso, então aqui ele considera sua oração como já ouvida. [Fausset, aguardando revisão]

8 Os que dão atenção a coisas inúteis e ilusórias abandonam sua própria misericórdia.

Comentário de A. R. Fausset

observe as vaidades mentirosas – considere os ídolos de reverência, impotentes para salvar (Salmo 31:6).

misericórdia – Jeová, a própria ideia de quem é identificado agora na mente de Jonas com misericórdia e benevolência. Como o salmista (Salmo 144:2), Ele o denomina “minha bondade”; Deus que é para mim toda a beneficência. Compare o Salmo 59:17, “o Deus da minha misericórdia”, literalmente, “minha benignidade – Deus”. Jonas tinha “abandonado Sua própria misericórdia”, Deus, para fugir para as terras pagãs onde adoravam “vaidades mentirosas” (ídolos). Mas agora, ensinado por sua própria preservação na vida consciente no ventre do peixe, e pela incapacidade dos ídolos dos marinheiros para embalar a tempestade (Jonas 1:5), o afastamento de Deus parece alienar-se de sua própria felicidade (Jeremias 2:13; 17:13). A oração foi contida no caso de Jonas, de modo que ele estava “profundamente adormecido” no meio do perigo, até então; mas agora a oração é o sinal certo de seu retorno a Deus. [Fausset, aguardando revisão]

9 Mas eu porém sacrificarei a ti com voz de gratidão; pagarei o que prometi. A salvação vem do SENHOR.

Comentário de A. R. Fausset

voz de gratidão – Na antecipação da certeza da libertação, ele oferece ações de graças já. Então Jeosafá (2Crônicas 20:21) nomeou cantores para louvar o Senhor diante do exército antes da batalha com Moabe e Amon, como se a vitória já tivesse sido obtida. Deus honra tal confiança Nele. Há também aqui uma marca de aflição santificada, que ele promete emenda e obediência grata (Salmo 119:67). [Fausset, aguardando revisão]

10 E o SENHOR falou ao peixe, e este vomitou a Jonas em terra firme.

Comentário de A. R. Fausset

sobre a terra seca – provavelmente na costa da Palestina. [Fausset, aguardando revisão]

<Jonas 1 Jonas 3>

Visão geral de Jonas

O livro de Jonas é uma história sobre um profeta rebelde que despreza seu Deus por amar seus inimigos. Tenha uma visão geral deste livro através do vídeo a seguir produzido pelo BibleProject. (10 minutos)

🔗 Abrir vídeo no YouTube.

Observação sobre o vídeo. O questionamento do caráter de Jonas com base na sua profecia à Jeroboão II é um exagero, pois é a própria Escritura que afirma que o SENHOR falou através do profeta, e que a Sua palavra se cumpriu (veja 2Reis 14:25).

Leia também uma introdução ao Livro de Jonas.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.