Salmo 116

1 Amo o SENHOR, porque ele escuta minha voz e minhas súplicas.

Comentário Barnes

Amo o SENHOR – o hebraico significa antes:”Eu amo, porque o Senhor ouviu”, etc. Ou seja, o salmista estava consciente do amor; ele sentiu isso brilhar em sua alma; seu coração estava cheio daquela alegria especial, ternura, bondade, paz, que o amor produz; e a fonte ou razão disso, diz ele, foi que o Senhor o ouviu em suas orações.

porque ele escuta minha voz e minhas súplicas – Isto é, esse fato era um motivo para amá-lo. O salmista não diz que esta era a única razão, ou a principal razão para amá-lo, mas que era a razão daquela alegria especial de amor que ele então sentia em sua alma. A principal razão para amar a Deus é sua própria excelência de natureza; mas ainda existem outras razões para fazê-lo, e entre elas estão os benefícios que ele nos conferiu e que despertam o amor da gratidão. Compare as notas em 1 João 4:19 . [Barnes, aguardando revisão]

2 Porque ele tem inclinado a mim seus ouvidos; por isso eu clamarei a ele em todos os meus dias.

Comentário de A. R. Fausset

Porque ele tem inclinado a mim seus ouvidos. Respondendo à segunda sentença do Salmo 116:1, “porque ele escuta minha voz e minhas súplicas”.

por isso eu clamarei a ele em todos os meus dias. Respondendo à primeira sentença do Salmo 116:1. Uma prova certa de ‘amar o Senhor’ é ‘invocá-lo todos os nossos dias’, tanto com orações em tempo de angústia (Sl 116:3-4) quanto com ações de graças pela salvação que nos foi confiada (Sl 116:13-19). [JFU]

3 Cordas da morte me cercaram, e angústias do Sheol me afrontaram; encontrei opressão e aflição.

Comentário Barnes

Cordas da morte me cercaram – Que expressão! Não conhecemos sofrimentos mais intensos pertencentes a este mundo do que aqueles que associamos com a luta da morte – sejam nossos pontos de vista a respeito da realidade de tais sofrimentos corretos ou não. Podemos estar – provavelmente estamos – equivocados quanto à intensidade do sofrimento normalmente experimentado na morte; mas ainda tememos essas tristezas mais do que qualquer outra coisa, e tudo o que tememos pode ser experimentado então. Essas tristezas, portanto, tornam-se a representação das formas mais intensas de sofrimento; e tal, diz o salmista, ele experimentou na ocasião a que se refere. Pareceria, no caso dele, ter havido duas coisas combinadas, como costumam acontecer: (1) sofrimento real de alguma enfermidade corporal que ameaçou sua vida, Salmo 116:3, Salmo 116:6, Salmo 116:8-10; (2) tristeza mental produzida pela lembrança de seus pecados e a apreensão do futuro, Salmo 116:4. Veja as notas no Salmo 18:5.

e angústias do Sheol – As dores do Sheol – Hades; o túmulo. Veja Salmo 16:10, nota; Jo 10:21-22, notas; Is 14:9, nota. A dor ou sofrimento relacionado com a descida à sepultura, ou a descida ao mundo inferior; as dores da morte. Não há evidências de que o salmista aqui se refere às dores do inferno, como entendemos a palavra, como um lugar de punição, ou que ele quer dizer, para dizer que experimentou as tristezas dos condenados. Os sofrimentos aos quais ele se referiu foram os da morte – a descida ao túmulo.

me afrontaram – Margem, como em hebraico, “me encontrou”. Eles me descobriram – como se estivessem me procurando e finalmente tivessem encontrado meu esconderijo. Essas tristezas e angústias, sempre nos perseguindo, logo nos encontrarão a todos. Não podemos escapar por muito tempo da perseguição. A morte nos rastreia e está em nossos calcanhares.

encontrei opressão e aflição – A morte me encontrou, e eu encontrei problemas e tristezas. Eu não o busquei, mas no que procurava encontrei isso. O que quer que deixemos de “encontrar” nas buscas da vida, não deixaremos de encontrar os problemas e tristezas relacionados com a morte. Eles estão em nosso caminho onde quer que nos voltemos e não podemos evitá-los. [Barnes, aguardando revisão]

4 Mas clamei ao nome do SENHOR, dizendo :Ah SENHOR, livra minha alma!

Comentário Barnes

Mas clamei ao nome do SENHOR. Ao Senhor. Eu não tinha outro refúgio. Eu senti que perecerei a menos que ele interferisse, e eu supliquei a ele por libertação e vida.

Ah SENHOR, livra minha alma! A minha vida. Salva-me da morte. Este não foi um grito de salvação, mas de vida. É um exemplo para nós, no entanto, de chamar a Deus quando sentimos que a alma está em perigo de perecer, pois então, como no caso do salmista, não temos outro refúgio senão Deus. [Barnes]

5 O SENHOR é piedoso e justo; e nosso Deus é misericordioso.

Comentário de A. R. Fausset

Ao libertar a mim e ao meu povo, Ele se mostrou ser verdadeiramente tudo o que a lei O definiu como sendo (Êx 34:6-7). [JFU]

6 O SENHOR protege os simples; eu estava com graves problemas, mas ele me livrou.

Comentário Barnes

O SENHOR protege os simples – A Septuaginta torna esses “bebês” – νήπια nēpia. A palavra hebraica se refere à simplicidade ou tolice, como em Provérbios 1:22. Em seguida, refere-se àqueles que são o oposto de cauteloso ou astuto; para aqueles que estão abertos à persuasão; para aqueles que são facilmente atraídos ou seduzidos. O verbo do qual a palavra é derivada – פתה pâthâh – significa abrir, expandir; então, ser aberto, franco, ingênuo, facilmente persuadido ou seduzido. Assim, pode expressar tanto a ideia de ser simples no sentido de ser tolo, facilmente seduzido e desencaminhado; ou, simples no sentido de ser aberto, franco, ingênuo, confiável, sincero. O último é evidentemente seu significado aqui. Refere-se a uma das características da verdadeira piedade – a confiança desavisada em Deus. Descreveria alguém que cede prontamente à verdade e ao dever; aquele que tem unicidade de objetivo no desejo de honrar a Deus; aquele que não tem malícia, truque ou astúcia. Tal homem foi Natanael João 1:47:”Eis um israelita de fato, em quem não há dolo.” A palavra hebraica usada aqui é traduzida como simples, Salmo 19:7 ; Salmo 119:130 ; Provérbios 1:4 , Provérbios 1:22 , Provérbios 1:32 ; Provérbios 7:7 ; Provérbios 8:5 ; Provérbios 9:4 ; Provérbios 14:15 , Provérbios 14:18 ; Provérbios 19:25 ; Provérbios 21:11 ; Provérbios 22:3 ; Provérbios 27:12 ; Ezequiel 45:20 ; e tolo, Provérbios 9:6. Não ocorre em outro lugar. O significado aqui é que o Senhor preserva ou mantém aqueles que depositam nele uma confiança simples e inabalável; aqueles que são sinceros em suas profissões; aqueles que confiam em sua palavra.

eu estava com graves problemas – Por aflição e provação. O hebraico significa literalmente pendurar, ser pendular, balançar, balançar – como um balde em um poço, ou como os galhos delgados da palmeira, o salgueiro, etc. Então significa ser frouxo, fraco, fraco, como na doença, etc. Veja as notas no Salmo 79:8 . Aqui, provavelmente se refere à prostração da força pela doença.

mas ele me livrou – Ele me deu força; ele me restaurou. [Barnes, aguardando revisão]

7 Minha alma, volta ao teu descanso, pois o SENHOR tem te tratado bem.

Comentário Barnes

Minha alma, volta ao teu descanso – Lutero, “Seja tu novamente alegre, ó minha alma.” O significado parece ser:”Retorne à sua antiga tranquilidade e calma; à sua antiga liberdade de medo e ansiedade.” Ele havia passado por uma temporada de grande perigo. Sua alma estava agitada e apavorada. Esse perigo agora acabou, e ele conclama sua alma a retomar sua antiga tranquilidade, calma, paz e liberdade de alarme. A palavra não se refere a Deus considerado como o “descanso” da alma, mas ao que a mente do salmista tinha sido, e poderia ser agora novamente.

pois o SENHOR tem te tratado bem – Veja as notas em Salmos 13:6. [Barnes, aguardando revisão]

8 Porque tu, SENHOR, livraste minha alma da morte, meus olhos das lágrimas, e meu pé do tropeço.

Comentário Barnes

Porque tu, SENHOR, livraste minha alma da morte – a minha vida. Tu me salvaste da morte. Essa é a linguagem que seria usada por alguém que estava gravemente doente e que recuperou a saúde.

meus olhos das lágrimas – Lágrimas que ele derramou em sua doença e na apreensão de morrer. Pode referir-se a lágrimas derramadas em outras ocasiões, mas é mais natural referir-se a isso. Compare as notas do Salmo 6:6 .

e meu pé do tropeço – De tropeçar. Isto é, ele não havia, por assim dizer, caído no caminho e sido tornado incapaz de seguir a jornada da vida. Tudo isso parece referir-se a uma ocasião – a uma época de doença perigosa. [Barnes, aguardando revisão]

9 Andarei diante do SENHOR na terra dos viventes.

Comentário Barnes

Veja Salmo 27:13 , observe; Isaías 38:20 , nota. Isso expressa a plena crença de que ele viveria e o propósito de viver “diante do Senhor”; isto é, como em sua presença, em seu serviço e desfrutando de comunhão com ele. [Barnes, aguardando revisão]

10 Eu cri, por isso falei; estive muito aflito.

Comentário Barnes

Eu cri, por isso falei – Isto, na Septuaginta e na Vulgata Latina, começa um novo salmo, mas sem nenhuma boa razão. Esta linguagem é emprestada pelo apóstolo Paulo para expressar sua confiança na verdade do evangelho, e o efeito que essa confiança teve sobre ele em levá-lo a declarar a verdade. 2 Coríntios 4:13 . O significado aqui é que, no tempo de sua aflição, o salmista tinha verdadeira fé em Deus; e, como resultado disso, ele agora podia falar como falava. Naquela época, ele confiou em Deus; ele o chamou; ele buscou sua misericórdia, e Deus ouviu sua oração; e agora, como consequência disso, ele foi capaz de dar expressão a esses pensamentos. A fé foi o alicerce de sua recuperação, e ele agora estava colhendo os frutos da fé.

estive muito aflito – em perigo de morte. O salmista revisou isso agora e viu que tudo o que havia sentido e temido era real. Ele estava iminente; perigo. Houve ocasião para as lágrimas que ele derramou. Havia razão para o fervor de seu clamor a Deus. [Barnes, aguardando revisão]

11 Eu dizia em minha pressa:Todo homem é mentiroso.

Comentário Barnes

Eu dizia em minha pressa – A palavra hebraica usada aqui significa fugir com pressa; estar em alarme e trepidação; e a ideia parece ser que a afirmação referida foi feita sob a influência da excitação – ou que não foi o resultado de uma reflexão sóbria, mas de um estado de espírito agitado. Não implica necessariamente que aquilo que foi dito era falso, pois muitas afirmações verdadeiras podem ser feitas quando a mente está agitada e excitada; mas o significado é que ele estava então em tal estado de espírito que sugeriu a crença e fez com que a afirmação de que todas as pessoas são mentirosas. Se uma reflexão calma confirmaria ou não essa impressão do momento, seria uma questão justa depois que a excitação acabasse.

Todo homem é mentiroso – são falsos; ninguém é confiável. Isso foi dito no tempo de sua aflição, e isso acrescentou muito à sua aflição. O significado é que, nessas circunstâncias de angústia, ninguém veio em seu socorro; ninguém simpatizou com ele; não havia ninguém a quem ele pudesse se abrir; ninguém parecia sentir qualquer interesse por ele. Havia parentes em quem ele poderia supor que podia confiar; pode ter havido aqueles a quem ele havia mostrado bondade em circunstâncias semelhantes; pode ter havido velhos amigos cuja simpatia ele poderia esperar; mas tudo falhou. Ninguém veio ajudá-lo. Ninguém derramou uma lágrima por suas tristezas. Ninguém se mostrou fiel à amizade, à simpatia, à gratidão. Todas as pessoas pareciam falsas; e ele foi confinado somente a Deus. Algo semelhante é referido emSalmo 41:5-9 ; Salmo 88:18 ; compare também Jó 19:13-17. Este não é um sentimento anormal na aflição. A mente fica então sensível. Precisamos de amigos então. Esperamos que nossos amigos mostrem sua amizade então. Se eles não fizerem isso, parece-nos que o mundo inteiro é falso. É evidente a partir de todo o curso de observação aqui que o salmista, refletindo, sentiu que ele disse isso sem o devido pensamento, sob a influência da excitação – e que ele estava disposto, quando sua mente foi restaurada à calma, a pensar melhor sobre a humanidade do que ele fez no dia da aflição e angústia. Isso também não é incomum. O mundo é muito melhor do que pensamos quando nossas mentes estão mórbidas e nossos nervos estão descontrolados; e por pior que seja o mundo, nossa opinião sobre ele não é raro o resultado de nosso próprio sentimento errado do que apenas de uma reflexão sobre o caráter real da humanidade. [Barnes, aguardando revisão]

12 O que pagarei ao SENHOR por todos os benefícios dele para mim?

Comentário Barnes

Todas as suas “benefícios” – a mesma palavra que no Salmo 116:7 é traduzida como “procedeu com abundância”. A questão aqui se refere a isso. Qual retorno pode ser igual a suas generosidades; o que será um reconhecimento adequado deles; com o que posso retribuir a ele por todos eles? A pergunta é natural e adequada. É algo que naturalmente pedimos quando recebemos um favor de nossos semelhantes mortais; quanto mais apropriado é em vista dos favores que recebemos de Deus – especialmente em vista da misericórdia de Deus no dom de um Salvador; o amor manifestado na redenção da alma! O que pode ser um retorno adequado por um amor como esse – por misericórdias tão grandes, tão imerecidas? [Barnes, aguardando revisão]

13 Tomarei o copo da salvação, e chamarei o nome do SENHOR.

Comentário Barnes

Tomarei o copo da salvação – Compare as notas do Salmo 11:6 . O “cálice da salvação” significa o cálice pelo qual seu senso da grandeza da salvação pode ser expresso – o cálice de ação de graças. Compare as notas em 1 Coríntios 10:16 . A referência parece ser a um costume nas festas de beber uma taça de vinho como uma expressão especial de agradecimento ou de obrigação. O ato seria mais solene, e a verdade mais profundamente impressa na mente, quando acompanhada por algum rito religioso – algum cerimonial, como na Ceia do Senhor, expressamente projetado para chamar a misericórdia de Deus à lembrança.

e chamarei o nome do SENHOR – Envolva-se em um ato solene de devoção; torne uma questão de cerimônia ou observância especial chamar a misericórdia de Deus à lembrança. Essa foi uma forma de retribuir ao Senhor os benefícios recebidos de suas mãos; como está agora. Os cristãos fazem isso à mesa do Senhor – na observância da Ceia do Senhor. [Barnes, aguardando revisão]

14 Certamente pagarei meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo.

Comentário Barnes

Certamente pagarei meus votos ao SENHOR – Vou cumprir ou executar. A palavra votos aqui se refere provavelmente à promessa solene que ele fez em sua doença – a promessa de se dedicar a Deus, caso ele fosse restaurado à saúde. Compare as notas de Isaías 38:15 , as notas de Isaías 38:20 . Essas promessas são comumente feitas na doença e, ai de mim! quase tão comumente desconsiderado e esquecido na restauração da saúde. No entanto, tais votos devem ser sagradamente observados, pois (a) Eles são corretos e adequados; (b) são feitos nas circunstâncias mais solenes; (c) são geralmente sinceros; (d) são da natureza de uma aliança com Deus; (e) eles são feitos quando estamos na melhor posição para ter uma visão justa da vida – desta vida e da vida futura; (f) a vida subsequente seria mais feliz e melhor se eles fossem fielmente realizados. Compare o Salmo 22:25 , nota; Salmo 66:13-14 , notas.

na presença de todo o seu povo – Publicamente. Os votos foram feitos em privado; na cama do doente; quando sozinho; no silêncio das vigílias noturnas; quando nenhum olho estava sobre aquele que os fez, mas os olhos de Deus. É correto, entretanto, que a expressão de agradecimento seja pública. Compare Isaías 38:20 . Na verdade, nada é mais apropriado do que agradecimento público pela recuperação da doença; e como em nossas assembléias públicas a oração é freqüentemente oferecida especialmente pelos enfermos a seu próprio pedido, então seria igualmente apropriado que, a seu pedido, agradecimentos públicos fossem feitos por sua recuperação. [Barnes, aguardando revisão]

15 Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte de seus santos.

Comentário Barnes

Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte de seus santos – De seu povo; amigos dele. Lutero traduz isso, “A morte de seus santos é considerada de valor” – (ist werth gehalten) – “diante do Senhor”. A palavra traduzida como “precioso” – יקר yâqâr – significa caro, como pedras preciosas, 1 Reis 10:2 , 1 Reis 10:10-11 ; queridos, amados, como parentes e amigos, Salmo 45:9 ; honrado, respeitado, Eclesiastes 10:1 ; esplêndido, bonito, Jó 31:26 ; raro, 1 Samuel 3:1. A ideia aqui é que a morte dos santos é um objeto de valor; que Deus o considera importante; que está relacionado com seus grandes planos, e que há grandes propósitos a serem realizados por ele. A ideia aqui parece ser que a morte de um bom homem é em si mesma de tanta importância, e tão relacionada com a glória de Deus e a realização de seus propósitos, que ele não fará com que ocorra exceto nas circunstâncias, em tempos, e de uma maneira, que melhor garantirá esses fins. O pensamento particular na mente do salmista parece ter sido que, como ele havia sido preservado quando estava aparentemente tão perto da morte, deve ter sido porque Deus viu que a morte de um de seus amigos era um assunto de tanta importância que deveria ocorrer apenas quando o melhor pudesse ser efetuado por ele, e quando os fins da vida foram cumpridos; que Deus não decidiria sobre isso precipitadamente, ou sem os melhores motivos; e que, portanto, ele se interpôs para prolongar ainda mais sua vida. Ainda assim, há uma verdade geral implícita aqui, a saber, que o ato de remover um homem bom do mundo é, por assim dizer, um ato de profunda deliberação da parte de Deus; que bons, e às vezes grandes, fins devem ser alcançados por ele; e que, portanto, Deus o considera com interesse especial. É de valor ou importância em aspectos como o seguinte:um ato de profunda deliberação da parte de Deus; que bons, e às vezes grandes, fins devem ser alcançados por ele; e que, portanto, Deus o considera com interesse especial. É de valor ou importância em aspectos como o seguinte:um ato de profunda deliberação da parte de Deus; que bons, e às vezes grandes, fins devem ser alcançados por ele; e que, portanto, Deus o considera com interesse especial. É de valor ou importância em aspectos como o seguinte:(1) já que é a remoção de outro dos redimidos para a glória – a adição de mais um aos anfitriões felizes acima; (2) visto que é um novo triunfo da obra de redenção – mostrando o poder e o valor dessa obra; (3) visto que freqüentemente fornece uma prova mais direta da realidade da religião do que qualquer argumento abstrato poderia fazer.

Quanto a causa da religião foi promovida pelas pacientes mortes de Inácio, Policarpo, Latimer, Ridley, Huss, Jerônimo de Praga e as hostes dos mártires! O que o mundo não deve, e a causa da religião, a cenas como as que ocorreram nos leitos de morte de Baxter, Thomas Scott, Halyburton e Payson! Que argumento para a verdade da religião – que ilustração de seu poder sustentador – que fonte de conforto para nós, que morreremos em breve – refletir que a religião não abandona o crente quando ele mais precisa de seu apoio e consolos; que pode nos sustentar na mais severa prova de nossa condição aqui; que pode iluminar o que nos parece, de todos os lugares, mais escuro, triste, sombrio, repulsivo – “o vale da sombra da morte!” [Barnes, aguardando revisão]

16 Ah SENHOR, verdadeiramente eu sou teu servo; sou teu servo, filho de tua serva; tu me soltaste das correntes que me prendiam.

Comentário Barnes

Ah SENHOR, verdadeiramente eu sou teu servo – Em vista da tua misericórdia em me libertar da morte, sinto a obrigação de me entregar a ti. Vejo no fato de que assim me libertaste, a evidência de que sou teu servo – de que sou assim considerado por ti; e reconheço a obrigação de viver como aquele que teve essa prova de favor e misericórdia.

filho de tua serva; – De uma mãe piedosa. Vejo agora o resultado do meu treinamento. Chamo à minha memória a piedade de uma mãe. Lembro-me de como ela te serviu; como ela me treinou para ti; Vejo agora a evidência de que suas orações foram ouvidas, e de que seus esforços foram abençoados no esforço de me treinar para ti. O salmista viu agora que, sob Deus, ele devia tudo isso aos esforços piedosos de uma mãe, e que Deus se agradou em abençoar esses esforços em torná-lo seu filho, e em guiá-lo de forma que não fosse impróprio para ele falar. de si mesmo como possuidor e cumpridor dos princípios de uma mãe santificada. Não é incomum – e em tais casos é apropriado – que todas as evidências que possamos ter de que somos piedosos – que estamos vivendo como devemos viver,

tu me soltaste das correntes que me prendiam – As amarras da doença; os grilhões que pareciam ter me feito prisioneiro da morte. Agora estou livre novamente. Eu ando solta. Não sou mais o cativo – o prisioneiro – da doença e da dor. [Barnes, aguardando revisão]

17 Sacrificarei a ti sacrifício de agradecimento, e chamarei o nome do SENHOR.

Comentário do Púlpito

Sacrificarei a ti sacrifício de agradecimento. Quase um sacrifício real. Em vez disso, ação de graças simples, que, de um coração sincero, é o melhor sacrifício (ver Salmos 50:14 e Os 14:2).

e chamarei o nome do SENHOR (comp. Salmos 116:4 e Salmos 116:13). [Pulpit, aguardando revisão]

18 Certamente pagarei meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo;

Uma repetição exata do verso 14, com todas as suas singularidades.

19 Nos pátios da casa do SENHOR, em meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!

Comentário de A. R. Fausset

em meio de ti, ó Jerusalém. Onde se levantou o tabernáculo e, depois, o templo.

Aleluia! Um apelo aos outros para que se juntem ao louvor de Deus. O salmista sentiu seu próprio coração atraído para o louvor por todas as misericórdias de Deus; ele desejava, como expressão de seus próprios sentimentos, que outros se unissem a ele nesse exercício sagrado. Quando os nossos corações estão cheios de gratidão, desejamos que todos os outros participem do mesmo sentimento. [JFU]

<Salmo 115 Salmo 117>

Introdução ao Salmo 116

O autor e a data deste salmo são desconhecidos. Parece ter um caráter mais privado do que público, e há expressões nele que devem ter sido tiradas da experiência pessoal de seu escritor. Ele é adaptado para uso público apenas porque em todas as assembléias públicas há quem encontre sua própria experiência representada pela linguagem do salmo. Pode ter sido composto após o retorno da Babilônia, mas não há nada no salmo para limitá-lo àquele tempo, e a linguagem é tal que pode ter sido composto em qualquer período após Jerusalém ter se tornado o local de adoração pública, Salmo 116 :19 .

A Septuaginta e a Vulgata Latina, que combinaram os dois salmos anteriores em um, dividem isso em dois, no final do Salmo 116:9 . A razão pela qual isso foi feito é desconhecida.

O salmo parece ter sido composto em referência a uma doença perigosa, ou alguma aflição profunda que ameaçava a vida, Salmo 116:3 , Salmo 116:8-9 , Salmo 116:15 ; e expressa o propósito de louvar e servir a Deus em vista do fato de que o autor foi salvo da morte iminente, e que seus dias foram prolongados na terra.

O salmo abrange os seguintes pontos:

I. Uma expressão de amor e gratidão em vista das misericórdias de Deus, e do propósito de servi-lo enquanto durar a vida, Salmo 116:1-2 .

II. Uma descrição de seus sofrimentos, como se as dores do inferno o tivessem apoderado, Salmo 116:3-4 .

III. Uma descrição da misericórdia e bondade de Deus interpondo-se em resposta à sua oração e libertando-o, Salmo 116:5-11 .

IV. Uma declaração solene de seu propósito de louvar a Deus por todas as suas misericórdias; tomar o cálice da salvação e invocar seu nome; para pagar seus votos na presença do povo de Deus; para oferecer o sacrifício de ação de graças; adorar nos átrios da casa do Senhor, no meio de Jerusalém, Salmos 116:12-19 . [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.