Salmo 140

1 (Salmo de Davi, para o regente:) Livra-me do homem mau, SENHOR; guarda-me dos homens violentos,

Comentário Barnes

Livra-me do homem mau, SENHOR – isto é, evidentemente de algum homem em particular que estava se esforçando para prejudicá-lo; algum inimigo pessoal. Todas as circunstâncias mencionadas concordam bem com a suposição de que Saul foi intencionado.

guarda-me dos homens violentos. Ou seja, alguém que cometeu violência com tanta frequência, que cometeu erros com tanta frequência, que isso pode ser considerado uma característica do homem. Isso se aplicaria bem aos atos repetidos de Saul em perseguir Davi e tentar prejudicá-lo. [Barnes, aguardando revisão]

2 Que pensam maldades no coração; todo dia se reúnem para fazerem guerra.

Comentário Barnes

Que pensam maldades no coração – Aqui a língua é alterada para o número plural em hebraico, o que implica que, embora houvesse um homem que era eminente em sua maldade e suas más ações, havia muitos outros associados a ele, agindo sob seu comando direção. A palavra “travessuras” no hebraico significa “males; maldades”. Não era um propósito único; o plano abrangia muitas formas de mal – fazendo-o mal de todas as maneiras possíveis.

todo dia se reúnem para fazerem guerra – Eles são organizados para este propósito; eles estão constantemente preparados para isso. A palavra traduzida como “reunidos” significa propriamente peregrinar, habitar por um tempo; e tem sido proposto por alguns para traduzir isto, “O dia todo eles vivem com guerras;” isto é, eles estão constantemente envolvidos neles. Mas a palavra pode significar também “reunir”, como no Salmo 56:6. [Barnes, aguardando revisão]

3 Eles afiam suas línguas como a cobra; veneno de serpentes há debaixo de seus lábios. (Selá)

Comentário Barnes

Eles afiam suas línguas como a cobra – Compare as notas do Salmo 64:3 . A ideia aqui é que, uma vez que a língua da serpente “parece” ser afiada, pontiaguda, adaptada para penetrar (e provavelmente a referência original na imagem foi derivada dessa ideia), a ferida infligida é pela língua da serpente – ” como se “com um ponto duro e penetrante. Sabe-se agora, porém, que é por meio de um dente – um único dente, tornado flexível para o efeito – na raiz do qual se encontra uma pequena bolsa contendo o veneno, que é injetada por um orifício do dente na ferida. . O significado aqui é que as palavras faladas por tais pessoas – por meio de suas línguas – eram como o veneno produzido pela picada de uma serpente.

veneno de serpentes há debaixo de seus lábios – A víbora ou víbora está entre as mais venenosas das serpentes. Assim, diz-se que Cleópatra do Egito destruiu sua própria vida por uma áspide, que ela ocultou para esse propósito. Esta passagem é citada em Romanos 3:13 , como prova da depravação humana. Veja as notas desse versículo. [Barnes, aguardando revisão]

4 Guarda-me, SENHOR, das mãos do perverso; guarda-me do homens violentos, que pensam em empurrar os meus pés.

Comentário Barnes

Guarda-me, SENHOR, das mãos do perverso; guarda-me do homens violentos – Veja as notas no Salmo 71:4 . Esta é uma repetição da oração do Salmo 140:1 .

que pensam em empurrar os meus pés – Para me empurrar para baixo enquanto eu vou; para derrotar meus planos; para me destruir. Eles se esforçam para impedir que eu realize o que planejei fazer. [Barnes, aguardando revisão]

5 Os arrogantes me armaram ciladas e cordas; estenderam uma rede de um lado do caminho; e puseram laços de armadilhas para mim. (Selá)

Comentário Barnes

Os arrogantes me armaram ciladas – Altivo; arrogante; homens opressores. Veja Salmo 35:7 , nota; Salmo 57:6 , nota.

e cordas – cordas; barbante; como aqueles que lançam uma rede para apanhar pássaros, e que planejam lançá-la sobre eles desprevenidos.

estenderam uma rede de um lado do caminho – Onde se espera que eu ande, e onde ela pode ser repentinamente lançada sobre mim.

e puseram laços de armadilhas para mim – como as que são preparadas para os animais selvagens. O significado é que eles não apenas fizeram guerra aberta contra ele, mas também procuraram trazê-lo para uma emboscada – atacá-lo repentinamente quando ele não estivesse em guarda e não soubesse disso, o perigo estava próximo. [Barnes, aguardando revisão]

6 Eu disse ao SENHOR:Tu és meu Deus; inclina teus ouvidos à voz de minhas súplicas, SENHOR.

Comentário Barnes

Em todos esses perigos da guerra aberta, em todos esses perigos de um inimigo astuto emboscado, meu único refúgio era Deus; minha esperança estava apenas nele. De todos esses perigos, visíveis e invisíveis, eu sabia que ele poderia me defender e confiava em que ele o faria. [Barnes, aguardando revisão]

7 Ó Senhor DEUS, força de minha salvação, cobriste minha cabeça no dia da batalha.

Comentário Barnes

Ó Senhor DEUS, força de minha salvação – literalmente, “Yahweh, Senhor, a força da minha salvação” A palavra traduzida como “Deus”, no original, é יהוה Yahweh. O endereço é para Yahweh como o Senhor; isto é, como o governante supremo – que preside todas as coisas. O salmista reconheceu como “seu” Senhor e Governante. A frase “a força da minha salvação” significa a força ou poder do qual depende minha segurança. Não tenho outra esperança de libertação senão em ti.

cobriste minha cabeça no dia da batalha – Tu tens sido um escudo para mim. Literalmente, “No dia das armas”, ou da armadura, 1Reis 10:25 ; Ezequiel 39:9-10. [Barnes, aguardando revisão]

8 Não concedas ao perverso os desejos dele, SENHOR; não permitas suceder seu plano maligno, pois senão se exaltariam. (Selá)

Comentário Barnes

Não concedas ao perverso os desejos dele, SENHOR – isto é, no assunto em consideração. Que eles não realizem seu desejo em minha destruição. Que eles não tenham sucesso em seus desígnios contra mim. A oração, entretanto, “pode” ser usada de maneira mais geral. É apropriado orar para que os desejos dos iníquos, como pessoas iníquas, não sejam concedidos a eles; que eles podem “não” ter sucesso em seus propósitos. O sucesso em tais desejos seria apenas um prejuízo para eles próprios e para o mundo. É apropriado orar para que os propósitos dos iníquos sejam derrotados e que eles sejam levados a abandonar seus desígnios e buscar fins melhores. Por isso, de fato, sempre oramos quando oramos por sua conversão.

não permitas suceder seu plano maligno – Seu propósito contra mim.

pois senão se exaltariam – Para que não atribuam isso à sua própria habilidade, sabedoria ou valor, e para que não se orgulhem de seu sucesso. Ter sucesso em uma causa justa torna o homem humilde e grato; por uma má causa, orgulhoso e esquecido de Deus. A margem aqui é:”Que não sejam exaltados.” O significado é que o sucesso os enalteceria ao mesmo tempo em sua própria avaliação e aumentaria sua má influência no mundo. Em todos os aspectos, é uma oração benevolente para que as pessoas iníquas “não” tenham sucesso em seus planos de iniqüidade. [Barnes, aguardando revisão]

9 Quanto à cabeça dos que me cercam, que a opressão de seus próprios lábios os cubra.

Comentário Barnes

Quanto à cabeça dos que me cercam – Lutero traduz o seguinte:”A calamidade que meus inimigos planejam contra mim deve cair sobre suas próprias cabeças.” A passagem contrasta com o Salmo 140:7 :”Cobriste a minha cabeça”, etc. Quanto à sua própria cabeça, ela havia sido protegida no dia da batalha. Referindo-se agora às cabeças de seus inimigos – daqueles que o cercaram – ele ora para que o que eles haviam planejado para “sua” cabeça pudesse resultar em uma justa retribuição por conta própria. A frase “me cerca” refere-se a seus inimigos como sendo numerosos e cercando-o por todos os lados. Veja Salmos 40:12 ; Salmo 88:17 ; Salmo 109:3 ; Salmo 118:10-12 .

que a opressão de seus próprios lábios os cubra – Aproxime-se deles. A maldade que eles planejaram contra mim; aquilo que eles conspiraram para trazer sobre mim. A referência é a uma combinação contra ele, ou a algum acordo que eles fizeram para destruí-lo. [Barnes, aguardando revisão]

10 Caiam sobre eles brasas vivas; faça-os cair no fogo e em covas profundas, para que não se levantem mais.

Comentário Barnes

Caiam sobre eles brasas vivas – que sejam punidos, “como se” brasas fossem derramadas sobre eles. Veja Salmos 11:6 , nota; Salmo 18:12-13 , notas; Salmo 120:4 , nota.

faça-os cair no fogo – Punidos como se fossem lançados no fogo e consumidos.

e em covas profundas, para que não se levantem mais – Para que possam perecer totalmente. Este era um modo de punir, lançando um homem em uma cova profunda da qual ele não poderia escapar, e deixando-o morrer, Gênesis 37:20 , Gênesis 37:24 ; Salmo 9:15 ; Salmo 35:7 ; Jeremias 41:7. [Barnes, aguardando revisão]

11 O homem de língua maligna não se firmará na terra; o mal perseguirá o homem violento até o derrubar.

Comentário Barnes

O homem de língua maligna – literalmente, “um homem de língua.” Isto é, um homem que governa a língua; um homem de língua desenfreada; um homem que não controla sua língua. Veja as notas em Tiago 3:2-12 .

não se firmará na terra – seja bem sucedido ou próspero; que ele não execute seus desígnios. Não é desejável que um homem prospere em tais propósitos; e, portanto, esta não é uma oração de malignidade, mas de benevolência.

o mal perseguirá o homem violento até o derrubar – Mais literalmente, “Um homem violento – um homem mau – eles o caçarão rapidamente;” ou, “que ele seja caçado rapidamente. Que aquele que forma um projeto de violência e injustiça – um homem mau – seja caçado como os animais predadores são, e deixe sua destruição vir rapidamente.” Margin, “Deixe-o ser caçado até sua derrota.” Mas a explicação agora dada se ajusta à conexão e é uma expressão literal do sentido do original. [Barnes, aguardando revisão]

12 Eu sei que o SENHOR cumprirá a causa do aflito, o direito dos necessitados.

Comentário Barnes

Eu sei que o SENHOR cumprirá a causa do aflito – Veja as notas em Salmos 9:4 . O salmista aqui sem dúvida se refere principalmente a si mesmo, como tendo uma crença confiante de que o Senhor manteria “sua” causa, ou o defenderia. Ao mesmo tempo, ele faz a declaração geral, sugerindo que o que seria feito a ele seria feito a todos em circunstâncias semelhantes. A ideia é que Deus, em todos os seus atributos, em todos os seus arranjos providenciais, em todas as suas interposições na terra, estaria do lado dos oprimidos, dos aflitos e dos injustiçados. Ele não tem nenhum atributo que possa tomar parte com um opressor ou um malfeitor. Os ímpios não podem vir a ele com a crença de que ele estará do lado deles:os justos – os oprimidos – os aflitos – podem.

o direito dos necessitados – Ele defenderá o direito dos pobres. Literalmente, “O julgamento dos pobres”. Aquilo que será justo e correto no caso deles. [Barnes, aguardando revisão]

13 Certamente os justos agradecerão ao teu nome; os corretos habitarão perante teu rosto.

Comentário Barnes

Certamente os justos agradecerão ao teu nome – A ti. (1) eles terão oportunidade de fazê-lo; (2) eles estarão dispostos a fazê-lo. Eles não esquecerão os favores que lhes são conferidos; será uma característica deles que “serão” gratos.

os corretos habitarão perante teu rosto – Eles estarão sob a tua proteção; eles serão admitidos em teu favor; eles habitarão em tua habitação.

(1) Na terra, eles desfrutarão de seu favor – “como se” eles morassem com Deus.

(2) no céu, eles terão permissão para morar com ele para sempre.

A ideia geral do salmo é que os pobres, os perseguidos, os aflitos, se justos, desfrutarão do favor e proteção de Deus. Deus está do lado deles, e não do lado dos ímpios que os oprimem. Mas então, as pessoas “devem ser justas” para que possam encontrar o favor de Deus e habitar com ele. Não há razão para que um “pobre” ímpio deva desfrutar o favor de Deus mais do que um “rico” ímpio. Não é a pobreza ou a riqueza que nos recomenda a Deus; é fé, santidade, amor e obediência na condição de vida em que estamos colocados, seja em uma cabana ou em um palácio. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 139 Salmo 141>

Introdução ao Salmo 140

Este também é um salmo de Davi. A ocasião em que foi composto não está indicada no título, mas o conteúdo do salmo não deixa margem para dúvidas de que foi escrito em um período inicial de sua vida, na época em que ele foi sujeito à perseguição – muito provavelmente em o tempo de Saul. O salmo traz todas as marcas do estilo e espírito de Davi; e não pode haver dúvida de que ele foi o seu autor. Para saber as razões pelas quais ele pode ter ocorrido “aqui” no livro dos Salmos, consulte a Introdução ao Salmo 138. Sobre a frase “Ao chefe dos músicos”, veja a introdução ao Salmo 4. [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.