Salmo 64

1 (Salmo de Davi, para o regente:) Ouve, Deus, minha voz, em minha meditação de súplica; guarda minha vida do terror do inimigo.

Comentário Barnes

Ouve, Deus, minha voz, em minha meditação de súplica – O uso da palavra voz aqui parece implicar que esta era uma oração audível, ou que, embora sozinho, ele proferiu suas petições em voz alta. Temos esse mesmo uso da palavra frequentemente nos Salmos, tornando provável que até mesmo orações particulares fossem proferidas de maneira audível. Na maioria dos casos, quando não há perigo de ser ouvido ou interpretado como ostentação ou farisaísmo, isso é favorável ao espírito de devoção secreta. Compare as notas em Daniel 6:10 . A palavra aqui traduzida oração significa propriamente discurso, discurso; então, reclamação; então, meditação. É a reclamação mais comumente apresentada. Veja Jó 7:13 ; Jó 9:27 ; Jó 10:1 ; Jó 21:4 ;Salmo 55:2 (notas); Salmo 102 (Título); Salmo 142:2 . Refere-se aqui a um estado de espírito causado por problemas e perigos, quando a meditação profunda sobre seus problemas e perigos encontrou expressão em palavras audíveis – sejam essas palavras reclamação ou petição. Como não há indicações no salmo de que Davi estava disposto a reclamar no sentido de culpar a Deus, a interpretação adequada aqui é que suas meditações profundas tomaram a forma de oração.

guarda minha vida do terror do inimigo – Saul ou Absalão. Ele orou para que sua vida pudesse ser tão segura que ele não tivesse oportunidade de temer seu inimigo. [Barnes, aguardando revisão]

2 Esconde-me do grupo dos malignos, e do ajuntamento dos praticantes de maldade,

Comentário Barnes

Esconda-me – Ou, mais literalmente, você me esconderá. Há uma oração implícita para que isso seja feito e uma crença confiante de que será feito. A ideia é:proteja-me; me proteja; faça-me seguro – como alguém que está escondido ou oculto para que seus inimigos não possam encontrá-lo.

do grupo – A palavra usada aqui – סוד sôd – significa propriamente divã, almofada; e então, um divã, um círculo de amigos sentados juntos em sofás para uma conversa familiar ou para um conselho. Veja Salmo 25:14 , nota; Salmo 55:14 , nota; compare isso com Jó 15:8 ; Jó 29:4 . Aqui, a referência é às consultas de seus inimigos com o propósito de fazê-lo mal. É claro que, ao tomarem esse conselho juntos, ele não poderia sabê-lo, e a palavra segredo não é aplicada indevidamente a ele. A ideia aqui é que, embora ele não soubesse qual era aquele conselho ou propósito, ou qual era o resultado de suas consultas, Deus sabia e ele poderia protegê-lo contra isso.

dos malignos – Não os ímpios em geral, mas seus inimigos particulares que estavam se esforçando para destruí-lo. Lutero traduz isso como “da reunião dos ímpios”.

e do ajuntamento – A palavra usada aqui – רגשׁה rigshâh – significa propriamente uma “multidão barulhenta, uma multidão”. A alusão é a tal multidão, tal ralé desordenada e violenta, como se constituísse uma turba. Ele estava em perigo não apenas pelos objetivos secretos dos mais calmos e ponderados de seus inimigos que tramavam contra ele, mas pelas paixões excitadas da multidão, e assim sua vida corria duplo perigo. Se ele escapasse de um, não tinha segurança de que escaparia do outro. Portanto, o Redentor foi exposto a um duplo perigo. Havia o perigo decorrente das tramas secretas dos escribas e fariseus reunidos em concílio, e também havia o perigo decorrente das paixões enfurecidas da multidão. O primeiro traçou calmamente o plano de condená-lo à morte por um julgamento judicial; os outros pegaram em pedras para apedrejá-lo, ou gritou:”Crucifica-o, crucifica-o!” A palavra insurreição aqui não expressa bem a ideia. A palavra tumulto representaria melhor o significado do original.

dos praticantes de maldade – Ou seja, daqueles que foram armados contra ele. [Barnes, aguardando revisão]

3 Que afiam sua língua como se fosse espada; e armaram palavras amargas como se fossem flechas.

Comentário Barnes

Que afiam sua língua como se fosse espada – Quem afia sua língua; isto é, eles proferem palavras que cortam profundamente ou penetram na alma. A ideia é a de calúnia ou repreensão – a mesma ideia que temos em Shakespeare (Cymbeline):“É uma calúnia; Cujo fio é mais afiado do que a espada. “

Essa comparação é a favorita de Davi. Compare o Salmo 52:2 ; Salmo 57:4 ; Salmo 59:7 .

e armaram palavras amargas – Nós aplicamos o mesmo termo amargo agora para palavras de malícia e reprovação.

como se fossem flechas – Ou seja, eles se preparam para isso – como se aprontam para atirar quem dobrar seus arcos, e fixar suas flechas na corda. A ideia aqui é que isso foi deliberado ou foi o resultado de um conselho e propósito. Não foi uma explosão de mera paixão e excitação; foi por projeto fixo e preparação cuidadosa. Veja Salmo 11:2 , nota; Salmo 58:7 , nota. [Barnes, aguardando revisão]

4 Para atirarem no inocente às escondidas; disparam apressadamente contra ele, e não têm medo.

Comentário Barnes

Para atirarem no inocente às escondidas – De um lado não observado; de um lugar onde estão tão escondidos que não se pode saber de onde vêm as flechas. Havia um propósito para arruiná-lo e, ao mesmo tempo, para se esconder, ou para não deixá-lo saber de onde veio a ruína. Não foi uma luta aberta e viril, onde ele pudesse ver seu inimigo, mas foi uma guerra com um inimigo escondido.

no inocente – para alguém que é perfeito no que diz respeito ao tratamento que dá a eles. Compare o Salmo 18:20 , nota; Salmo 18:23 , nota.

disparam apressadamente contra ele – Em um momento inesperado e de um lugar inesperado. Eles realizam o que pretendem; eles realizam seu projeto.

e não têm medo – Eles se sentem confiantes de que não são conhecidos e que não serão detectados. Eles não têm medo de Deus ou do homem. Compare o Salmo 55:19. [Barnes, aguardando revisão]

5 Eles são ousados para fazerem coisas más, comentam sobre como esconder armadilhas, e dizem:Quem as verá?

Comentário Cambridge

Eles são ousados para fazerem coisas más – Lit .:Eles fortalecem para si mesmos um esquema maligno, não poupando esforços para tornar sua trama bem-sucedida.

comentam – Lit. eles disseram, isto é, para si mesmos; eles decidiram que não há Providência retributiva no mundo. Esta é a razão de sua maldade desenfreada.

Quem as verá? Uma forma de discurso indireto no lugar do direto Quem nos verá? Mais exatamente o Heb. significa, quem cuidará deles? Eles se persuadiram de que não há Deus que leve em consideração seus procedimentos. Cp. Salmo 10:1113; Salmo 12:4; Salmo 59:7; Isaías 29:15, etc. [Cambridge, aguardando revisão]

6 Eles buscam por perversidades; procuram tudo o que pode ser procurado, até o interior de cada homem, e as profundezas do coração.

Comentário Barnes

Eles buscam por perversidades – Eles procuram profundamente; eles examinam planos; eles montam sua invenção para conseguir isso. A palavra original – חפשׂ châphaś – é uma palavra usada para denotar o ato de explorar – como quando se procura um tesouro, ou por qualquer coisa que está oculta ou perdida – implicando uma atenção profunda e próxima da mente ao assunto. Então aqui eles examinaram todos os planos, ou todas as maneiras que lhes foram sugeridas, pelas quais eles poderiam ter esperança de cumprir seu propósito.

e as profundezas – um esquema bem estabelecido; um plano que indica um pensamento profundo; um propósito que é o resultado de consumada sagacidade. Esta é a linguagem do autor do salmo. Ele admitiu que houve grande talento e habilidade na formação do plano. Por isso, ele clamou tão fervorosamente a Deus.

do coração – O plano formado no coração; o propósito secreto. [Barnes, aguardando revisão]

7 Mas Deus os atingirá com flecha de repente; e logo serão feridos.

Comentário Barnes

Mas Deus os atingirá com flecha de repente – isto é, em vez de serem capazes de cumprir seus propósitos de atirar as flechas que prepararam contra outros, Deus atirará suas flechas contra eles. A mesa vai virar. Eles próprios experimentarão o que pretendiam infligir aos outros. Deus tratará com eles como pretendiam tratar com os outros. O sentimento aqui é substancialmente o mesmo do Salmo 7:15; veja as notas dessa passagem. Também está de acordo com o que muitas vezes encontramos nos escritos de Davi, quando no final de um salmo ele expressa uma expectativa confiante de que a oração que ele havia feito no início seria ouvida, ou se alegra na certeza de que ele tinha foi ouvido. A ideia, também, está envolvida nesta parte do salmo de que Deus tratará com os homens como eles pretendem tratar com os outros; isto é, de acordo com seu verdadeiro caráter. Compare as notas do Salmo 18:25-26 .

e logo serão feridos – Margem, seu ferimento será. O hebraico é, “De repente serão suas feridas.” A ideia é que as feridas no caso seriam delas; e seria infligido de repente. Os golpes que eles pensavam dar aos outros viriam sobre eles mesmos, e isso ocorreria em um momento inesperado. [Barnes, aguardando revisão]

8 E a língua deles fará com que tropecem em si mesmos; todo aquele que olhar para eles se afastará.

Comentário Barnes

E a língua deles fará com que tropecem em si mesmos – No Salmo 64:3 , sua língua é representada como uma espada; e aqui, mantendo a figura, a língua, como uma espada, é representada caindo sobre eles, ou infligindo a si mesmos a ferida que pretendiam infligir a outros. Isso poderia ser traduzido:”E eles o lançaram; sobre eles está a sua própria língua”; ou, “Sobre eles sua própria língua veio.” Ou seja, alguém os derrubaria e eles cairiam como se tivessem sido feridos por sua própria língua como uma espada. Não é dito quem faria isso, mas a interpretação mais natural é que seria feito por Deus. A ideia é que o instrumento que empregaram para prejudicar os outros seria o meio de sua própria ruína.

todo aquele que olhar para eles se afastará – Compare Salmos 31:11 . Isto é, eles fugirão consternados daqueles que são tão terrivelmente derrubados. Eles verão que Deus é justo e que punirá os ímpios; e desejarão escapar de uma ruína tão terrível quanto a que sobrevirá aos ímpios. A ideia é que, quando Deus pune pecadores, o efeito sobre os outros é, e deve ser, levá-los a não desejar se associar a tais pessoas, mas a escapar de uma condenação tão terrível. [Barnes, aguardando revisão]

9 E todos os homens terão medo, e anunciarão a obra de Deus, e observarão cuidadosamente o que ele fez.

Comentário Barnes

E todos os homens terão medo – Isto é, uma profunda impressão seria causada, não apenas nos associados e companheiros dos iníquos, mas em todos os que deveriam ouvir sobre o que foi feito. As pessoas, em vista da justa punição dos ímpios, aprenderiam a reverenciar a Deus e a ter medo de Alguém tão poderoso e tão justo. Julgamentos, punições, ira, são adaptados e planejados para causar uma profunda impressão na humanidade. Com base neste princípio, a punição final dos ímpios causará uma impressão profunda e salutar no universo para sempre.

e anunciarão a obra de Deus – Deve torná-la conhecida a outros. Isso se tornará um assunto de conversa, ou eles falarão sobre isso, para ilustrar as perfeições e o caráter divinos. Tal deve ser sempre o efeito dos julgamentos de Deus, pois ilustram Seu verdadeiro caráter; eles tornam conhecidos seus atributos; eles transmitem ao mundo lições da maior importância. Nada é mais apropriado do que falar sobre os julgamentos de Deus, e esforçar-se por derivar deles as instruções que eles são adaptados para transmitir sobre a natureza divina e os princípios da administração sob os quais o universo é colocado. Guerras, pestes, fomes, terremotos, conflagrações, inundações, doenças, todos ensinam lições importantes sobre Deus; e cada um leva sua própria mensagem especial para a humanidade.

e observarão cuidadosamente o que ele fez – Eles devem considerá-lo atenta e cuidadosamente; eles se empenharão em extrair de seus procedimentos as lições que lhes cabem transmitir. Em outras palavras, uma consideração atenta de seus feitos contribuirá para manter um conhecimento justo do mundo em sujeição a ele. Deus está sempre falando aos seres humanos; e nada é mais apropriado para os seres humanos do que dedicarem suas mentes a uma consideração cuidadosa do que realmente se pretende que nos seja ensinado pelos eventos que estão ocorrendo em seus procedimentos providenciais. [Barnes, aguardando revisão]

10 O justo se alegará no SENHOR, e confiará nele; e todos os corretos de coração o glorificarão.

Comentário Barnes

O justo se alegará no SENHOR, e confiará nele – isto é, como resultado de sua graciosa intervenção, ou como o efeito de seus julgamentos sobre os ímpios, os justos se regozijarão por causa de sua própria segurança e colocarão sua confiança em Alguém que assim se mostrou amigo da santidade e inimigo do pecado. Qualquer coisa que tenda a revelar o caráter divino, ou a fazer uma exibição adequada desse caráter, também levará pessoas boas a confiar em Deus e a sentir que estão seguras.

e todos os corretos de coração o glorificarão – Se alegrarão; devem sentir que têm motivos para confiança e triunfo. Os bons – os puros – os justos – os piedosos – sempre se alegrarão em tudo o que tende a mostrar que Deus é justo, verdadeiro e santo; – pois toda a sua esperança de segurança e salvação repousa no fato de que o Deus em quem eles confiam é um Deus justo. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 63 Salmo 65>

Introdução ao Salmo 64

O Salmo 64 é descrito como um “salmo de Davi” e apresenta evidência interna de que foi composto por ele, visto que contém primeiro uma oração pela libertação dos inimigos (Salmo 64:1-6); e segundo, uma expectativa confiante de libertação (Salmo 64:7-10); uma forma de estrutura encontrada em muitos dos salmos escritos por Davi. É dirigido, ou dedicado, como muitos outros, “ao músico-chefe”. Esse fato mostra que não foi elaborado como uma expressão de mero sentimento privado, mas para ser empregado na adoração a Deus. Veja as notas na Introdução ao Salmo 4.

A ocasião em que este salmo foi composto é desconhecida. Em sua estrutura geral e estilo, tem uma forte semelhança com o Salmo 58. Na verdade, muitas das expressões nos dois salmos são as mesmas, e parece provável que foi composto com referência à mesma ocasião, ou que as circunstâncias nos dois casos foram tão semelhantes que fizeram as mesmas expressões apropriadas. A ocasião pode ter sido os tempos de perseguição sob Saul ou a rebelião de Absalão. Talvez possamos supor, legitimamente, que o salmo anterior (Salmo 58) foi composto no tempo de Saul, e este no tempo de Absalão, e que as circunstâncias nos dois casos eram tão semelhantes, que o autor encontrou a mesma expressão que ele usara na ocasião anterior para ser apropriada à sua situação atual, ou que seus sentimentos eram agora tão idênticos aos que eram então, que ele naturalmente se expressou substancialmente na mesma linguagem.

O salmo, conforme observado acima, é composto de duas partes:

I. Uma oração pela libertação de seus inimigos, com uma descrição de seu caráter (Salmo 64:1-6).

II. Uma expressão de expectativa confiante de que sua oração seria atendida e de que Deus se interporia em seu favor (Salmo 64:7-10). [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.