Salmo 115

1 Não a nós, SENHOR; não a nós, mas a teu nome dá glória; por tua bondade, por tua fidelidade.

Comentário de A. R. Fausset

(v. 1-3) A revindicação da misericórdia e fidelidade de Deus (Salmo 25:10; Salmo 36:6) é a “glória” de Seu “nome”, que é desejado para ser ilustrado na libertação de Seu povo, como o modo implícito de seu manifestação. Em vista das insultos dos pagãos, a fé em Seu domínio como entronizado no céu é declarada (Salmo 2:4; Salmo 11:4). [Jamieson; Fausset; Brown]

2 Porque as nações dirão:Onde está o Deus deles?

Onde está – “agora” não é “uma partícula de tempo, mas de súplica”, como em nossas formas de discurso, “Venha agora”, “Veja agora”…

3 Porém nosso Deus está nos céus, ele faz tudo o que lhe agrada.

Comentário de A. R. Fausset

Porém nosso Deus está nos céus – O “nosso” é enfático. O pagão não conhece a distância infinita que separa o nosso Deus dos seus ídolos (Salmo 2:4; 11:4; 103:19). Ele está com a majestade celestial levantada muito acima da terra, que é a morada dos ídolos. Esses ídolos são os dispositivos dos homens terrenos e, portanto, sujeitos à impotência terrena.

ele faz tudo o que lhe agrada – enquanto os ídolos não podem fazer o que quiserem; ou melhor, não podem nem desejar nada, sendo apenas ídolos. Deus (Gênesis 18:14) pode efetuar tudo o que Ele quiser. Não foi por falta de poder, mas por causa de Sua bondade, sabedoria e justiça, que Ele até então conduziu Israel para ser afligido. Em seu próprio tempo, e de acordo com o prazer da sua vontade, Ele restaurará Israel (Efésios 1:5; Atos 1:6-7). Então, quanto ao Israel espiritual em aflição. [JFU]

4 Os ídolos deles são prata e ouro, obras de mãos humanas.

Comentário de A. R. Fausset

(v. 4-5) Tirado de Deuteronômio 4:28. O hebraico para “ídolos” expressa literalmente “dores”, expressando as tristezas que trazem sobre seus adoradores:compare com Salmo 16:4. Nosso salmo é a medida em relação aos ídolos em contraste com o Senhor; como Isaías 44:9-20, e Jeremias 10:3-16 são as principais passagens dos profetas sobre o mesmo assunto. Os pagãos mais inteligentes consideravam os ídolos apenas símbolos de seus deuses. Mas o salmista vê a coisa na realidade, não de acordo com as concepções dos idólatras, que eram fantasias corruptas:os deuses pagãos não tinham existência além das imagens (Salmo 95:3; 96:5). [JFU]

5 Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem;

Comentário de J. A. Alexander

Como o verbo ter está faltando no hebraico e suas línguas cognatas (veja acima, em Salmo 114:5), não é uma tradução literal da expressão original, (há) uma boca para eles, (há) olhos para eles. Os futuros incluem não apenas uma simples afirmação, não falam, mas não veem, mas o futuro e o sentido potencial, nunca irão ou poderão falar ou ver. [Alexander]

6 Têm ouvidos, mas não ouvem; tem nariz, mas não cheiram;

Têm ouvidos, mas não ouvem – Contraste com isso e Salmo 115:5 a descrição do nosso Deus, Salmo 94:9.

7 Têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem falam com suas gargantas.

nem falam com suas gargantas – literalmente, “murmurar”, nem sons articulados.

8 Tornem-se como eles os que os fazem, e todos os que neles confiam.

e todos os que neles confiam – sejam criadores ou não.

9 Ó Israel, confia no SENHOR; ele é sua ajuda e seu escudo.

(Salmo 33:20) “sua ajuda” – ou seja, a ajuda dos israelitas. De falar com eles, ele passa a falar deles.

10 Ó casa de Arão, confiai no SENHOR; ele é sua ajuda e seu escudo.

Ó casa de Arão, confiai no SENHOR – Os ministros do santuário, como sendo os guias espirituais do povo, devem liderar o caminho confiando no Senhor.

11 Vós que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é sua ajuda e seu escudo.

Comentário de A. R. Fausset

Vós que temeis ao SENHOR – O temor reverente e filial do Senhor é semelhante a confiar nele. A frase “Vós que temeis ao Senhor” compreende toda a verdadeira “semente de Jacó” (Salmo 22:23) “pequenos e grandes” (Salmo 115:13); os leigos, como distintos da “casa de Arão”, os sacerdotes. Assim, Salmo 115:9 é Israel em geral; Salmo 115:10, os sacerdotes; Salmo 115:11, os leigos. Compare com Salmo 118:3; 135:20. [JFU]

12 O SENHOR tem se lembrado de nós; ele há de abençoar; ele abençoará a casa de Israel; ele abençoará a casa de Arão.

Comentário de A. R. Fausset

O SENHOR tem se lembrado de nós – nos libertando do cativeiro babilônico. Este grupo de salmos evidentemente alude a algum livramento recente (Salmo 116:17-18:comparar com Salmo 107:1-43, introdução).

ele abençoará a casa de Israel; ele abençoará a casa de Arão – Isto e Salmo 115:13 é a resposta tripla e o reconhecimento da bênção, respondendo ao triplo apelo a Israel coletivamente, à casa de Aarão e aos que temem o Senhor, a confiar Nele, e assim obter a bênção (Salmo 115:9-11). [JFU]

13 Ele abençoará aos que temem ao SENHOR; tanto os pequenos como os grandes.

Comentário Barnes

Ele abençoará aos que temem ao SENHOR – compare Salmos 115:11 .

tanto os pequenos como os grandes. O pequeno com o grande; crianças e adultos; os pobres e os ricos; o ignorante e o erudito; os de posição humilde e os de nascimento e condição mais próspera. [Barnes, aguardando revisão]

14 O SENHOR vos aumentará, vós e vossos filhos.

Oposto à diminuição durante o cativeiro.

15 Benditos sois vós que pertenceis ao SENHOR, que fez os céus e a terra.

Comentário de A. R. Fausset

Eles não eram apenas o povo peculiar de Deus, mas como habitantes vivos da terra, atribuíam a obra de Seu louvor como monumentos de poder, sabedoria e bondade divinos. [Jamieson; Fausset; Brown]

16 Quanto aos céus, os céus são do SENHOR; mas a terra ele deu aos filhos dos homens.

Comentário de A. R. Fausset

Embora possua terra e céu igualmente (Salmo 89:11), Ele deu em Sua bondade a terra para ser a herança do homem, onde Deus esbanja no homem Suas bênçãos e espera louvores do homem (Gênesis 1:28; 9:1). Deus não permitirá que Seu propósito de amor seja frustrado, deixando que Seu povo eleito entre os “filhos dos homens” seja extirpado da Terra por seus inimigos. Compare Habacuque 1:14-17 – Hebraico, ‘os céus, céus’; o segundo sem o artigo:talvez o primeiro aponte para o céu visível; o último, o nome geral de tudo o que está acima da terra. [JFU]

17 Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.

Comentário de A. R. Fausset

Não negando que Deus pode receber louvor das almas desencarnadas, mas que os mortos podem louvar a Deus na terra. Deus não permitirá que Sua nação eleita (ou seu antítipo espiritual, a Igreja) seja entregue ao túmulo “silencioso” (Salmo 94:17); porque então ele seria roubado do louvor na terra que somente Seu povo Lhe daria. [JFU]

18 Porém nós bendiremos ao SENHOR, desde agora e para sempre. Aleluia!

Por isso, cumpramos o propósito da nossa criação e mostremos sempre o Seu louvor.

<Salmo 114 Salmo 116>

Introdução ao Salmo 115

No Salmo 115, o autor ora para que Deus justifique a Sua glória, que é contrastada com a vaidade dos ídolos, enquanto a loucura de seus adoradores é contrastada com a confiança do povo de Deus, que é encorajado ao seu exercício e a unir-se ao louvor que ele ocasiona. [Jamieson; Fausset; Brown]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.