Bíblia, Revisar

Salmo 2

1 Por que as nações se rebelam, e os povos planejam em vão?

Por que as nações se rebelam – Vendo, em visão profética, os povos e nações, como se em uma assembléia tumultuosa, furiosa com uma fúria como a fúria do mar, projetando resistir ao governo de Deus, o escritor irrompe em uma exclamação na qual se misturam surpresa com sua loucura e indignação com sua rebelião.

nações pagãs em geral, não em oposição aos judeus.

os povos – ou, literalmente, “povos” ou raças de homens.

2 Os reis da terra se levantam, e os governantes tomam conselhos reunidos contra o SENHOR, e contra seu Ungido, dizendo :

Os reis e governantes lideram seus súditos.

tomam conselhos – literalmente, “sente-se junto”, denotando sua deliberação.

Ungido – hebraico, “Messias”; Grego, “Cristo” (Jo 1:41). A unção, como emblema dos dons do Espírito Santo, foi conferida aos profetas (Is 6: 1); sacerdotes (Êx 30:30); e reis (1Sm 10: 1; 1Sm 16:13; 1Rs 1:39). Por isso, este título é bem adequado àquele que possui todos esses ofícios, e foi geralmente usado pelos judeus antes de Sua vinda, para denotá-Lo (Dn 9:26). Enquanto o profeta tem em vista a oposição dos homens em geral, ele aqui o descreve em seu aspecto culminante, como visto nos eventos da grande prova de Cristo. Pilatos e Herodes, e os governantes dos judeus (Mt 27: 1; Lc 23: 1-25), com a turba furiosa, são vividamente retratados.

3 Rompamos as correntes deles, e lancemos fora de nós as cordas deles.

Os propósitos rebeldes dos homens são mais claramente anunciados por essa representação de sua declaração em palavras, bem como ações.

correntesecordas – denotam as restrições do governo. [JFB]

4 Aquele que está sentado nos céus rirá; o Senhor zombará deles.

Por uma figura cuja ousadia só é permitida a um escritor inspirado, a conduta e linguagem de Deus em vista dessa oposição estão agora relacionadas.

Aquele que está sentado nos céus – entronizado em dignidades serenas (compare Sl 29:10; Is 40:22).

rirá – em supremo desprezo; a ira vaidosa excita a sua zombaria. Ele ainda é o Senhor, literalmente, “soberano”, embora eles se rebelem. [JFB]

5 Então ele lhes falará em sua ira; em seu furor ele os assombrará, dizendo :

Então ele lhes falará – Sua justa indignação, assim como seu desprezo, é despertada. Para Deus falar é para Ele agir, pois o que Ele resolve fará (Gn 1:3; Sl 33:9).

os assombrará – agitando-os ou aterrorizando-os (Sl 83:15). [JFB]

6 E eu ungi a meu Rei sobre Sião, o monte de minha santidade.

eu ungi – ou firmemente colocado, com alusão no hebraico para “moldar uma imagem em um molde”. O sentido não é materialmente variado em nenhum dos casos.

meu Rei – nomeado por mim e para mim (Nm 27:18).

sobre Sião, o monte de minha santidade – Sião, selecionado por Davi como a habitação da arca e a sede da residência visível de Deus (1Rs 8:1); como também Davi, cabeça da Igreja e nação, e tipo de Cristo, foi chamado santo, e a própria Igreja passou a ser assim chamada (Sl 9:11; 51:18; 99:2; Is 8:18; 18:7, etc.) [JFB]

7 E eu declararei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei.

O rei assim constituído declara a lei fundamental de Seu reino, na declaração de Sua Filiação, uma relação envolvendo Seu domínio universal.

hoje te gerei – como 2Sm 7:14, “ele será meu filho”, é um solene reconhecimento dessa relação. A interpretação desta passagem para descrever a inauguração de Cristo como Rei Mediador, de modo algum contesta a filiação eterna da Sua natureza divina. Em At 13:33, a citação de Paulo não implica uma aplicação dessa passagem à ressurreição; para “ressuscitado” em At 13:32 é usado como em At 2:30; 3:22, etc., para denotar trazê-lo à existência como homem; e não o da ressurreição, que só tem quando, como em At 2:34, a alusão é feita à Sua morte (Rm 1:4). Essa passagem diz que Ele foi declarado quanto à Sua natureza divina de ser o Filho de Deus, pela ressurreição, e só ensina que esse evento manifestou uma verdade já existente. Um reconhecimento similar de Sua filiação é introduzido em Hb 5:5, por esses fins, e por outros em Mt 3:17; 17:5. [JFB]

8 Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e por tua propriedade os confins da terra.

As esperanças dos rebeldes são assim derrubadas, e não somente isso; o reino ao qual eles se opuseram está destinado a ser co-extensivo com a terra.

por tua propriedade os confins da terra – (Sl 22:27); denota universalidade. [JFB]

9 Com cetro de ferro tu as quebrarás; como vaso de oleiro tu as despedaçarás;

Seus inimigos estarão sujeitos ao Seu terrível poder (Jó 4:9; 2Ts 2:8), como Seu povo à Sua graça (Sl 110:2-3).

O cetro de ferro denota severidade (Ap 2:27).

vaso de oleiro – quando quebrado não podia ser consertado, o que descreverá destruição total. [JFB]

10 Portanto agora, reis, sede prudentes; vós, juízes da terra, deixai serdes instruídos.

reisjuízes – Para os governantes em geral (Sl 148:11), que foram líderes em rebelião, devem ser exemplos de submissão penitente, e com medo de Seus terríveis juízos, misturados com confiança em Sua misericórdia, reconhecer

11 Servi ao SENHOR com temor; e alegrai-vos com tremor.
12 Beijai ao Filho, para que ele não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve a ira dele se acenderá. Bem-aventurados são todos os que nele confiam.

Beijai ao Filho – a autoridade do Filho.

pereçais no caminho – isto é, de repente e sem esperança.

os que nele confiam – ou refugie-se nEle (Sl 5:11). Os homens ainda apreciam a oposição a Cristo em seus corações e evidenciam isso em suas vidas. Sua ruína, sem essa confiança, é inevitável (Hb 10:29), enquanto a felicidade deles em Seu favor é igualmente certa.

<Salmo 1 Salmo 3>

Introdução ao Salmo 2

O número e autoria deste Salmo são declarados (At 4:25; At 13:33). Embora os eventos bélicos do reinado de Davi possam ter sugerido suas imagens, as cenas representadas e os assuntos apresentados só podem encontrar um cumprimento na história e caráter de Jesus Cristo, ao qual, como citado acima e em Hb 1: 5; Hb 5: 5, os escritores do Novo Testamento mais claramente testificam. Em um estilo muito animado e altamente poético, o escritor, em “quatro estrofes de três versos cada”, expõe a hostilidade inveterada e furiosa, embora fútil, dos homens a Deus e a Seus ungidos, a determinação de Deus para realizar Seu propósito. , aquele propósito como declarado mais completamente por Seu Filho, o estabelecimento do reino Mediatório, e o perigo iminente de todos que resistem, bem como a bênção de todos que saúdam este rei poderoso e triunfante.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.