Salmo 99

1 O SENHOR reina, tremam as nações; ele é o que se senta entre os querubins, mova-se a terra.

Comentário Cambridge

Quando Jeová manifesta Sua soberania, as nações devem tremer de temor (Isaías 64:2), e toda a terra deve confessar Sua majestade (Salmo 77:18). O título que aquele que está sentado entronizado sobre os querubins (Salmo 80:1) sugere o pensamento de que Aquele que é supremamente exaltado no céu ainda no passado condescendeu em habitar entre Seu povo na terra (1Samuel 4:4; 2Samuel 6:2; 19:15). [Cambridge]

2 O SENHOR é grande em Sião; ele é mais elevado que todos os povos.

Comentário de A. R. Fausset

O SENHOR é grande em Sião (Salmo 48:1) Não é Sua grandeza em geral que é o tema do louvor, mas Sua grandeza como Rei de Sião manifestada em Jerusalém, como ” exaltado acima de todos os povos” (assim no original hebraico). [JFU]

3 Louvem o teu grande e temível nome, porque ele é santo;

Comentário Barnes

Louvem o teu grande e temível nome – A palavra traduzida como “terrível” significa “ser temido ou reverenciado”; isto é, seu nome – seu ser – ele mesmo – é adequado para inspirar admiração e reverência. A palavra “eles” aqui se refere às nações sobre as quais Deus reina. É um chamado para louvar seu rei e seu Deus.

porque ele é santo – Veja as notas em Isaías 6:3 ; notas em Apocalipse 4:8 . O fato de que Deus “é” santo – que ele é puro e justo – que ele não pode olhar para o pecado, mas com aversão – é um fundamento justo para o louvor universal. Quem poderia adorar ou honrar um Deus que não era puro e santo? [Barnes, aguardando revisão]

4 Assim como também a fortaleza do Rei, que ama o juízo; tu firmaste as coisas corretas; tu fizeste juízo e justiça em Jacó.

Comentário Barnes

a fortaleza do Rei – A palavra rei aqui, sem dúvida, se refere a Deus como um rei, Salmo 99:1. A palavra traduzida como “força” significa poder, força; e a referência aqui é o que constitui a principal força ou poder de seu caráter e governo. É traduzido na Septuaginta, τιμή timē – “honra”. Assim, na Vulgata latina – “honra”. DeWette traduz, “O elogio do rei que ama o julgamento.” Então Rosenmuller, “Que eles louvem a força – o poder – do rei que ama o julgamento.” Mas talvez nossa versão comum expresse melhor o sentido de que tudo o que há no caráter do “rei”, isto é, Deus, que constitui força, ou dá poder à sua administração, é favorável à justiça, ou será exercido na causa de direito. Caráter essencial de Deus; todos os atos de seu poder; todas as demonstrações de sua autoridade, serão a favor da justiça, e pode ser invocado como apoio à causa justa. Não é o “mero” exercício de poder – é um poder que é sempre exercido em favor do direito; e isso lança a base do louvor. Não poderíamos elogiar um ser de “mero” poder, ou apenas “todo-poderoso”, sem respeitar seu caráter moral. É somente quando o caráter é tal que o poder será exercido em favor do que é certo e justo que se torna o objeto adequado de louvor.

que ama o juízo – Está sempre do lado da justiça e do direito. Ele ama tanto a justiça que seu poder só será demonstrado em favor do que é certo. Deus mostra isso por sua lei e por todos os atos de sua administração.

tu firmaste as coisas corretas – Aquela que é igual e justa; igualmente por tua lei, e por tuas interposições. Tudo o que você faz e tudo o que designa é a favor do que é igual e justo.

tu fizeste juízo e justiça em Jacó – Aquilo que é justo; o que deve ser feito. Tu fazes isso entre o teu povo; tu o fazes em relação às nações vizinhas. Todos os atos da tua administração tendem ao estabelecimento do que é certo. [Barnes, aguardando revisão]

5 Exaltai ao SENHOR nosso Deus, e prostrai-vos perante o suporte dos seus pés, porque ele é santo.

Comentário Whedon

porque ele é santo. Com este refrão, fecha as três divisões. A primeira (Salmo 99:3) atribui a santidade ao nome de Deus; a segunda (Salmo 99:5) atribui a mesma santidade à sua morada; a terceira (Salmo 99:9) à sua natureza. Alguns, como Tholuck, consideram estes versículos como um coro, cantado por um segundo coral. [Whedon]

6 Moisés e Arão estavam entre seus sacerdotes, e Samuel entre os que chamavam o seu nome; eles clamavam ao SENHOR, e ele os respondia.

Comentário Barnes

Moisés e Arão estavam entre seus sacerdotes – Entre os ministros da religião; ou, como oficiando no serviço de Deus. Que eles venham como representantes de sua ordem – como representantes daqueles que conduzem o culto público a Deus, e unam-se em seu louvor. A ideia é que toda a humanidade deve se unir em seu louvor, e aqueles mencionados aqui como os mais eminentes daqueles que estavam empenhados em dirigir a adoração pública a Deus. Moisés poderia ser chamado de “sacerdote” apenas no sentido mais geral do termo, por ter sido empregado na direção e organização do culto público, e como sendo da tribo original de Levi, de quem toda a ordem sacerdotal surgiu.

e Samuel entre os que chamavam o seu nome – Entre aqueles que são verdadeiros adoradores, em distinção dos sacerdotes que foram especialmente designados para o serviço público de Deus. A ideia é que o elogio seja feito por “todas” as classes: pelos padres e pelas pessoas. Como Moisés e Arão estavam entre os mais eminentes da primeira classe, Samuel estava entre os mais ilustres dos que não eram da classe sacerdotal. Esses eram “homens representativos”; e o significado é que todos os que eram de sua classe ou classe – sacerdotes e povo – deveriam se unir na adoração a Deus.

eles clamavam ao SENHOR – Eles invocaram o Senhor; eles adoravam Yahweh. Eles deram a influência de seus nomes e de sua posição ao seu serviço público. Eles assim mostraram seu senso da propriedade de louvar a Deus; deram o semblante de seu exemplo à adoração e ao louvor públicos; e os benefícios que receberam em resposta às orações mostraram a propriedade e a vantagem de, assim, reconhecer a Deus publicamente.

e ele os respondia – Eles não o invocaram em vão. Ele ouviu suas orações. Ele concedeu bênçãos sobre eles em conexão com sua adoração. Não era inútil louvá-lo e adorá-lo. A adoração a Deus é então recomendada a nós não apenas pela propriedade do ato em si, mas por suas vantagens. É desnecessário referir-se a casos particulares na história dessas pessoas em que suas orações foram respondidas. Suas vidas estavam repletas de tais exemplos – como está agora a vida de todos os que verdadeiramente invocam a Deus. Se um homem que ora pudesse “ver” tudo o que vem a ele todos os dias em resposta à oração – todas as coisas concedidas que ele “desejou” na oração, e que não teriam sido conferidas a ele se ele não tivesse orado, lá não haveria mais nenhuma dúvida sobre se Deus responde às orações. [Barnes, aguardando revisão]

7 Na coluna da nuvem ele lhes falava; eles guardavam seus testemunhos e os estatutos que ele tinha lhes dado.

Comentário de A. R. Fausset

coluna de nuvem (Êxodo 33:9; Números 12:5). A obediência estava unida à adoração. Deus lhes respondeu como intercessores pelas pessoas que, embora perdoadas, ainda eram castigadas (Êxodo 32:10,34). [Jamieson; Fausset; Brown]

8 Ó SENHOR nosso Deus, tu os respondia; tu lhes foste Deus perdoador, ainda que vingasse as coisas que eles praticavam.

Comentário Whedon

tu os respondia. Moisés, Arão e Samuel.

que eles praticavam. O pronome novamente se refere ao povo. Assim, perdão e vingança, misericórdia e julgamento, temperaram a disciplina divina. 2 Samuel 7:14. “Deus puniu suas transgressões, mas seu método era tolerante; ele não tinha removido seu favor deles, mas os perdoou por causa de seu intercessor” (Tholuck). [Whedon]

9 Exaltai ao SENHOR nosso Deus, e prostrai-vos perante seu santo monte; pois santo é o SENHOR nosso Deus.

Comentário Barnes

e prostrai-vos perante seu santo monte. Em Salmo 99:5, isto é, “o suporte de seus pés”. O “monte santo” se refere a Sião, como a sede da adoração nacional.

pois santo é o SENHOR nosso Deus. Ver Salmo 99:5. Isto fecha apropriadamente o salmo, por uma declaração distinta e solene de que o fato de que Jeová é um Deus santo é uma razão para adorá-lo. [Barnes]

Leia também um estudo sobre a santidade de Deus.

<Salmo 98 Salmo 100>

Introdução ao Salmo 99

Este salmo está intimamente ligado em seu caráter geral e design com aqueles que vieram antes do Salmo 95-98, e com aquele que segue o Salmo 100:1-5 – formando um grupo ou série conectada. O assunto geral é a realeza de Javé, ou os fundamentos do louvor derivado do fato de que ele reina ou é rei. Como fundamento do louvor neste relato, é feita referência neste grupo de salmos aos seus atributos; ao que ele fez nas obras da criação; ao que ele fez por seu povo; e com a certeza de que ele virá finalmente para governar sobre toda a terra e exercer o julgamento justo entre as pessoas.
Este salmo consiste nas seguintes partes:

I. Uma declaração do fato de que Javé reina, e que isso deve causar uma profunda impressão no mundo; que o povo deve tremer; que a terra deve ser movida (Salmo 99:1).

II. Razões para isso, ou razões pelas quais ele deve ser reverenciado e adorado pela humanidade (Salmo 99:2-9). Esses motivos são dois:

(1) O primeiro é derivado do fato de que ele é um Deus santo e justo e, portanto, digno de adoração universal (Salmo 99:2-5).

(2) O segundo é derivado do que ele fez por seu povo: por sua interposição misericordiosa em tempos de angústia, quando Moisés, Arão e Samuel invocavam seu nome; e do fato de que ele respondeu a seu povo quando eles clamaram a ele; e da maneira em que foi feito (Salmo 99:6-9). Ele se mostrou pronto para ouvir a proteção deles na coluna de nuvem, ele respondeu às suas súplicas e os perdoou. Ele não os varreu totalmente, ou os cortou, mas os poupou e mostrou misericórdia para com eles. [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.