Salmo 29

1 (Salmo de Davi:) Reconhecei ao SENHOR, vós filhos dos poderosos, reconhecei ao SENHOR sua glória e força.

Comentário Barnes

Reconhecei ao SENHOR – atribua a Yahweh; ou, reconhecê-lo como tendo direito ao que é aqui atribuído a ele. A palavra não pode ser entendida, como é comumente conosco, para denotar a transmissão a outro, ou conceder a outro o que ele agora não possui – pois Deus está sempre em posse do que aqui Lhe é atribuído.

vós filhos dos poderosos. A palavra hebraica usada aqui – אלים ‘Êliym – é a forma plural de um dos nomes de Deus – אל’ Êl. A palavra significa propriamente “forte, poderoso, poderoso, um herói”; então, “força, poder, poder”; e então é aplicado a Deus como “o Poderoso”, o Todo-Poderoso. (“Gesenius.”) No plural, a palavra significa “poderosos, heróis, deuses:” Êxodo 15:11 ; Êxodo 18:11 ; Daniel 11:36 . A frase “filhos dos poderosos” é usada apenas aqui e no Salmo 89:6 . A alusão é, sem dúvida, aos anjos como sendo em um sentido eminente os filhos de Deus, ou dos poderosos; e eles são referidos aqui sob esse título como sendo eles próprios dotados de poder ou força. CompararSalmo 103:20 , “Bendito seja o Senhor, vós, seus anjos, que se sobressaem em força”; margem:”poderoso em força”. Em vista das maravilhosas exibições do poder de Deus na tempestade – exibições muito acima do poder das mais exaltadas de Suas criaturas, o salmista convida os anjos, os mais exaltados deles, a reconhecer a existência de um poder muito além de seus ter.

glória e força – Majestade e poder. Reconheça-o como o Deus da glória; como dotado de poder. Ou seja, aprenda com as manifestações do poder evidenciado na tempestade quão grande é o poder e a glória de Deus. [Barnes, aguardando revisão]

2 Reconhecei ao SENHOR a glória de seu nome; adorai ao SENHOR na honra da santidade.

Comentário Cambridge

a glória de seu nome – particularizando a ideia geral de glória em Salmo 29:1. A glória de seu nome é Sua glória, como Ele se revela no mundo (nota Salmo 5:11); aqui, como o contexto se apresenta, especialmente na Natureza. [Cambridge]

3 A voz do SEHOR percorre por sobre as águas; o Deus da glória troveja; o SENHOR está sobre muitas águas.

Comentário de A. R. Fausset

A voz do SENHOR – audível exibição de Seu poder na tempestade, da qual o trovão é um espécime, mas não o exemplo uniforme ou único.

as águas – as nuvens ou vapores (Salmo 18:11; Jeremias 10:13). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

4 A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é gloriosa.

Comentário Barnes

A voz do SENHOR é poderosa – Margem, como em hebraico:”em poder”. Ou seja, é poderoso; ou, tem força. Pode-se fazer alusão ao que parece ser o efeito do trovão na prostração das árvores, ou arrancar de seus galhos, ou pode ser meramente ao som alto do trovão.

a voz do SENHOR é gloriosa – Margem, como em hebraico, “em majestade”. Ou seja, é grandioso, sublime, avassalador. [Barnes, aguardando revisão]

5 A voz do SENHOR quebra aos cedros; o SENHOR quebra aos cedros do Líbano.

Comentário Barnes

quebra os cedros – O trovão prostrou as altas árvores da floresta. O salmista fala como as coisas apareciam, atribuindo, como era natural, e como era comumente feito, aquilo ao trovão que realmente foi produzido pelo relâmpago. É agora totalmente conhecido que o efeito aqui referido não é produzido pelo trovão, mas pela rápida passagem do fluido elétrico ao passar da nuvem para a terra. esse poder é tão grande que arranca o carvalho ou o cedro; torcer seus membros; prostrar seus altos troncos ao chão. O salmista fala do trovão como realizando isso, da mesma forma que os escritores sagrados e todos os homens, mesmo os cientistas, comumente falam, como quando dizemos, o sol nasce e se põe – as estrelas nascem e se põem, etc. comprometer-se em todos os casos a falar com precisão científica, ou na linguagem estrita da ciência, seria ininteligível para a massa da humanidade; talvez na maioria dos assuntos eles logo parassem de falar – já que eles próprios estariam em total dúvida quanto ao que é exatidão científica. As pessoas que exigem que uma revelação de Deus sempre use linguagem de estrita precisão científica, realmente exigem que uma revelação antecipe em centenas ou milhares de anos as descobertas da ciência e usem uma linguagem que, quando a revelação fosse dada, seria ininteligível para a massa da humanidade; mais ainda, o que seria sempre ininteligível para uma grande parte da raça – visto que as pessoas normalmente, por mais que as verdades exatas da ciência possam ser difundidas, não aprendem a usar tal exatidão de discurso. Enquanto os homens tiverem oportunidade de falar sobre o assunto, provavelmente continuarão a dizer que o sol nasce e se põe; que a grama cresce; e essa água corre.

quebra aos cedros do Líbano – “Os cedros são mencionados como as árvores mais altas da floresta, e os do Líbano como as mais altas de sua espécie.” – “Prof. Alexander.” Os cedros do Líbano são frequentemente mencionados nas Escrituras como notáveis ​​por seu tamanho e grandeza:1 Reis 4:33 ; 1Reis 5:6 ; Salmo 92:12 ; Esdras 3:7 . [Barnes, aguardando revisão]

6 Ele os faz saltar como bezerros; ao Líbano e a Sírion como a filhotes de bois selvagens.

Comentário Barnes

Ele os faz saltar como bezerros – Ou seja, os cedros do Líbano. Compare o Salmo 114:4 , “Os montes saltaram como carneiros, e as pequenas colinas como cordeiros”. Salmo 68:16 , “por que saltais , ó montes altos?” O significado é claro. O relâmpago arrancou os grandes galhos e arrancou as árvores mais altas, de modo que pareciam brincar e dançar como bezerros em seus gambás. Nada poderia ser mais notavelmente descritivo de “poder”.

ao Líbano e a Sírion – Sirion era o nome pelo qual o Monte Hermon era conhecido entre os sidônios:Deuteronômio 3:9 , “que Hermon os sidônios chamam de Sirion.”

como a filhotes de bois selvagens – sobre o significado da palavra usada aqui, veja as notas no Salmo 22:21 . A ilustração seria a mesma se qualquer animal selvagem jovem fosse referido. [Barnes, aguardando revisão]

7 A voz do SENHOR faz chamas de fogo se separarem.

Comentário Barnes

faz chamas de fogo se separarem – Margem, “corta”. A palavra hebraica – חצב châtsab – significa propriamente “cortar, cortar, cortar”; como, por exemplo, pedras. A alusão aqui é, sem dúvida, ao relâmpago; e a imagem é que parece ser recortada, ou cortada em línguas e listras – ou, mais provavelmente, que as “nuvens” parecem ser cortadas ou talhadas de modo a fazer aberturas ou caminhos para o relâmpago. O olho está evidentemente fixo nas nuvens e no súbito clarão do relâmpago, como se as nuvens tivessem sido “fendidas” ou “abertas” para a passagem delas. A ideia do salmista é que a “voz do Senhor”, ou o trovão, parece rachar ou abrir as nuvens para que as chamas do fogo joguem em meio à tempestade. Claro que esta linguagem,, deve ser tomado como denotando o que “aparece” aos olhos, e não como uma afirmação científica da realidade do caso. O trovão estrondoso não apenas sacode os cedros e faz as altas árvores do Líbano e do Sirion saltarem como um bezerro ou um jovem unicórnio, mas também rasga ou racha as nuvens e abre caminhos para as chamas de fogo. [Barnes, aguardando revisão]

8 A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades.

Comentário Barnes

tremer o deserto – Faz com que estremeça ou trema. A palavra usada aqui significa dançar propriamente; ser rodopiado ou torcido sobre qualquer coisa; torcer – como com dor – ou se contorcer; e então, tremer, tremer. As florestas são feitas para tremer ou tremer na violência da tempestade – referindo-se ainda ao que o trovão parece fazer.

o deserto de Cades – Referindo-se ao Salmo 29:5-6para o efeito da tempestade em árvores altas, o salmista deu beleza poética à descrição “especificando” o Líbano e o Sirion, então ele aqui se refere, para o mesmo propósito, a uma floresta particular como ilustrando o poder da tempestade – para sagacidade, a floresta ou deserto de “Kadesh”. Esse deserto ou floresta ficava na fronteira sudeste da terra prometida, em direção a Edom; e é memorável por ter sido o lugar onde os israelitas acamparam duas vezes com o objetivo de entrar na Palestina daquele ponto, mas de onde foram expulsos duas vezes – a primeira vez em cumprimento à sentença de que deveriam vagar quarenta anos no deserto – e a segunda vez, da recusa do rei de Edom em permitir que eles passassem por seus territórios. Foi de Kadesh que os espias entraram na Palestina. VerNúmeros 13:17 , Números 13:26 ; Números 14:40-45 ; Números 21:1-3 ; Deuteronômio 1:41-46 ; Juízes 1:7 . Cades ficava na fronteira norte de Edom e não muito longe do Monte Hor. Parece não ter havido nada de especial em relação a este deserto que levou o autor do salmo a selecioná-lo para sua ilustração, exceto que era bem conhecido e comumente falado, e que, portanto, sugeriria uma imagem que seria familiar para os israelitas. [Barnes, aguardando revisão]

9 A voz do SENHOR faz as cervas terem filhotes, e tira a cobertura das florestas; e em seu templo todos falam de sua glória.

Comentário de A. R. Fausset

Animais atingidos pelo terror e florestas desmatadas fecham a ilustração. Em vista dessa cena de terrível sublimidade, os adoradores de Deus respondem ao chamado do Salmo 29:2 e falam ou clamam:“Glória!” Por “templo” ou “palácio” (residência de Deus, Salmo 5:7), pode aqui significar o céu, ou toda a estrutura da natureza, como os anjos são chamados para louvor. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

10 O SENHOR se sentou sobre as muitas águas como dilúvio; e o SENHOR se sentará como rei para sempre.

Comentário Barnes

O SENHOR se sentou sobre as muitas águas como dilúvio – Deus está entronizado sobre o dilúvio ou o preside. O significado óbvio é que Deus é entronizado na tempestade ou preside o que produz tal consternação. Não é não direcionado; não é o resultado do acaso ou do destino; não é produzido por meras leis físicas; não é sem restrição – sem um governante – pois Yahweh preside sobre tudo, e tudo isso pode ser considerado como seu trono. Compare as notas do Salmo 18:7-11 . Veja também Salmos 97:2. A palavra usada aqui é comumente aplicada ao dilúvio no tempo de Noé, mas seria uma inaptidão óbvia supor aqui que a mente do salmista se referiu a isso, ou que o curso do pensamento seria direcionado a isso, e é mais natural, portanto, supor que a referência seja às inundações acima – os vastos reservatórios de água nas nuvens, vertendo, em meio à fúria da tempestade, inundações de chuva sobre a terra.

o SENHOR se sentará como rei para sempre – Este é um encerramento apropriado de toda a descrição; este é um pensamento que tende a acalmar a mente e a confiar quando os ventos uivam e o trovão ressoa; isso está de acordo com o propósito principal do salmo – o chamado aos filhos do poderoso Salmo 29:1 para atribuir força e glória a Deus. De todos os terrores da tempestade; de tudo que é terrível, nas águas, nas florestas, nas colinas, quando parecia que tudo seria varrido – a mente se volta calmamente para o pensamento de que Deus está entronizado nas nuvens; que Ele preside tudo o que produz este alarido e comoção generalizada, e que Ele reinará para todo o sempre. [Barnes, aguardando revisão]

11 O SENHOR dará força a seu povo; o SENHOR abençoará a seu povo com paz.

Comentário Barnes

O SENHOR dará força a seu povo – Esta é uma aplicação prática dos sentimentos do salmo, ou uma conclusão que deve ser derivada do pensamento principal do salmo. A ideia é que o Deus que preside a tempestade e a tempestade, o Deus que tem tal poder e pode produzir tais efeitos, é abundantemente capaz de sustentar Seu povo e defendê-lo. Em outras palavras, a aplicação de tal poder incrível será para proteger Seu povo e salvá-lo do perigo. Quando olhamos as nuvens ondulantes na tempestade, quando ouvimos o rugido do trovão, e vemos o relâmpago, quando ouvimos o carvalho quebrar nas colinas, e vemos as ondas empilhadas em montanhas altas, se sentimos que Deus preside tudo, e que Ele controla tudo isso com infinita facilidade, certamente não temos ocasião de duvidar que Ele pode nos proteger; não há razão para temer que Sua força não possa nos sustentar.

o SENHOR abençoará a seu povo com paz – Eles não têm nada a temer na tempestade e tempestade; nada a temer de nada. Ele os abençoará com paz na tempestade; Ele os abençoará com paz por meio do poder pelo qual controla a tempestade. Que eles, portanto, não temam na tempestade, por mais ferozmente que ela possa se enfurecer; que não tenham medo em nenhuma das dificuldades e provações da vida. na tempestade, e nessas dificuldades e provações, ele pode acalmar a mente; além dessas tempestades e desses problemas, ele pode dar-lhes paz eterna em um mundo onde nenhuma “tempestade violenta sopra”. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 28 Salmo 30>

Introdução ao Salmo 29

Este também pretende ser um salmo de Davi e tem todas as marcas de sua produção. Destina-se a apresentar a majestade e glória de Deus, especialmente como manifestada em uma tempestade, e foi evidentemente composto em vista de tal exibição de Seu poder e glória. É uma das descrições mais sublimes de uma tempestade de trovões e relâmpagos em qualquer lugar. Não é possível determinar a ocasião particular em que foi composto, nem é necessário fazer isso a fim de entrar no espírito e apreciar a beleza do salmo. Ocorrem ocasiões em todos os países que fornecem uma ilustração do salmo; e seu significado pode ser apreciado por todos.

O salmo tem aplicabilidade universal. Pode ser considerado como tendo sido composto para mostrar quais sentimentos as pessoas deveriam ter em uma violenta tempestade, quando o trovão ressoa sobre o mar e a terra, e quando os relâmpagos cintilam no céu; os efeitos que deveriam ser produzidos em meio a tais cenas; a influência da religião em manter a mente longe do pavor – elevando a alma em adoração ao grande Deus – e inspirando confiança naquele que tem poder para controlar elementos tão terríveis. Em meio a todos os terrores da tempestade, a mente do salmista estava calma. O efeito disso foi levá-lo a confiar no poder de Deus e a encher sua alma com visões de adoração a respeito dele. Não precisamos temer a fúria dos elementos quando sabemos que eles estão sob o controle absoluto de um Ser de infinita bondade, verdade, misericórdia e amor. Se esses elementos temerosos se enfureciam sem controle; se eles fossem independentes de Deus; se não fossem restringidos por nenhuma lei; se o trovão rolasse e o relâmpago jogasse por mero capricho, ou sob o domínio do acaso, bem poderíamos tremer.

O salmo consiste em três partes:

(1) O dever de atribuir louvor e glória a Deus; de dar a ele a glória devida ao seu nome; de adorá-lo na beleza da santidade (Salmo 29:1-2).

(2) A descrição da tempestade (Salmo 29:3-9). O trovão é sete vezes referido como “a voz do Senhor” (compare com Apocalipse 10:3 , “E quando ele clamou, sete trovões fizeram soar as suas vozes”); e algum efeito especial é referido como resultante da emissão dessa voz. Está “sobre as águas”; é “poderoso”; é “cheio de majestade”; ele “quebra os cedros”; ele “divide as chamas do fogo”; isso “sacode o deserto”; “faz as corças parirem” e “descobre as florestas”.

(3) A impressão que deve ser produzida por toda a cena. O Senhor governa as inundações; o Senhor é Rei para sempre; o Senhor pode dar força ao Seu povo; o Senhor abençoará Seu povo com paz (Salmo 29:10-11). Em “tal” Deus, Seu povo pode confiar; sob a proteção dAquele que pode se munir com tal poder e que pode controlar tais elementos, Seu povo não tem nada a temer; ao contender com tal Deus – aquele que pode varrer a terra com desolação – que pode direcionar os relâmpagos onde quiser – que pode fazer sua voz ecoar sobre colinas, vales e inundações, sobre o mar e a terra, produzindo desânimo e consternação – Seus inimigos não podem ter nada a esperar. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.