Salmo 28

1 (Salmo de Davi:) A ti, SENHOR, rocha minha, eu clamo; não te silencies para comigo; para que não aconteça de, se tu calares quanto a mim, eu não me torne semelhante aos que descem à cova.

Comentário de A. R. Fausset

rocha minha– (Salmo 18:2, Salmo 18:31).

não te silencies para comigo – literalmente, “de mim”, surdo ou desatento.

me torne semelhante – compartilhe seu destino.

descem à cova – ou “sepultura” (Salmo 30:3). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

2 Ouve a voz de minhas súplicas, quando eu clamar a ti, ao levantar às minhas mãos ao templo de tua santidade.

Comentário de A. R. Fausset

ao levantar às minhas mãos – um gesto de oração (Salmo 63:4; Salmo 141:2).

templo – lugar de falar (Êxodo 25:22; Números 7:89), onde Deus respondeu ao Seu povo (compare Salmo 5:7). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

3 Não me jogues fora com os perversos, nem com os praticantes da maldade, que falam de paz com sem próximo, porém há o mal no coração deles.

Comentário de A. R. Fausset

Não me jogues fora – implica punição, assim como morte (compare Salmo 26:9). A hipocrisia é a maldade especial mencionada. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

4 Dá-lhes conforme as obras deles, e conforme a maldade de seus atos; dá-lhes conforme a obra das mãos deles, retribui-lhes como eles merecem.

Comentário Barnes

Dá-lhes conforme as obras deles – Trate-os com retidão. Recompense-os como eles merecem.

e conforme a maldade de seus atos – Seus desígnios; suas obras; seus planos.

dá-lhes conforme a obra das mãos deles – Recompense-os de acordo com o que fazem.

retribui-lhes como eles merecem – Uma recompensa justa. Todo este versículo é uma oração para que Deus trate “justamente” com eles. Não há evidência de que haja algo de vingança ou malícia na oração. Em si mesmo, considerado, não há impropriedade em orar para que “justiça” seja feita aos violadores da lei. [Barnes, aguardando revisão]

5 Porque eles não dão atenção para os atos do SENHOR, nem para a obra de suas mãos; então ele os derrubará e não os edificará.

Comentário Barnes

Porque eles não dão atenção para os atos do SENHOR – O que o Senhor faz na criação; em sua providência; por meio de Seus mandamentos e leis; e pelo Seu Espírito. Eles não encontram prazer em Suas obras; eles não dão ouvidos às sugestões de Sua vontade em Seus procedimentos providenciais; eles não ouvem Seus mandamentos; eles não cedem às influências de Seu Espírito.

nem para a obra de suas mãos. O que ele está fazendo agora.

então ele os derrubará – Ele os derrubará, em vez de edificá-los. Eles se expõem ao Seu desagrado, e Ele trará sobre eles o castigo merecido.

e não os edificará – Ele não os favorecerá; Ele não lhes dará prosperidade. Saúde, felicidade e salvação só podem ser encontradas em conformidade com as leis que Deus ordenou. Nenhum deles pode ser encontrado violando essas leis, ou em qualquer outro método além daquele que Ele ordenou. Mais cedo ou mais tarde, a violação da lei, com respeito a essas coisas e a tudo, deve levar à calamidade e à ruína. [Barnes, aguardando revisão]

6 Bendito seja o SENHOR, porque ele ouviu a voz de minhas súplicas.

Comentário Barnes

Esta é uma daquelas passagens que ocorrem frequentemente nos Salmos, quando há uma oração fervorosa e ansiosa oferecida a Deus, e quando a resposta à oração parece seja imediato. A mente do defensor ansioso e perturbado se acalma; as promessas de Deus são levadas diretamente à alma; a paz que foi buscada é obtida; e aquele que começou o salmo com profunda ansiedade e perturbação mental, regozija-se ao finalizá-lo nas evidências do favor e amor divinos. O que assim aconteceu com o salmista frequentemente ocorre agora. A resposta à oração, no que diz respeito a dar calma e segurança à mente, costuma ser imediata. O espírito perturbado fica calmo; e qualquer que seja o resultado em outros aspectos, o coração torna-se pacífico e confiante, e sente a certeza de que tudo ficará bem. Basta sentirmos que Deus nos ouve, pois, se assim for, temos a certeza de que tudo está bem. Nesse sentido, certamente, é certo buscarmos uma resposta imediata às nossas orações. Ver Isaías 65:24 , nota; Daniel 9:21 , nota. [Barnes, aguardando revisão]

7 O SENHOR é a minha força e meu escudo; meu coração confiou nele, e foi socorrido; por isso meu coração salta de alegria; e com meu canto eu o louvarei.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

minha força. Compare com Êxodo 15:2.

confiou. Melhor como a R.V. [King James, Versão Revisada], tem confiado.

salta de alegria. Compare com Salmo 5:11; 1Samuel 2:1. [Kirkpatrick, 1906]

8 O SENHOR é a força deles, e o poder das salvações de seu Ungido.

Comentário Barnes

O SENHOR é a força deles – Margem, “sua força”. O hebraico é “sua força” ou “força para eles”. A alusão é ao povo de Deus. O curso de pensamento parece ser que o salmista, tendo obtido em seu próprio caso a ajuda de Deus, ou tendo encontrado Deus uma força para ele, sua mente se volta desse fato para a ideia geral de que Deus era a força de “todos” que estavam em circunstâncias semelhantes; ou que todo o Seu povo pudesse confiar nele como ele havia feito.

e o poder das salvações – Margem, como em hebraico, “força de salvações”. Ou seja, Nele se encontra a força que produz a salvação. Veja as notas no Salmo 27:1 .

de seu Ungido – Veja Salmos 2:2 , nota; Salmo 20:6 , nota. A referência primária aqui é, sem dúvida, ao próprio salmista, como alguém que foi ungido ou designado para o cargo de rei; mas a conexão mostra que ele pretendia incluir todo o povo de Deus, como aqueles a quem Ele havia consagrado ou separado para Seu serviço. Veja 1Pedro 2:5 , 1Pedro 2:9 . [Barnes, aguardando revisão]

9 Salva a teu povo, e abençoa a tua herança; e apascenta-os, e levanta-os para sempre.

Comentário Barnes

Salva a teu povo – Todo o teu povo. O salmo termina apropriadamente com uma oração por todo o povo de Deus. A oração é feita em vista da libertação que o próprio salmista experimentou, e ele ora para que todo o povo de Deus possa experimentar libertação e misericórdia semelhantes.

e abençoa a tua herança – a tua herança; Seu povo. A palavra hebraica significa propriamente “tomar posse de qualquer coisa; ocupação”. Então, significa “posse; domínio; propriedade:” Núm, Salmo 18:21 . Assim, é usado como aplicado ao território atribuído a cada tribo na terra prometida:Josué 13:23 . Assim, também é aplicado ao povo de Israel – a nação judaica – como “possessão” ou “propriedade” de Yahweh; como um povo que ele considerava como Seu, e a quem, como tal, Ele protegia:Deuteronômio 4:20 ; Deuteronômio 9:26 , Deuteronômio 9:29. Neste lugar, o povo de Deus é assim chamado de Sua possessão ou propriedade especial na Terra; como aquilo que Ele considera de maior valor para Ele; como aquilo que pertence a Ele, ou para o qual Ele tem direito; como aquilo que não pode, sem injustiça para com Ele, ser alienado Dele.

e apascenta-os. A palavra hebraica se refere ao cuidado que um pastor tem com seu rebanho. Veja Salmos 23:1 , onde a mesma palavra, sob outra forma – “pastor” – é usada. A oração é que Deus cuide de Seu povo da mesma maneira que um pastor cuida de seu rebanho.

e levanta-os para sempre – A palavra usada aqui pode significar “sustentá-los” ou “apoiá-los”; mas significa mais propriamente “suportar” e seria melhor expresso por uma referência ao fato de que o pastor carrega os fracos, os jovens e os enfermos de seu rebanho em seus braços, ou que ele os levanta quando eles não conseguem subir. Veja Isaías 40:11 , nota; Isaías 63:9, Nota. A palavra “para sempre” aqui significa simplesmente “sempre” – em todas as circunstâncias; em todos os momentos. Em outras palavras, o salmista ora para que Deus “sempre” se manifeste como Amigo e Ajudador de Seu povo, assim como Ele fez com ele. Pode-se acrescentar aqui o que o salmista ora para que a “vontade” de Deus seja feita. Deus “salvará” Seu povo; Ele abençoará Sua herança; Ele será para eles um pastor bondoso e fiel; Ele os sustentará, confortará, amparará e cuidará deles sempre – na aflição; em tentação; na morte, para sempre. Eles só precisam confiar nEle e descobrirão que Ele é mais bondoso e fiel do que o pastor mais terno foi com seu rebanho. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 27 Salmo 29>

Introdução ao Salmo 28

O Salmo 28 é intitulado “Um Salmo de Davi”; e não há razão para duvidar da exatidão da inscrição. Mas, como em alguns dos salmos anteriores, nem o título nem o conteúdo contêm qualquer indicação quanto à época ou às circunstâncias de sua composição.

Tem, em alguns aspectos, uma forte semelhança com o Salmo 26. A ideia principal nisso, como naquele, é o forte afeto do autor por aqueles que reverenciavam e amavam a Deus; seu forte desejo de estar associado a eles em caráter e destino; seu desejo sincero de não ser afastado deles e de que sua sorte não fosse com os iníquos. Parece do próprio salmo, especialmente do Salmo 28:3, que foi composto quando seu autor estava sob alguma tentação poderosa dos ímpios, ou quando havia fortes atrativos oferecidos por eles que tendiam a levá-lo à sociedade daqueles que eram estranhos a Deus; e, sob essa tentação, ele insiste nessa oração fervorosa e procura trazer à sua mente considerações por que não deve ceder a essas influências.

O conteúdo do salmo, portanto, pode ser apresentado na seguinte análise:

(1) A consciência do perigo pressionando-o a ponto de levá-lo a irromper em um clamor sincero a Deus (Salmo 28:1-2).

(2) A fonte de sua ansiedade ou perigo; e sua oração fervorosa para que não seja deixado à poderosa tentação e seja atraído para a companhia dos ímpios (Salmo 28:3).

(3) Considerações que ocorreram à mente do próprio salmista por que ele não deveria ceder à tentação, ou por que não deveria ser associado aos iníquos. Essas considerações são declaradas no Salmo 28:3-5. Elas são tiradas do caráter e do destino certo dos ímpios.

(4) Uma sensação de alívio, ou um sentimento de que Deus havia respondido sua oração, e que ele estava a salvo do perigo (Salmo 28:6-7).

O salmo é especialmente apropriado para aqueles que estão em perigo de serem levados pelos atos dos ímpios – ou que estão sob fortes tentações de se associarem com os frívolos, carnais e mundanos – ou a quem fortes incentivos são oferecidos se misturam em seus prazeres, seus vícios e suas loucuras. Eles que antes de sua conversão eram companheiros dos ímpios; eles que se dedicaram a prazeres pecaminosos, mas foram resgatados deles; aqueles que contraíram hábitos de intemperança ou sensualidade na sociedade dos dissolutos, e que sentem o poder do hábito voltando sobre eles, e são convidados por seus antigos associados a se juntarem a eles novamente – estão na condição contemplada no salmo, e achará seus sentimentos apropriados à sua experiência. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.