Bíblia, Revisar

Atos 4

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!

Pedro e João diante do Sinédrio

1 E enquanto eles ainda estavam falando ao povo, vieram sobre eles os sacerdotes, e o oficial do Templo, e os saduceus,

o capitão – da guarda levítica.

do templo – irritado com a perturbação criada em torno dele.

e os saduceus – que “dizem que não há ressurreição” (At 23:8), irritados com os apóstolos “pregando através de Jesus, a ressurreição dos mortos”; pois a ressurreição de Cristo, se fosse um fato, derrubou efetivamente a doutrina dos saduceus.

2 Muito incomodados por eles ensinarem ao povo, e anunciarem no nome de Jesus a ressurreição dos mortos.
3 E puseram as mãos sobre eles, e os puseram na prisão até o dia seguinte, porque já era tarde.
4 E muitos dos que ouviram a palavra, creram; e era o número dos homens de cerca de cinco mil.

o número dos homens – ou machos, exclusivos de mulheres; embora a palavra às vezes inclua ambas.

cerca de cinco mil – e isso em Jerusalém, onde os meios de detectar a impostura ou esmagar o fanatismo, se assim fosse, estavam ao alcance de todos, e onde havia todo incentivo para peneirar o fundo.

5 E aconteceu no dia seguinte, que os chefes, e anciãos, e escribas, se reuniram em Jerusalém;

seus governantes, etc. – Essa era uma reunião regular do Sinédrio (ver em Mt 2:4).

6 E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do governo sacerdotal.

e Caifás – (Veja em Lc 3:2).

João e Alexandre – dos quais nada é conhecido.

7 E pondo-os no meio, perguntaram-lhes: Por meio de que poder ou por qual nome vós fizestes isto?

por qual nome vós fizestes isto? – admitindo assim a realidade do milagre, que depois confessam-se incapaz de negar (At 4:16).

8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Chefes do povo, e anciões de Israel,

Então, cheio do Espírito Santo, disse – (Veja Mc 13:11; Lc 21:15).

9 Se hoje somos interrogados quanto a uma boa ação feita a um enfermo, pela qual este foi curado;
10 Seja conhecido a todos vós, e a todos o povo de Israel, que pelo nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele que vós crucificastes, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, por ele este homem está são diante de vós.

a todos o povo de Israel – como se emitisse um testemunho judicial formal para toda a nação através de seus governantes agora reunidos.

pelo nome de Jesus, etc. – (Veja em At 3:13, etc.).

por ele este homem está são diante de vós – pois em At 4:14 parece que o homem curado estava naquele momento diante de seus olhos.

11 Este é a pedra que foi desprezada por vós, edificadores; a qual foi feita por cabeça de esquina.

Este é a pedra que foi desprezada por vós, edificadores… – Esta aplicação do Sl  118:22, já feita pelo próprio Senhor diante de alguns dos mesmos “construtores” (Mt 21:42), é aqui repetida com peculiar propriedade após o ato de rejeição ter sido consumado, e o rejeitado tinha, por sua exaltação à destra da Majestade nas alturas, tornar-se “a cabeça da esquina”.

12 E em nenhum outro há salvação; porque nenhum outro nome há abaixo do céu, dado entre os seres humanos, em quem devemos ser salvos.

Tampouco há progresso em qualquer outro; porque ele é sublimemente o apóstolo, as palavras-finais, cala estes governantes de Israel, Jesus para a salvação, e os termos universais e enfáticos ele são sustentáveis? seu Senhor como uma única Esperança dos homens!

13 E eles, ao verem a ousadia de Pedro, e de João; e informados que eles eram homens sem instrução e ordinários, maravilharam-se; e eles sabiam que eles tinham estado com Jesus.

informados que eles eram homens sem instrução e ordinários – isto é, não instruídos no aprendizado das escolas judaicas e do tipo comum; homens na vida privada, sem treinamento para ensinar.

eles sabiam que eles tinham estado com Jesus – os reconheceu como tendo estado em Sua companhia; lembrando-se, possivelmente, de que os tinham visto com Ele [Meyer, Bloomfield, Alford]; mas, mais provavelmente, percebendo em seu todo o que os identificou com Jesus: isto é, “Nós pensamos que nos havíamos livrado Dele; mas eis! Ele reaparece nestes homens, e tudo o que nos perturbou no próprio Nazareno ainda tem que ser colocado nestes discípulos. ”Que testemunho a estas testemunhas primitivas! Será que o mesmo poderia ser dito de seus sucessores!

14 E vendo estar com eles o homem que tinha sido curado, nada tinham a dizer contra eles.
15 E mandando-os saírem do supremo conselho, discutiam entre si,
16 Dizendo: O que faremos a estes homens? Porque um sinal notório foi feito por eles, manifesto a todos os que habitam em Jerusalém, e não podemos negar.

um notável milagre … feito por eles é manifesto a todos … em Jerusalém; e não podemos negá-lo – E por que desejais negá-lo, ó governantes, mas que odeis a luz e não chegarás à luz, para que vossas obras não sejam reprovadas?

17 Mas para que esta notícia não seja ainda mais divulgada entre o povo, façamos sérias ameaças a eles, para que nunca mais falem a ninguém neste nome.

Mas isso não se espalhou mais … vamos estritamente – estritamente.

ameaçar… que eles falam daqui em diante para nenhum homem neste nome – Dispositivo impotente! Pouco sabia que o fogo que ardia nos ossos daqueles discípulos heróicos.

18 E chamando-os, ordenaram-lhes que nunca mais falassem nem ensinassem no nome de Jesus.

Se está certo… escutar você mais que… Deus, julgue você.

19 Mas, respondendo Pedro, e João, disseram-lhes: Julgai se é justo diante de Deus, ouvir a vós mais do que a Deus;
20 Porque nós não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido.

Existe aqui uma união maravilhosa de um apelo sóbrio e respeitoso à melhor razão de seus juízes, e uma determinação profunda e calma para suportar as consequências de um testemunho constrangido, que indica um poder acima deles descansando sobre eles, de acordo com a promessa.

21 Mas eles, tendo os ameaçado ainda mais, nada acharam de motivo para os castigar, e os deixaram ir por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que tinha acontecido.

nada acharam de motivo para os castigar, e os deixaram ir por causa do povo – não em uma perda por um pretexto, mas em uma perda como fazê-lo de modo a não despertar a oposição do povo.

22 Porque era de mais de quarenta anos o homem em quem este milagre de cura tinha sido feito.
23 E eles, tendo sido soltos, vieram aos seus companheiros, e lhes contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os anciãos tinham lhes dito.

At 4: 23-37. Pedro e João, dispensados ​​do Sinédrio, relatam os procedimentos aos discípulos reunidos – Eles se engajam em oração – A resposta e os resultados surpreendentes.

tendo sido soltos, vieram aos seus companheiros – Observe as duas classes opostas, representando os dois interesses que estavam prestes a entrar em conflito mortal.

24 E eles, ao ouvirem isto , levantaram concordantes a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, a terra, o mar, e todas as coisas que neles há;

eles levantaram a voz – os discípulos reunidos, ouvindo o relato de Pedro.

com um acordo – os seios de todos os presentes ecoando cada palavra desta oração sublime.

Senhor – (Veja em Lc 2:29). Aplicado a Deus, o termo expressa autoridade absoluta.

Deus que fez o céu e a terra – contra quem, portanto, todas as criaturas são impotentes.

25 Que pelo Espírito Santo por meio da boca de nosso pai, teu servo Davi disseste: Por que os gentios se irritam, e os povos gastam seus pensamentos em coisas vãs?

Davi – a quem os judeus atribuíram o segundo Salmo, embora anônimo; e evidências internas confirmam isso. O espírito de Davi vê com espanto “o pagão, o povo, os reis e príncipes da terra”, numa combinação mortal contra o domínio de Jeová e do seu Ungido (seu Messias, ou Cristo), e pergunta “por que” isso é. Esta confederação feroz nossos discípulos orando ver em pleno funcionamento, no “ajuntamento de Herodes e Pilatos, os gentios (a autoridade romana), e o povo de Israel, contra o Filho santo de Jesus (‘Servo’) Jesus.” Veja em At 3:13). As melhores cópias antigas foram lidas depois que “foram reunidas”, “nesta cidade”, que provavelmente responde a “no meu santo monte de Sião”, no Salmo 2: 6.

26 Os reis da terra se levantaram, e os príncipes se juntaram em um mesmo propósito contra o Senhor, e contra o seu Ungido.
27 Porque verdadeiramente contra teu Santo Filho Jesus, ao qual tu ungiste, se ajuntaram, tanto Herodes, como Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel.
28 Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho desde antes tinha determinado para acontecer.

tua mão e teu conselho determinado … a ser feito – isto é, “Teu conselho” determinado a ser feito por “Tua mão”.

29 E agora, Senhor, observa as ameaças deles, e dá a teus servos, que com toda ousadia falem tua palavra;

E agora, Senhor, observa as ameaças deles – Reconhecendo nas ameaças do Sinédrio uma declaração de guerra pelos poderes combinados do mundo contra sua causa infantil, eles não procuram entusiasticamente esconder de si mesmos sua posição crítica, mas calmamente perguntam ao Senhor do céu e terra para “olhar para suas ameaças”.

com toda ousadia falem tua palavra – Elevando-se acima de si mesmos, eles pedem apenas coragem destemida para testificar pelo seu Mestre, e atestação divina ao seu testemunho por milagres de cura, etc., em Seu nome.

30 Estendendo tua mão para a cura, e que se façam sinais e milagres pelo nome de teu Santo filho Jesus.
31 E tendo orado, agitou-se o lugar em que eles estavam juntos, e foram todos cheios do Espírito Santo, e falavam a palavra de Deus com ousadia.

agitou-se o lugar – glorioso sinal da comoção que o Evangelho deveria fazer (At 17:6; compare com At 16:26), e a derrubada de todos os poderes opostos em que isso seria dado.

e foram todos cheios do Espírito Santo… – O Espírito repousava sobre toda a comunidade, primeiro, da maneira que haviam perguntado, para que eles ‘falassem a palavra com ousadia’ (At 4:29,31); em seguida, em derreter todo egoísmo e absorver até mesmo o sentimento de individualidade em uma realização intensa e brilhante da unidade cristã. A comunidade de bens era apenas uma expressão exterior disso e natural em tais circunstâncias.

32 E a multidão dos que criam, era de um só oração e uma só alma; e ninguém dizia ser próprio coisa alguma de seus bens, mas todas as coisas lhes eram comuns.
33 E com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus; e em todos eles havia grande graça.

com grande poder – efeito sobre as mentes dos homens.

grande graça estava sobre todos eles – A graça de Deus copiosamente descansou em toda a comunidade.

34 Porque também nenhum necessitado havia entre eles; porque todos os que possuíam propriedades de terras, ou casas, vendendo -as , traziam o valor das coisas vendidas, e o depositavam junto aos pés dos apóstolos.
35 E a cada um se repartia segundo cada qual tinha necessidade.

colocado … aos pés dos apóstolos – sentado, pode ser, acima do resto. Mas a expressão pode ser meramente derivada dessa prática e aqui significava figurativamente.

36 E José, chamado pelos apóstolos pelo sobrenome de Barnabé (que traduzido é filho da consolação), levita, natural do Chipre,

José… – Isto é especificado meramente como um exemplo eminente daquele espírito de sacrifício generoso que permeou a todos.

filho de consolação – sem dúvida tão apelidado do caráter de seu ministério.

levita – que, embora como uma tribo não tendo herança, poderia e adquiriu propriedade como indivíduos (Dt 18:8).

Chipre – uma ilha bem conhecida no Mediterrâneo.

37 Tendo ele uma propriedade de terra, vendeu -a , e trouxe o valor, e o depositou junto aos pés dos apóstolos.
<Atos 3 Atos 5>

Leia também uma introdução ao Livro dos Atos dos Apóstolos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados