Bíblia, Revisar

João 9

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!

Jo 9: 1-41 A abertura dos olhos de um cego de nascença e o que se seguiu.

1 E indo Jesus passando, viu a um homem cego desde o nascimento.

quando Jesus passou, ele viu um homem que era cego de nascença – e que “estava implorando” (Jo 9:8).

2 E seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou? Este, ou seus pais, para que nascesse cego?

quem pecou? Este, ou seus pais, para que nascesse cego? – não em um estado anterior de existência, no qual, no que diz respeito aos iníquos, os judeus não acreditavam; mas, talvez, expressando vagamente que o pecado em algum lugar certamente foi a causa dessa calamidade.

3 Respondeu Jesus: Nem este pecou, nem seus pais; mas sim para que as obras de Deus nele se manifestem.

Nem… esse homem etc. – A causa não era nem ele nem seus pais, mas, para a manifestação das “obras de Deus”, em sua cura.

4 A mim me convém trabalhar as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

A mim me convém trabalhar as obras daquele que me enviou… – uma declaração muito interessante da boca de Cristo; insinuando, (1) que Ele tinha uma obra precisa a fazer na terra, com cada particular dela disposta e disposta a Ele; (2) que tudo o que Ele fez na terra foi simplesmente “as obras de Deus” – particularmente “fazer o bem”, embora não exclusivamente por milagres; (3) que cada trabalho teve seu tempo e lugar precisos em Seu programa de instruções, por assim dizer; daí, (4) que, como Seu período para o trabalho teve um término definido, assim, deixando qualquer serviço passar pelo seu tempo designado, o todo seria desarranjado, estragado e levado além de seu período destinado à conclusão; (5) que Ele agiu sempre sob o impulso dessas considerações, como homem – “a noite vem quando nenhum homem (ou ninguém) pode trabalhar”. Que lições existem para os outros, e que encorajamento de tal Exemplo!

5 Enquanto estiver no mundo, eu sou a luz do mundo.

Não como se Ele cessasse, depois disso, de ser assim; mas que Ele deve fazer prova completa de Sua fidelidade enquanto Sua carreira terrena durar mostrando Sua glória. “Como antes da ressurreição de Lázaro (Jo 11:25), Ele Se anuncia como a Ressurreição e a Vida, agora Ele se apresenta como a fonte da luz espiritual arquetípica, da qual o natural, agora prestes a ser conferido, é apenas uma derivação e símbolo ”(Alford).

6 Dito isto, cuspiu em terra, e fez lama do cuspe, e untou com aquela lama os olhos do cego.

e untou com aquela lama os olhos do cego – Essas operações não eram tão incongruentes em sua natureza quanto poderiam parecer, embora fosse absurdo imaginar que elas contribuíssem, no mínimo, para o efeito que se seguiu. (Veja Mc 6:13 e veja em Jo 7:33.)

7 E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que se traduz Enviado). Foi pois, e lavou-se; e voltou vendo.

Enviado, etc. – (Veja 2Rs 5:10, 14). Como a ação prescrita era puramente simbólica em seu projeto, assim, em conexão com ela, o evangelista percebe o nome simbólico da piscina, como neste caso prestando testemunho àquele que foi enviado para fazer o que apenas simbolizava. (Veja Is 8:6, onde esta mesma piscina é usada figurativamente para denotar “as correntes que alegram a cidade de Deus”, e que, embora sejam humildes, indicam um presente Deus de Israel.)

8 Então os vizinhos, e os que de antes o viram que era cego, diziam: Não é este aquele que estava sentado, e mendigava?

Os vizinhos, portanto … disseram: Não é este que se sentou e implorou? Aqui estão alguns detalhes para identificar o recém-visto com o mendigo cego há muito conhecido.

9 Outros diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.
10 Então lhe diziam: Como teus olhos se abriram?
11 Respondeu ele, e disse: Aquele homem chamado Jesus fez lama, untou meus olhos, e me disse: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. E fui, e me lavei, e vi.
12 Disseram-lhe, pois: Onde ele está? Disse ele: Não sei.
13 Levaram aos Fariseus o ex-cego.
14 E era sábado, quando Jesus fez a lama, e abriu os olhos dele.
15 Então voltaram também os Fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs lama sobre os meus olhos, e me lavei, e vejo.
16 Então que alguns dos Fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Outros diziam: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia divisão entre eles.

Este homem não é de Deus, etc. – (Veja em Jo 5:9; veja em Jo 5:16).

Outros disseram, etc. – como Nicodemos e José.

17 Voltaram a dizer ao cego: Tu que dizes dele, que abriu teus olhos? E ele disse: Que é profeta.

o cego … disse: Ele é um profeta – ver corretamente o milagre como apenas um “sinal” de Sua comissão profética.

18 Portanto os judeus não criam nele, de que houvesse sido cego, e passasse a ver, até que chamaram aos pais dos que passou a ver.

Nascera cego … até que chamavam os pais daquele que recebera a visão. Frustrados pelo testemunho do próprio jovem, eles esperam lançar dúvidas sobre o fato, questionando de perto seus pais, que, percebendo a armadilha eles, engenhosamente, escapam, testemunhando simplesmente a identidade de seu filho, e sua cegueira ao nascimento, deixando para si, como testemunha competente, falar sobre a cura. Eles prevaricated, no entanto, em dizer que “não sabia quem havia aberto os olhos”, por “eles temiam os judeus”, que chegaram a um entendimento (provavelmente após o que está registrado, Jo 7:50, etc; mas por este tempo bem conhecido), que quem o possuísse como o Cristo seria expulso da sinagoga – isto é, não simplesmente excluído, mas excomungado.

19 E perguntaram-lhes, dizendo: É este vosso filho, aquele que dizeis que nasceu cego? Como pois agora vê?
20 Responderam-lhes seus pais, e disseram: Sabemos que este é nosso filho, e que nasceu cego;
21 Mas como agora ele vê, não sabemos; ou, quem lhe abriu os olhos, não sabemos; ele tem idade suficiente ,perguntai a ele, ele falará por si mesmo.
22 Isto disseram seus pais, pois temiam aos judeus. Porque já os Judeus tinham combinado, que se alguém confessasse que ele era o Cristo, seria expulso da sinagoga.
23 Por isso disseram seus pais: Ele tem idade suficiente ,perguntai a ele.
24 Chamaram pois segunda vez ao homem que era cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.

Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador – não desejando que ele possuísse, nem para o louvor de Deus, que um milagre houvesse sido operado sobre ele, mas para mostrar mais consideração à honra de Deus do que atribuir tal ato a alguém que fosse um pecador.

25 Respondeu pois ele, e disse: Se é pecador, não o sei; uma coisa sei, que havendo eu sido cego, agora vejo.

Respondeu pois ele, e disse: Se é pecador, não o sei… – Não que o homem quisesse insinuar qualquer dúvida em sua própria mente a ponto de ser “um pecador”, mas como sua opinião sobre tal ponto seria de nenhuma consequência para os outros, ele falaria apenas com o que ele sabia como fato em seu próprio caso.

26 E voltaram a lhe dizer: O que ele te fez? Como ele abriu os teus olhos?

Então eles disseram … novamente: O que ele fez para ti? etc – esperando por repetidas perguntas para enlaçá-lo, mas a juventude é mais do que um jogo para eles.

27 Ele lhes respondeu: Eu já vos disse, e ainda não o ouvistes; para que quereis voltar a ouvir? Por acaso vós também quereis ser discípulos dele?

Eu já vos disse … vós também sereis seus discípulos? – Em uma veia de ironia aguçada, ele trata suas perguntas como aquelas de inquiridores ansiosos, quase prontos para o discipulado! Picado por isso, eles retrucam sobre ele como o discípulo (e aqui eles claramente não estavam errados); para si mesmos, eles recaem sobre Moisés; sobre ele não poderia haver dúvida; mas quem sabia sobre este novato?

28 Então lhe insultaram, e disseram: Tu sejas discípulo dele; mas nós somos discípulos de Moisés.
29 Bem sabemos nós que Deus falou a Moisés; mas este nem de onde é, não sabemos.
30 Aquele homem respondeu, e disse-lhes: Porque nisto está a maravilha: que vós não sabeis de onde ele é; e a mim abriu meus olhos!

Respondeu o homem: Aqui é uma coisa maravilhosa, que não sabeis de onde ele é, e mesmo assim ele abriu os meus olhos; não teve necessidade de dizer outra palavra; mas ficando mais ousado em defesa de seu Benfeitor, e seus pontos de vista se iluminando pela própria coragem que exigia, ele explica como eles poderiam fingir incapacidade de dizer se alguém que abriu os olhos de um cego de nascença era “de Deus” ou “Um pecador” – de cima ou de baixo – e prossegue para discutir o caso com um poder notável. Tão irresistível era seu argumento de que sua ira explodiu em um discurso de farisaísmo intenso: “Tu foste totalmente nascido em pecados, e nos ensinaste a nós?” – tu, um jovem nascido de base, sem educação, impudente, ensina-nos , constituído, guias reconhecidos do povo nas coisas de Deus! Fora em cima de ti!

31 E bem sabemos que Deus não dá ouvidos aos pecadores; mas se alguém é temente a Deus, e faz sua vontade, a este dá ouvidos.

e as afrontas dos que te afrontavam caíram sobre mim ”(Salmo 69: 6, Salmo 69: 7, Salmo 69: 9).

32 Desde o princípio dos tempos nunca se ouviu de que alguém que tenha aberto os olhos de um que tenha nascido cego.
33 Se este não fosse vindo de Deus, nada poderia fazer.
34 Eles responderam, e lhe disseram: Tu és todo nascido em pecados, e nos ensina? E o lançaram fora.
35 Ouviu Jesus que o haviam lançado fora, e achando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?

Jesus ouviu – isto é, pela inteligência o trouxe.

que o haviam lançado fora, e achando-o – por acidente? Não muito provável. A simpatia naquele seio não podia mais manter-se distante de seu objeto.

disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? – Uma pergunta que se estende propositalmente além de suas realizações presentes, a fim de que mais rapidamente ele o conduza – em sua presente estrutura ensinável – para a mais alta verdade.

36 Respondeu ele, e disse: Quem é, Senhor, para que nele creia?

“Sua resposta é afirmativa, e acreditando por antecipação, prometendo fé assim que Jesus disser quem Ele é” (Stier).

37 E disse-lhe Jesus: Tu já o tens visto; e este é o que fala contigo.

Disse-lhe Jesus: Já o tens visto – o novo sentido da visão tendo naquele momento o seu maior exercício, olhando para “a luz do mundo”.

38 E ele disse: Creio, Senhor; E adorou-o.

Uma fé e uma adoração, sem dúvida, significou expressar muito mais do que ele acharia apropriado a qualquer “profeta” humano (Jo 9:17) – a expressão não estudada e sem resistência. provavelmente de fé e adoração SUPREMAS, embora sem o completo entendimento do que isso implicava.

39 E disse Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, para os que não veem, vejam; e os que veem, ceguem.

E disse Jesus – talvez ao mesmo tempo, mas depois que uma multidão, incluindo alguns dos governantes céticos e desdenhosos, ao ver Jesus conversando com o jovem curado, correu para o local.

para os que não veem… – elevar-se àquela visão de que a visão natural se comunicava com a juventude era apenas o símbolo. (Veja em Jo 9:5 e compare Lc 4:18).

os que veem, ceguem – judicialmente incapazes de apreender e receber a verdade, à qual eles fecharam os olhos intencionalmente.

40 E ouviram isto alguns dos fariseus, que estavam com ele; e lhe disseram: Também nós somos cegos?

Também nós somos cegos? – Nós, os constituídos, reconhecemos guias das pessoas nas coisas espirituais? orgulho e raiva, provocando a pergunta.

41 Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas agora dizeis: Vemos; portanto vosso pecado permanece.

Se você fosse cego – queria que a luz discernisse Minhas afirmações, e apenas esperasse recebê-lo.

você não deve ter pecado – nada da culpa de apagar a luz.

mas agora dizeis: Vemos; portanto vosso pecado permanece – Sua reivindicação de possuir luz, enquanto Me rejeita, é aquilo que te sela na culpa da incredulidade.

<João 8 João 10>

Leia também uma introdução ao Evangelho de João.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados