Hebreus 1

1 Deus falou antigamente muitas vezes, e de muitas maneiras, aos ancestrais pelos profetas.

Comentário A. R. Fausset

O escritor, embora não estivesse inscrevendo seu nome, era bem conhecido dos destinatários (Hebreus 13:19). Para provas de Paulo ser o autor, veja minha Introdução. No método paulino, a afirmação de sujeito e a divisão são colocadas antes da discussão; e no final, a prática segue a parte doutrinal. O ardor do Espírito nesta epístola, como em primeiro João, irrompendo imediatamente para o assunto (sem inscrição prévia de nome e saudação), mais eficazmente atinge os ouvintes. A data deve ter sido enquanto o templo ainda estava de pé, antes de sua destruição, a.d. 70; algum tempo antes do martírio de Pedro, que menciona esta epístola de Paulo (2Pedro 3:15-16); numa época em que muitos dos primeiros ouvintes do Senhor estavam mortos.

antigamente muitas vezes – grego, “em muitas partes”. Tudo não foi revelado a cada um dos profetas; mas um recebeu uma porção da revelação e outra outra. Para Noé, o quarto do mundo ao qual o Messias deveria pertencer foi revelado; para Abraão, a nação; para Jacó, a tribo; a Davi e a Isaías, a família; para Micah, a cidade da natividade; para Daniel, a hora exata; para Malaquias, a vinda de Seu precursor e Seu segundo advento; através de Jonas, seu sepultamento e ressurreição; através de Isaías e Oséias, Sua ressurreição. Cada um sabia apenas em parte; mas quando o que era perfeito veio no Messias, aquilo que foi em parte foi abolido (1Coríntios 13:12).

de muitas maneiras – por exemplo, sugestões internas, vozes audíveis, o Urim e Tumim, sonhos e visões. “De um modo Ele foi visto por Abraão, em outro por Moisés, em outro por Elias e em outro por Micah; Isaías, Daniel e Ezequiel observaram diferentes formas ”(Theodoret). (Compare Números 12:6-8). As revelações do Antigo Testamento eram fragmentárias em substância e múltiplas em forma; a multidão de profetas mostra que eles profetizaram apenas parcialmente. Em Cristo, a revelação de Deus é plena, não em tons mutáveis ​​de cor separada, mas em Luz pura, unindo em Sua única pessoa todo o espectro (Hebreus 1:3).

spake – a expressão usual para um judeu empregar em se dirigir aos judeus. Assim, Mateus, um judeu escrevendo especialmente para os judeus, cita as Escrituras, não pela fórmula: “Está escrito”, mas “dito”, etc.

aos ancestrais – De Malaquias, o último dos profetas do Antigo Testamento, por quatrocentos anos, não havia surgido nenhum profeta, a fim de que o Filho pudesse ser mais um objeto de expectativa (Bengel). Como Deus (o Pai) é apresentado como tendo falado aqui; então Deus, o Filho, Hebreus 2:3; Deus, o Espírito Santo, Hebreus 3:7.

os pais – os pais judeus. Os judeus dos dias anteriores (1Coríntios 10:1).

pelos – Greek, “in.” Um rei mortal fala por seu embaixador, não (como o Rei dos reis) em seu embaixador. O Filho é a última e mais alta manifestação de Deus (Mateus 21:34,37); não apenas uma medida, como nos profetas, mas a plenitude do Espírito de Deus habitando nele corporalmente (Jo 1:163:34; Colossenses 2:9). Assim, ele responde à objeção judaica extraída de seus profetas. Jesus é o fim de toda a profecia (Apocalipse 19:10) e da lei de Moisés (Jo 1:175:46). [Fausset, aguardando revisão]

2 Mas nestes últimos falou a nós por meio do seu Filho, a quem constituiu por herdeiro de todas as coisas, e pelo qual também fez o universo.

Comentário A. R. Fausset

nestes últimos – Nos manuscritos mais antigos o grego é. “Naum última parte destes dias.” Os Rabinos dividiram todo o tempo em “esta era”, ou “mundo” e “a era por vir” (Hebreus 2:56:5). Os dias do Messias foram o período de transição ou “última parte destes dias” (em contraste com “no passado”), o fim da dispensação existente e o início da dispensação final da qual a segunda vinda de Cristo será a consumação coroação.

por meio do seu Filho grego “, em (seu) filho” (Jo 14:10). O verdadeiro “profeta” de Deus. “Sua majestade é apresentada: (1) Absolutamente pelo próprio nome“ Filho ”e por três predicados gloriosos,“ a quem designou ”,“ pelos quais Ele fez os mundos ”,“ que assentaram-se à direita de a Majestade nas alturas ”, assim, Seu curso é descrito desde o começo de todas as coisas até que ele alcançou a meta (Hebreus 1:2-3). (2) Relativamente, em comparação com os anjos, Hebreus 1:4; a confirmação disto segue, e o próprio nome “Filho” é provado em Hebreus 1:5; o “herdeiro”, Hebreus 1:6-9; o “fazer os mundos”, Hebreus 1:10-12; o “sentado à direita” de Deus, Hebreus 1:13-14. “Seu ser feito herdeiro segue Sua filiação, e precedeu a sua criação dos mundos (Provérbios 8:22-23; Efésios 3:11). Como o primeiro gerado, Ele é o herdeiro do universo (Hebreus 1:6), que Ele fez instrumentalmente, Hebreus 11:3, onde “pela Palavra de Deus” responde a “por quem” (o Filho de Deus) aqui (Jo 1:3) Cristo foi “nomeado” (no eterno conselho de Deus) para a criação como um ofício; e o universo assim criado foi designado para Ele como um reino. Ele é “herdeiro de todas as coisas” por direito de criação e, especialmente, por direito de redenção. A promessa a Abraão de que ele deveria ser herdeiro do mundo teve seu cumprimento, e será ainda mais plenamente, em Cristo (Romanos 4:13; Gálatas 3:164:7).

universo – os mundos inferior e superior (Colossenses 1:16). Literalmente, “envelhece” com todas as coisas e pessoas que pertencem a eles; o universo, incluindo todo o espaço e idade do tempo, e todas as existências materiais e espirituais. O grego implica, Ele não só nomeou Seu Filho herdeiro de todas as coisas antes da criação, mas também Ele (melhor do que “também Ele”) feito por Ele pelos mundos. [Fausset, aguardando revisão]

3 O Filho é o resplendor da sua glória, a expressa imagem da sua pessoa, e sustenta todas as coisas pela palavra de poder. E, depois de fazer por si mesmo a purificação dos pecados, sentou-se à direita da Majestade nas alturas;

Comentário A. R. Fausset

resplendor da sua glória – Claridade intensa de sua glória. “Luz da (da) luz” (Credo de Nicéia). “Quem é tão insensato a ponto de duvidar do ser eterno do Filho? Pois quando alguém viu a luz sem esplendor?” (Atanasio). “O sol nunca é visto sem refulgência, nem o Pai sem o Filho” (Teofilacto). É porque Ele é o brilho, &c., e porque Ele sustenta, &c., que Ele se sentou à direita, &c. Foi um retorno à Sua glória divina (Jo 6:6217:5).

expressa imagem – “impressionar”. Mas velado na carne.

O Sol de Deus em raios de glória
Demasiado brilhante para que possamos sondar;
Mas nós podemos enfrentar a luz que flui
pelo doce Filho do Homem. (2Coríntios 3:18).

da sua pessoa – grego, “da sua essência substancial”; “hipóstase”.

sustenta todas as coisas – grego, “o universo”. Compare Colossenses 1:15,17,20, que enumera os três fatos na mesma ordem que aqui.

pela palavra – Portanto, o Filho de Deus é uma pessoa; porque Ele tem a palavra (Bengel). Sua palavra é a palavra de Deus (Hebreus 11:3).

de poder – “A palavra” é a declaração que vem do poder de Seu (o Filho), e dá expressão a ela.

purificação – ou seja, em Sua expiação, que graciosamente cobre a culpa do pecado. O pecado foi a grande impureza aos olhos de Deus, da qual Ele efetuou a purificação pelo Seu sacrifício (Alford). Nossa natureza, carregada de culpa, não podia, sem o sangue de expiação do nosso grande Sumo Sacerdote, aspergir o propiciatório celestial, entrar em contato imediato com Deus. Ebrard diz: “A mediação entre o homem e Deus, que estava presente no Lugar Santíssimo, foi revelada em três formas: (1) em sacrifícios (propiciação típica da culpa); (2) No sacerdócio (os agentes desses sacrifícios); (3) Nas leis levíticas da pureza (a pureza levítica sendo alcançada pelo sacrifício positivamente, evitando a poluição levítica negativamente, o povo sendo assim habilitado a entrar na presença de Deus sem morrer, Deuteronômio 5:26)” (Levítico 16:1-34).

sentou-se à direita da Majestade nas alturas – cumprindo o Salmo 110:1. Este assentar do Filho à direita de Deus foi por ato do Pai (Hebreus 8:1; Efésios 1:20); nunca é usado de seu estado pré-existente co-igual ao Pai, mas sempre de seu estado exaltado como Filho do homem após Seus sofrimentos, e como Mediador para o homem na presença de Deus (Romanos 8:34): uma relação para com Deus e nós prestes a chegar ao fim quando o seu objetivo foi realizado (1Coríntios 15:28). [Jamieson; Fausset; Brown]

4 e se tornou muito superior aos anjos, assim como herdou um nome mais excelente que eles.

Comentário A. R. Fausset

superior – pela Sua exaltação pelo Pai (Hebreus 1:3,13): em contraste com o Seu ser “feito inferior aos anjos” (Hebreus 2:9). “Melhor”, isto é, superior a. Assim como o “ser” (Hebreus 1:3) expressa o Seu ser essencial, “ser feito” (Hebreus 7:26) marca o que Ele se tornou em sua presumida masculinidade (Filipenses 2:6-9). Paulo mostra que Sua forma humilde (na qual os judeus podem tropeçar) não é uma objeção à Sua divina messianidade. Como a lei foi dada pelo ministério de anjos e Moisés, foi inferior ao Evangelho dado pelo Filho divino, que tanto é (Hebreus 1:4-14) como Deus, e foi feito, como o Filho exaltado do homem (Hebreus 2:5-18), muito melhor que os anjos. As manifestações de Deus por anjos (e até mesmo pelo anjo da aliança) em diferentes momentos do Antigo Testamento, não trouxeram o homem e Deus em união pessoal, como faz a manifestação de Deus em carne humana.

como herdou – Ele sempre teve a coisa em si, a saber, filiação; mas Ele “obteve por herança”, de acordo com a promessa do Pai, o nome “Filho”, pelo qual Ele é dado a conhecer aos homens e aos anjos. Ele é “o Filho de Deus” é um sentido muito exaltado acima daquele em que os anjos são chamados “filhos de Deus” (Jó 1:6; 38:7). “A plenitude da glória do nome peculiar“ o Filho de Deus ”é inatingível pela fala ou pelo pensamento humanos. Todas as denominações são apenas fragmentos de seus raios de glória unidos nela como em um sol central, Apocalipse 19:12. Um nome que não sabia, mas Ele mesmo. [Fausset, aguardando revisão]

5 Pois a qual dos anjos Deus jamais disse: 'Tu és meu Filho, eu hoje te gerei', E em outra vez: 'Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?'

Comentário A. R. Fausset

Para – fundamentando que ele “obteve um nome mais excelente do que os anjos”.

a qual – Um argumento frequente nesta epístola é derivado do silêncio da Escritura (Hebreus 1:132:167:3,14) (Bengel).

hoje te gerei – (Salmo 2:7). Cumprido na ressurreição de Jesus, por meio do qual o Pai “declarou”, isto é, manifestou Sua filiação divina, até então velada por Sua humilhação (Atos 13:33; Romanos 1:4). Cristo tem um direito quádruplo ao título “Filho de Deus”; (1) Por geração, como gerado de Deus; (2) Por comissão, como enviado por Deus; (3) Por ressurreição, como “o primogênito dos mortos” (compare Lucas 20:36; Romanos 1:4; Apocalipse 1:5); (4) Por posse real, como herdeiro de todos (Bispo Pearson). O salmo aqui citado aplica-se principalmente em um sentido menos completo a Salomão, de quem Deus prometeu por Natã a Davi. “Eu serei seu pai e ele será meu filho.” Mas como toda a teocracia era de importância messiânica, o triunfo de Davi sobre Hadadezer e os reis vizinhos (2Samuel 8:1-18; Salmo 2:2-3,9-12) é um tipo de Deus que acaba por subjugar todos os inimigos sob Seu Filho, a quem Ele estabelece (hebreu, “ungido”, Salmo 2:6) em Seu “monte santo de Sião”, como Rei dos judeus e de toda a terra. o antítipo de Salomão, filho de Davi. O “eu” em grego é enfático; Eu, o Pai Eterno, Te gerei hoje, ou seja, neste dia, o dia do Teu ser manifestado como Meu Filho, “o primogênito dos mortos” (Colossenses 1:18; Apocalipse 1:5). quando tu resgataste e abriste o céu para o teu povo. Ele sempre foi Filho, mas agora primeiro foi manifestado como tal em Sua outrora humilde e agora exaltada masculinidade unida à Sua Divindade. Alford refere-se “neste dia” à geração eterna do Filho: o dia em que o Filho foi gerado pelo Pai é um dia eterno: nunca houve um tempo ontem ou passado para Ele, nem um amanhã ou futuro. tempo: “Nada há para vir, e nada passado, mas um eterno AGORA sempre vai durar” (Provérbios 30:4; Jo 10:30,3816:2817:8). A comunicação da essência divina em sua plenitude envolve a geração eterna; pois a essência divina não tem começo. Mas o contexto refere-se a um ponto definido de tempo, a saber, de ter entrado na herança (Hebreus 1:4). O “trazer o primogênito ao mundo” (Hebreus 1:6), não é subsequente, como Alford pensa, para Hebreus 1:5, mas anterior a ele (compare Atos 2:30-35). [Fausset, aguardando revisão]

6 E outra vez, quando introduz o primogênito ao mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

Comentário A. R. Fausset

E – no grego, Mas. Isso não apenas prova Sua superioridade, MAS uma prova mais decisiva é encontrada em Salmo 97:7, que mostra que não só em Sua ressurreição, mas também em perspectiva dEle ser trazido ao mundo (compare Hebreus 9:11; Hebreus 10:5) como homem, em Sua encarnação, nascimento (Lucas 2:9-14), tentação (Mateus 4:10-11), ressurreição (Mateus 28:2) e futuro segundo advento em glória, os anjos foram designados por Deus para estar sujeitos a Ele. Compare com 1Timóteo 3:16, “visto pelos anjos”; Deus manifestando o Messias como alguém a ser contemplado com amor reverente pelas inteligências celestiais (Efésios 3:10; 2Tessalonicenses 1:9-10; 1Pedro 3:22). A realização mais completa de Sua Senhoria será em Sua segunda vinda (Salmo 97:7; 1Coríntios 15:24-25; Filipenses 2:9). “Adorem-no todos os deuses” (“deuses”, isto é, seres exaltados, como anjos), refere-se a Deus; mas era universalmente admitido entre os hebreus que Deus habitaria, em um sentido peculiar, no Messias (de modo que seria na frase do Talmude, “capaz de ser apontado com o dedo”); e assim o que foi dito de Deus era verdadeiro e seria cumprido no Messias. Kimchi diz que os salmos 93 a 101 contêm em si o mistério do Messias. Deus governou a teocracia nele e através dEle.

ao mundo – sujeito a Cristo (Hebreus 2:5). Como “o primogênito”, Ele tem os direitos de primogenitura (Romanos 8:29; 18). Em Deuteronômio 32:43, a Septuaginta tem: “Adorem-no todos os anjos de Deus”, palavras que não são encontradas atualmente no hebraico. Este trecho da Septuaginta pode ter estado na mente de Paulo quanto à forma, mas a substância é tirada de Salmo 97:7. O tipo Davi, no Salmo 89:27 (citado em Hebreus 1:5), é chamado de “primogênito de Deus, mais elevado que os reis da terra”; assim, o primogênito antitípico, o filho de Davi, deve ser adorado por todos os senhores inferiores, como anjos (“deuses”, Salmo 97:7); pois Ele é “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Apocalipse 19:16). No grego, “novamente” é transposto; mas isso não nos obriga, como Alford pensa, a traduzir, “quando Ele novamente introduzir”, etc., ou seja, na segunda vinda de Cristo; pois não há menção anterior de uma primeira introdução; e “novamente” é frequentemente usado em citações, não para ser unido com o verbo, mas entre parênteses (“para que eu possa citar novamente a Escritura”). [Fausset]

7 Quanto aos anjos, porém, ele diz: Ele faz de seus anjos espíritos; e de seus trabalhadores, labareda de fogo;

Comentário A. R. Fausset

espíritos – ou “ventos”: Ele usa Seus anjos como ventos e Seus ministros como relâmpagos; ou seja, Ele faz com que Seus ministros angelicais sejam os poderes dirigentes dos ventos e das chamas, quando estes últimos são necessários para realizar Sua vontade. “Os comissiona a assumir a agência ou forma de chamas para Seus propósitos” (Alford). A Versão em Inglês, “faz com que Seus anjos sejam espíritos”, significa que Ele os faz de uma natureza sutil e incorpórea, rápida como o vento. Assim como no Salmo 18:10, “um querubim… com as asas do vento”. Hebreus 1:14, “espíritos ministradores”, favorece a Versão em Inglês aqui. Como “espíritos” implica na velocidade semelhante ao vento e na natureza sutil dos querubins, “chama de fogo” expressa a devoção ardente e o zelo intenso e consumidor dos serafins adoradores (que significa “queimando”), em Isaías 6:1. A tradução, “faz dos ventos Seus mensageiros, e de uma chama de fogo Seus ministros (!)”, está claramente errada. No Salmo 104:3-4, o sujeito em cada sentença vem primeiro, e o atributo que é predito dele vem em segundo lugar; assim, o artigo grego aqui marca “anjos” e “ministros” como sujeitos, e “ventos” e “chama de fogo” como predicados. Schemoth Rabba diz: “Deus é chamado Deus de Zebaoth (os exércitos celestiais), porque Ele faz o que quer com Seus anjos. Quando Ele quer, Ele os faz sentar (Judas 6:11); em outros momentos, ficar de pé (Isaías 6:2); às vezes, se assemelhar a mulheres (Zacarias 5:9); em outros momentos, se assemelhar a homens (Gênesis 18:2); às vezes Ele os faz ‘espíritos’; às vezes, fogo”. “Faz” implica que, por mais exaltados que sejam, eles são apenas criaturas, enquanto o Filho é o Criador (Hebreus 1:10): não gerados desde a eternidade, nem a ser adorados, como o Filho (Apocalipse 14:7; Apocalipse 22:8-9). [Fausset, 1866]

8 Mas ao Filho diz: Ó Deus, o teu trono é para todo o sempre. Cetro de equidade é o cetro do teu Reino.

Comentário A. R. Fausset

Ó Deus – o grego tem o artigo para marcar ênfase (Salmo 45:6-7).

todo o sempreequidade – Eternidade e justiça andam juntas (Salmo 45:289:14).

Cetro de equidade – literalmente, “uma vara de retidão” (compare com Ester 4:11). [Jamieson; Fausset; Brown]

9 Amaste a justiça, e odiaste a transgressão; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais que os teus companheiros.

Comentário A. R. Fausset

iniquidade – “injustiça”. Alguns manuscritos mais antigos leram “ilegalidade”.

portanto, porque Deus ama a justiça e odeia a iniquidade.

Deus, o teu Deus – Jerônimo, Agostinho e outros traduzem o Salmo 45:7: “Ó Deus, o Teu Deus ungiu-te”, pelo qual Cristo é chamado como Deus. Esta é provavelmente a verdadeira tradução do hebraico ali, e também do grego de Hebreus aqui; pois é provável que o Filho seja endereçado, “Ó Deus”, como em Hebreus 1:8. A unção aqui significa não é que no Seu batismo, quando Ele solenemente entrou em Seu ministério por nós; mas isso com o “óleo de alegria” ou “alegria exultante” (que denota um triunfo, e segue como a consequência de Seu amor manifesto de justiça e ódio de iniquidade), com o qual, após Sua conclusão triunfante de Sua obra, Ele tem foi ungido pelo Pai acima de Seus companheiros (não somente acima de nós, seus semelhantes, os membros adotivos da família de Deus, a quem “Ele não tem vergonha de chamar seus irmãos”, mas acima dos anjos, companheiros participantes em parte com Ele , embora infinitamente seus inferiores, nas glórias, santidade e alegrias do céu, “filhos de Deus” e anjo “mensageiros”, embora subordinado ao Anjo divino – “Mensageiro da aliança”). Assim, Ele é o antítipo de Salomão, “escolhido por muitos filhos de Davi para se sentar no trono do reino do Senhor sobre Israel”, assim como Seu pai Davi foi escolhido diante de toda a casa dos filhos de seu pai. A imagem é tirada do costume de unir os convidados em festas (Salmo 23:5); ou melhor, de reis ungidos: não antes de Sua ascensão Ele assumiu o reino como Filho do homem. Uma realização mais completa ainda está por vir, quando Ele será VISIBILENTE o Rei ungido sobre toda a terra (estabelecido pelo Pai) em Sua santa colina de Sião, Salmo 2:6,8. Então Davi, Seu tipo, foi primeiro ungido em Belém (1Samuel 16:13; Salmo 89:20); e mais uma vez em Hebrom, primeiro sobre Judá (2Samuel 2:4), depois sobre todo o Israel (2Samuel 5:3); não até a morte de Saul ele entrou em seu reino atual; como não foi até depois da morte de Cristo que o Pai O colocou à Sua direita, muito acima de todos os principados (Efésios 1:20-21). O Salmo 45:1-17 em seu primeiro significado foi endereçado a Salomão; mas o Espírito Santo inspirou o escritor a usar uma linguagem que, em sua plenitude, só pode ser aplicada ao antitípico Salomão, a verdadeira Cabeça Real da teocracia. [Fausset, aguardando revisão]

10 E: Tu Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos.

Comentário A. R. Fausset

E – Em outra passagem (Salmo 102:25-27) Ele diz…

no princípio – A Septuaginta, “no princípio” (como em Gênesis 1:1), contrasta com o fim implícito em “Eles perecerão”, etc. A ordem grega aqui (não na Septuaginta) é: “Tu no princípio, Senhor”, que coloca “Senhor” em ênfase. Cristo é pregado mesmo em passagens onde muitos poderiam argumentar que o Pai foi originalmente pretendido” (Bengel).

céus – plural: não apenas um, mas múltiplo, e incluindo várias classes de inteligências celestiais (Efésios 4:10).

obras de tuas mãos – os céus, como um véu ou cortinas estendidas (Salmo 104:2). [JFU]

11 Eles perecerão, mas tu continuas. Todos eles como roupa se envelhecerão;

Comentário A. R. Fausset

Eles – A terra e os céus em seu atual estado e forma “perecerão” (Hebreus 12:26-27; 2Pedro 3:13). “Perecer” não significa aniquilação; assim como não significa que no caso de “o mundo anterior foi destruído, coberto com as águas” sob Noé (2Pedro 3:6). O pacto da posse da terra foi renovado com Noé e sua semente na terra renovada. Assim será após o perecer pelo fogo (2Pedro 3:12-13).

continuas – através (assim o grego) todas as mudanças.

como roupa – (Isaías 51:6). [Jamieson; Fausset; Brown]

12 como uma manta tu os envolverás, e como roupa serão mudados; porém tu és o mesmo, e os teus anos não cessarão.

Comentário A. R. Fausset

dobrá-los – Então, a Septuaginta, Salmo 102:26; mas o hebreu, “muda-os”. O Espírito, por Paulo, trata o hebreu do Antigo Testamento, com independência de manejo, apresentando a verdade divina em vários aspectos; às vezes como aqui sancionando a Septuaginta (compare Isaías 34:4; Apocalipse 6:14); às vezes o hebraico; às vezes variando de ambos.

mudou – como um coloca de lado uma peça de roupa para colocar em outro.

tu és o mesmo – (Isaías 46:4; Malaquias 3:6). O mesmo na natureza, portanto, na fidelidade da aliança ao teu povo.

não cessarão – hebraico, “não terminará”. Israel, no cativeiro babilônico, no centésimo segundo Salmo, lança suas esperanças de libertação sobre o Messias, o imutável pacto de Deus com Israel. [Fausset, aguardando revisão]

13 E a qual dos anjos ele jamais disse: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como estrado de teus pés?

Comentário A. R. Fausset

Citação do Salmo 110:1. A imagem é tirada do costume de conquistadores colocando os pés no pescoço dos conquistados (Josué 10:24-25). [Jamieson; Fausset; Brown]

14 Por acaso não são todos eles espíritos servidores, enviados para auxílio dos que herdarão a salvação?

Comentário A. R. Fausset

espíritos servidores. Espíritos incorpóreos, como Deus, mas ministrando a Ele como inferiores.

enviados. Particípio presente: “sendo enviados” continuamente, como seu serviço regular em todas as eras.

dos que. Anjos são enviados em serviço a Deus e a Cristo, não primariamente aos homens, embora para o bem dos que herdarão a salvação: os eleitos, para quem todas as coisas, inclusive os anjos, trabalham juntos para o bem (Romanos 8:28). Os trabalhos dos anjos não são propriamente para os homens, pois estes não podem ordená-los, embora suas obras a Deus sejam muitas vezes para o bem dos homens. Assim, a superioridade do Filho de Deus aos anjos é mostrada. Todos eles, porém vários são os seus postos, ministram; Ele é servido por eles. Eles “permanecem” (Lucas 1:19) diante de Deus, ou são “enviados” para executar os mandamentos divinos em favor daqueles a quem Ele deseja salvar; Ele “senta-se à direita da majestade nas alturas” (Hebreus 1:3,13). Ele governa; eles servem. [JFU]

<Filemom 1 Hebreus 2>

Visão geral de Hebreus

Na livro de Hebreus, “o autor mostra como Jesus é a revelação final do amor e da misericórdia de Deus e é digno de nossa devoção”. Para uma visão geral deste livro, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola aos Hebreus.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.