Bíblia, Revisar

2 Tessalonicenses 1

1 Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo.

em Deus nosso Pai – ainda mais cativante que o endereço, 1Ts 1:1 “em Deus Pai”.

2 Haja entre vós graça e paz de nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

de Deus, nosso Pai – Então alguns manuscritos mais antigos são lidos. Outros omitem “nosso”.

3 Nós sempre devemos dar graças a Deus por vós, irmãos, como é o correto, porque vossa fé cresce muito, e o amor de cada um de todos vós pelos outros é cada vez maior;

sempre devemos dar graças – grego: “Devemos isso como uma dívida” (2Ts 2:13). Eles oraram pelos tessalonicenses (1Ts 3:12) para que eles pudessem “aumentar e abundar em amor”; sua oração foi ouvida, é um retorno pequeno, mas um limite para eles fazerem, para agradecer a Deus por isso. Assim, Paulo e seus companheiros missionários praticam o que pregam (1Ts 5:18). Em 1Ts 1:3, sua ação de graças foi pela fé, amor e paciência dos tessalonicenses; aqui, por seu crescimento excessivo em fé, e por sua caridade abundante. “Estamos ligados” expressa o dever de agradecimento do seu lado subjetivo como uma convicção interior. “Como é atender”, do objetivo: lado como algo que responde ao estado das circunstâncias (Alford). Observe a correspondência exata da oração (1Ts 3:12, “O Senhor te faz abundar em amor”) e a resposta: “O amor de cada um de vós, um para com o outro, é abundante” (compare 1Ts 4:10 ).

4 De maneira que nós mesmos nos orgulhamos de vós nas igrejas de Deus, por causa de vossa paciência e fé, em todas as vossas perseguições e aflições que suportais;

nos orgulhamos de vós – glorie-se de você, literalmente, “no seu caso”. “Nós mesmos” implica que não apenas eles ouviram outros falando da fé dos tessalonicenses, mas eles, os próprios missionários, se gabaram disso. Compare 1Ts 1:8, em que o apóstolo disse que sua fé era tão bem conhecida em vários lugares que ele e seus companheiros missionários não tinham necessidade de falar sobre isso; mas aqui ele diz, tão abundante é o amor deles, combinado com fé e paciência, que ele e seus companheiros missionários, fazem questão de se gloriar nas várias igrejas em outros lugares (ele estava agora em Corinto, na Acaia, e se gabava disso. fé das igrejas da Macedônia, 2Co 10:15-17, 2Co 8:1, ao mesmo tempo dando a glória ao Senhor), não apenas esperando ansiosamente a glória na vinda de Cristo (1Ts 2:19)), mas mesmo assim agora.

paciência – em 1Ts 1:3, “paciência da esperança”. Aqui a esperança é tacitamente implícita como o fundamento de sua paciência; 2Ts 1:5, 2Ts 1:7 declara o objeto de sua esperança, ou seja, o reino pelo qual eles sofrem.

perseguições e aflições – literalmente, “pressões”. Os judeus eram os instigadores da população e dos magistrados contra os cristãos (At 17:6, At 17:8).

que suportais – grego, “são (agora) duradouros”.

5 Que é prova clara do justo julgamento de Deus, para que sejais considerados dignos do Reino de Deus, pelo qual também sofreis;

Que é – a sua permanência nessas tribulações é um “sinal do justo julgamento de Deus”, manifestado em seu poder para suportá-las, e em seus adversários, preenchendo assim a medida de sua culpa. O julgamento está ainda agora iniciado, mas sua consumação será na vinda do Senhor. Davi (Salmo 73: 1-14) e Jeremias (Jr 12:1-4 1-4) ficaram perplexos com a prosperidade dos ímpios e com o sofrimento piedoso. Mas Paulo, à luz do Novo Testamento, torna este fato uma questão de consolo. É uma prova (assim como o grego) do julgamento futuro, que estabelecerá as anomalias do estado atual, recompensando o santo que sofre agora e punindo o perseguidor. E mesmo agora “o Juiz de toda a terra faz o bem” (Gn 18:25); porque os piedosos são em si pecadores e precisam de castigo para os corrigir. O que eles sofrem injustamente nas mãos de homens cruéis eles sofrem justamente nas mãos de Deus; e eles têm as coisas más deles aqui que eles podem escapar condenação com o mundo e ter as coisas boas deles / delas daqui em diante (Luke 16:25; 1 Corinthians 11:32) [Edmunds].

para que sejais considerados dignos – expressando o propósito do “julgamento justo” de Deus em relação a você.

pelo qual – grego, “em favor do qual vocês também estão sofrendo” (compare At 5:41; At 9:16; Fm 1:29). “Digno” implica que, embora os homens sejam justificados pela fé, serão julgados “segundo as suas obras” (Ap 20:12; compare com 1Ts 2:12; 1Pe 1:6, 1Pe 1:7; Apocalipse 20 : 4). O “também” implica a conexão entre o sofrimento pelo reino e ser considerado digno dele. Compare Rm 8:17, Rm 8:18.

6 Pois é justo diante de Deus pagar com aflição aos que vos afligem;

Pois é justo diante de Deus. Isto justifica a afirmação acima de haver um “justo julgamento” (2Ts 1:5), a saber, “pois é (se, como todos nós admitimos: se assim for) justo diante (no tribunal de) Deus”. Nosso próprio sentimento inato do que é justo confirma isso que é revelado.

pagar. Deus retribuirá da mesma maneira, ou seja, a tribulação para os que vos atribulam (aflição aos que vos afligem); e para vós, que estais perturbados, descanso da tribulação. [JFU]

Leia também um estudo sobre a justiça de Deus.

7 E a vós que sois afligidos, alívio conosco, quando o Senhor Jesus aparecer do céu com os anjos de seu poder,

alívio – regido por “recompensa” (2Ts 1:6). O grego é literalmente “relaxamento”; afrouxamento da tensão que havia precedido; relaxando as cordas de resistência agora tão firmemente desenhadas. A palavra grega para “descanso”, Mt 11:28, é distinta, ou seja, a cessação do trabalho. Além disso, Hb 4:9, “A guarda do sábado”.

conosco – ou seja, Paulo, Silas e Timóteo, os escritores, que estão preocupados como vocês.

quando – na hora em que…; não antes, não depois.

com os anjos de seu poder – mais como o grego, “com os anjos de Sua força”, ou “poder”, isto é, os anjos que são os ministros pelos quais Ele faz Sua força para ser reconhecida (Mt 13:41Mt 13:52). Não é o seu poder, mas o seu poder, que é o pensamento proeminente.

8 Com labareda de fogo, vingando os que não conhecem a Deus, e os que não obedecem ao Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo,

Com labareda de fogo – grego, “em chamas de fogo”; ou, como outros manuscritos mais antigos lêem, “em fogo de fogo”. Esta chama de fogo acompanhou Sua manifestação no mato (Êx 3:2); também a Sua doação da lei no Sinai (Êx 19:18). Também acompanhará Sua revelação em Seu advento (Dn 7:9, Dn 7:10), simbolizando Sua própria glória brilhante e Sua consumidora vingança contra Seus inimigos (Hb 10:27; Hb 12:29; 2Pe 3:7, 2Pe 3:10).

os que não conhecem a Deus – os gentios primariamente (Sl 79:6; Gl 4:8; 1Ts 4:5); não é claro que os que involuntariamente não conhecem a Deus, mas aqueles que voluntariamente não O conhecem, como Faraó, que poderia ter conhecido a Deus se quisesse, mas que se vangloriava “eu não conheço o Senhor” (Êx 5:2); e como os perseguidores pagãos que poderiam ter conhecido a Deus pela pregação daqueles a quem perseguiam. Secundariamente, todos os que “professam conhecer a Deus, mas nas obras, o negam” (Tt 1:16).

e os que não obedecem ao Evangelho  – principalmente aos judeus incrédulos (Rm 10:3; Rm 10:16); secundariamente, todos os que não obedecem à verdade (Rm 2:8).

Cristo – omitido por alguns dos manuscritos mais antigos e retido por outros.

9 Os quais serão punidos com o castigo da eterna perdição, longe da face do Senhor, e da glória de sua força;

longe da face do Senhor – afastada de Sua presença (Alford). A sentença emanando dEle pessoalmente, sentando-se como juiz (Bengel), e afastando-os dEle (Mt 25:41; Ap 6:16; Ap 12:14; compare com 1Pe 3:12; Is 2:10, Is 2:19). “A presença do Senhor” é a fonte de onde sai a sentença; “A glória do Seu poder” é o instrumento pelo qual a sentença é levada à execução [Edmunds]. Mas Alford interpreta melhor a última sentença (ver 2Ts 1:10), impelida “pela manifestação de Seu poder na glorificação de Seus santos”. Expulsa da presença do Senhor está a ideia na raiz da morte eterna, a lei do mal deixada para o seu trabalho irrestrito, sem uma influência contrária da presença de Deus, que é a fonte de toda luz e santidade (Is 66:24; Mc 9:44).

10 Quando ele vier para ser glorificado em seus santos, e naquele dia se fazer admirável em todos os que creem (porque nosso testemunho entre vós foi crido).

glorificando em seus santos – como o elemento e espelho em que Sua glória deve brilhar intensamente (Jo 17:10).

admirável em todos os que creem – grego “, os que acreditavam”. Uma vez que eles acreditavam, agora eles vêem: eles tinham tomado sua palavra em confiança. Agora Sua palavra é feita boa e eles não precisam mais de fé. Com admiração, todas as inteligências celestiais (Ef 3:10) verão e admirarão o Redentor, devido às excelências que Ele realizou nelas.

porque nosso testemunho entre vós foi crido – Fornecimento para o sentido, entre quem (ou seja, aqueles que serão encontrados para ter acreditado) você também deve ser; “Porque o nosso testemunho (assim como o grego para ‘entre’) foi acreditado” (e não foi rejeitado como por aqueles “que não obedecem ao Evangelho”, 2Ts 1:8). A pregação inicial do Evangelho não foi uma discussão abstrata, mas um testemunho de fatos e verdades experimentalmente conhecidos (Lc 24:48; At 1:8). A fé é definida pelo Bispo Pearson como “um assentimento a verdades, credíveis no testemunho de Deus, entregues a nós pelos apóstolos e profetas” (originalmente entregando seu testemunho oralmente, mas agora em seus escritos). “Glorificado em Seus santos” nos lembra que a santidade é a glória na raiz; glória é a santidade manifestada.

11 Por isso que também sempre rogamos por vós, que nosso Deus vos faça dignos do chamamento, e cumpra todo bom desejo e a obra da fé com poder.

Wherefore – Greek, “Com uma visão para o qual”, ou seja, Sua glorificação em você como Seus santos.

também – Nós não apenas antecipamos a glorificação vindoura de nosso Senhor em Seus santos, mas também oramos a respeito de (assim, o grego) VOCÊ.

vos faça dignos – A posição proeminente do “você” no grego torna a palavra enfática da frase. Que você seja encontrado entre os santos a quem Deus considerará digno de seu chamado (Ef 4:1)! Não há dignidade em nós independente do chamado de Deus por nós (2Tm 1:9). O chamado aqui não é meramente o primeiro chamado real, mas todo o ato de eleição de Deus, originado em Seu “propósito de graça que nos foi dado em Cristo antes do mundo ter começado”, e tendo sua consumação em glória.

– da sua parte. Alford refere-se à sentença anterior, “bom prazer de sua bondade”, também ao homem, argumentando que o grego para “bondade” nunca é aplicado a Deus, e traduz: “Tudo [isto é, todo possível] propósito correto de bondade”. Wahl, “Toda doçura de bondade”, ou seja, transmitir totalmente a você todas as delícias refrescantes da bondade. Eu penso que, como na sentença anterior e paralela, “chamar” refere-se ao propósito de Deus; e como o grego para “bom prazer” é usado principalmente por Deus, devemos traduzir, “cumprir (Sua) todo propósito de bondade gracioso (de sua parte)”, isto é, completamente perfeito em você toda bondade de acordo com Sua bondade. propósito. Assim, “a graça de nosso Deus”, 2Ts 1:12, corresponde ao “bom prazer” de Deus aqui, que confirma a versão em inglês, assim como “a graça do Senhor Jesus Cristo” é paralela à “obra de Deus”. fé ”, como Cristo é especialmente o objeto da fé. “A obra da fé”; Grego, (nenhum artigo; oferta da sentença anterior a todos) obra de fé ”; fé manifesta pelo trabalho, que é o seu desenvolvimento aperfeiçoado (Tg 1:4; compare Nota, ver 1Ts 1:3). Trabalhando a realidade da fé.

com poder – grego, “no poder”, isto é, “poderosamente cumprir em você” (Cl 1:11).

12 Para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja glorificado em vós, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus, e do Senhor Jesus Cristo.

o nome de nosso Senhor Jesus – Nosso Senhor Jesus em Sua personalidade manifesta como o Deus-homem.

em vós, e vós nele – glorificação recíproca; compare Is 28:5, “O Senhor dos Exércitos será… uma coroa de glória e… um diadema de beleza para… Seu povo”, com Is 62:3, “Tu (Sião) será uma coroa de glória na mão do Senhor e um diadema real ”etc. (Jo 21:10; Gl 1:24; 1Pe 4:14). As graças do crente ressoam à glória de Cristo, e Sua glória, como sua Cabeça, reflete glória neles como os membros.

segundo a graça de nosso Deus, e do Senhor Jesus Cristo – Há apenas um artigo grego para ambos, implicando a unidade inseparável de Deus e do Senhor Jesus.

<1 Tessalonicenses 5 2 Tessalonicenses 2>

Introdução à 2 Tessalonicenses 1

Discurso e saudação: Introdução: Ação de Graças por seu crescimento na fé e amor, e por sua paciência nas perseguições, que são um sinal para o bem eterno para eles, e para perdição para seus adversários na vinda de Cristo: Oração pela sua perfeição.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola aos Tessalonicenses.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.