Oseias 12

1 Efraim se alimenta de vento, e persegue o vento oriental o dia todo; multiplica a mentira e a destruição; e fazem aliança com a Assíria, e azeite se leva ao Egito.

Comentário de A. R. Fausset

Essa profecia foi proferida sobre a época em que Israel busca a ajuda do rei egípcio. Portanto, violando sua aliança com a Assíria (ver Oséias 12:1). Ele os exorta a seguir a perseverante oração de seu pai, que trouxe o favor de Deus sobre ele. Como Deus é imutável, Ele mostrará o mesmo favor à posteridade de Jacó, como fez a Jacó, se, como ele, eles buscam a Deus.

se alimenta de vento – (Provérbios 15:14; Isaías 44:20). Segue após objetos vãos, como alianças com idólatras e seus ídolos (compare com Oséias 8:7).

vento oriental – o simum, soprando do deserto a leste da Palestina, o que não só não beneficia, mas causa ferimentos. Israel segue não apenas as coisas vãs, mas as coisas perniciosas (compare Jó 15:2).

multiplica a mentira – acumula mentira sobre mentira, isto é, imposturas com as quais elas se enganam, abandonando a verdade de Deus.

destruição – opressões violentas praticadas por Israel (Maurer) Atos que provariam a causa da própria desolação de Israel (Calvino).

aliança com… Assírios – (Oséias 5:13; 7:11).

azeiteao Egito – como um presente de Israel para assegurar a aliança do Egito (Isaías 30:6; 57:9; compare com 2Reis 17:4). A Palestina era famosa pelo petróleo (Ezequiel 27:17). [Fausset, aguardando revisão]

2 O SENHOR também tem uma briga judicial com Judá, e punirá Jacó conforme seus caminhos; ele lhe retribuirá conforme seus atos.

Comentário de A. R. Fausset

controvérsia com Judá – (Oséias 4:1; Miqueias 6:2). Judá, sob Acaz, caiu em idolatria (2Reis 16:3, etc.).

Jacó – isto é, as dez tribos. Se Judá, a porção favorecida da nação, não for poupada, muito menos Israel degenerado. [Fausset, aguardando revisão]

3 No ventre da mãe pegou pelo calcanhar de seu irmão, e em sua força lutou com Deus.

Comentário de A. R. Fausset

Ele – Jacó, em contraste com seus descendentes degenerados, chamou pelo seu nome, Jacó (Oséias 12:2; compare Miqueias 2:7). Ele tomou Esaú pelo calcanhar no útero, a fim de obter, se possível, os privilégios dos primogênitos (Gênesis 25:22-26), de onde ele tirou seu nome, Jacó, significando “suplantador”; e novamente, por sua força, prevaleceu em lutar com Deus por uma bênção (Gênesis 32:24-29); enquanto vós desprezas as minhas promessas, pondo vossa confiança em ídolos e alianças estrangeiras. Ele conquistou a Deus, vós sois os escravos dos ídolos. Somente tenha Jeová do seu lado e você será mais forte do que Edom ou mesmo da Assíria. Então, o Israel espiritual se apega ao calcanhar de Jesus, “o primogênito de muitos irmãos”, nascendo de novo do Espírito Santo. Não tendo direito em si mesmos à herança, apegam-se ao calcanhar ferido, à humanidade de Cristo crucificado, e não deixem o seu domínio daquele que não é, como Esaú, uma maldição (Hebreus 12:16-17), mas, tornando-se uma maldição para nós, é uma bênção para nós.

lutou com Deus – referindo-se ao seu nome, “Israel”, príncipe de Deus, adquirido nessa ocasião (compare Mateus 11:12). Como a Canaã prometida tinha que ser conquistada à força por Israel, assim o céu pelos fiéis (Apocalipse 3:21; compare com Lucas 13:24). “Esforce-se”, literalmente, “como na agonia de uma competição”. Assim, a cananéia (Mateus 15:22).

sua força – que estava em sua fraqueza consciente, de onde, quando sua coxa foi posta fora de articulação por Deus, ele pendia sobre ele. Buscar força era seu objetivo; para concedê-lo, de Deus. No entanto, o modo de procedimento de Deus era estranho. Em forma humana Ele tenta, por assim dizer, derrubar Jacob. Quando a luta simples não era suficiente, ele faz o que parece garantir que Jacob caia, deslocando a articulação da coxa, de modo que ele não aguenta mais ficar de pé. No entanto, foi então que Jacó prevaleceu. Assim, Deus nos ensina o poder irresistível da fraqueza consciente. Pois quando somos fracos em nós mesmos, somos fortes pela força que nos impõe (Jó 23:6; Isaías 27:5; 2Coríntios 12:9-10). [Fausset, aguardando revisão]

4 Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe suplicou; em Betel o achou, e ali falou conosco.

Comentário de A. R. Fausset

o anjo – o incriado Anjo do Pacto, como Deus o Filho aparece no Antigo Testamento (Malaquias 3:1).

fez súplica – Gênesis 32:26: “Eu não vou deixar você ir, exceto que você me abençoe.”

ele encontrou-o – O anjo encontrou Jacó, quando ele estava fugindo de Esaú para a Síria: o Senhor apareceu a ele “em Betel” (Gênesis 28:11-19; 35:1). Que triste contraste, que neste mesmo Beth-el agora Israel adora os bezerros de ouro!

ali falou conosco – “conosco”, como estando nos lombos de nosso progenitor Jacó (compare Salmo 66:6, “Eles … nós”; Hebreus 7:9-10). O que Deus falou aqui com Jacob nos pertence. As promessas de Deus para ele pertencem a toda a sua posteridade, que seguem os passos de sua fé em oração. [Fausset, aguardando revisão]

5 O próprio SENHOR, Deus dos exércitos; o SENHOR é seu memorial.

Comentário de A. R. Fausset

SENHOR, Deus – Jeová, um nome que implica sua constância imutável em suas promessas. Da raiz hebraica, que significa “existência”. “Aquele que é, era e será”, sempre o mesmo (Hebreus 13:8; Apocalipse 1:4,8; compare Êxodo 3:14-15; 6:3). Como Ele foi imutável em Seu favor para com Jacó, assim será para Sua posteridade crente.

de hostes – que Israel tolamente adorava. Jeová tem todos os exércitos ({saba}) ou poderes do céu e da terra sob o seu comando, de modo que Ele é tão todo-poderoso, como é fiel, para cumprir Suas promessas (Salmo 135:6; Amós 5:27).

memorial – o nome expressivo do caráter em que Deus sempre seria lembrado (Salmo 135:13). [Fausset, aguardando revisão]

6 Tu pois, converte-te a teu Deus; guarda tu a misericórdia e a justiça, e espera em teu Deus continuamente.

Comentário de A. R. Fausset

tu que desejas ser um verdadeiro descendente de Jacob.

ao teu Deus – que é, portanto, obrigado pelo pacto de ouvir as tuas orações.

guarda tu a misericórdia e a justiça – (Miqueias 6:8). Estes dois incluem os mandamentos da segunda mesa, dever para com o vizinho, o teste mais visível da sinceridade no arrependimento de alguém.

espera em teu Deus – só, não nos teus ídolos. Incluindo todos os deveres da primeira mesa (Salmo 37:3,5,7; 40:1). [Fausset, aguardando revisão]

7 O mercador tem balança enganosa em sua mão, pois ama oprimir.

Comentário de A. R. Fausset

Os que naturalmente eram descendentes do piedoso Jacó haviam se tornado virtualmente cananeus, que eram proverbiais como traidores de mercadores (compare Isaías 23:11), a maior censura a Israel, que desprezava Canaã. Os fenícios chamavam-se cananeus ou mercadores (Isaías 23:8).

oprimir – violência aberta: como os “equilíbrios de engano” implicam fraude. [Fausset, aguardando revisão]

8 E Efraim diz: Certamente eu sou rico; tenho obtido para mim muitos bens; em todo o meu trabalho ninguém pode achar em mim perversidade que seja pecado.

Comentário de A. R. Fausset

E – isto é, não obstante.

Certamente eu sou rico … não considero o que os profetas dizem: estou contente com meu estado, como sou rico (Apocalipse 3:17). Portanto, apenas na retribuição, esta é a própria linguagem do inimigo, sendo o instrumento da punição de Israel. Zacarias 11:5: “Os que os vendem dizem: Eu sou rico.” Muito melhor é a pobreza com honestidade, do que as riquezas ganhas pelo pecado.

meus trabalhos – meus ganhos pelo trabalho.

eles não acharão nenhum – isto é, nenhum achará nenhum.

perversidade que seja pecado – iniquidade que derrubaria a penalidade do pecado. Efraim argumenta: Meu sucesso em meus trabalhos prova que eu não sou um pecador culpado como os profetas afirmam. Assim, os pecadores pervertem a bondade longânima de Deus (Mateus 5:45) em uma justificativa de sua impenitência (compare Eclesiastes 8:11-13). [Fausset, aguardando revisão]

9 Porém eu sou o SENHOR teu Deus, desde a terra do Egito; eu ainda te farei morar em tendas, como nos dias solenes.

Comentário de A. R. Fausset

E sim: “E contudo.” Embora Israel mereça ser rejeitado para sempre, ainda sou o que tenho sido desde o tempo em que os tenho libertado do Egito, seu Deus da aliança; portanto, “ainda te farei habitar em tendas”, isto é, para guardar novamente a festa dos tabernáculos em lembrança de uma nova libertação da escravidão. Cumprido principalmente no retorno da Babilônia (Neemias 8:17). Total e antitípica a ser cumprida na restauração final da presente dispersão (Zacarias 14:16; compare com Levítico 23:42-43). [Fausset, aguardando revisão]

10 E falei aos profetas, e eu multipliquei a visão profética; e por meio dos profetas propus parábolas.

Comentário de A. R. Fausset

aos profetas – literalmente, “sobre”, isto é, meu espírito repousando sobre eles. Eu coloquei com eles minhas instruções que deveriam ter trazido você para o caminho certo. Um agravamento de sua culpa, que não foi através da ignorância que você errou, mas em desafio a Deus e seus profetas (Calvino). Aías, o silonita, Semaías, Ido, Azarias, Hanani, Jeú, Elias, Eliseu, Micaías, Joel e Amós foram “os profetas” antes de Oséias.

visões … similitudes – Adotei esses modos de comunicação, adaptados às capacidades do homem, como foram calculados para despertar a atenção: não deixei nenhum meio inexperiente para reformar você. O primeiro, segundo e terceiro capítulos contêm exemplos de “similitudes”. [Fausset, aguardando revisão]

11 Visto que Gileade é injusta, certamente seus moradores são inúteis. Em Gilgal sacrificam bois, e até seus altares são como amontoados de pedras nos sulcos dos campos.

Comentário de A. R. Fausset

imagens. ”“ Gileade ”refere-se a Mizpá-Gileade, uma cidade que representa a região além do Jordão (Oséias 6:8; Juízes 11:29); como “Gilgal”, a região deste lado do Jordão (Oséias 4:15). Em todos os quadrantes, eles são totalmente vil.

seus altares são como amontoados de pedras nos sulcos – isto é, tão numerosos quanto esses amontoados: a saber, os montes de pedras removidos de um campo pedregoso. Uma imagem apropriada, pois à distância eles se parecem com altares (compare com Oséias 10:1,4; 8:11). Como o terceiro membro no paralelismo responde ao primeiro, “Gilgal” para “Gilead”, então o quarto para o segundo, “altares” para “vaidade”. A palavra “heaps” alude ao nome “Gilgal”, que significa ” um monte de pedras. ”A própria cena da circuncisão geral do povo, e da solene páscoa mantida depois de atravessar o Jordão, é agora a fortaleza da idolatria de Israel. [Fausset, aguardando revisão]

12 Mas Jacó fugiu à terra de Arã, e Israel serviu em troca de uma mulher, e por uma mulher apascentou ovelhas.

Comentário de A. R. Fausset

serviu – Embora vos orgulhem do grande nome de “Israel”, não se esqueça de que seu progenitor era o mesmo Jacó que era um fugitivo e que serviu por Raquel quatorze anos. Ele não se esqueceu de que Mewho o libertou quando fugiu de Esaú, e quando foi oprimido por Labão (Gênesis 28:5; 29:20,28; Deuteronômio 26:5). Vós, embora libertos do Egito (Oséias 12:13) e carregados com Meus favores, ainda não estão dispostos a retornar a Mim.

país da Síria – a região do champaign da Síria, a porção situada entre o Tigre e Eufrates, daí chamado Mesopotâmia. Padan-aram significa o mesmo, isto é, “Baixa Síria”, em oposição a Aramea (que significa “o país alto”) ou a Síria (Gênesis 48:7). [Fausset, aguardando revisão]

13 Mas o SENHOR por um profeta fez subir a Israel do Egito, e por um profeta foi preservado.

Comentário de A. R. Fausset

por um profeta – Moisés (Números 12:6-8; Deuteronômio 18:15,18).

preservado – Translate, “kept”; há uma alusão à mesma palavra hebraica em Oséias 12:12, “ovelhas mantidas”; Israel foi mantido por Deus como Seu rebanho, assim como Jacó manteve ovelhas (Salmo 80:1; Isaías 63:11). [Fausset, aguardando revisão]

14 Porém Efraim o ofendeu amargamente; por isso deixará a culpa de seus sangues sobre ele, e seu Senhor lhe retribuirá sua desonra.

Comentário de A. R. Fausset

provocou ele – isto é, Deus.

deixará a culpa de seus sangues sobre ele – não tire a culpa e a penalidade do sangue inocente derramado por Efraim em geral, e a Moloque em particular.

seu Senhor lhe retribuirá sua desonra – a desonra de Efraim a Deus em adorar ídolos, Deus lhe pagará. Que Deus é “seu Senhor” por redenção correta e revelação especial a Efraim só agrava sua culpa, ao invés de lhe dar esperança de escapar. Deus não desiste de sua reivindicação para eles como Sua, no entanto, eles colocam de lado seu domínio. [Fausset, aguardando revisão]

<Oseias 11 Oseias 13>

Visão geral de Oseias

“Neste livro, Oséias acusa Israel de quebrar sua aliança com Deus e os avisa sobre as trágicas consequências que viriam”. Tenha uma visão geral deste livro através do vídeo a seguir produzido pelo BibleProject. (8 minutos)

🔗 Abrir vídeo no YouTube.

Leia também uma introdução ao Livro de Oseias.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.