Bíblia

Salmo 40

1 (Salmo de Davi, para o regente:) Esperei com esperança no SENHOR, e ele se inclinou a mim, e ouviu o meu clamor.

inclinou: (o ouvido, Salmo 17: 6), como se para sentir o mais leve suspiro.

2 Ele me tirou de uma cova de tormento, de um lamaceiro de barro; e pôs os meus pés sobre uma rocha; ele firmou meus passos.
3 E pôs em minha boca uma canção nova, um louvor para nosso Deus: muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.

uma canção nova: (Veja no Salmo 33: 3).

temerão e … confiarão: reverencia com amor e fé.

4 Bem-aventurado é o homem que põe no SENHOR sua confiança; e não dá atenção aos arrogantes e aos que caminham em direção à mentira.

o homem. הגבר, (hageber,) o homem forte, aquele que seria naturalmente tentado a confiar em si mesmo.

aos arrogantes. O orgulhoso, que despreza os outros e escarnece dos direitos dos homens.

aos que caminham em direção à mentira. Apostatas da verdade e da fidelidade, como Absalão, Aitofel, e seus parceiros conspiradores onze anos depois. [Whedon]

5 Tu, SENHOR meu Deus, multiplicaste para conosco tuas maravilhas e teus planos; eles não podem ser contados em ordem diante de ti; se eu tentasse contá-los e falá-los, eles são muito mais do que incontáveis.

ser contado em ordem: (compare Sl 5: 3; Salmo 33:14; Is 44: 7), muitos para serem estabelecidos regularmente. Este é apenas um exemplo de muitos. O uso do plural está de acordo com a união de Cristo e Seu povo. Em sofrimento e triunfo, eles são um com Ele.

6 Tu não te agradaste de sacrifício e oferta; porém tu me furaste as orelhas; tu não pediste nem holocausto nem oferta de expiação do pecado.

Na visão de Paulo, essa passagem tem mais significado do que a mera expressão de devoção grata ao serviço de Deus. Ele representa Cristo como declarando que os sacrifícios, quer sejam ofertas expiatórias de vegetais ou animais, gerais ou especiais, não serviriam para atender às exigências da lei de Deus, e que Ele veio para dar a satisfação requerida, que ele afirma ter sido efetuada por “A oferta do corpo de Cristo” (Hb 10:10), pois essa é a “vontade de Deus” que Cristo veio cumprir ou fazer, para efetuar a redenção do homem. Assim, vemos que o contraste com o caráter insatisfatório atribuído às ofertas do Antigo Testamento no Salmo 40:6 é encontrado no cumprimento da lei de Deus (compare Sl 40: 7, Salmo 40: 8). Naturalmente, como Paulo e outros escritores do Novo Testamento explicam a obra de Cristo, consistiu em mais do que ser feito sob a lei ou obedecer a seus preceitos. Requeria uma “obediência até a morte” (Fp 28), e esse é o cumprimento aqui pretendido, e que torna claro o contraste com o Salmo 40: 6.

tu me furaste as orelhas: Se a alusão é feita ao costume de furar a orelha de um servo, em sinal de escravidão voluntária e perpétua (Êx 21: 6), ou que a abertura do ouvido, como em Is 48: 8; Is 50: 5 (embora por uma palavra diferente em hebraico) denota obediência pela figura comum de ouvir por obedecer, é evidente que a sentença é projetada para expressar uma devoção à vontade de Deus, conforme plenamente declarada no Salmo 40: 8 e já explicado. Paulo, no entanto, usa as palavras: “um corpo me preparaste” (Hb 10: 5), que se encontra na Septuaginta no lugar das palavras: “os meus ouvidos abriram”. nesta cláusula, e seu argumento está completo sem ele. É, talvez, para ser considerado mais como uma interpretação ou tradução livre pela Septuaginta, do que uma adição ou tentativa de tradução verbal. Os tradutores da Septuaginta podem ter tido referência aos sofrimentos vicários de Cristo, conforme ensinado em outras Escrituras, como em Is 53: 4-11; em todo caso, o sentido é substancialmente o mesmo, como um corpo era essencial para a obediência requerida (compare Rm 7: 4; 1Pe 2:24).

7 Então eu disse: Eis que venho; no rolo do livro está escrito sobre mim.

Então: nesse caso, sem necessariamente se referir a ordem do tempo.

Eu que venho: estou preparado para fazer, etc.

no rolo do livro: Esses rolos, parecidos com mapas, ainda são usados ​​nas sinagogas.

escrito sobre mim: ou em mim, prescrito para mim (2Rs 22:13). O primeiro é o sentido adotado por Paulo. Em ambos os casos, o Pentateuco, ou lei de Moisés, é pretendido, e embora contenha muito respeito a Cristo diretamente, como Gn 3:15; Gn 49:10; Dt 18:15 e, indiretamente, no ritual levítico, não há alusão a Davi.

8 Meu Deus, eu desejo fazer a tua vontade; e tua Lei está no meio dos meus sentimentos.

Meu Deus, eu desejo fazer a tua vontade. Isto é, em obedecer à lei, em submeter-me a todas as provações que me foram designadas, em fazer expiação pelos pecados dos homens.

e tua Lei está no meio dos meus sentimentos. A ideia é que a lei de Deus estava dentro dele. Sua obediência não era exterior, mas procedia do coração. Quão verdadeiro era isso do Redentor, não é necessário dizer aqui. [Barnes]

9 Eu anuncio a justiça na grande congregação; eis que não retenho meus lábios; tu, SENHOR sabes disso.

Eu anuncio a justiça: literalmente, “anunciou boas novas”. O ministério profético de Cristo é ensinado. Ele “pregou” as grandes verdades do governo de Deus dos pecadores.

10 Eu não escondo tua justiça no meio de meu coração; eu declaro tua fidelidade e tua salvação; não escondo tua bondade e tua verdade na grande congregação.

eu declaro tua fidelidade e tua salvação; não escondo tua bondade e tua verdade na grande congregação (Sl 22:22,25; 35:18) Ou seja, da perfeita congregação dos redimidos. Cristo, pelos Seus ministros, declara a salvação que foi comprada por Ele mesmo para glória do Pai, a todos os que foram, são e serão congregados na Igreja. Ele finalmente conduzirá os louvores da Igreja perfeita. Este último, Ele fala como se já tivesse sido realizado, tão certo é o seu cumprimento. [JFU]

Leia também um estudo sobre a justiça de Deus.

11 Tu, SENHOR, não detenhas para comigo tuas misericórdias; tua bondade e tua fidelidade me guardem continuamente.

Tu, SENHOR, não detenhas para comigo tuas misericórdias. Assim como eu não retenho meus lábios para os teus louvores. A quantidade de mais misericórdias é proporcional ao grau de gratidão pelas misericórdias já recebidas.

tua bondade e tua fidelidade me guardem continuamente. Assim como “não escondo tua bondade e tua verdade na grande congregação” (Sl 40:10). [JFU]

12 Porque inúmeros males me cercaram; minhas maldades me prenderam, e eu não pude as ver; elas são muito mais do que os cabelos de minha cabeça, e meu coração me desamparou.

males: infligidos por outros.

meu coração me desamparou.: (Mt 26:38): “A minha alma está profundamente triste até a morte”.

eu não pude as ver: não denotando a depressão da culpa consciente, como Lc 18:13, mas a exaustão do sofrimento, como a obscuridade dos olhos (compare Salmo 6: 7; Salmo 13: 3; Salmo 38: 10). Todo o contexto, portanto, sustenta o sentido atribuído às iniquidades.

13 Seja agradável para ti, SENHOR, tu me livrares; SENHOR, apressa-te ao meu socorro.

Seja agradável para ti, SENHOR, tu me livrares. Ou seja, desses problemas e tristezas. Ver Mateus 26:39. A oração é para que, se possível, o cálice da tristeza seja tirada.

SENHOR, apressa-te ao meu socorro. Essa é a mesma forma de oração, e referindo-se, suponho, à mesma ocasião que ocorre em Salmo 22:19. [Barnes]

14 Envergonhem-se, e sejam juntamente humilhados os que buscam a minha alma para a destruírem; tornem-se para trás e sejam envergonhados os que querem o meu mal.

A linguagem não é necessariamente de maldição, mas sim uma expectativa confiante (Sl 5:11), embora o sentido anterior não seja inconsistente com a oração de Cristo pelo perdão de Seus assassinos, visto que sua confusão e vergonha podem ser o meio para prepare-os para buscar humildemente o perdão (compare At 2:37).

15 Sejam eles assolados como pagamento de sua humilhação, os que dizem de mim: “Ha-ha!”

como pagamento: literalmente, “em consequência de.”

Ha-ha: (Compare com Sl 35:21, Sl 35:25).

16 Fiquem contentes e se alegrem-se em ti todos aqueles que te buscam; digam continuamente os que amam tua salvação: Engrandecido seja o SENHOR!

(Compare com o Salmo 35:27).

O desapontamento dos ímpios dá oportunidade para os justos se alegrarem em Deus, não apenas porque eles são libertos da perseguição, mas porque eles vêem nela a prova da soberania justa de Deus e o desdobramento dos Seus propósitos de salvação.

os que amam tua salvação. Compare com Salmo 40:10 e 2Tm 4:8. [Cambridge]

17 E eu estou miserável e necessitado; mas o SENHOR cuida de mim; tu és meu socorro e meu libertador; Deus meu, não demores.

Um resumo de sua condição e esperanças.

não demores: “quando ele ofereceu orações e súplicas com forte clamor e lágrimas, àquele que pôde salvá-lo da morte” (Hb 5:7).

<Salmo 39 Salmo 41>

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.