Salmo 40:1

Esperei com esperança no SENHOR, e ele se inclinou a mim, e ouviu o meu clamor.

Comentário Barnes

Esperei com esperança no SENHOR. Não foi um ato único e momentâneo de expectativa ou esperança; foi contínuo; ou, foi perseverante. A ideia é que sua oração não foi respondida de uma só vez, mas que foi respondida depois que ele fez orações repetidas, ou quando parecia que suas orações não seriam respondidas. É a oração sincera e perseverante que é referida; é a súplica contínua e a esperança quando parecia não haver resposta para a oração, e nenhuma perspectiva de que ela seria respondida.

e ele se inclinou a mim – isto é, no final ele me ouviu e respondeu; ou ele se virou favoravelmente para mim, como resultado de uma oração “perseverante”. A palavra “inclinado” aqui significa propriamente “curvado”; isto é, ele “inclinou-se para frente” para ouvir, ou para colocar seu ouvido perto de minha boca e me ouvir. No início, ele parecia como alguém que não queria ouvir; como alguém que inclina sua cabeça para trás ou vira sua cabeça para longe. No final, porém, ele se inclinou para frente para receber minha oração.

e ouviu o meu clamor – o grito ou súplica que fiz por ajuda; o grito que dirigi a ele na profundidade de minhas tristezas e meu perigo, Salmo 40:2. Como aplicado ao Redentor, isto se referiria ao fato de que em suas tristezas, nas profundas tristezas ligadas à obra da redenção, ele perseverou em chamar a Deus, e que Deus o ouviu, e o elevou à glória e à alegria. Ver Mateus 26:36-46. Compare as notas em Hebreus 5:7. O tempo a ser mencionado é depois que seus sofrimentos foram encerrados; depois que seu trabalho foi feito; “depois” ele ressuscitou dos mortos. Esta é a linguagem da lembrança agradecida que podemos supor que ele proferiu na análise das incríveis tristezas pelas quais ele havia passado ao fazer a expiação, e na lembrança de que Deus o havia mantido naquelas tristezas, e o havia trazido de tal profundidade de tristeza a tal altura de glória. [Barnes]

Comentário de A. F. Kirkpatrick 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Salmo 39:13 Salmo 40:2 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.