Hebreus 5

1 Pois todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído em prol das pessoas nas coisas relativas a Deus, para apresentar tanto ofertas como sacrifícios pelos pecados;

Comentário A. R. Fausset

Para – fundamentar Hebreus 4:15.

todo – isto é, todo sumo sacerdote legítimo; por exemplo, o levítico, como ele está falando com os hebreus, entre os quais o sacerdócio levítico foi estabelecido como o legítimo. Seja qual for a razão, Paulo é excelente nos sacerdotes levíticos, também está em Cristo, e além de excelências que não estão nos sacerdotes levíticos.

tomado dentre os homens – não entre os anjos, que não poderiam ter um sentimento companheiro conosco homens. Esta qualificação Cristo tem, como sendo, como o sacerdote levítico, um homem (Hebreus 2:14, 16). Sendo “de homens”, Ele pode ser “por (isto é, em favor de, para o bem de) homens”.

ordenado – grego, “constituído”, “nomeado”.

ambos os dons – ser unidos com “por pecados”, como “sacrifícios” é (o “ambos… e” requer isto); portanto, não o hebraico, “{mincha}”, “ofertas incruentas”, mas todo animal holocaustos, espontaneamente dados. “Sacrifícios” são os sacrifícios de animais devidos de acordo com a ordenação legal (Estius). [Fausset, aguardando revisão]

2 e ele é capaz de se compadecer dos ignorantes e dos errados, pois ele mesmo também está rodeado de fraqueza.

Comentário A. R. Fausset

Quem pode – grego, “poder”; não agradar a si mesmo (Romanos 15:3).

se compadecer – grego, “estime suavemente”, “sinta brandamente” ou “moderadamente voltado”; “Fazer provisão para”; não mostrando severo rigor salvo para os obstinados (Hebreus 10:28).

ignorantes – pecados não cometidos em resistência de luz e conhecimento, mas como pecado passado de Paulo (1Timóteo 1:13). Nenhum sacrifício foi designado para o pecado intencional cometido com mão alta; porque tais pessoas seriam punidas com a morte; todos os outros pecados, a saber, ignorâncias e erros, foram confessados ​​e expiados com sacrifícios pelo sumo sacerdote.

errantes – não deliberadamente e completamente intencionalmente errante, mas iludida pela fraude de Satanás e sua própria fragilidade carnal e negligência.

fraqueza – fraqueza moral que é pecaminosa, e torna os homens capazes de pecar, e assim requer ser expiada por sacrifícios. Esse tipo de “enfermidade” Cristo não tinha; Ele tinha a “enfermidade” do corpo por meio do qual Ele era capaz de sofrer e morrer. [Fausset, aguardando revisão]

3 E, por causa desta fraqueza ,ele tem o dever de apresentar oferenda, tanto pelos pecados do povo, como também de si mesmo.

Comentário A. R. Fausset

por razão disto – “por conta desta” enfermidade.

ele deve … também por si mesmo, oferecer pelos pecados – o sacerdote levítico deve; neste nosso Sumo Sacerdote é superior ao Levítico. O segundo “para” é um termo grego diferente do primeiro; “Em nome das pessoas … por causa dos pecados.” [Fausset, aguardando revisão]

4 E ninguém toma para si esta honra, a não ser aquele que é chamado por Deus, como Arão.

Comentário A. R. Fausset

ninguém – de qualquer outra família, exceto Arão, de acordo com a lei mosaica, pode tomar para si o ofício de sumo sacerdote. Este versículo é citado por alguns para provar a necessidade de uma sucessão apostólica de ordenação no ministério cristão; mas a referência aqui é ao sacerdócio, não ao ministério cristão. A analogia em nossa dispensação cristã advertia ministros, visto que Deus os separou da congregação de Seu povo para trazê-los para Si Mesmo, e para fazer o serviço de Sua casa, e ministrar (como Ele separou os levitas, Coré com seus companhia), que contente com isso, eles devem tomar cuidado de assumir o sacerdócio sacrificial também, que pertence somente a Cristo. O pecado de Corá foi, não contente com o ministério como levita, ele também tomou o sacerdócio sacerdotal. Nenhum ministro cristão, como tal, é chamado de “Hiereus”, isto é, sacerdote sacrificador. Todos os cristãos, sem distinção, sejam ministros ou pessoas, têm um sacerdócio metafórico, não literal. Os sacrifícios que eles oferecem são espirituais, não literais, seus corpos e o fruto de seus lábios, elogia continuamente (Hebreus 13:15). Só Cristo tinha um sacrifício adequado e verdadeiro para oferecer. Os sacrifícios da lei eram típicos, não metafóricos, como os do cristão, nem apropriados e verdadeiros, como os de Cristo. Nos tempos romanos, a restrição mosaica do sacerdócio à família de Arão foi violada. [Fausset, aguardando revisão]

5 Assim também Cristo não glorificou a si mesmo para se fazer Sumo Sacerdote; mas sim, àquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.

Comentário A. R. Fausset

não glorificou a si mesmo. Cristo não assumiu a glória do ofício sacerdotal sem o chamado de Deus (Jo 8:54).

mas sim, àquele que lhe disse, isto é, o Pai o glorificou ou O nomeou ao sacerdócio. Esta nomeação foi envolvida e foi o resultado da filiação de Cristo, que o qualificou para ela. Ninguém, a não ser o divino Filho, poderia ter cumprido tal ofício (Hebreus 10:5-9). A conexão da Filiação e do sacerdócio é tipificada no título hebraico para os sacerdotes serem dados aos filhos de Davi (2Samuel 8:18). Cristo não constituiu a Si mesmo o Filho de Deus, mas foi desde sempre o unigênito do Pai. [JFU]

6 Como também diz em outro texto : Tu és Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Comentário A. R. Fausset

Ele é aqui chamado simplesmente de “sacerdote”; em Hebreus 5:5, “Sumo Sacerdote”. Ele é absolutamente um Sacerdote, porque Ele permanece sozinho nesse caráter sem igual. Ele é “Sumo Sacerdote” em relação ao tipo Aarônico, e também em relação a nós, a quem Ele fez sacerdotes abrindo-nos acesso a Deus (Bengel). “A ordem de Melquisedeque” é explicada em Hebreus 7:15, “a semelhança de Melquisedeque”. O sacerdócio é similarmente combinado com Seu ofício real em Zacarias 6:13. Melquisedeque foi ao mesmo tempo homem, sacerdote e rei. A escolha de Paulo como o tipo de Cristo que não é da linhagem de Abraão, da qual os judeus se orgulhavam, é uma indicação do universalismo messiânico. [Fausset, aguardando revisão]

7 Ele, nos dias de seu corpo carnal, ofereceu com grande clamor e lágrimas, tanto orações como súplicas para aquele que podia o livrar da morte, e foi ouvido por causa da devoção.

Comentário A. R. Fausset

nos dias de seu corpo carnal – (Hebreus 2:14; Hebreus 10:20). Hebreus 5:7-10 declara sumariamente o assunto prestes a ser tratado mais plenamente no sétimo e no oitavo capítulos.

quando ele ofereceu – sim, “naquilo que Ele ofereceu”. Seu choro e lágrimas eram parte da lição experimental de obediência que Ele submeteu a aprender do Pai (quando Deus o qualificava para o sumo sacerdócio). “Quem” deve ser interpretado com “obediência aprendida” (ou melhor, como grego, “Sua obediência”; “a obediência” que todos nós conhecemos). Tudo isso mostra que “Cristo não glorificou a si mesmo para ser feito sumo sacerdote” (Hebreus 5:5), mas foi designado para isso pelo Pai.

clamor e lágrimas – grego, “ambas as orações e súplicas”. No Getsêmani, onde Ele orou três vezes, e na cruz, onde Ele chorou, Meu Deus, meu Deus … provavelmente repetindo interiormente todo o vigésimo segundo Salmo. “Orações” referem-se à mente: “súplicas” também ao corpo (ou seja, a atitude suplicante) (Mateus 26:39) (Bengel).

tanto orações como súplicas – As “lágrimas” são um fato adicional aqui comunicado a nós pelo apóstolo inspirado, não registrado nos Evangelhos, embora implícito. Mateus 26:37, “triste e muito pesado”. Marcos 14:33; Lucas 22:44, “em agonia Ele orou mais fervorosamente… Seu suor … grandes gotas de sangue caindo no chão.” Salmo 22:1-2 (“rugindo… clamam”), Salmo 22:19, 21, 24; Salmo 69:3, 10: “Eu chorei”.

podia o livrar da morteMarcos 14:36: “Tudo é possível a Ti” (Jo 12:27). Seu grito mostrou toda a sua participação na enfermidade do homem: Sua referência ao Seu desejo à vontade de Deus, à sua fé e obediência sem pecado.

foi ouvido por causa da devoção – Não há intimação no vigésimo segundo Salmo, ou os Evangelhos que Cristo orou para ser salvo do simples ato de morrer. O que ele temia era a ocultação do semblante do Pai. Seu santo amor filial deve ter encolhido justamente desta estranha e amarga provação sem a imputação da impaciência. Estar passivamente contente com a aproximação de tal nuvem teria sido, não a fé, mas o pecado. A taça da morte pela qual Ele orou para ser libertado era, não corporal, mas a morte espiritual, isto é, a separação (temporária) de Sua alma humana da luz do semblante de Deus. Sua oração foi “ouvida” no fortalecimento de Seu Pai, de modo a manter firme sua fé inabalável sob o julgamento (Meu Deus, meu Deus, ainda era Seu grito de criação, ainda alegando que Deus era Seu, embora Deus escondesse Seu rosto), e logo removendo-o em resposta ao Seu grito durante as trevas na cruz, “Meu Deus, meu Deus” etc. Mas veja abaixo uma explicação adicional de como Ele foi ouvido. O grego literalmente é “foi ouvido do seu medo”, isto é, para ser salvo do seu medo. Compare Salmo 22:21, o que está de acordo com isso: “Salva-me da boca do leão (Sua oração): tu me ouviste dos chifres dos unicórnios.” Ou o que melhor está de acordo com o significado estrito do substantivo grego? , “Em consequência de Seu MEDO REVERENTIAL”, isto é, em que Ele se encolheu dos horrores da separação da presença brilhante do Pai, mas foi reverentemente cauteloso por nenhum pensamento ou palavra de impaciência para dar lugar a uma sombra de desconfiança ou desejo de perfeito amor filial. No mesmo sentido, Hebreus 12:28 usa o substantivo e Hebreus 11:7 o verbo. Alford analogamente se traduz: “Por causa de sua submissão reverente.” Eu prefiro “medo reverente”. A palavra derivação significa o manejo cauteloso de algum recipiente precioso, porém delicado, que com manuseio mais rude pode ser facilmente quebrado (Trench). Isto concorda plenamente com o “espírito” de Jesus, “Se for possível … todavia não a Minha vontade, mas a Tua vontade seja feita”; e com o contexto, Hebreus 5:5, “Glorificado para não ser feito Sumo Sacerdote”, implicando temor reverente: em que parece que Ele tinha o requisito para o ofício especificado Hebreus 5:4, “Nenhum homem toma essa honra para si mesmo Alford bem diz, O que é verdade na vida do cristão, que o que pedimos a Deus, embora Ele não conceda na forma que desejamos, ainda assim Ele concede em Si próprio, e que uma forma melhor, não segura bom no caso de Cristo; para a verdadeira oração de Cristo, “não a Minha vontade, mas a Tua seja feita”, em coerência com o Seu temor reverente para com o Pai, foi concedida na forma em que foi expressa, não em outra. [Fausset, aguardando revisão]

8 Ainda que ele era o Filho, aprendeu a obediência por meio das coisas que sofreu.

Comentário A. R. Fausset

aprendeu a obediência por meio das coisas que sofreu etc. Ele já era obediente antes de Sua paixão, mas se inclinou para uma forma ainda mais humilhante e tentadora de obediência. O adágio grego é “{Pathemata mathemata}”, “sofrimentos, disciplinagens”. Orar e obedecer, como no caso de Cristo, deve andar de mãos dadas. [Fausset, aguardando revisão]

9 E, depois de ter sido consumado, ele foi feito autor da eterna salvação a todos os que lhe obedecem;

Comentário A. R. Fausset

ter sido consumado – completado, trazido à sua meta de aprender e sofrer através da morte (Hebreus 2:10) (Alford), a saber, em Sua gloriosa ressurreição e ascensão.

autor – grego, “causa”.

eterna salvação – obtida para nós nos curtos “dias de Jesus” carne “(Hebreus 5:7; compare com Hebreus 5:6,” para sempre “, Isaías 45:17).

a todos … que lhe obedecem – Como Cristo obedeceu ao Pai, devemos obedecê-lo pela fé. [Fausset, aguardando revisão]

10 e nomeado por Deus como Sumo Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Comentário A. R. Fausset

Grego, em vez disso, “Endereçado por Deus (pelo apelido) Sumo Sacerdote”. Sendo formalmente reconhecido por Deus como Sumo Sacerdote no tempo de Seu ser “aperfeiçoado” (Hebreus 5:9). Ele era Sumo Sacerdote já no propósito de Deus antes de Sua paixão; mas depois disso, quando aperfeiçoado, Ele foi formalmente tratado assim. [Fausset, aguardando revisão]

11 Nosso comentário a respeito disso é extenso e difícil de explicar, porque vos tornastes negligentes para ouvir.

Comentário A. R. Fausset

Aqui ele faz uma digressão para reclamar das baixas realizações espirituais dos cristãos palestinos e para avisá-los do perigo de cair da luz uma vez desfrutado; ao mesmo tempo, encorajando-os pela fidelidade de Deus a perseverar. Em Hebreus 6:20 ele retoma a comparação de Cristo com Melquisedeque.

difícil de explicar – mais como grego, “difícil de interpretar para falar”. Difícil para mim declarar inteligivelmente a você devido ao seu tédio em relação às coisas espirituais. Por isso, em vez de dizer muitas coisas, ele escreve em poucas palavras (Hebreus 13:22). No “nós”, Paulo, como sempre, inclui Timóteo consigo mesmo ao abordá-los.

sois – grego, “vos tornastes enfadonho” (o grego, por derivação, significa difícil de mover): isso implica que uma vez, quando “iluminados” pela primeira vez, foram sinceros e zelosos, mas se tornaram estúpidos. Que os crentes Hebreus em Jerusalém eram insensíveis em coisas espirituais e legais em espírito, aparece em Atos 21:20-24, onde Tiago e os anciãos expressamente dizem dos “milhares de judeus que crêem”, que “todos eles são zelosos a lei”; isto foi na última visita de Paulo a Jerusalém, depois da qual esta epístola parece ter sido escrita (ver em Hebreus 5:12, em “para o tempo”). [Fausset, aguardando revisão]

12 Pois, pelo tempo, vós já devíeis ser mestres; porém novamente tendes necessidade de serdes ensinados os princípios básicos das palavras de Deus; e vos fizestes como se precisásseis de leite, e não de alimento sólido.

Comentário A. R. Fausset

pelo tempo – considerando o longo tempo que você tem sido cristãos. Portanto, esta epístola não foi uma daquelas escritas cedo.

os princípios básicos – grego, “os rudimentos do começo de”. Uma frase paulina (veja em Gálatas 4:3; veja em Gálatas 4:9). Vocês precisam não apenas ser ensinados os primeiros elementos, mas também “quais são”. Portanto, são enumerados Hebreus 6:1-2 (Bengel). Alford traduz: “Aquele alguém te ensina os rudimentos”; mas a posição do grego “”tina}”) me inclina a interpretá-lo interrogativamente, “que”, como a versão em inglês, siríaco, a vulgata, etc.

das palavras de Deus – ou seja, do Antigo Testamento: em vez de ver Cristo como o fim da Escritura do Antigo Testamento, eles foram recaída para o judaísmo, de modo a não ser capaz de compreender a típica referência a Cristo de tal Personagem do Antigo Testamento como Melquisedeque, mas até referências muito mais elementares.)

se tornam – por indolência.

leite… não… carne forte – “Leite” refere-se a tais princípios fundamentais como enumera em Hebreus 6:1-2. A carne sólida, ou comida, não é absolutamente necessária para preservar a vida, mas é assim para adquirir maior força. Especialmente no caso dos hebreus, que foram muito dados a interpretações alegóricas de sua lei, que eles tanto veneram, a aplicação dos tipos do Antigo Testamento, a Cristo e Seu Sumo Sacerdócio, foi calculado muito para fortalecê-los na fé cristã. [Limborcho] [Fausset, aguardando revisão]

13 Pois qualquer um que depende de leite é inexperiente na palavra da justiça; porque ainda é um bebê.

Comentário A. R. Fausset

useth – grego “partaketh”, isto é, toma como sua porção. Até homens fortes participam do leite, mas não fazem do leite seu chefe, muito menos sua dieta exclusiva.

na palavra da justiça – o Evangelho em que “a justiça de Deus é revelada de fé em fé” (Romanos 1:17), e que é chamado de “o ministério da justiça” (2Coríntios 3:9). Isto inclui a doutrina da justificação e santificação: os primeiros princípios, bem como a perfeição, da doutrina de Cristo: a natureza dos ofícios e a pessoa de Cristo como o verdadeiro Melquisedeque, isto é, “Rei da justiça” (compare Mateus). 3:15). [Fausset, aguardando revisão]

14 Mas o alimento sólido é para os maduros, os quais, pelo costume, têm os sentidos treinados para discernirem tanto o bem como o mal.

Comentário A. R. Fausset

carne forte – “comida sólida”.

eles… de idade completa – literalmente, “perfeito”: semelhante à “perfeição” (Hebreus 6:1).

por motivo de uso – grego, “hábito”.

sentidos – órgãos dos sentidos.

exercido – similarmente conectado com a “justiça” em Hebreus 12:11.

discernirem tanto o bem como o mal – como uma criança não mais uma criança (Isaías 7:16): tão capaz de distinguir entre doutrina sólida e não-saudável. A mera criança põe em sua boca as coisas dolorosas e as coisas nutritivas, sem discriminação: mas não é assim o adulto. Paulo alude novamente à sua tendência a não discriminar, mas a ser levado por estranhas doutrinas, em Hebreus 13:9. [Fausset, aguardando revisão]

<Hebreus 4 Hebreus 6>

Visão geral de Hebreus

Na livro de Hebreus, “o autor mostra como Jesus é a revelação final do amor e da misericórdia de Deus e é digno de nossa devoção”. Para uma visão geral deste livro, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola aos Hebreus.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.