Bíblia, Revisar

2 Timóteo 3

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!
1 Sabe porém isto, que nos últimos dias virão tempos difíceis.

últimos dias – precedendo a segunda vinda de Cristo (2Pe 3:3; Jz 1:18). “Os últimos tempos”, 1Tm 4:1, referem-se a um período não tão remoto como “os últimos dias”, ou seja, os longos dias de anticristianismo papal e grego.

virão– grego, “será iminente”; “Virá inesperadamente” (Bengel).

difíceis – literalmente, “tempos difíceis”, em que é difícil saber o que deve ser feito: “tempos difíceis”.

2 Pois haverá alguns que serão egoístas, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e a mães, ingratos, profanos,

alguns– na igreja professa. Compare o catálogo, Rm 1:29, etc., onde os mesmos pecados são atribuídos aos homens pagãos; será uma recaída no virtual paganismo, com todas as suas propensões semelhantes a animais, de onde o símbolo é “uma besta” (Ap 13:1,11-12, etc .; Ap 17:3,8,11).

gananciosos – Traduza “amando dinheiro”, uma palavra grega distinta da palavra “cobiçoso” (ver em Cl 3:5). O substantivo grego cognato (1Tm 6:10) é assim traduzido, “o amor ao dinheiro é uma raiz (grega, não ‘a’) de todo o mal”.

presunçosos – vazios presos (Alford); gabando-se de ter o que eles não têm.

soberbos – arrogância: literalmente, mostrando-se acima de seus companheiros.

blasfemos– em vez disso, “mal-falantes”, os vilões.

desobedientes a pais e a mães – O caráter dos tempos deve ser colhido especialmente das maneiras dos jovens (Bengel).

ingratos – A obrigação de gratidão é próxima da obediência aos pais.

profanos – irreligioso (Alford); inobservante dos ofícios de piedade.

3 sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, sem dominio próprio, cruéis, sem amor com os bons,

truce-breakers – como o grego é traduzido em Rm 1:31, “implacável”.

acusadores falsos – caluniadores (1Tm 3:11; Tt 2:3).

incontinente, feroz – ao mesmo tempo suave e duro: incessantemente se entregando e desumano aos outros.

desprezadores, etc. – “não há amantes do bem” (Alford); o oposto de “um amante do bem” (Tt 1:8).

4 traidores, precipitados, orgulhosos, que amam mais os prazeres que a Deus.

precipitados – precipitar em ação e em paixão.

orgulhosos – literalmente, “inflado” com orgulho, como com a fumaça cegando-os.

que amam mais os prazeres que a Deus – O amor do prazer destrói o amor e o sentido de Deus.

5 Eles têm uma aparência de devoção divina, mas negam o poder dela. Afasta-te desses também.

aparência – semelhança externa.

o poder – a influência viva, regeneradora e santificadora dele.

afaste-se – sugerindo que alguns desses personagens, precursores dos últimos dias, já estavam na Igreja.

6 Pois dentre esses são os que entram pelas casas, e levam cativas as mulheres insensatas carregadas de pecados, levadas com vários maus desejos;

Pois dentre esses  – como foram descritos (2Tm 3:5).

carregadas de pecados – (Is 1:4); aplicando-se às “mulheres tolas” cujas consciências estão sobrecarregadas de pecados, e assim são presas prontas dos falsos mestres que prometem facilidade de consciência se os seguirem. Uma má consciência leva facilmente ao naufrágio da fé (1Tm 1:19).

maus desejo – não apenas luxúria animal, mas paixão por mudança na doutrina e na maneira de ensinar; o correr atrás dos homens da moda e dos princípios da moda, atraindo-os nas direções mais opostas (Alford).

7 que sempre estão aprendendo, e jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade.

sempre estão aprendendo – algum novo ponto, por mera curiosidade, ao menosprezo do que pareciam conhecer antes.

ao conhecimento – grego, “o conhecimento perfeito”; a única salvaguarda contra novas novidades. O gnosticismo se apoderou especialmente do sexo feminino [Estius, 1.13.3]: o jesuitismo romano.

8 E assim como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, assim também esses se opõem a verdade; esses são corruptos de entendimento, e reprovados quanto à fé.

E assim como – grego, “mas”; não é de admirar que deva haver agora tais oponentes à verdade, pois seus protótipos existiram nos tempos antigos (Alford).

Janes e Jambres – nomes tradicionais dos magos egípcios que resistiram a Moisés (Êx 7:11,22), derivados do “ensino não escrito dos judeus” (Theodoret). Em um ponto tão imaterial quanto os nomes, onde a Escritura não os registrou, Paulo toma os nomes que a opinião geral atribuiu aos magos. Eusébio [Preparação do Evangelho], citações de Numenius, “Janes e Jambres eram escribas sagrados (uma ordem inferior de sacerdotes no Egito) habilidosos em magia.” Hiller interpreta “Jannes” da língua Abyssinian um trapaceiro, e “Jambres” um malabarista ”(At 13:8).

se opuseram– “suportar”, como antes. Eles fizeram isso tentando rivalizar com os milagres de Moisés. Assim, os falsos mestres devem expor maravilhas mentirosas nos últimos dias (Mt 24:24; 2Ts 2:9; Ap 13:14-15).

reprovados – incapaz de testar a verdade (Rm 1:28) (Bengel). Alford leva passivamente, “não cumprindo o teste”; rejeitado em ser testado (Jr 6:30).

9 Eles, porém, não avançarão; pois a insensatez deles será evidente a todos, como também foi a daqueles.

Eles, porém, não avançarão – Embora por um tempo (2Tm 2:16) “eles avançem ou prossigam (Versão Inglesa,‹ aumentar ‘) até mais iniquidade ”, ainda assim há um limite final além do qual eles não serão capazes de “Prossiga” (Jó 38:11; Ap 11:7,11). Eles mesmos “piorarão cada vez mais” (2Tm 3:13), mas eles serão finalmente para sempre impedidos de seduzir os outros. “Muitas vezes a malícia avança mais fundo, quando não pode se estender” (Bengel).

insensatez  – literalmente, “dementação”: sábio, embora eles se pensem.

será evidente – grego, “será tirado da ocultação em dia aberto” (Bengel), (1Co 4:5).

como também foi a daqueles – como o daqueles magos era, quando não só eles não podiam mais tentar rivalizar com Moisés ao enviar furúnculos, mas os furúnculos caíram sobre eles mesmos: assim como para os piolhos (Êx 8:189:11) .

10 Porém tu tens seguido a minha doutrina, conduta, intenção, fé, paciência, amor, perseverança,

Porém tu tens seguido – literalmente, “totalmente seguido” e rastreado; ou seja, com o objetivo de seguir-me como seu padrão, na medida em que eu sigo a Cristo; o mesmo grego que em Lc 1:3, “tendo perfeito entendimento de todas as coisas”. Sua piedosa mãe Eunice e sua avó Lois o recomendariam a estudar completamente o curso cristão de Paulo como um padrão. Ele não tinha sido ainda o companheiro de Paulo na época das perseguições do apóstolo em Antioquia, Icônio e Listra (At 13:5014:5,19), mas é mencionado pela primeira vez como tais Atos 16:1-3. No entanto, ele já era “discípulo” quando nos foi apresentado em At 16:1-3; e como Paulo o chama de “meu próprio filho na fé”, ele deve ter sido convertido pelo apóstolo anteriormente; talvez na visita àquelas partes três anos antes. Daí surgiu o conhecimento de Timóteo sobre as perseguições de Paulo, que eram a conversa comum das igrejas naquelas regiões sobre o tempo de sua conversão. A alusão incidental a eles aqui forma uma coincidência indesejada entre a história e a Epístola, indicando genuinidade [Paley, Horae Paulinae]. Um falsificador de epístolas dos Atos nunca aludiria ao conhecimento de Timóteo das perseguições, quando esse conhecimento não é expressamente mencionado na história, mas só é alcançado por inferência indireta; Também a omissão de Derbe aqui, na Epístola, está em minuciosa concordância com o fato de que em Derbe nenhuma perseguição é mencionada na história, embora Derbe e Lystra sejam comumente mencionados juntos. A razão pela qual ele menciona suas perseguições antes de Timóteo tornar-se seu companheiro, e não as subsequentes, foi porque Timóteo estava familiarizado com o último como uma testemunha ocular e Paulo não precisava lembrá-lo deles, mas o ex-Timóteo tinha procurado a informação de outros, especialmente como a data e cena deles era a data e cena de sua própria conversão.

conduta – modo de vida, comportamento.

intenção – O grego é em outro lugar geralmente usado do “propósito” de Deus. Mas aqui, como em At 11:23, do determinado “propósito de coração ao apegar-se ao Senhor”. Meu objetivo ou resolução em minha função apostólica, e em toda ação não é meu ganho egoísta, mas a glória de Deus em Cristo.

paciência – para com meus adversários e os falsos mestres; para com os irmãos suportando suas enfermidades; para o não convertido, e o prescrito quando penitente (2Tm 4:2; 2Co 6:6; Gl 5:22; Ef 4:2; Cl 3:12).

perseverança  – “resistência”; paciente continuação em fazer bem em meio a adversidades (2Tm 3:11; Rm 2:7).

11 perseguições, aflições; as quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; tais perseguições sofri, e o Senhor me livrou de todas.

em Antioquia – da Pisídia (At 13:14,50-51).

Icônio – (At 14:1-5).

Listra – (At 14:6,19).

e o Senhor me livrou de todas – (2Tm 4:17; Sl 34:17; 2Co 1:10). Um encorajamento para Timóteo não temer perseguições.

12 E também todos os que querem viver devotamente em Cristo Jesus sofrerão perseguição.

E também – uma consideração adicional por Timóteo: se ele deseja viver piedosamente em Cristo, ele deve se decidir a encontrar perseguição.

os que querem – grego, “todo cujo desejo é viver”, etc. Até agora a perseguição deveria ser um obstáculo a Timóteo, ele deveria considerá-lo uma marca dos piedosos. Assim, o mesmo grego é usado da mesma coisa, Lc 14:28,33, “pretendendo (grego, ‘desejar’) construir uma torre… conta o custo”.

viver devotamente em Cristo Jesus – (Gl 2:20; Fp 1:21). Não há piedade (grego, “piedosamente”) ou piedade de Cristo. O mundo opõe-se facilmente à máscara de uma religião que depende de si mesma, mas a piedade que deriva seu vigor diretamente de Cristo é tão odiosa para os cristãos modernos quanto para os antigos judeus (Bengel).

sofrerão perseguição – e não a recusará (Gl 5:11). Bispo Pearson prova que a origem divina do cristianismo de seu sucesso é inexplicável na suposição de seu ser de origem humana. A natureza de sua doutrina não era uma maneira provável de comandar o sucesso: (1) condena todas as outras religiões, algumas estabelecidas há séculos; (2) ordena os preceitos ingratos a carne e sangue, a mortificação da carne, o amor dos inimigos e o cumprimento da cruz; (3) reforça estes preceitos aparentemente irracionais com promessas aparentemente inacreditáveis; não coisas boas como a complacência aos nossos sentidos, mas que não podem ser obtidas até depois desta vida, e pressupõem o que então parecia impossível, a ressurreição; (4) prediz a seus seguidores o que parece certo impedir a maioria do mundo de abraçá-lo, perseguições.

13 Mas os que são maus e enganadores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

Razão pela qual as perseguições devem ser esperadas, e estas se tornam cada vez piores à medida que o fim se aproxima. A brecha entre a luz e a escuridão, longe de ser curada, será ampliada (Alford).

 maus – em contraste com os “piedosos” (2Tm 3:12).

enganadores – literalmente, “conjuradores”. As artes mágicas prevaleceram em Éfeso (At 19:19) e foram renunciadas por muitos efésios ao abraçarem o cristianismo: mas agora, quando Paulo estava escrevendo para Éfeso, surgiram sintomas de um retorno aos truques de conjuração: coincidência indesejada (Burton). Provavelmente a feitiçaria caracterizará a apostasia final (Ap 13:1518:2322:15).

irão de mal a pior – literalmente, “avançar na direção do pior” (ver em 2Tm 3:9). Não é contraditório a esse verso: ali foi falada a difusão do mal; aqui sua intensidade (Alford).

enganando e sendo enganados – Aquele que uma vez começou a enganar os outros, é o menos capaz de se recuperar do erro, e mais facilmente abraça os erros dos outros (Bengel).

14 Tu, porém, continua nas coisas que aprendeste e das quais foste convencido, pois sabes aqueles de quem as aprendeste.

Tu, porém – Tudo o que eles podem fazer. Retomando o fio iniciado em 2Tm 3:10.
aprendi – de mim e tua mãe e avó (2Tm 1:52:2).

continua nas coisas – da Escritura (2Tm 3:15).

aqueles de quem as aprendestes – plural, não singular, nos manuscritos mais antigos, “de que professores.” Não só de mim, mas de Lois e Eunice.

15 e que desde tua infância conheceste as Sagradas Escrituras, que podem te fazer sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.

tua infância – literalmente, “de uma criança”. A tenra idade da primeira aurora da razão é aquela em que as mais duradouras impressões de fé podem ser feitas.

Sagradas Escrituras – O Antigo Testamento ensinado por sua mãe judia. Uma coincidência não proposta com 2Tm 1:5; At 16:1-3.

sábio – em si mesmos: embora, por culpa dos próprios homens, muitas vezes não tornem os homens salvamente vivos.

para a salvação – isto é, sábio para alcançar a salvação. Contraste “loucura” (2Tm 3:9). Sábio também em estendê-lo aos outros.

pela fé em Cristo Jesus – como o instrumento desta sabedoria. Cada um conhece as coisas divinas apenas na medida em que sua própria experiência se estende. Aquele que não tem fé, não tem sabedoria ou salvação.

16 Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para mostrar erros, para corrigir, e para instruir na justiça;

Toda a Escritura – grego, “Toda Escritura”, isto é, as Escrituras em todas as suas partes. No entanto, a Versão Inglesa é sustentada, embora o artigo grego esteja querendo, pelo uso técnico do termo “Escritura” sendo tão bem conhecido como não precisar do artigo (compare Grego, Ef 3:152:21). O grego nunca é usado de escritos em geral, mas apenas das escrituras sagradas. A posição dos dois adjetivos gregos intimamente unidos por “e”, proíbe que tomemos um como epíteto, o outro como predicado e traduzido como Alford e Ellicott. “Toda Escritura dada por inspiração de Deus também é proveitosa”. A Vulgata e os melhores manuscritos favorecem a versão em inglês. Claramente, os adjetivos estão tão intimamente conectados que, assim como um é um predicado, o outro deve ser assim também. Alford admite que sua tradução seja dura, embora legítima. É melhor com a versão inglesa para levá-lo em uma construção legítima, e ao mesmo tempo não dura. O grego, “inspirado por Deus”, não é encontrado em nenhum outro lugar. A maioria dos livros do Novo Testamento foram escritos quando Paulo escreveu sua última epístola: assim ele inclui na sentença “Toda a Escritura é inspirada por Deus”, não apenas no Antigo Testamento, no qual somente Timóteo era ensinado quando criança (2Tm 3:15), mas os livros do Novo Testamento de acordo como eram reconhecidos nas igrejas que tinham homens dotados de “discernimento de espíritos”, e assim capazes de distinguir enunciados realmente inspirados, pessoas, e assim seus escritos de espúrias. Paulo quer dizer: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e, portanto, útil”; porque não vemos utilidade em nenhuma palavra ou parte dela, ela não segue, não é inspirada por Deus. É útil, porque inspirado por Deus; não inspirado por Deus, porque útil. Uma razão para o artigo não ser antes do grego, “Escritura”, pode ser que, se tivesse, poderia ser suposto que limitava o sentido à {hiera grammata}, “Sagradas Escrituras” (2Tm 3:15) do Antigo Testamento, enquanto aqui a afirmação é mais geral: “toda a Escritura” (compare Grego, 2Pe 1:20) A tradução, “toda Escritura que é inspirada por Deus também é útil”, implicaria que há alguma Escritura que não é inspirada por Deus, mas isso excluiria o sentido apropriado da palavra “Escritura”, e quem precisaria ser informado de que “toda a divina Escritura é útil (‘proveitosa’)?” Hb 4:13 iria, na visão de Alford, tem que ser traduzida, “Todas as coisas nuas também estão abertas aos olhos Dele”, etc .: assim também 1Tm 4:4, o que seria um absurdo [Tregelles, Observações sobre as Visões Proféticas do Livro de Daniel] Knapp define bem a inspiração, “uma agência divina extraordinária sobre os professores enquanto dá instruções, seja oral ou por escrito. n, pelo qual eles foram ensinados como e o que eles deveriam falar ou escrever ”(compare 2Sm 23:1; At 4:25; 2Pe 1:21). A inspiração dá a sanção divina a todas as palavras da Escritura, embora essas palavras sejam as declarações do escritor individual, e somente em casos especiais revelados diretamente por Deus (1Co 2:13). A inspiração é aqui predicada dos escritos, “toda a Escritura”, não das pessoas. A questão não é como Deus fez isso; é como a palavra, não os homens que a escreveram. O que devemos crer é que Ele fez isso, e que todos os escritos sagrados são em todos os lugares inspirados, embora nem todos os assuntos semelhantes de revelação especial: e que mesmo as próprias palavras estejam estampadas com sanção divina, como Jesus as usou (por exemplo na tentação e Jo 10:34-35), para decidir todas as questões de doutrina e prática. Existem graus de revelação nas Escrituras, mas não de inspiração. Os escritores sagrados nem sempre conheceram a plena significação de suas próprias palavras inspiradas por Deus (1Pe 1:10-12). Inspiração verbal não significa ditado mecânico, mas toda “Escritura é (assim) inspirada por Deus”, que tudo nela, suas narrativas, profecias, citações, o todo – ideias, frases e palavras – são como Ele achou por bem estar lá. A condição atual do texto não é motivo para concluir que o texto original está sendo inspirado, mas é uma razão pela qual devemos usar toda a diligência crítica para restaurar o texto inspirado original. Novamente, a inspiração pode ser acompanhada por revelação ou não, mas é tão necessária para escrever doutrinas ou fatos conhecidos com autoridade, quanto para comunicar novas verdades (Tregelles). A omissão aqui do verbo substantivo é, “penso eu, designada para marcar isto, não somente a Escritura então existente, mas o que ainda estava para ser escrito até que o cânon fosse completado, é incluído como Deus) – inspirado. A lei do Antigo Testamento era o professor para nos levar a Cristo; por isso é apropriadamente dito ser “capaz de tornar sábio para a salvação pela fé em Jesus Cristo”: o termo sabedoria sendo apropriado para o conhecimento das relações entre o Antigo e o Novo Testamento, e oposto à pretensa sabedoria dos falsos mestres ( 1Tm 1:7-8).

ensinar – grego, “ensinar”, isto é, ensinar as verdades dogmáticas ignorantes que eles não podem conhecer de outra forma. Ele assim usa o Antigo Testamento, Rm 1:17.

para mostrar erros – “refutação”, condenando o erro do seu erro. Incluindo divindade polêmica. Como um exemplo desse uso do Antigo Testamento, compare Gl 3:6,13,16. “Doutrina e reprovação” compreendem as partes especulativas da divindade. Em seguida, siga a prática: as Escrituras são proveitosas para: (1) correção (grego, “assentando um certo”; compare um exemplo, 1Co 10:1-10) e instrução (grego, “disciplinando”, como um pai faz seu filho veja em 2Tm 2:25, Ef 6:4, Hb 12:5,11, ou “treinamento” por instrução, aviso, exemplo, gentileza, promessas e castigos, compare um exemplo, 1Co 5:13). Assim, toda a ciência da teologia é completa nas Escrituras. Visto que Paulo está falando da Escritura em geral e na noção dela, a única razão geral pela qual, para aperfeiçoar o piedoso (2Tm 3:17), deve se estender a todo departamento de verdade revelada, deve ser que foi destinado a ser a regra completa e suficiente em todas as coisas que tocam a perfeição. Veja o Artigo VI, Common Prayer Book.

instruir na justiça –  em contraste com a “instrução” em rudimentos mundanos (Cl 2:20,22).

17 para que o homem de Deus seja completo, plenamente instruído para toda boa obra.
homem de Deus – (veja 1Tm 6:11).

grego, “completamente aperfeiçoado” e tão “perfeito”. O homem de Deus é perfeitamente acatado fora das Escrituras por sua obra, quer ele seja um ministro (compare 2Tm 4:2 com 2Tm 3:16) ou um leigo espiritual. Nenhuma tradição oral é necessária para ser adicionada.

<2 Timóteo 2 2 Timóteo 4>

Introdução à 2 Timóteo 3

Vindo dias maus: Sinais do mal já: Contraste na doutrina e na vida de Paulo, que Timóteo deve seguir de acordo com seu treinamento inicial nas Escrituras.

Leia também uma introdução à Segunda Epístola à Timóteo.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados