Bíblia, Revisar

João 20

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!
1 E no primeiro dia da semana Maria Madalena veio de madrugada, sendo ainda escuro, ao sepulcro; e viu a pedra já tirada do sepulcro.

Jo 20: 1-18. Maria visita ao sepulcro, e volta a ele com Pedro e João – Seu Senhor ressuscitado aparece para ela.

O primeiro dia … vem Maria Madalena cedo, etc. – (Veja em Mc 16:1-4; e Mt 28:1-2).

corre e vem a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava, e diz-lhes: Tiraram o Senhor do sepulcro – Caro discípulo! teu morto Senhor é para ti “o Senhor” ainda.

2 Correu pois, e veio a Simão Pedro, e ao outro discípulo a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tomaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.
3 Pedro saiu pois e o outro discípulo também ,e vieram ao sepulcro.

Estes detalhes têm um ar singular de verdade sem arte sobre eles. Maria, em sua dor, dirige-se aos dois apóstolos que logo seriam associados de maneira tão próxima na proclamação da ressurreição do Salvador, e eles, seguidos por Maria, apressam-se em ver com seus próprios olhos. O discípulo mais jovem supera o mais velho; amor haply fornecimento asas mais rápidas. Ele se inclina, olha para dentro, mas não entra no sepulcro aberto, provavelmente preso por um medo reverente. O mais ousado Peter, chegando, entra imediatamente e é recompensado com uma brilhante evidência do que aconteceu.

4 E corriam estes dois juntos: e o outro discípulo correu adiante mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro.
5 E abaixando-se, viu estar os lençóis; entretanto não entrou.
6 Chegou pois Simão Pedro seguindo-o, e entrou no sepulcro, e viu estar os lençóis ali.

Vê a roupa de linho deitada – mentindo.

E o guardanapo, que era a cabeça dele, não estava deitado com as roupas de linho – não vagamente, como se apressadamente fosse derrubado, e indicativo de uma remoção apressada e desordenada.

mas embrulhado – dobrado.

juntos em um lugar por si só – mostrando com que grande tranquilidade “o Vivente” tinha andado “dos mortos” (Lc 24:5). “Sem dúvida os dois anjos assistentes (Jo 20:12) fizeram este serviço para o Levante, aquele que se desfaz das roupas de linho, o outro do guardanapo” (Bengel).

7 E o lenço que fora posto sobre sua cabeça, não o viu estar com os lençóis, mas estava dobrado em um lugar à parte.
8 Então pois entrou também o outro discípulo, que primeiro chegara ao sepulcro, e viu, e creu.

Então entrou … aquele outro discípulo que veio primeiro ao sepulcro – A repetição disto, em conexão com ele não ter ido até depois de Pedro, parece mostrar que no momento de escrever estas palavras a vantagem que cada um destes discípulos amorosos tinha do outro estava presente em sua mente.

e viu, e creu – Provavelmente ele quer dizer, embora não diga, que ele acreditou na ressurreição de seu Senhor mais imediatamente e certamente que Pedro.

9 Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dos mortos.

Pois até agora eles sabiam – isto é, compreendiam.

não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dos mortos – Em outras palavras, eles acreditaram em Sua ressurreição a princípio, não porque eles foram preparados pela Escritura para esperar isto; mas os fatos transmitiam uma convicção irresistível de que, em primeiro lugar, as suas mentes, e forneceu uma chave para as previsões da Escritura.

10 Voltaram pois os Discípulos para a casa deles.
11 E Maria estava fora chorando junto ao sepulcro. Estando ela pois chorando, abaixou-se para ver o sepulcro.

E Maria estava fora chorando junto ao sepulcro… – Breve foi uma permanência com os dois homens. Mas Maria, que talvez não tenha iniciado, não está presente, chorando por seu Senhor ausente. Quando ela olha para as lágrimas na abertura, ela também se arrisca a se abaixar e olhar para ela, quando está! “Dois anjos em branco” (Mt 28:3).

12 E viu a dois anjos vestidos de branco, sentados um à cabeceira, e o outro aos pés, onde estava posto o corpo de Jesus.

A cabeça e o homem foram mortos e mortos no corpo, de Cristo [citado em Luthardt], mas sim, possivelmente, chamando a atenção para o espaço estreito dentro do fazer qual o Senhor da glória se contraiu; como se dissesse: Venha, veja dentro de limites, marcada pelos resultados aqui entre os dois, o Senhor jazia! Mas ela está em lágrimas, e estas não são adequadas à cena de uma saída tão gloriosa. Eles vão apontar para uma incongruência.

13 E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Disse-lhes ela: Porque levaram a meu Senhor, e não sei onde o puseram.

Mulher, por que choras? – Você pode ter uma visão demais para uma mulher solitária. Mas absorta no único Objeto de sua afeição e perseguição, ela expõe sua dor sem medo.

Porque… – isto é, posso escolher, mas chorar, quando “eles tomaram”, etc., repetindo suas palavras mais seguras para Pedro e João. Nisso ela se transformou e viu o próprio Jesus ao lado, mas o levou para o jardineiro. Revestido, portanto, em algum tal estilo Ele deve ter sido. Mas se alguém perguntar, como intérpretes muito curiosos, de onde Ele tirou esses talentos, nós respondemos [com Olshausen e Luthardt] onde os dois anjos obtiveram os deles. Nem a voz de Suas primeiras palavras O revelou a Maria – “Mulher, por que choras? quem é que procuras? Ele tentará antes de lhe dizer. Ela não responde a pergunta do estranho, mas vem diretamente ao seu ponto com ele.

14 E havendo dito isto, virou-se para trás, e viu Jesus em pé, e não sabia que era Jesus.
15 Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem buscas? Ela, pensando que era o jardineiro, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.

Senhor, se tu o levaste – quem nasceu? Ela diz que não. Ela pode pensar apenas em Um e acha que os outros devem entendê-la. Isso lembra uma das questões do cônjuge: “Viste aquele a quem ama a minha alma?” (Ct 3:3).

dize-me onde o puseste, e eu o levarei – Queres, querida mulher frágil? Mas é a linguagem do afeto sublime, que se acha apto para qualquer coisa que esteja de posse do seu Objeto. É o suficiente. Como José, ele não pode mais se conter (Gn 45:1).

16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe: Rabôni! (que quer dizer Mestre).

Disse-lhe Jesus: Maria – Não é agora a distante, embora respeitosa, “Mulher”. É o nome repetido com frequência, proferido, sem dúvida, com todos os modos providos, e trazendo uma onda de associações inexprimíveis e avassaladoras com isto.

Ela, virando-se, disse-lhe: Rabôni! – Mas essa única palavra de reconhecimento transportado não foi suficiente para o coração cheio da mulher. Não conhecendo a mudança que passou por Ele, ela apressa-se a expressar por sua ação o que as palavras não conseguiram vestir; mas ela está marcada.

17 Disse-lhe Jesus: Não me toques; porque ainda não subi para o meu Pai; porém vai a meus irmãos, e dize- lhes: Subo para meu Pai, e para vosso Pai; para meu Deus, e para vosso Deus.

Disse-lhe Jesus: Não me toques; porque ainda não subi para o meu Pai. As velhas familiaridades devem agora dar lugar a novas e mais terríveis abordagens, ainda que mais doces; mas para estes o tempo ainda não chegou. Este parece ser o espírito, pelo menos, dessas palavras misteriosas, sobre as quais se obteve muita diferença de opinião, e não muito do que é satisfatório dito.

porém vai a meus irmãos – (Veja Mt 28:10; Hb 2:11, 17). Que Ele ainda tinha nossa Humanidade e, portanto, “não tem vergonha de nos chamar irmãos”, é de fato grandemente evidenciado por essas palavras. Mas é digno da mais reverente observação, que nós, em nenhum lugar, lemos de alguém que presumisse chamá-lo de irmão. “Meus irmãos: Bendito Jesus, quem são estes? Não eram eles seguidores? sim, os teus desertores? Como elevas estes títulos com Tua Própria! No princípio, eles foram teus servos; então discípulos; um pouco antes da tua morte, eles eram teus amigos; agora, depois da Tua ressurreição, eles foram Teus irmãos. Mas oh misericórdia sem medida! Quão queres tu, como podes dizer-lhes irmãos que, na tua última despedida, fundastes os fugitivos? Eles não fugiram de Ti? Por acaso um deles não deixou sua camada mais íntima atrás dele do que não se demitir de Ti? E tu dizes: Vai, conta aos meus irmãos! Não está no poder dos pecados de nossa enfermidade nos abortar ‘(Bispo Hall).

Subo para meu Pai, e para vosso Pai; para meu Deus, e para vosso Deus – palavras de glória incomparável! Jesus havia chamado Deus habitualmente de Seu Pai e, em uma ocasião, em Seu momento mais sombrio, Seu Deus. Mas ambos estão aqui unidos, expressando aquela relação de pleno direito que envolve em sua vasta varredura ao mesmo tempo Ele mesmo e Seus remidos. No entanto, observe bem, Ele não diz: Nosso Pai e nosso Deus. Todos os mais profundos pais da Igreja estavam acostumados a chamar atenção para isso, como expressamente projetado para distinguir entre o que Deus é para Ele e para nós – Seu Pai essencialmente, o nosso não é assim: nosso Deus essencialmente, não é assim: conexão conosco: nosso Deus somente em conexão com Ele.

18 Veio Maria Madalena, e anunciou aos discípulos, que vira ao Senhor, e que estas coisas lhe dissera.

Para uma mulher foi esta honra dada para ser o primeiro que viu o Redentor ressuscitado, e aquela mulher não era sua mãe. (Veja em Mc 16:9).

19 Vinda pois já a tarde, o primeiro dia da semana, e fechadas as portas onde os Discípulos, por medo dos judeus, tinham se reunido, veio Jesus, e pôs-se no meio deles, e disse-lhes: Tenhais paz!

Jo 20: 19-23. Jesus aparece aos discípulos reunidos.

No mesmo dia, à noite, o primeiro dia da semana, as portas fechadas onde os discípulos estavam reunidos por medo dos judeus, vieram Jesus – claramente não pelo caminho comum de entrada.

e disse-lhes: Tenhais paz – não o mero desejo de que até mesmo a Sua exaltada paz seja deles (Jo 14:27), mas transmitindo-a aos seus corações, assim como Ele “abriu os seus entendimentos para compreender as escrituras” (Lc 24:45).

20 E dizendo isto, mostrou-lhes suas mãos, e seu lado. Então os discípulos se alegraram, vendo ao Senhor.

E dizendo isto, mostrou-lhes suas mãos, e seu lado – não apenas como evidência ocular e palpável da realidade de Sua ressurreição (veja em Lc 24:37-43), mas como através do “poder daquela ressurreição”. dispensando toda a Sua paz aos homens.

Então os discípulos se alegraram quando viram o Senhor.

21 Disse-lhes pois Jesus outra vez: Tenhais Paz! Como o Pai me enviou, assim eu vos envio.

Então, disse Jesus – preparado agora para ouvi-lo em um novo personagem.

Que a paz esteja com você. Como meu Pai me enviou, eu também vos envio – (Veja Jo 17:18).

22 E havendo dito isto, soprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

ele soprou sobre eles – uma transmissão simbólica para eles do Espírito.

e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo – um primeiro e sincero fruto da mais abundante efusão pentecostal.

23 A quem quer que perdoardes os pecados, lhes são perdoados; e a quem quer que vós retiverdes os pecados, lhes são retidos.

a quem quer que vós retiverdes os pecados, lhes são retidos… – Em qualquer sentido literal e autoritário, este poder nunca foi exercido por um dos apóstolos, e claramente nunca foi entendido por eles como possuído por eles ou transmitido a eles. (Veja Mt 16:19). O poder de interferir na relação entre homens e Deus não pode ter sido dado por Cristo a Seus ministros em qualquer sentido senão ministerial ou declarativo – como os intérpretes autorizados de Sua palavra, enquanto nas atuações de Seus ministros, a real natureza da o poder comprometido com eles é visto no exercício da disciplina da igreja.

24 E a Tomé, um dos doze, chamado o Dídimo, não estava com eles, quando Jesus veio.

Jo 20: 24-29. Jesus novamente aparece aos discípulos reunidos.

Mas Thomas – (Veja em Jo 11:16).

não estava com eles, quando Jesus veio – por que, nós não sabemos, apesar de sermos relutantes em pensar (com Stier, Alford e Luthardt) foi intencional, do desanimado mau humor. O fato meramente é aqui declarado, como uma desculpa amorosa por sua lentidão de crença.

25 Disseram-lhe pois os outros discípulos: Vimos ao Senhor. Porém ele lhes disse: Se em suas mãos não vir o sinal dos cravos, e não pôr meu dedo no lugar dos cravos, e não pôr minha mão em seu lado, em maneira nenhuma crerei.

Vimos ao Senhor – Esse modo de falar de Jesus (como Jo 20:20 e Jo 21:7), tão adequado ao Seu estado de ressurreição, logo se tornaria o estilo prevalecente.

Se em suas mãos não vir o sinal dos cravos, e não pôr meu dedo no lugar dos cravos, e não pôr minha mão em seu lado, em maneira nenhuma crerei – A própria forma deste discurso indica a força da incredulidade. “Não é, se eu ver, crerei, mas, a menos que eu veja, não crerei; nem espera ver, embora os outros digam que eles tinham ”(Bengel). Como o próprio Cristo viu esse estado de espírito, sabemos de Mc 16:14: “Ele os repreendeu com sua incredulidade e dureza de coração, porque não criam neles os que O viram depois que ressuscitou.” Mas daí surgiu essa pertinácia da resistência. em tais mentes? Não certamente da relutância em crer, mas como em Natanael (ver em Jo 1:46) do simples medo do erro em um assunto tão vital.

26 E oito dias depois, estavam os discípulos outra vez dentro, e com eles Tomé; e veio Jesus, fechadas já as portas, e pôs-se no meio, e disse: Tenhais paz!

E oito dias depois – isto é, no oitavo ou primeiro dia da semana anterior. Eles provavelmente se reuniram todos os dias durante a semana anterior, mas o Senhor reservadamente reservou Sua segunda aparição entre eles até a recorrência do Seu dia de ressurreição, para que pudesse assim inaugurar as deliciosas santidades do DIA DO SENHOR (Ap 1:10).

os discípulos estavam dentro, e Thomas com eles … Jesus … ficou no meio e disse: Paz seja convosco.

27 Depois disse a Tomé: Põe teu dedo aqui, e vê minhas mãos; e chega tua mão, e toca-a em meu lado; e não sejas incrédulo, mas sim crente.

Então ele disse a Thomas, Chegue aqui … eis … coloque-o ao meu lado, e não seja infiel, mas acredite – “Há algo rítmico nessas palavras, e elas são propositalmente expressas nas palavras do próprio Thomas, para colocá-lo vergonha ”[Luthardt]. Mas deseje que condescendência e gentileza isso seja feito!

28 E respondeu Tomé e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

Aquele Tomé não fez o que Jesus o convidou a fazer, e o que ele fez a condição de crer, parece claro em Jo 20:29 (“Porque me viste” tu acreditaste ”. Ele é dominado, e a glória de Cristo agora se abate sobre ele em um dilúvio. Sua exclamação supera tudo o que foi dito, nem pode ser superado por qualquer coisa que seja proferida na terra ou no céu. No impressionante paralelo em Natanael, veja em Jo 1:49. A invasão sociniana da suprema divindade de Cristo aqui manifestamente ensinada – como se fosse um mero chamado a Deus em um ataque de espanto – está sob aviso prévio, exceto pelas profanações que impõe a este discípulo, e os estreitos aos quais se mostra. reduzido.

29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados aqueles que não virem, e crerem.

porque tu me viste, tu acreditaste – palavras de elogios medidos, mas de indireta e, sem dúvida, dolorosamente – sentimos repreensão: isto é, tu realmente acreditaste; está bem: é apenas na evidência dos teus sentidos, e depois de recusar peremptoriamente todas as evidências.

abençoou aqueles que ainda não viram e creram – “Maravilhoso e rico em bênção para aqueles que não o viram, é esta última palavra do Evangelho” (Alford).

30 Jesus fez também ainda muitos outros sinais ainda em presença de seus discípulos, que neste livro não estão escritos;

Jo 20:30, Jo 20:31. Primeiro fim deste evangelho.

A conexão desses versículos com as últimas palavras de Jo 20:29 é bela: isto é, E, na verdade, como o Senhor os pronunciou bem-aventurados, os que ainda não o viram creram, assim, para que uma finalidade tenha todo o conteúdo deste Evangelho. Foi registrado que todos os que o lêem podem crer nEle e crer ter vida nesse nome abençoado.

muitos outros sinais – milagres.

31 Porém estes estão escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus; e para que crendo, tenhais vida em seu nome.

Mas estes são escritos – como espécimes suficientes.

o Cristo, o Filho de Deus – aquele Seu oficial, o outro Seu título pessoal.

acreditar … pode ter vida – (Veja em Jo 6:51-54).

<João 19 João 21>

Leia também uma introdução ao Evangelho de João

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados