Bíblia, Revisar

Romanos 15

1 Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.

Rm 15: 1-13. Mesmo assunto continuou e concluiu.

Mas nós, que somos fortes – em alguns pontos discutidos, a abolição da distinção judaica de carnes e dias sob o Evangelho. Veja em Rm 14:14; veja em Rm 14:20.

não agradar a nós mesmos – devemos pensar menos no que podemos legalmente fazer do que em como nossa conduta afetará os outros.

2 Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para a edificação.

Deixe cada um de nós – se deitar

por favor seu vizinho – não de fato por sua mera gratificação, mas

para o bem dele – com uma visão

a sua edificação.

3 Pois também Cristo não agradou a si mesmo; mas, como está escrito: “Os insultos dos que te insultavam caíram sobre mim”.

Pois até Cristo não se agradou – viveu para não agradar

ele mesmo; mas, como está escrito – (Sl 69:9).

As repreensões, etc. – veja Mc 10:42-45.

4 Pois todas as coisas que foram escritas com antecedência foram escritas para o nosso ensino; para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

Pois tudo o que foi escrito outrora foi escrito para nosso aprendizado – “instrução”

através de, etc – “através do conforto e da paciência das Escrituras”

tenhamos esperança – isto é, “Não pense que, porque essas partes da Escritura se relacionam imediatamente com Cristo, elas são inaplicáveis ​​a você; pois embora os sofrimentos de Cristo, como Salvador, fossem exclusivamente Seus, os motivos que os motivaram, o espírito em que foram suportados e o princípio geral envolvido em toda a Sua obra – auto-sacrifício para o bem dos outros – fornecem nosso modelo mais perfeito e bonito; e assim toda a Escritura relacionada a estes é para nossa instrução; e desde que o dever de tolerância, o forte com o fraco, requer ‘paciência’, e isto novamente precisa de ‘conforto’, todas aquelas Escrituras que falam de paciência e consolação, particularmente da paciência de Cristo, e da consolação que O sustentou. sob ela está nosso nutrimento designado e apropriado, ministrando-nos a ‘esperança’ daquele dia abençoado, quando estes não mais serão necessários. ”Veja Rm 4:25, Nota 7. (Para a mesma conexão entre“ paciência e esperança ”). veja em Rm 12:12 e veja em 1Ts 1:3).

5 O Deus da paciência e da consolação vos dê a mesma mentalidade uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,

O Deus da paciência e da consolação – Tais belos nomes de Deus são tirados das graças que Ele inspira: como “o Deus da esperança” (Rm 15:13), “o Deus da paz” (Rm 15:33).

conceda a você que tenha o mesmo pensamento – “da mesma mente”

segundo Cristo Jesus – Não é mera unanimidade que o apóstolo procura para eles; para a unanimidade no mal é para ser preterido. Mas é “de acordo com Cristo Jesus” – segundo o modelo mais sublime daquele cujo desejo absorvente era fazer “não a sua própria vontade, mas a vontade daquele que O enviou” (Jo 6:38).

6 a fim de que, em comum acordo, como uma só boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Isso, etc. – sim, “que com uma só voz deveis glorificar com uma só boca o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”; a mente e a boca de todos dando glória harmoniosa ao Seu nome. Que oração! E isso nunca será realizado na terra?

7 Portanto, recebei uns aos outros, assim como também Cristo nos recebeu para a glória de Deus.

Wherefore – retornando ao ponto

recebam uns aos outros … para a glória de Deus – Se Cristo nos recebeu e suporta todas as nossas fraquezas, bem podemos receber e compadecer uns aos outros, e assim fazendo, Deus será glorificado.

8 Pois digo que Cristo se tornou servidor da circuncisão por causa da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas;

Agora – “Para” é a verdadeira leitura: o apóstolo está meramente atribuindo um motivo adicional à paciência cristã.

Eu digo que Jesus Cristo foi – “se tornou”

servidor da circuncisão – uma expressão notável, significando “o Servo do Pai para a salvação da circuncisão (ou, de Israel)”.

para a verdade de Deus – para fazer bem a veracidade de Deus para com o Seu povo antigo.

para confirmar o – messiânico

promessas feitas aos patriarcas – Para alegrar os crentes judeus, a quem ele parece ter sido depreciativo, e para manter baixo o orgulho dos gentios, o apóstolo sustenta a salvação de Israel como o fim primário da missão de Cristo. Mas depois disso, Cristo foi enviado.

9 e para que os gentios glorifiquem a Deus por causa de sua misericórdia, como está escrito: 'Por isso entre os gentios te confessarei, e ao teu nome cantarei.'

para que os gentios pudessem glorificar a Deus por sua misericórdia – Um número de citações do Antigo Testamento aqui segue, para mostrar que o plano de misericórdia de Deus abraçou, desde o início, os gentios junto com os judeus.

como está escrito – (Sl 18:49).

Vou confessar – isto é, glorificar

entre os gentios.

10 E outra vez diz: “Alegrai-vos, gentios, com o povo dele.”

E novamente – (Dt 32:43, embora haja alguma dificuldade no hebraico).

Alegrai-vos, gentios – ao longo

com seu povo – Israel.

11 E outra vez: “Louvai ao Senhor todas as nações, e celebrai-o todos os povos.”

E novamente – (Sl 117:1).

Louvai ao Senhor todos os gentios; e o elogie, todos vocês – “povos” – as várias nações fora do judaísmo.

12 E outra vez Isaías diz: “Haverá a raiz de Jessé, e aquele que se levantará para governar as nações; nele os gentios esperarão.”

E novamente, Esaías diz – (Is 11:10).

Haverá um – “o”

raiz de Jessé – significando, não “Aquele de quem Jessé nasceu”, mas “Aquele que nasceu de Jessé” (isto é, filho de Jessé, Davi) – veja Ap 22:16.

e aquele que se levantará… – Assim a Septuaginta em substancial, embora não verbal, acordo com o original.

13 O Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz na fé, para que abundeis em esperança no poder do Espírito Santo.

Agora, etc. – Isto parece uma oração conclusiva, sugerida por todo o assunto precedente da epístola.

o Deus da esperança – (Veja em Rm 15:5).

vos encha de toda alegria e paz na fé – a verdade nativa daquela fé que é o grande tema desta epístola (compare Gl 5:22).

para que sejais abundantes em esperança – “da glória de Deus”. (Veja em Rm 5:1).

no poder do Espírito Santo – a quem, na economia da redenção, ele deve inspirar os crentes com todas as afeições graciosas.

Na parte anterior, Note,

(1) Nenhum cristão tem a liberdade de se considerar como um discípulo isolado do Senhor Jesus, tendo que decidir questões de dever e liberdade unicamente com referência a si mesmo. Como os cristãos são um só corpo em Cristo, assim a grande lei do amor os une para agir em todas as coisas com ternura e consideração por seus irmãos na “salvação comum” (Rm 15:1-2).

(2) Deste altruísmo, Cristo é o modelo perfeito de todos os cristãos (Rm 15:3).

(3) A Sagrada Escritura é o celeiro divino de todos os móveis para a vida cristã, mesmo em seus aspectos mais difíceis e delicados (Rm 15:4).

(4) A glorificação harmoniosa do Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo por todo o corpo dos redimidos, como é o fruto mais exaltado do esquema de redenção, assim é o último fim de Deus nele (Rm 15:5-7).

14 Porém, meus irmãos, convencido estou acerca de vós de que também estais cheios de bondade, plenos de todo conhecimento, e capazes de também aconselhardes uns aos outros.

Rm 15: 14-33. Conclusão: na qual o apóstolo pede desculpas por ter escrito aos cristãos romanos, explica por que ainda não os visitou, anuncia seus planos futuros e pede suas orações para completá-los.

E, etc. – sim, “agora estou convencido, meus irmãos, eu mesmo a respeito de ti”

que também estais cheios de bondade – de inclinação para tudo o que eu tenho pedido a vocês

cheio de todo o conhecimento – da verdade exposta

e capaz – sem a minha intervenção.

para admoestar um ao outro.

15 Mas em parte vos escrevi com mais ousadia, como que para vos relembrar, por causa da graça que me foi dada por Deus,

No entanto, eu escrevi o mais ousadamente para você em algum tipo – “medida”

como colocar você em mente, por causa da graça que me é dada por Deus – como um apóstolo de Jesus Cristo.

16 a fim de que eu seja um servidor de Cristo Jesus entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que a oferta dos gentios seja agradável, santificada pelo Espírito Santo.

que eu deveria ser o “sim”

ministro – A palavra aqui usada é comumente empregada para expressar o ofício do sacerdócio, a partir do qual a linguagem figurada do restante do versículo é tomada.

de Jesus Cristo – “Jesus Cristo”, de acordo com a verdadeira leitura.

aos gentios – uma prova adicional de que a epístola foi dirigida a uma igreja gentia. (Veja em Rm 1:13).

ministrando o evangelho de Deus – Como a palavra aqui é ainda mais sacerdotal, deve ser traduzida como “ministrar como sacerdote no Evangelho de Deus”.

que a oferta dos gentios – como uma oblação a Deus, em seu caráter convertido.

poderia ser aceitável, sendo santificado pelo Espírito Santo – o fim para o qual as ofertas antigas tipicamente pareciam.

17 Assim eu me orgulho em Jesus Cristo das coisas relacionadas a Deus,

Eu tenho, portanto, que eu posso gloriar – ou (adicionando o artigo, como a leitura parece ser), “eu tenho a minha glória”.

através de “in”

Cristo Jesus naquelas coisas que pertencem a Deus – as coisas do ministério comprometidas comigo de Deus.

18 Pois eu não ousaria falar coisa alguma, a não ser o que Cristo fez por meio de mim, para tornar os gentios obedientes, por meio da palavra e da obra,

Pois não me atrevo a falar de nenhum – “falar qualquer coisa”

a não ser o que Cristo fez por meio de mim – uma forma modesta, embora um tanto obscura de expressão, significando: “Eu não ousarei ir além do que Cristo fez por mim” – em qual forma o resto da passagem é expresso . Observe aqui como Paulo atribui todo o sucesso de seus esforços à atividade do Redentor vivo, trabalhando nele e por ele.

por palavra e ação – por pregar e trabalhar; qual último ele explica na próxima cláusula.

19 com poder de sinais e milagres, no poder do Espírito Santo; de maneira que desde Jerusalém e redondezas até Ilírico, cumpri a pregação do Evangelho de Cristo.

Através de poder – literalmente, “no poder de”

sinais e maravilhas – isto é, gloriosos milagres.

no poder do Espírito Santo – “o Espírito Santo”, como a verdadeira leitura parece ser. Isto parece destinado a explicar a eficácia da palavra pregada, bem como a operação dos milagres que a atestaram.

de modo que de Jerusalém, e ao redor até – “até onde”

Ilírico – para o extremo noroeste da Grécia. Corresponde à Croácia moderna e à Dalmácia (2Tm 4:10). Veja At 20:1-2.

Eu tenho pregado completamente o evangelho de Cristo.

20 E assim quis muito anunciar o Evangelho onde Cristo não houvesse sido pregado, para que eu não construísse sobre fundamento alheio;

Sim, etc. – sim, “fazendo, porém, meu estudo (compare 2Co 5:9; 1Ts 4:11, grego) para pregar o evangelho, não onde Cristo já [foi] chamado, para que eu não edificasse a fundação de outro homem: mas (pode agir) como está escrito, a quem nenhuma notícia dEle veio, eles verão ”, etc.

21 ao contrário, como está escrito: 'Aqueles a quem dele não foi anunciado o verão; e os que não ouviram entenderão.'
22 Por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir até vós.

Por isso – “Estando por tanto tempo ocupada com esse trabalho missionário, tenho sido muito (ou, na maioria das vezes, impedido), etc. (Veja Rm 1:9-11).

23 Mas agora, como nessas regiões não há mais lugar em que eu precise trabalhar, e já por muitos anos tive grande desejo de ir até vós,

Mas agora não tendo mais lugar – “não mais tendo lugar” – isto é, terreno ininterrupto, onde Cristo não foi pregado.

e ter um grande desejo – “um desejo”

esses muitos anos para chegar até você – (como antes, veja em Rm 1:9-11).

24 quando eu for para a Espanha pois espero vos ver no caminho, e receber ajuda de vossa parte para a viagem, depois de primeiramente ficar um tempo satisfazendo o desejo de estar convosco.

Sempre que eu faço minha jornada pela Espanha – Se este propósito foi cumprido tem sido muito contestado, já que nenhum registro dele nem alusão a ele ocorre em nenhum lugar. Aqueles que pensam que nosso apóstolo nunca esteve à solta depois de seu primeiro encarceramento em Roma, naturalmente, afirmam que nunca foi; enquanto aqueles que são persuadidos, como nós, de que ele passou por uma segunda prisão, antes da qual ele ficou foragido por um tempo considerável após o seu primeiro, inclinam-se naturalmente à outra opinião.

Eu irei até você – Se essas palavras não estavam originalmente no texto, e há evidências pesadas contra elas, elas devem pelo menos ser inseridas como um suplemento necessário.

na minha jornada, etc. – “quando eu passar por você, para ser colocado na minha jornada para lá, se primeiro eu for um pouco preenchido com a sua companhia”: isto é, “Eu realmente gostaria de ficar mais tempo com você do que eu posso esperar fazer, mas devo, pelo menos até certo ponto, ter minha parte da sua empresa. ”

25 Mas por ora, vou a Jerusalém, a fim de auxiliar os santos.

Mas agora eu vou a Jerusalém para ministrar – “ministrar”

aos santos – no sentido imediato de ser explicado.

26 Pois, aos da Macedônia e Acaia pareceu bem fazer uma contribuição para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.

Pois…etc. – melhor: “Pois a Macedônia e a Acaia acharam bom dar uma certa contribuição para os pobres dos santos que estão em Jerusalém” (ver At 24:17). “Eles acham que é bom; e seus devedores, na verdade, são ”; isto é, “E bem podem, considerando o que os crentes gentios devem aos seus irmãos judeus”.

27 Isso lhes pareceu bem, como quem está em dívida para com eles; porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ajudá-los com os materiais.

Pois se os gentios foram feitos participantes de suas coisas espirituais, seu dever também é – “eles devem também”

para ministrar-lhes em coisas carnais – (Compare 1Co 9:11; Gl 6:6; e veja Lc 7:4; At 10:2).

28 Assim que eu concluir isso, e garantir a entrega desse fruto a eles, partirei para a Espanha passando para vos visitar.

selado – isto é, entregue com segurança

para eles este fruto – da fé e amor dos gentios convertidos

Eu irei – “volte” ou “retorne”

por você na Espanha – (Veja em Rm 15:24).

29 E sei que, quando chegar até vós, virei com a plenitude da bênção de Cristo.

E eu tenho certeza – “Eu sei”

que… eu irei na plenitude da bênção de Cristo – Tal, além de todas as dúvidas, é a leitura verdadeira, estando as palavras “do evangelho” em quase nenhum manuscrito de antiguidade e autoridade. Tampouco o apóstolo estava enganado nessa confiança, embora sua visita a Roma estivesse em circunstâncias muito diferentes daquelas que ele esperava. Veja At 28:16-31.

30 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nosso Senhor Jesus Cristo, e pelo amor do Espírito, que luteis comigo em orações a Deus por mim,

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nosso Senhor Jesus Cristo, e pelo amor do Espírito – ou “pelo Senhor Jesus Cristo, e pelo amor do Espírito” – não o amor que o Espírito carrega nós, mas aquele amor que Ele acende no coração dos crentes um para o outro; isto é: Por aquele Salvador cujo nome é igualmente querido a todos nós e cujas riquezas insondáveis ​​eu vivo apenas para proclamar, e por esse amor um ao outro que o bendito Espírito difunde através de toda a irmandade, fazendo os trabalhos dos servos de Cristo uma questão de interesse comum para todos – eu peço a você. ”

que luteis comigo em orações a Deus por mim – implicando que ele tinha suas bases para o medo ansioso neste assunto.

31 para que eu esteja livre dos rebeldes na Judeia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos,

Para que eu seja liberto daqueles que não crêem – “que não obedecem”, isto é, a verdade, crendo nisso; como em Rm 2:8.

na Judeia – Ele viu a tempestade que estava se acumulando sobre ele na Judéia, que, se fosse, certamente explodiria sobre sua cabeça quando ele chegasse à capital; e o evento também mostrou claramente a exatidão dessas apreensões.

e que o meu serviço que tenho para Jerusalém – (Veja em Rm 15:25-28).

pode ser aceito de – “provar ser aceitável para”

pelos santos – Nem ele estava sem receio de que a oposição que ele havia feito ao estreito ciúme dos judeus convertidos contra a livre recepção de seus irmãos gentios, fizesse este presente deles aos pobres santos em Jerusalém menos bem-vindo do que deveria ser . Ele teria os romanos, portanto, para se juntar a ele na luta com Deus que este presente poderia ser recebido com gratidão, e provar um cimento entre as duas partes. Mas ainda mais.

32 a fim de que eu possa chegar até vós com alegria, pela vontade de Deus, e que eu possa descansar convosco.

Que eu possa vir até você com “in”

alegria, pela vontade de Deus – (At 18:21; 1Co 4:1916:7; Hb 6:3; Tg 4:15)

e que eu possa descansar convosco – em vez disso, “com você se refrescar”, depois de todos os seus esforços e ansiedades, e assim ser reformado para o serviço futuro.

33 E o Deus da paz esteja com todos vós. Amém!

A paz aqui buscada deve ser tomada em seu sentido mais amplo: a paz da reconciliação com Deus, primeiro, “pelo sangue do pacto eterno” (Hb 13:20; 1Ts 5:23; 2Ts 3:16; Fp 4:9); então a paz que essa reconciliação difunde entre todos os participantes dela (1Co 14:33; 2Co 13:11; e veja em Rm 16:20); mais amplamente ainda, aquela paz que os filhos de Deus, em bela imitação de seu Pai Celestial, são chamados e privilegiados a difundir-se por toda parte neste mundo dividido pelo pecado e distraído (Rm 12:18; Mt 5:9; Hb 12:14; Tg 3:18).

<Romanos 14 Romanos 16>

Introdução à Romanos 15

Observe, (1) Fez “o mais alto dos apóstolos” pedir desculpas por escrever para uma igreja cristã que ele nunca tinha visto, e uma igreja que ele foi persuadido estava acima da necessidade dela, exceto para “agitar suas mentes puras por meio de lembrança ”(2Pe 1:133:1); e ele mesmo colocou isto sobre o único fundamento da responsabilidade apostólica (Rm 15:14-16)? Que contraste, portanto, é apresentado ao orgulho hierárquico e, em particular, à humildade afetada do bispo dessa mesma Roma! Quão perto está o vínculo que um espírito atrai entre ministros e pessoas – quão ampla é a separação produzida pelo outro!

(2) Existe na Igreja Cristã nenhum sacerdócio real, e nada além de sacrifícios figurativos. Se fosse diferente, é inconcebível que Rm 15:16 deveria ter sido expresso como é. As únicas ofertas do sacerdócio e do sacrifício de Paulo estavam, em primeiro lugar, em ministrar-lhes como “o apóstolo dos gentios”, não o sacramento com a “presença real” de Cristo nele, ou o sacrifício da missa, mas “o Evangelho de Deus ”, e então, quando reunidos sob a asa de Cristo, apresentando-os a Deus como uma oferta agradecida,“ sendo santificados [não por dons sacrificiais, mas] pelo Espírito Santo” (Ver Hb 13:9-16) .

(3) Embora a dívida que devemos àqueles pelos quais fomos levados a Cristo nunca pode ser dispensada, devemos sentir um privilégio quando lhes prestamos algum benefício menor em troca (Rm 15:26-27).

(4) Projetos formidáveis ​​contra a verdade e os servos de Cristo devem, acima de todas as outras maneiras de neutralizá-los, ser atendidos pela oração combinada àquele que governa todos os corações e controla todos os eventos; e quanto mais escura a nuvem, mais resolutamente todos aqueles a quem o amor de Cristo é querido “lutam juntos em suas orações a Deus” pela remoção dele (Rm 15:30-31).

(5) A comunhão cristã é tão preciosa que os servos mais eminentes de Cristo, em meio às labutas e provas de seu trabalho, a acham refrescante e revigorante; e não é um bom sinal de qualquer eclesiástico, que ele julgue abaixo dele, buscar e gozar mesmo entre os mais humildes santos da Igreja de Cristo (Rm 15:24,32).

Leia também uma introdução à Epístola aos Romanos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.