Efésios 5

1 Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados;

Comentário A. R. Fausset

Portanto – vendo que “Deus em Cristo vos perdoou” (Efésios 4:32).

imitadores – “imitadores” de Deus, em relação ao “amor” (Efésios 5:2): caráter essencial de Deus (1João 4:16).

como filhos amados – grego, “como crianças amadas”; ao qual Efésios 5:2 se refere, “como também Cristo nos amou” (1João 4:19). “Somos filhos dos homens quando adoecemos; filhos de Deus, quando fazemos bem” (Agostinho); (compare Mateus 5:44-45,48). A filiação infere uma necessidade absoluta de imitação, sendo inútil assumir o título de filho sem qualquer semelhança do Pai (Pearson). [Jamieson; Fausset; Brown]

2 e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou por nós como oferta e sacrifício de cheiro suave a Deus.

Comentário A. R. Fausset

e – na prova de que você é assim.

andai em amor – retomando Efésios 4:1, “andai como é digno do chamado”.

como também Cristo vos amou – Do amor do Pai ele passa para o amor do Filho, em quem Deus manifesta o seu amor por nós.

se entregou por nós – grego, “entregou-se (ou seja, à morte, Gálatas 2:20) por nós”, isto é, em nosso nome: não a substituição vicária, embora indiretamente implícita, “em nosso lugar”. O ofertante e a oferta que Ele ofereceu eram um e o mesmo (Jo 15:13; Romanos 5:8).

oferta e sacrifício“Oferta” expressa geralmente a Sua apresentação ao Pai, como o Representante assumindo a causa de toda a nossa raça perdida (Salmo 40:6-8), incluindo a Sua vida de obediência; embora não excluindo Sua oferta de Seu corpo por nós (Hebreus 10:10). Geralmente é uma oferta incruenta (um sacrifício no qual nenhuma vítima é morta), no sentido mais limitado. “Sacrifício” refere-se a sua morte por nós exclusivamente. Cristo está aqui, em referência ao Salmo 40:6 (citado novamente em Hebreus 10:5), representado como o antítipo de todas as ofertas da lei, seja ela não sangrenta ou sangrenta, eucarística ou propiciatória.

de cheiro suave a Deus – grego, “para um cheiro de um cheiro adocicado”, isto é, Deus está bem satisfeito com a oferta em razão de sua doçura, e assim nos reconcilia (Efésios 1:6; Mateus 3:17; 2Coríntios 5:18-19; Hebreus 10:6-17). O unguento composto de especiarias principais, derramado sobre a cabeça de Aarão, responde à variedade das graças pelas quais Ele foi habilitado a “oferecer-se em sacrifício para um sabor adocicado”. Outro tipo, ou profecia por figura, era ” o doce sabor ”(“sabor de descanso”) que Deus sentiu no sacrifício de Noé (Gênesis 8:21). Novamente, como o que Cristo é, os crentes também são (1João 4:17), e os ministros são: Paulo diz (2Coríntios 2:17) “somos para Deus cheiro suave de Cristo”. [Jamieson; Fausset; Brown]

3 Mas o pecado sexual, e toda impureza ou cobiça, nem mesmo se nomeie entre vós, como convém a santos;

Comentário A. R. Fausset

se nomeie entre vós – grego, “não seja mesmo nomeado” (Efésios 5:4, 12). “Impureza” e “cobiça” são retomadas de Efésios 4:19. Os dois são tão intimamente aliados que o grego para “cobiça” (pleonexia) é usado às vezes nas Escrituras, e muitas vezes nos Pais Gregos, para pecados de impureza. O princípio comum é o desejo de preencher o desejo com objetos materiais de sentido, fora de Deus. A expressão “nem mesmo se nomeie” aplica-se melhor à impureza do que à “cobiça”. [Jamieson; Fausset; Brown]

4 nem imoralidades, nem palavras tolas, nem escárnios, que não convêm; em vez disso, atos de gratidão.

Comentário A. R. Fausset

imoralidades – obscenidade em ato ou gesto.

nem palavras tolas – a conversa de tolos, que é loucura e pecado juntos. O grego disso, e da “imoralidades”, não ocorre em nenhum outro lugar no Novo Testamento.

nem – antes, “ou” (compare Efésios 5:3).

não convém – “impróprio”; não “convém a santos” (Efésios 5:3). [Jamieson; Fausset; Brown]

5 Pois sabeis disto, que nenhum pecador no sexo, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

Comentário A. R. Fausset

gananciosoidólatra – (Colossenses 3:5) A melhor leitura pode ser traduzida, isto é, literalmente, o que é (em outras palavras) um idólatra. O próprio Paulo havia abandonado tudo por Cristo (2Coríntios 6:10; 2Coríntios 11:27). A cobiça é a adoração da criatura em vez do Criador, a mais alta traição contra o Rei dos reis (1Samuel 15:3; Mateus 6:24; Filipenses 3:19; 1João 2:15).

tem – O presente implica a fixação da exclusão, baseada nas verdades eternas desse reino (Alford).

de Cristo e de Deus – ao contrário, como um artigo grego é aplicado a ambos, “de Cristo e Deus”, implicando sua perfeita unidade, que é consistente somente com a doutrina de que Cristo é Deus (compare 2Tessalonicenses 1:12; 1Timóteo 5:216:13). [Jamieson; Fausset; Brown]

6 Ninguém vos engane com palavras vazias; pois por essas coisas a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência.

Comentário A. R. Fausset

por essas coisas – impureza, cobiça etc. (Efésios 5:3-5).

vem – presente, não apenas “virá”. É tão certo como se já viesse.

filhos – sim, “filhos da desobediência” (Efésios 2:2-3). Os filhos da incredulidade na doutrina (Deuteronômio 32:20) são “filhos da desobediência” na prática, e estes são novamente “filhos da ira”. [Jamieson; Fausset; Brown]

7 Portanto não sejais parceiros deles.

Comentário A. R. Fausset

não sejais – “ginesthe”: não caia em associação com eles. Aqui a comunhão com maus obreiros é proibida; em Efésios 5:11, com suas obras iníquas. [JFU]

8 Pois antes vós éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz

Comentário A. R. Fausset

antes – “uma vez”. A ênfase está em “éreis”. Vocês não devem ter comunhão com o pecado, que é a escuridão, pois o seu estado como a escuridão é agora PASSADO. Mais forte do que “nas trevas” (Romanos 2:19).

luz – não apenas “iluminados”; mas luz iluminando os outros (Efésios 5:13).

no – em união com o Senhor, que é a LUZ.

filhos da luz – não apenas “da luz”; assim como os “filhos da desobediência” são usados ​​no lado oposto; aqueles cuja característica distintiva é a luz. Plínio, um pagão escrevendo para Trajano, presta testemunho contra a extraordinária pureza das vidas dos cristãos, contrastando com as pessoas ao seu redor. [Jamieson; Fausset; Brown]

9 (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça, e verdade),

Comentário A. R. Fausset

fruto da luz – tomado por transcritores de Gálatas 5:22. A verdadeira leitura é a dos manuscritos mais antigos, “O fruto da LUZ”; em contraste com “as obras infrutíferas das trevas” (Efésios 5:11). Este verso é parentético. Andem como filhos da luz, isto é, em todas as boas obras e palavras, “Porque o fruto da luz é (suportado) em (Alford; mas Bengel, ‘consiste em’) toda a bondade (em oposição à ‘maldade’, Efésios 4:31), justiça [em oposição à ‘cobiça’, Efésios 5:3) e verdade (em oposição a ‘mentira’, Efésios 4:25). [Jamieson; Fausset; Brown]

10 buscando descobrir o que agrada ao Senhor.

Comentário A. R. Fausset

buscando descobrir – interpretando com “andar” (Efésios 5:8; Romanos 12:1-2). Analisando antes de fazer as coisas; pelo estudo preciso e experimentação, podemos testar ‘o que é aceitável ao Senhor’; da qual o último é o único critério do cristão em avaliar as coisas. “Luz”, da qual os crentes são “filhos”, manifesta o que cada coisa realmente é. [Jamieson; Fausset; Brown]

11 E não participeis das obras infrutíferas das trevas, pelo contrário, reprovai-as.

Comentário A. R. Fausset

obras infrutíferas das trevas – Os pecados são fins em si mesmos e, portanto, são chamados de “obras”, não de “frutos” (Gálatas 5:19,22). Seu único fruto é o que não é em um verdadeiro sentido fruto (Deuteronômio 32:32), ou seja, “morte” (Romanos 6:21, Gálatas 6:8). As plantas não podem dar “frutos” na ausência de luz. O pecado é “escuridão” e seu pai é o príncipe das trevas (Efésios 6:12). As graças, por outro lado, como florescerem na “luz”, são reprodutivas e abundantes em frutos; que, combinando harmoniosamente em um todo, são denominados (no singular) “o FRUTO do Espírito” (Efésios 5:9).

pelo contrário – Traduza como grego, “antes reprová-los” (compare com Mateus 5:14-16). Não apenas “não tenha companheirismo, mas até mesmo repreenda-os”, ou seja, em palavras e em suas ações, que, brilhando com “a luz”, praticamente reprovam tudo o que é contrário à luz (Efésios 5:13; Jo 3:19-21). “Não tenha companheirismo”, não implica que podemos evitar todo o intercurso (1Coríntios 5:10), mas “evitem uma comunhão que se contamine”; assim como a luz, embora toque a sujeira, não é suja por ela; não, como a luz detecta, então, “até mesmo repreenda o pecado”. [Jamieson; Fausset; Brown]

12 pois é vergonhoso até dizer o que eles fazem em segredo.

Comentário A. R. Fausset

A ordem grega é: “Para as coisas feitas em segredo por eles, é uma vergonha até falar”. O “pois” dá sua razão para “não nomear” (compare Efésios 5:3) em detalhes as obras da escuridão, enquanto ele descreve definitivamente (Efésios 5:9) “o fruto da luz” (Bengel). “Falar de”, penso eu, é usado aqui como “falar sem reprovar”, em contraste com “até mesmo reprová-los”. Assim, o “para” expressa isso, reprimi-los, para falar deles sem reprová-los, é um vergonha (Efésios 5:3). Assim, “obras das trevas” responde a “coisas feitas em segredo”. [Jamieson; Fausset; Brown]

13 Mas todas essas coisas, quando são reprovadas, tornam-se visíveis pela luz, porque tudo o que se se torna visível é luz.

Comentário A. R. Fausset

quando são reprovadas – ou seja, por você (Efésios 5:11).

tornam-se visíveis pela luz – sim, “tudo o que é (isto é, sofre para ser) manifestado (ou ‘brilhado’, pela sua ‘reprovação ‘, Efésios 5:11) é (daí em diante não mais a escuridão, ‘Efésios 5:8, mas) luz”. O diabo e o ímpio não se deixarão manifestar pela luz, mas amarão as trevas, embora exteriormente a luz brilha ao redor deles. Portanto, “luz” não tem efeito transformador sobre eles, de modo que eles não se tornam luz (Jo 3:19-20). Mas, diz o apóstolo, vocês estão agora se iluminando (Efésios 5:8), trazendo à luz através da repreensão aqueles que estão nas trevas, os converterão em luz. Suas vidas consistentes e repreensões fiéis serão a sua “armadura de luz” (Romanos 13:12) em fazer uma incursão no reino das trevas. [Jamieson; Fausset; Brown]

14 Por isso se diz: Desperta tu, que dormes, e levanta-te dos mortos, e Cristo te iluminará.

Comentário A. R. Fausset

(compare a mesma sentença, Efésios 4:8).

Desperta – Uma frase usada para motivar os homens à atividade. As palavras são uma paráfrase de Isaías 60:1-2, não uma citação exata. A palavra “Cristo” mostra que, ao citar a profecia, ele a vê na luz lançada sobre ela pelo cumprimento do evangelho. Como Israel é chamado a “despertar” de seu estado anterior de “trevas” e “morte” (Isaías 59:1060:2), pois a sua Luz chegou; assim a Igreja, e cada indivíduo é similarmente chamado a despertar. Os crentes são chamados a “acordar” fora do sono; incrédulos, para “levantar-se” da morte (compare Mateus 25:5; Romanos 13:11; 1Tessalonicenses 5:6, com Efésios 2:1).

Cristo – “a verdadeira luz”, “o sol da justiça”.

te iluminará – sim, como o grego, “brilhará sobre ti” (permitindo-te assim, sendo “manifestado” tornar-se, e ser, pelo próprio fato, “luz”, Efésios 5:13; então sendo tão “iluminado , Efésios 1:18, poderás, por “reprovar”, iluminar os outros. [Jamieson; Fausset; Brown]

15 Portanto vede cuidadosamente como vós andais, não como tolos, mas sim como sábios;

vede cuidadosamente como vós andais – ou seja, “tenham cuidado com a maneira como vocês vivem” (NVI).

16 aproveitai o tempo, porque os dias são maus.

Comentário A. R. Fausset

aproveitai o tempo – (Colossenses 4:5). Grego: “Comprando para si o tempo adequado” (sempre que ocorre) do bem para vós e para os outros. Comprando das vaidades dos “que estão sem” (Colossenses 4:5), e do “insensato” (aqui em Efésios), o tempo oportuno concedido a você para a obra de Deus. Em um sentido mais restrito, são referidos momentos especialmente favoráveis para o bem, que ocasionalmente se apresentam, das quais os crentes devem servir-se diligentemente. Isso realmente serve de “sabedoria” (Efésios 5:15). Em um sentido mais amplo, toda o período de tempo em que se desperta espiritualmente, deve ser “redimido” da vaidade para Deus. (compare 2Coríntios 6:2; 1Pedro 4:2-4). “Resgatar” implica uma preciosidade da época, uma joia a ser comprada a qualquer preço. Wahl explica: “Resgatando para os mesmos (isto é, aproveitando-se da) uma oportunidade (oferecendo-lhe de agir corretamente), e comandar o tempo como um mestre faz seu serviço”. Tittmann, “Observe o tempo, e fazei-o vosso para controlá-lo; como os mercadores procuram oportunidades, e escolhem com precisão os melhores bens; não sirvais o tempo, mas ordenai-o, e ele fará o que aprovardes”. Píndaro (Pítia), “O tempo o seguiu como seu servo, e não era como um escravo fugitivo”.

porque os dias são maus – Os dias da vida em geral estão tão expostos ao mal, que se torna necessário aproveitar ao máximo as oportunidades, enquanto elas durarem. (Efésios 6:13; Gênesis 47:9; Salmo 49:5; Eclesiastes 11:212:1; Jo 12:35). Além disso, há muitos dias especialmente maus(na perseguição, doença, etc.), quando o cristão é colocado em silêncio; portanto, ele precisa de mais para aperfeiçoar os tempos oportunos que lhe são concedidos (Amós 5:13), aos quais Paulo talvez alude. [Jamieson; Fausset; Brown]

17 Por isso, não sejais imprudentes, mas entendei qual é a vontade do Senhor.

Comentário A. R. Fausset

Por isso – vendo que você precisa andar tão prudentemente, escolhendo e usando a oportunidade certa do bem.

imprudentes – uma palavra grega diferente daquela em Efésios 5:15. Traduzir, “tolo” ou “sem sentido”.

entendei – não apenas conhecer de fato (Lucas 12:47), mas conhecer com compreensão.

a vontade do Senhor – de como cada oportunidade deve ser usada. A vontade do Senhor, em última análise, é a nossa “santificação” (1Tessalonicenses 4:3); e que “em cada coisa”, entretanto, devemos “dar graças” (1Tessalonicenses 5:18; compare acima, Efésios 5:10). [Jamieson; Fausset; Brown]

18 E não fiqueis bêbados com vinho, em que há devassidão, mas enchei-vos do Espírito;

Comentário A. R. Fausset

em que – não no próprio vinho quando usado corretamente (1Timóteo 5:23), mas no “excesso” quanto a ele.

mas enchei-vos do Espírito – O efeito na inspiração foi que a pessoa estava “cheia” de uma alegria extática, como aquela causada pelo vinho; daí os dois estão aqui conectados (compare Atos 2:13-18). Daí surgiu a abstinência do vinho de muitos dos profetas, por exemplo, João Batista, a saber, para manter distinto diante do mundo o êxtase causado pelo Espírito, daquele causado pelo vinho. Assim também nos cristãos comuns, o Espírito não habita na mente que busca as influências perturbadoras da excitação, mas na mente orante bem equilibrada. Tal pessoa expressa sua alegria, não em canções bêbadas ou mundanas, mas em hinos cristãos de gratidão. [Jamieson; Fausset; Brown]

19 falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando e louvando ao Senhor no vosso coração;

Comentário A. R. Fausset

(Colossenses 3:16).

entre vós – “um ao outro”. Daí em diante surgiu o canto antífonal ou responsivo do qual Plínio escreve a Trajano: “Eles costumam se reunir antes do dia (para evitar a perseguição) e recitar um hino entre si por turnos para Cristo, como se fosse Deus ”. O Espírito dá verdadeira eloquência; vinho, uma eloquência falsa.

salmos – geralmente acompanhados por um instrumento.

hinos – em louvor direto a Deus (compare Atos 16:25; 1Coríntios 14:26; Tiago 5:13).

cânticos – o termo geral para peças líricas; “espirituais” é adicionado para marcar seu ser aqui restrito a assuntos sagrados, embora não meramente direcionar louvores a Deus, mas também contendo exortações, profecias, etc. Contraste as “canções” embreagadas, Amós 8:10.

no vosso coração – não apenas com a língua; mas o sentimento sério do coração acompanhando o canto dos lábios (compare 1Coríntios 14:15; Salmo 47:7). O contraste é entre os pagãos e a prática cristã: “Não sejam as vossas canções as cantigas de beber das festas pagãs, mas salmos e hinos; e seu acompanhamento, não a música da lira, mas a melodia do coração”(Conybeare e Howson).

ao Senhor – Veja a carta de Plínio citada acima: “A Cristo como Deus”. [Jamieson; Fausset; Brown]

20 agradecendo sempre por tudo a Deus, o Pai, no nome do nosso Senhor Jesus Cristo;

Comentário A. R. Fausset

agradecendo sempre por tudo – mesmo para adversidades; também para bênçãos, desconhecidas e conhecidas (Colossenses 3:17; 1Tessalonicenses 5:18).

a Deus, o Pai – a fonte de toda bênção na Criação, Providência, Eleição e Redenção.

Senhor Jesus Cristo – por quem todas as coisas, até mesmo aflições, tornam-se nossas (Romanos 8:35,37; 1Coríntios 3:20-23). [Jamieson; Fausset; Brown]

21 sujeitando-vos uns aos outros no temor a Cristo.

Comentário A. R. Fausset

(Filipenses 2:3; 1Pedro 5:5) Aqui ele passa de nossas relações com Deus, para aqueles que dizem respeito a nossos semelhantes.

no temor a Cristo – O crente passa de debaixo da escravidão da lei como uma carta, para ser “o servo de Cristo” (1Coríntios 7:22), que, através do instinto de amor a Ele, é realmente ser “o homem livre do Senhor”; porque ele está “debaixo da lei para Cristo” (1Coríntios 9:21; compare com Jo 8:36). Cristo, não o Pai (Jo 5:22), é para ser nosso juiz. Assim, o temor reverente de desagradá-lo é o motivo pelo qual cumprimos nossos deveres relativos como cristãos (1Coríntios 10:22; 2Coríntios 5:11; 1Pedro 2:13). [Jamieson; Fausset; Brown]

22 Mulheres, sujeitai-vos aos vossos próprios maridos, assim como ao Senhor;

Comentário A. R. Fausset

(Efésios 6:9) A relação da Igreja com Cristo em Seu propósito eterno é o fundamento e o arquétipo das três maiores relações terrenas, a de marido e mulher (Efésios 5:22-33), pai e filho (Efésios 6:1-4), mestre e servo (Efésios 6:4-9). Os manuscritos mais antigos omitem “sujeitai-vos”; suprindo-o de Efésios 5:21, “Esposas (sujeitai-vos) a seus próprios maridos”. “O seu próprio” é um argumento para a submissão por parte das esposas; não é um estranho, mas seus próprios maridos a quem você é chamado a se submeter (compare Gênesis 3:16; 1Coríntios 7:214:34; Colossenses 3:18; Tito 2:5; 1Pedro 3:1-7). “Sujeitar” é o termo usado para esposas: “obedecer”, de crianças (Efésios 6:1), pois há uma maior igualdade entre esposas e maridos do que entre filhos e pais.

como ao Senhor – Submissão é prestada pela esposa ao marido sob o olhar de Cristo, e assim é prestada ao próprio Cristo. O marido fica para a esposa na relação que o Senhor faz com a Igreja, e esta deve ser a base de sua submissão: embora essa submissão seja inferior em espécie e grau àquela que ela deve a Cristo (Efésios 5:24). [Jamieson; Fausset; Brown]

23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja, e ele é o salvador do corpo.

Comentário A. R. Fausset

e ele é – Os manuscritos mais antigos leram, “Ele mesmo (sendo) Salvador”, omitindo “e” e “é”. No caso de Cristo, a liderança é unida com, ou melhor, obtida por Ele ter salvo o corpo no processo de redenção; de modo que (Paulo implica) eu não estou alegando a liderança de Cristo como uma totalmente idêntica àquela outra, pois Ele tem uma reivindicação a ela, e um cargo nela, peculiar a si mesmo (Alford). O marido não é salvador da esposa, na qual Cristo particular se destaca. [Jamieson; Fausset; Brown]

24 Mas, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres estejam em tudo sujeitas aos maridos.

Comentário A. R. Fausset

Mas – Embora haja a diferença de cabeças mencionadas em Efésios 5:23, no entanto, até agora elas são uma, a saber, na sujeição ou submissão (a o mesmo grego significa “é sujeito”, como “submete”, Efésios 5:21-22) da Igreja a Cristo, sendo o protótipo daquela da esposa ao marido.

em tudo – pertencente à autoridade legítima do marido; “no Senhor” (Colossenses 3:18); tudo não é contrário a Deus. [Jamieson; Fausset; Brown]

25 Maridos, amai as vossas próprias esposas, assim como também Cristo amou a Igreja, e se entregou por ela;

Comentário A. R. Fausset

por ela – A relação da Igreja com Cristo é a base do cristianismo que elevou a mulher a seu devido lugar na escala social, da qual ela foi excluída em terras pagãs. [Jamieson; Fausset; Brown]

26 a fim de a santificar, havendo a purificado com a lavagem com água, pela palavra,

Comentário A. R. Fausset

santificar – isto é, consagrá-la a Deus. Compare Jo 17:19, significando: “Eu me dedico como sacrifício sagrado, para que também os Meus discípulos sejam devotados ou consagrados como santos na (através) da verdade” (Neander) (Hebreus 2:1110:1013:12)

com a lavagem com água – sim como grego, “com” ou “pela pia da água”, ou seja, a água batismal. Por isso, deve ser traduzido em Tito 3:5, a única outra passagem no Novo Testamento onde ocorre. Como a noiva passou por um banho purificador antes do casamento, a Igreja também (compare Apocalipse 21:2). Ele fala do batismo de acordo com seu alto ideal e design, como se a graça interior acompanhasse o rito exterior; portanto, ele afirma que o batismo externo está envolvido em uma apropriação crente das verdades divinas que ele simboliza e diz que Cristo, pelo batismo, purificou a Igreja (Neander) (1Pedro 3:21).

pela palavra – A “palavra de fé” (Romanos 10:8-9,17), de qual confissão é feita no batismo, e que leva a verdadeira purificação (Jo 15:317:17) e poder regenerador (1Pedro 1:233:21) (Alford). Assim Agostinho, “Tire a palavra, e qual é a água, exceto água? Acrescente a palavra ao elemento e ela se torna um sacramento, sendo ela mesma a palavra visível”. A eficácia regeneradora do batismo é transmitida somente pela palavra divina. [Jamieson; Fausset; Brown]

27 a fim de apresentar a si mesmo uma igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem algo semelhante; mas sim, santa e irrepreensível.

Comentário A. R. Fausset

apresentar a si mesmo – como uma noiva (2Coríntios 11:2). Santidade e glória são inseparáveis. “Purificação” é a preliminar necessária para ambos. Santidade é glória interna; glória é santidade resplandecendo exteriormente. A pia do batismo é o meio, mas a palavra é o instrumento mais nobre e verdadeiro da purificação (Bengel). É Cristo que prepara a Igreja com os necessários ornamentos da graça, para apresentação a Si mesmo, como o Noivo em Sua vinda novamente (Mateus 25:1, etc .; Apocalipse 19:7; Apocalipse 21:2).

sem mancha – (Cânticos 4:7). A igreja visível agora contém limpos e imundos juntos, como a arca de Noé; como a sala de casamento que continha alguns que tinham, e outros que não tinham, o traje de casamento (Mateus 22:10-14; compare com 2Timóteo 2:20); ou como os bons e maus peixes são levados na mesma rede porque não conseguem discernir os maus dos bons, sendo os pescadores incapazes de saber que tipo de peixe as redes tomaram sob as ondas. Ainda assim, a Igreja é denominada “sagrada” no credo, em referência ao seu ideal e destino final. Quando o Noivo vier, a noiva será apresentada a Ele completamente sem mancha, sendo o mal cortado do corpo para sempre (Mateus 13:47-50). Não que haja duas igrejas, uma com bom e mau misturado, outra na qual haja só o bem; mas uma e a mesma Igreja em relação a diferentes tempos, agora com o bem e o mal juntos, a partir de agora só com o bem (Pearson). [Jamieson; Fausset; Brown]

28 Assim os maridos devem amar as suas próprias esposas como os seus próprios corpos. Quem ama a sua esposa, ama a si mesmo;

Comentário A. R. Fausset

Traduza: “Assim também os maridos (assim são os manuscritos mais antigos) devem amar suas próprias esposas (compare com Efésios 5:22) como seus próprios corpos”.

Quem ama a sua esposa, ama a si mesmo – Assim, há o mesmo amor e a mesma união de corpo entre Cristo e a Igreja (Efésios 5:30,32). [Jamieson; Fausset; Brown]

29 pois ninguém jamais odiou a sua própria carne; mas a alimenta e sustenta, assim como também Cristo à Igreja,

Comentário A. R. Fausset

sua própria carne – (Efésios 5:31).

alimenta – refere-se a comida e sustento interno; “sustenta”, para vestir e promover externo.

Cristo Êxodo 21:10 prescreve três deveres para o marido. Os dois primeiros (comida e vestuário) são aqui aludidos em sentido espiritual, por “alimenta e sustenta”; o terceiro “dever do matrimônio” não é acrescentado em consonância com a sagrada propriedade da linguagem das Escrituras: seu antítipo é “conheça o Senhor” (Oséias 2:19-20) (Bengel). [Jamieson; Fausset; Brown]

30 pois somos membros de seu corpo.

Comentário A. R. Fausset

pois – grego, “porque” (1Coríntios 6:15). Cristo nutre e valoriza a Igreja como sendo de uma só carne com Ele. Traduza: “Porque somos membros de Seu corpo (Seu corpo literal), sendo DE SUA carne e de seus ossos” (Alford) (Gênesis 2:23-24). O grego expressa: “Sendo formado de” ou “da substância de Sua carne”. O sono profundo de Adão, onde Eva foi formada a partir de seu lado aberto, é um emblema da morte de Cristo, que foi o nascimento da Esposa, a Igreja. Jo 12:24; Jo 19:34-35, ao qual Efésios 5:25-27 alude, como implicando expiação pelo Seu sangue, e santificação pela “água”, respondendo àquilo que fluía do Seu lado (compare também Jo 7:38-39, 1Coríntios 6:11). Quando Adão deu a Eva um novo nome, hebraico, “Isha”), “mulher”, formado a partir de sua própria costela, Ish, “homem”, significando sua formação dele, assim Cristo, Apocalipse 2:17. ; Apocalipse 3:12. Gênesis 2:21, 23-24 coloca os ossos em primeiro lugar porque a referência é a estrutura natural. Mas Paulo está se referindo à carne de Cristo. Não são nossos ossos e carne, mas “nós” que somos espiritualmente propagados (em nossa alma e espírito agora, e no corpo depois, regenerados) da humanidade de Cristo que tem carne e ossos. Somos membros do Seu corpo glorificado (Jo 6:53). [Jamieson; Fausset; Brown]

31 Por isso o homem deixará o seu pai e a sua mãe, e se ajuntará com a sua mulher; e os dois serão uma só carne.

Comentário A. R. Fausset

Por isso – A propagação da Igreja de Cristo, como a de Eva de Adão, é o fundamento do casamento espiritual. O casamento natural, em que “um homem deixa pai e mãe (os manuscritos mais antigos omitem ‘seu’) e se une à sua esposa”, não é a coisa principal aqui, mas o matrimônio espiritual representado por ela, e sobre o qual repousa , por meio do qual Cristo deixou o seio do Pai para atrair a si mesmo a Igreja de um mundo perdido: Efésios 5:32 prova isso: Sua mãe terrena como tal, também, Ele tem um relato secundário em comparação com Sua Noiva espiritual (Lucas 2:48-49, Lucas 8:19-21, Lucas 11:27-28). Ele novamente deixará a morada de Seu Pai para consumar a união (Mateus 25:1-10; Apocalipse 19:7).

os dois serão uma só carne – No casamento natural, marido e mulher combinam os elementos de um ser humano perfeito: um sendo incompleto sem o outro. Assim, Cristo, como Deus-homem, tem o prazer de tornar a Igreja, o corpo, um complemento necessário para Ele mesmo, a Cabeça. Ele é o arquétipo da Igreja, de quem e de acordo com quem, como padrão, ela é formada. Ele é a cabeça dela, como o marido é da esposa (Romanos 6:5; 1Coríntios 11:315:45). Cristo nunca permitirá que nenhum poder se separe dele e de sua noiva, unidos indissoluvelmente (Mateus 19:6; Jo 10:28-29; Jo 13:1). [Jamieson; Fausset; Brown]

32 Esse é um grande mistério, mas estou dizendo quanto a Cristo e à Igreja.

Comentário A. R. Fausset

Esse é um grande mistério. Esta verdade, antes escondida, mas agora revelada – a união espiritual de Cristo com a Igreja, misticamente representada pelo casamento – é de profunda importância. Portanto, “mistério” significa uma verdade divina que só pode ser descoberta por revelação de Deus (Romanos 11:25; 1Coríntios 15:51). O casamento de Cristo e a Igreja, é “o grande mistério”, como provam as seguintes palavras: mas estou dizendo quanto a Cristo e à Igreja. [JFU, 1866]

33 Assim também vós, cada um individualmente, ame a sua própria esposa como a si mesmo, e a mulher respeite o marido.

Comentário A. R. Fausset

Assim também – não buscando mais o significado místico do casamento. Traduza, como em grego: “Faça também (como Cristo faz) cada um tão amorosamente”, etc. As palavras “cada um individualmente” referem-se a elas em sua capacidade individual, contrastando com a visão coletiva anterior dos membros da Igreja como a noiva de Cristo. [Jamieson; Fausset; Brown]

<Efésios 4 Efésios 6>

Introdução à Efésios 5

Em Efésios 5, Paulo faz exortações ao amor e contra as concupiscências e conversações carnais. Ele fala também do cuidado na caminhada, redenção do tempo, ser cheio do espírito, louvar ao Senhor com gratidão e que o dever da esposa para com o marido repousa sobre o da Igreja para com Cristo. [Fausset]

Visão geral da Epístola aos Efésios

Na sua Epístola aos Efésios, “Paulo resume a história do Evangelho, e como ele deve reformular cada parte da nossa história de vida”. Tenha uma visão geral da carta através deste breve vídeo (9 minutos) produzido pelo BibleProject.

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola aos Efésios.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – março de 2018.