Salmo 47

1 (Salmo para o regente, dos filhos de Coré:) Vós todos os povos, batei palmas; clamai a Deus com voz de alegria.

Comentário Barnes

Vós todos os povos, batei palmas – Uma forma comum de expressar alegria ou indicar aplausos. Compare as notas em Isaías 55:12 . O “povo” aqui referido é provavelmente o povo judeu, e o chamado a eles é para se regozijar, com as marcas costumeiras de alegria, em vista da grande vitória que Deus obteve sobre seus inimigos.

clamai a Deus – Faça um barulho alegre em louvor a Deus; isto é, em reconhecimento de que essa vitória foi obtida por sua interposição.

com voz de alegria – Com um grito tal como geralmente é levantado quando uma vitória é obtida; um grito como o que ocorre em uma procissão triunfal. Compare com 2Samuel 6:15 ; 1Crônicas 15:28 ; Jó 39:25 ; Zacarias 4:7 ; Êxodo 32:18 ; Isaías 12:6 ; Isaías 42:11 ; Isaías 44:23 ; Jeremias 50:15 . Sem dúvida, há momentos em que gritos altos, como expressão de alegria, são adequados. [Barnes, aguardando revisão]

2 Porque o SENHOR Altíssimo é temível, o grande Rei sobre toda a terra.

Comentário de A. R. Fausset

Porque o SENHOR Altíssimo é temível – esse é o fundamento da exultação, isto é, a intervenção de Javé pelo Seu povo com terríveis julgamentos sobre os seus inimigos (Salmo 68:35).

o grande Rei sobre toda a terra – A destruição dos últimos inimigos de Israel será a preliminar à Sua manifestação como “Rei sobre toda a terra”. Cada triunfo anterior do povo de Deus é um verdadeiro triunfo final. [JFU]

3 Ele subjugará aos povos debaixo de nós, e as nações debaixo de nossos pés.

Comentário de A. R. Fausset

debaixo de nós – isto é, os santos dele; as vitórias temporais de Israel foram tipos das conquistas espirituais da verdadeira Igreja. [Jamieson; Fausset; Brown]

4 Ele escolhe para nós nossa herança, a glória de Jacó, a quem ele amou. (Selá)

Comentário de A. R. Fausset

ele escolheherança – os pagãos a serem apossados por Sua Igreja (Salmo 2:8), como Canaã pelos judeus.

glória de Jacó – literalmente, “orgulho”, ou aquilo em que ele gloria (não necessariamente, embora frequentemente, num mau sentido), os privilégios do povo escolhido – a quem ele amou – Seu amor sendo a única causa de concedê-los. [Jamieson; Fausset; Brown]

5 Deus sobe com gritos de alegria; o SENHOR, com voz de trombeta.

Comentário de A. R. Fausset

Deus, vitorioso sobre os seus inimigos, renasce ao céu, em meio aos louvores triunfais do seu povo, que celebram o seu soberano domínio. Esta soberania é o que o Salmo ensina; daí ele acrescenta, com gritos de alegriacom voz de trombeta – literalmente, “cantar e tocar um instrumento (Salmo)”. O todo tipifica a ascensão de Cristo (compare Salmo 68:18).  [Jamieson; Fausset; Brown]

6 Cantai louvores a Deus, cantai; cantai louvores ao nosso Rei, cantai.

Comentário Barnes

Cantai louvores a Deus, cantai – Isso começa a “segunda” parte do salmo. A “repetição” mostra que o coração estava cheio ou transbordando de alegria. É um apelo a todos para celebrar os louvores de Deus, especialmente porque ele permitiu que seu povo triunfasse sobre seus inimigos.

cantai louvores ao nosso Rei, cantai – A Deus, que mostrou ser o Rei de seu povo – aquele que governa em seu nome, e que interpôs para sua libertação em perigo. [Barnes, aguardando revisão]

7 Porque Deus é o Rei de toda a terra; cantai louvores com entendimento.

Comentário Barnes

Porque Deus é o Rei de toda a terra – Ele se mostrou um soberano universal. Todas as nações estão sujeitas a ele, e ele tem direito ao louvor universal.

cantai louvores com entendimento – Margem, Todo aquele “que tem entendimento.” Nem o texto aqui, porém, nem a margem, expressam a verdadeira ideia do original. O hebraico é, “Cante um Maschil” – משׂכיל maśkı̂yl; isto é, cante ou toque um salmo ou melodia didática; isto é, uma canção ou ode adaptada para transmitir lições valiosas de instrução. Veja a palavra explicada nas notas do título do Salmo 32:1-11. A ideia é que a ocasião era aquela em que “tal” salmo ou cântico seria especialmente apropriado; uma ocasião em que grandes lições ou verdades foram ensinadas pelos procedimentos de Deus, que cabia a seu povo apresentar de maneira apropriada. Essas lições ou verdades dizem respeito ao fato de que Deus é o grande Rei sobre toda a terra, ou que ele é um soberano entre as nações:uma verdade de imensa importância para a humanidade, e uma verdade que a ocasião em que o salmo foi composto foi especialmente adaptado para mostrar. [Barnes, aguardando revisão]

8 Deus reina sobre as nações; Deus se senta sobre o trono de sua santidade.

Comentário Barnes

Deus reina sobre as nações. Não significa que Deus reina, ou que estabeleceu seu trono sobre o povo que não tem a verdadeira religião, mas que ele é exaltado sobre as nações da terra como tais; ou, que ele tem domínio universal. Veja as notas no Salmo 46:10 .

Deus se senta sobre o trono de sua santidade – em seu santo trono, A ideia é que seu governo é estabelecido em santidade ou justiça. [Barnes]

9 Os chefes dos povos se juntaram ao povo do Deus de Abraão, porque os escudos da terra pertencem a Deus, e ele é muito exaltado.

Comentário Barnes

Os chefes dos povos se juntaram – A leitura marginal é, “O voluntário do povo está reunido ao povo do Deus de Abraão.” A palavra traduzida por “príncipes” – נדיב nâdı̂yb – significa apropriadamente, voluntário, pronto, pronto; então, generoso, liberal; então, aqueles de nascimento nobre, príncipes, nobres. É evidentemente usado aqui neste último sentido. A palavra “povo” aqui pode significar o povo de Israel ou o povo de outras terras; mas neste lugar parece evidentemente denotar o último. As palavras “estão reunidos” podem referir-se a uma reunião voluntária ou involuntária; significando que eles vieram acorrentados como prisioneiros de guerra, subjugados pelos braços do povo de Deus, prestando assim um tributo involuntário ao seu poder e à sua religião; ou que eles vieram de uma maneira voluntária e se submeteram, reconhecendo o Deus de Israel como o verdadeiro Deus. Parece-me que a conexão requer que devemos entender isso no primeiro sentido, como se referindo à subjugação dos inimigos do povo de Deus, e a eles serem conduzidos como cativos, assim reunidos de partes distantes do mundo como prova de que o Deus de Israel reinou.

ao povo do Deus de Abraão – A palavra “mesmo” não está no original. O significado é “para” o povo do Deus de Abraão; isto é, eles vêm e se misturam com o povo do Deus de Abraão; ou, eles vêm como cativos na guerra “para” aquele povo, e confessam dessa maneira que seu Deus é o Deus verdadeiro. A imagem é a da assembléia de um grande número de príncipes e nobres antigos, fornecendo um reconhecimento voluntário ou involuntário do fato de que o Deus de Abraão era o Deus verdadeiro e de que o povo de Israel era seu povo.

porque os escudos da terra pertencem a Deus – São de direito seu. Isso parece ter sido sugerido pela marcha em triunfo de príncipes e guerreiros subjugados e vencidos, seus escudos ou armas de guerra sendo carregados na procissão, demonstrando que Jeová era o Rei entre as nações. Foi visto em tal marcha que todas aquelas armas de guerra “pertenciam” a ele, ou que ele tinha o direito de dispor delas e usá-las como quisesse.

e ele é muito exaltado – isto é, aquele que pode assim subjugar nações e liderar príncipes e guerreiros cativos, “deve” ser um Ser muito exaltado; um Ser que tem domínio sobre as nações da terra. Isso completa a imagem do salmo e dá ocasião aos gritos e às alegrias do triunfo. Deus mostrou que ele era um grande Rei sobre a terra. Príncipes e exércitos foram submetidos à sua vontade. Foram conduzidos como cativos e reunidos ao povo de Deus, como se reconhecessem sua própria inferioridade; e desta maneira solene as nações assim subjugadas reconheceram a Yahweh como o verdadeiro Deus. Em um sentido mais elevado, isso será verdade quando toda a terra for subjugada pelo poder da verdade, e quando reis e príncipes e pessoas em todos os lugares vierem e reconhecerem a Deus, reinando por meio do Messias, para ser o Rei de todas as nações. Comparar Isaías 60. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 46 Salmo 48>

Introdução ao Salmo 47

Este salmo é intitulado, “Para o músico chefe, um salmo para (ou, “dos”) filhos de Corá”. Sobre a frase “Ao chefe dos músicos”, veja as notas no título do Salmo 4. Sobre a frase “Para os filhos de Corá”, veja as notas no título do Salmo 42.

A ocasião em que o salmo foi composto e o nome do autor são igualmente desconhecidos. É um salmo triunfal e foi composto aparentemente em alguma ocasião de “vitória” sobre os inimigos, com referência a uma procissão triunfal. Alexandre supõe que foi composto para comemorar a vitória de Josafá sobre os amonitas e edomitas, registrada em 2Crônicas 20 . É, como ele observa, uma coincidência de alguma importância, que haja menção expressa da presença dos “coatitas” naquela ocasião, como entre aqueles que “se levantaram para louvar ao Senhor” (2Crônicas 20:19). Isso não é, no entanto, decisivo, porque poderiam ter estado presentes em outras ocasiões semelhantes, e como é provável, de fato, que habitualmente participassem de festas deste tipo. Tudo o que pode ser expresso com alguma certeza com respeito à ocasião em que o salmo foi composto é que foi em uma ocasião de vitória.

O salmo consiste em duas partes, bastante semelhantes em estrutura e intenção. Cada parte consiste em uma exortação para louvar a Deus, seguida por uma declaração das razões pelas quais isso deve ser feito.

I. A primeira parte compreende os primeiros cinco versos:

(1) Uma exortação para louvar a Deus – para celebrar a alegria da alma com palmas e com um grito de triunfo (Salmo 47:1).

(2) razões para fazer isso (Salmo 47:2-5). Essas razões são que ele é tremendo; que ele é rei sobre toda a terra; que subjugará as nações e as sujeitará ao seu próprio povo; e que, em antecipação a isso, e como prova disso, ele agora alcançara uma vitória notável e subira dessa vitória para sua própria morada no céu.

II. A segunda parte abrange os últimos quatro versículos do salmo:

(1) Uma exortação, como antes, para louvar a Deus (Salmo 47:6).

(2) razões para isso (Salmo 47:7-9). Essas razões são, como antes, que Deus é rei sobre toda a terra; que ele agora se senta no trono de sua santidade, e que (Salmo 47:9) os príncipes das nações – os reis e governantes subjugados – são levados em triunfo ao povo do Deus de Abraão; e que nesta vitória foi mostrado que os escudos da terra pertencem a Deus.

O salmo, portanto, é uma ode triunfal, e provavelmente foi composto para ser cantado por ocasião de algum triunfo militar – alguma procissão solene no retorno da batalha, com príncipes cativos marchando na procissão e com uma exibição dos “escudos” e outros implementos de guerra tirados do inimigo. Tudo isso é celebrado como indicativo do poder de interposição de Deus na vitória e como evidência de seu propósito de proteger seu povo escolhido em tempos de perigo. O salmo ainda pode ser usado em um sentido mais elevado pela igreja em geral, quando todos os inimigos de Deus na terra forem subjugados, e quando seu reino for de fato estabelecido sobre todo o mundo. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.