Bíblia, Revisar

Mateus 19

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!

A questão do divórcio

1 E aconteceu que, quando Jesus acabou essas palavras, partiu da Galileia, e veio para a região da Judeia, além do Jordão.

Adeus à Galileia (Mt 19:1-2.

E aconteceu que, quando Jesus acabou essas palavras, partiu da Galileia – Isto marca um período muito solene no ministério público de nosso Senhor. Tão pouco é tocado aqui, e na passagem correspondente de Marcos (Mc 10:1), que poucos leitores provavelmente o notam como o Adeus do Redentor à Galileia, que no entanto era. Veja a declaração sublime de Lucas (Lc 9:51), que se refere ao mesmo estágio de transição no progresso da obra de nosso Senhor.

e veio para as costas – ou, limites

da Judeia, além do Jordão – isto é, para o outro lado, ou para o lado oriental do Jordão, na Peréia, os domínios de Herodes Antipas. Mas embora se possa concluir de nosso evangelista que nosso Senhor foi direto de uma região para outra, sabemos pelos outros Evangelhos que um tempo considerável se passou entre a partida de um e a chegada ao outro, durante o qual muitos dos os eventos mais importantes da vida pública de nosso Senhor ocorreram – provavelmente uma grande parte do que está registrado em Lc 9:51, em Lc 18:15 e parte de João 7:2 à 11:54.

2 E muitas multidões o seguiram, e ele os curou ali.

Marcos diz mais adiante (Mc 10:1), que “como de costume, Ele os ensinou lá”. O que temos agora sobre o assunto do divórcio é um pouco desse ensinamento.

3 Então uns fariseus se aproximaram dele e, provando-o, perguntaram: É lícito se divorciar da sua mulher por qualquer causa?

É lícito se divorciar da sua mulher por qualquer causa? – Duas escolas rivais (como vimos em Mt 5:31) estavam divididas sobre essa questão – uma delicada, como Deuteronômio Wette pertinentemente observa, nos domínios de Herodes Antipas.

4 Porém ele respondeu: Não tendes lido que aquele que os criou no princípio, macho e fêmea os fez,

no principio. Um apelo da lei de Moisés para uma lei superior e absoluta, que sobreviveu à lei de Moisés. [Cambridge]

5 e disse: Portanto o homem deixará pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma única carne?

E disse: Por esta causa – para seguir esta designação divina.

deixará pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma única carne? – Jesus envia-os de volta à constituição original do homem como um par, um macho e uma fêmea; para o casamento deles / delas, como tal, por nomeação divina; e para o propósito de Deus, expresso pelo historiador sagrado, que em todo o tempo um homem e uma mulher devem, por casamento, tornar-se uma só carne – para continuar enquanto ambos estiverem na carne. Sendo esta a constituição de Deus, não deixe o homem quebrá-la por divórcios sem causa.

6 Assim eles já não são mais dois, mas sim uma única carne; portanto, o que Deus juntou, o ser humano não separe.

Jesus aqui os envia de volta à constituição original do homem como um par, um macho e uma fêmea; ao seu casamento, como tal, por indicação divina; e para o propósito de Deus, expresso pelo historiador sagrado, que em todos os tempos um homem e uma mulher devem, pelo casamento, tornar-se uma só carne – e assim continuar enquanto ambos estiverem na carne. Sendo essa a constituição de Deus, que o homem não a separe por meio de divórcios sem causa. [Whedon]

7 Eles lhe disseram: Por que, pois, Moisés mandou lhe dar carta de separação, e divorciar-se?

Por que, pois, Moisés… A isso eles objetaram que Moisés tinha permitido tais divórcios (Dt 24:1); e se ele os permitiu, eles concluíram que eles não poderiam ser ilegais. [Barnes]

8 Jesus lhes disse: Por causa da dureza dos vossos corações Moisés vos permitiu divorciardes de vossas mulheres; mas no princípio não foi assim.

Disse-lhes ele: Moisés – como legislador civil.

por causa de – ou “ter respeito a”.

da dureza dos vossos corações – olhando para seu baixo estado moral, e sua incapacidade de suportar o rigor da lei original.

sofri-lhe para deixar de lado suas esposas – tolerou um relaxamento do rigor do vínculo matrimonial – não como aprovando-o, mas para evitar males ainda maiores.

mas no princípio não foi assim – Isto é repetido, para imprimir em Seu auditório o caráter temporário e puramente civil deste relaxamento Mosaico.

9 Porém eu vos digo que qualquer um que se divorciar de sua mulher, a não ser por causa de pecado sexual, e se casar com outra, adultera.

Porém eu vos digo. A ênfase deve ser colocada aqui na palavra “eu”. Essa era a opinião de Jesus – essa ele proclamou ser a lei do seu Reino, esse era o comando de Deus para sempre. A indulgência havia sido dada pelas leis de Moisés; mas essa indulgência deveria cessar, e a relação matrimonial deveria ser trazida de volta à sua intenção original. Apenas uma ofensa tornaria o divórcio lícito. Essa é a lei de Deus; e, pela mesma lei, todos os casamentos que ocorrem depois do divórcio, onde o adultério não é a causa do divórcio, são adúlteros. As legislaturas não têm o direito de dizer que as pessoas podem repudiar suas esposas por qualquer outra causa; e onde elas fazem, e onde há casamento depois disso, pela lei de Deus tais casamentos são adúlteros! [Barnes]

10 Os discípulos lhe disseram: Se assim é a condição do homem com a mulher, não convém se casar.

Isto é, “Nesta visão do casamento, certamente deve ser mais um problema do que uma bênção, e é melhor evitá-lo completamente”. [JFU]

11 Porém ele lhes disse: Nem todos recebem esta palavra, a não ser aqueles a quem é dado;

Isto é, “Que o estado de solteiro é melhor, é uma palavra que não é para todos,e sim apenas para aqueles a quem divinamente se destina”. Mas quem são estes? eles perguntariam naturalmente; e isto nosso Senhor continua a dizer-lhes em três detalhes. [JFU]

12 Pois há castrados que nasceram assim do ventre da mãe; e há castrados que foram castrados pelos homens; e há castrados que castraram a si mesmos por causa do Reino dos céus. Quem pode receber isto, receba.

Pois há alguns eunucos que nasceram do ventre da mãe – constitucionalmente incapazes ou indispostos para o casamento.

e há alguns eunucos que foram feitos eunucos de homens – pessoas tornadas incapazes por outros.

e há castrados que castraram a si mesmos por causa do Reino dos céus – pessoas que, para fazer melhor o trabalho de Deus, deliberadamente escolhem este estado. Tal foi Paulo (1Co 7:7).

Quem pode receber isto, receba – “Aquele que considera que esta é a sua própria vocação, que ele a abrace”; que, é claro, é tanto quanto dizer – “ele só”. Assim, todos são deixados livres neste assunto.

(Mc 10:1-12; Lc 9:51).

Criancinhas levadas para Cristo

Para a exposição, veja em Lc 18: 15-17.

13 Então lhe trouxeram crianças, para que pusesse as mãos sobre elas e orasse, mas os discípulos os repreendiam.

Então lhe trouxeram crianças. Parece que era costume as crianças judias serem levadas para a sinagoga para serem abençoadas pelo rabino. [Cambridge]

14 Mas Jesus disse: Deixai as crianças, e não as impeçais de vir a mim, porque delas é o Reino dos céus.

porque delas é o Reino dos céus. Amor, simplicidade de fé, inocência e, acima de tudo, humildade, são as características ideais das criancinhas e dos súditos do reino. [Cambridge]

15 Ele pôs as mãos sobre elas, e depois partiu-se dali.

Ele pôs as mãos sobre elas. Nenhum ato é sem sentido, portanto, as crianças são capazes de receber uma bênção, embora não conscientes de uma obrigação. [Cambridge]

O jovem rico

16 E eis que alguém se aproximou-se dele, e perguntou: “Bom Mestre, que bem farei para eu ter a vida eterna?”
17 E ele lhe disse: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Somente um é bom: Deus. Porém, se queres entrar na vida, guarda os mandamentos.”
18 Perguntou-lhe ele: “Quais?” E Jesus respondeu: “Não cometerás homicídio, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho;
19 honra pai e mãe; e amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”
20 O rapaz lhe disse: “Tenho guardado tudo isso. Que me falta ainda?”
21 Disse-lhe Jesus: “Se queres ser completo, vai, vende o que tens, e dá aos pobres. Assim terás um tesouro no céu. Então vem, segue-me.”
22 Mas quando o rapaz ouviu essa palavra, foi embora triste, porque tinha muitos bens.
23 Jesus, então, disse aos seus discípulos: “Em verdade vos digo que dificilmente um rico entrará no reino dos céus.
24 Aliás, eu vos digo que é mais fácil um camelo entrar pela abertura de uma agulha do que o rico entrar no reino de Deus.”
25 Quando os discípulos ouviram isso , espantaram-se muito, e disseram: “Quem, pois, pode se salvar?”
26 Jesus olhou para eles, e lhes respondeu: Para os seres humanos, isto é impossível; mas para Deus tudo é possível.

mas para Deus tudo é possível. A salvação de um homem rico é tão milagrosa quanto colocar um camelo no furo de uma agulha. É uma impossibilidade humana. Mas Deus pode fazer isso. Mas isso não reduz o homem rico ao mesmo nível de qualquer outro homem, e assim destrói toda a força das primeiras reflexões de nosso Senhor sobre a impossibilidade de trazer um homem rico para o reino dos céus? Respondemos que o Senhor quer dizer que a salvação de um homem rico tem para a salvação comum dos homens comuns a mesma relação que um milagre tem com um acontecimento comum. Se a salvação de um homem comum é um milagre da graça, a salvação de um homem rico é um milagre sobre um milagre. É um evento acima do caminho ordinário da graça, assim como um milagre está acima do curso normal da natureza. [Whedon]

27 Então Pedro se pôs a falar, e lhe perguntou: Eis que deixamos tudo, e te seguimos; o que, pois, conseguiremos ter?
28 E Jesus lhes disse: Em verdade vos digo que vós que me seguistes, na regeneração, quando o Filho do homem se sentar no trono de sua glória, vós também vos sentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
29
30 Porém muitos primeiros serão últimos; e últimos, primeiros.
<Mateus 18 Mateus 20>

Leia também uma introdução ao Evangelho de Mateus.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados