Bíblia, Revisar

Mateus 17

Mt 17: 1-13 Jesus é transfigurado – Conversa sobre Elias. (= Mc 9: 2-13; Lc 9: 28-36).

Para a exposição, veja em Lc 9: 28-36.

1 Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago, e seu irmão João, e os levou a sós a um monte alto.
2 Então transfigurou-se diante deles; seu rosto brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz.
3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
4 Pedro, então, disse a Jesus: Senhor, bom é para nós estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias.
5 Enquanto ele ainda estava falando, eis que uma nuvem brilhante os cobriu. E eis que uma voz da nuvem disse: Este é o meu Filho amado, em quem me agrado; a ele ouvi.
6 Quando os discípulos ouviram, caíram sobre seus rostos, e tiveram muito medo.
7 Jesus se aproximou deles, tocou-os, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo.
8 E quando eles levantaram seus olhos, não viram a ninguém, a não ser a Jesus somente.
9 E enquanto desciam do monte, Jesus lhes disse a seguinte ordem: Não conteis a visão a ninguém, até que o Filho do homem seja ressuscitado dos mortos.
10 E os discípulos lhe perguntaram: Por que, então, os escribas dizem que Elias tem que vir primeiro?
11 Jesus lhes respondeu: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas.
12 Digo-vos, porém, que Elias já veio, mas não o reconheceram. Em vez disso fizeram dele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem sofrerá por meio deles.
13 Então os discípulos entenderam que ele lhes falara a respeito de João Batista.
14 E quando chegaram à multidão, veio a ele um homem, que se ajoelhou diante dele, e disse:

Mt 17: 14-23. Cura de um menino demoníaco – Segundo anúncio explícito do nosso Senhor sobre Sua morte e ressurreição. (= Mc 9: 14-32; Lc 9: 37-45).

O tempo desta seção é suficientemente denotado pelos eventos que todas as narrativas mostram ter precedido imediatamente – o primeiro anúncio explícito de Sua morte e a transfiguração – ambos entre a terceira e a quarta e última Páscoa.

Cura do menino demoníaco e lunático (Mt 17: 14-21).

Para a exposição desta porção, veja em Mc 9: 14-32.

15 Senhor, tem misericórdia do meu filho, que é epilético, e sofre muito mal; porque cai muitas vezes no fogo, e muitas vezes na água.
16 E eu o trouxe aos teus discípulos, mas não o puderam curar.
17 Jesus respondeu: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos suportarei? Trazei-o a mim aqui.

Até quando estarei ainda convosco? Até quando vos suportarei? – É para nós surpreendente que alguns intérpretes, como Crisóstomo e Calvino, representem essa repreensão como dirigida, não aos discípulos, mas aos escribas que disputaram com eles. A maioria dos expositores consideram que esta repreensão foi endereçada a ambos, o que não resolve muito o assunto. Porém, com Bengel, De Wette e Meyer, consideramos ela como dirigida diretamente aos nove apóstolos que foram incapazes de expulsar esse espírito maligno. E embora, ao atribuir essa incapacidade à ‘falta de fé’ e à ‘perversão de espírito’ que eles haviam absorvido em seu treinamento inicial, a repreensão, sem dúvida, se aplicaria, com força muito maior, àqueles que censuraram os pobres discípulos com sua incapacidade; seria mudar toda a natureza da repreensão para supor que se dirigisse àqueles que não tinham fé alguma e eram totalmente pervertidos. Foi porque a fé suficiente para curar este jovem foi esperada dos discípulos, e porque eles deveriam ter se livrado da perversidade em que haviam sido criados que Jesus os expõe assim diante do restante. E quem não vê que isso estava preparado, mais do que qualquer outra coisa, para impressionar os espectadores sobre a grande elevação do treinamento que Ele estava dando aos Doze?

Trazei-o a mim – A ordem para levar o paciente a Ele foi instantaneamente obedecida; quando eis! como se consciente da presença de seu Divino Tormentador, e esperando ser obrigado a desistir, o espírito sujo se enfurece e fica furioso, determinado a morrer, fazendo todo o mal que pode a esta pobre criança enquanto ainda está ao seu alcance.[JFU]

18 E Jesus o repreendeu. Então o demônio saiu dele, e o menino sarou desde aquela hora.
19 Depois os discípulos se aproximaram de Jesus em particular, e perguntaram: Por que nós não o pudemos expulsar?
20 E Jesus lhes respondeu: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo, que se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a este monte: “Passa-te daqui para lá”, E ele passaria. E nada vos seria impossível.

como um grão de mostarda – Veja as notas em Mt 13:31-32. A semente de mostarda era a menor de todas as sementes conhecidas. Alguns supuseram, portanto, que Jesus queria dizer: Se você tem a menor ou mais fraca fé que é genuína, você pode fazer todas as coisas. A semente de mostarda produzia a maior de todas as ervas conhecidas. Foi suposto por outros, portanto, que o significado é, se você tem uma fé crescente, em expansão, crescendo e se fortalecendo desde pequenos começos, pode realizar a obra mais difícil. Há um princípio de vitalidade no grão da semente que se estende a grandes resultados, o que ilustra a natureza da fé. Sua fé deveria ser assim. Este é provavelmente o verdadeiro significado.

diríeis a este monte – Provavelmente ele apontou para uma montanha próxima, para assegurar-lhes que, se tivessem tal fé, poderiam realizar as obras mais difíceis – coisas que a princípio pareceriam impossíveis. [Barnes]

21 Mas este tipo de demônio não sai, a não ser por oração e jejum.

Isto é, como quase todos os bons intérpretes concordam, “esse tipo de espírito maligno não pode ser expulso”, ou “tão terrível caso de possessão demoníaca não pode ser curado, senão pela oração e pelo jejum”. Mas já que o próprio Senhor diz que Seus discípulos não podiam jejuar enquanto estavam com ele, talvez isso fosse planejado, como sugere Alford, para sua orientação posterior – a menos que o considerássemos como uma maneira definida de expressar a verdade geral, de que deveres grandes e difíceis exigem preparação e abnegação especiais. Mas a resposta à sua pergunta, como dada em Mt 17:20 é mais completa: “E Jesus lhes respondeu: Por causa da vossa incredulidade; pois em verdade vos digo, que se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a este monte: “Passa-te daqui para lá”, E ele passaria. E nada vos seria impossível” (Mt 17:20). Veja em Mc 11:23. Embora nada seja impossível à fé, no entanto, o nível de fé necessário para tais triunfos não pode ser alcançado num instante ou sem esforço – quer com Deus em oração ou conosco mesmos em exercícios de abnegação. Lucas (Lc 9:43) acrescenta: “E todos ficaram perplexos com a grandeza de Deus” – “na majestade” ou “poder de Deus”, neste último milagre, na Transfiguração, etc .; ou, na grandeza divina de Cristo levantando-se sobre eles diariamente. [JFB]

Segundo anúncio de sua morte

22 E enquanto eles reuniam-se na Galileia, Jesus lhes disse: O Filho do homem será entregue em mãos de homens.

E enquanto eles reuniam-se na Galileia, Jesus lhes disse – Marcos (Mc 9:30), como de costume, é muito preciso aqui: “E partiram” – isto é, da cena do último milagre – “e passaram por Galileia; e não quis que alguém conhecesse ”. Portanto, esta não foi uma pregação, mas uma viagem privada pela Galileia. De fato, Seu ministério público na Galileia estava praticamente concluído. Embora Ele tenha enviado os Setenta para pregar e curar, Ele mesmo estava pouco mais em público ali, e logo estava prestes a dar um último adeus. Até esta hora chegou, Ele estava ocupado principalmente com os Doze, preparando-os para os próximos eventos.

O Filho do homem será entregue em mãos de homens … E eles ficaram extremamente tristes – Embora o choque não fosse tão grande como no primeiro anúncio (Mt 16:21-22), a sua “tristeza” não seria quanto menos, mas provavelmente maior, mais profunda a inteligência penetrava em seus corações e uma nova onda se lançava sobre eles com essa repetição das notícias pesadas. Consequentemente, Lucas (Lc 9:43-44), conectando-a com a cena do milagre que acabamos de registrar, e o ensino que surgiu dela – ou possivelmente com todos os Seus ensinamentos recentes – diz que nosso Senhor preveniu os Doze que eles logo precisariam de todo esse ensinamento: “Mas, enquanto admiravam a respeito de tudo o que Jesus fazia, Ele disse a Seus discípulos: Que essas palavras caiam em seus ouvidos; porque o Filho do Homem será liberto ”, etc.:“ Não te deixes levar pela grandeza que tens visto ultimamente em Mim, mas lembra-te do que eu te disse, e agora te digo novamente que aquele Sol em cujos raios ye agora rejubilar é logo para definir na meia-noite melancolia. “Notável é a antítese nas palavras de nosso Senhor preservado em todas as três narrativas -” O filho do homem será entregue nas mãos dos homens. “Lucas acrescenta (Lc 9:45) que “eles não entenderam esta afirmação, e foi escondida deles, que eles não a perceberam” – pois as afirmações mais claras, quando se deparam com preconceitos prolongados e obstinados, são vistas através de um meio distorcido e entorpecedor – “e temia perguntar-lhe ”; dissuadido em parte pelo ar de sublime tristeza com o qual, sem dúvida, esses ditos eram proferidos, e sobre os quais relutavam em entrar, e em parte pelo medo de se abrirem para repreender por sua superficialidade e timidez. Quão inocente é tudo isso!

23 E o matarão, e ele será ressuscitado ao terceiro dia.E eles se entristeceram muito.
24 E quando entraram em Cafarnaum, os cobradores da taxa de duas dracmas vieram a Pedro, e perguntaram: Vosso mestre não paga as duas dracmas?

O tempo desta seção é evidentemente em sucessão imediata àquela do precedente. O incidente breve mas mais gravoso que registra é dado somente por Mateus – para quem, sem dúvida, teria um interesse peculiar, de sua relação com sua própria cidade e seu próprio lago familiar.

E quando entraram em Cafarnaum, os cobradores da taxa de duas dracmas uma soma igual a dois dracmas áticos, e correspondente ao “meio-shekel” judeu, pagável, para a manutenção do templo e seus serviços, por todo judeu macho de vinte anos de idade para cima. Para a origem deste imposto anual, veja Êx 30:13-14; 2Cr 24:6,9. Assim, será observado, não foi um imposto civil, mas eclesiástico. O imposto mencionado em Mt 17:25 era civil. Todo o ensinamento dessa cena extraordinária depende dessa distinção.

vieram a Pedro – em cuja casa Jesus provavelmente residia enquanto estava em Cafarnaum. Isso explica várias coisas na narrativa.

e perguntaram: Vosso mestre não paga as duas dracmas? – A questão parece implicar que o pagamento deste imposto foi voluntário, mas esperado; ou o que, na frase moderna, seria chamado de “avaliação voluntária”.

25 Ele respondeu: Sim. Quando ele entrou em casa, Jesus o antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem os reis da terra cobram tributos ou taxas? Dos seus filhos, ou dos outros?

Ele respondeu: Sim – isto é, “para ter certeza que ele faz”; como se estivesse ansioso para remover até mesmo a suspeita do contrário. Se Pedro soubesse – como certamente o fez – que nessa época não havia dinheiro na sacola, essa resposta deve ser considerada um grande ato de fé em seu Mestre.

E quando ele entrou na casa – de Peter.

Jesus o impediu – antecipou-o; de acordo com o antigo sentido da palavra “prevenir”.

dizendo: Que pensas tu, Simão? – usando o nome da família dele para familiaridade.

de quem os reis da terra tomam costume – significando costume em bens exportados ou importados.

ou taxas – significando o poll tax, pagável aos romanos por todos cujo nome estava no censo. Isto, portanto, será observado, era estritamente um imposto civil.

Dos seus filhos, ou dos outros? – Isso não pode significar “estrangeiros”, dos quais os soberanos certamente não aumentam os impostos, mas aqueles que não são de sua própria família, isto é, seus súditos.

26 Pedro respondeu: Dos outros. Jesus lhe disse: Logo, os filhos são livres de pagar.

Pedro disse-lhe: De estranhos – “daqueles que não são seus filhos”.

Jesus lhe disse: Logo, os filhos são livres de pagar – Por “os filhos” nosso Senhor não pode aqui significar a Si mesmo e os Doze juntos, em algum sentido frouxo de seu relacionamento próximo com Deus como seu Pai comum. Pois, além disso, nosso Senhor nunca se mistura com seus discípulos ao falar de sua relação com Deus, mas sempre estuda cuidadosamente Sua relação e a deles (ver, por exemplo, as últimas palavras deste capítulo) – isso seria ensinar o direito dos crentes à isenção das dívidas exigidas para os serviços sagrados, nos dentes de tudo o que Paulo ensina e que Ele mesmo indica por toda parte. Ele pode se referir aqui, então, somente a si mesmo; usando a palavra “filhos” evidentemente para expressar o princípio geral observado pelos soberanos, que não tiram impostos de seus próprios filhos, e assim transmitem a verdade a respeito de Sua própria isenção de forma mais impressionante: – a saber, “Se o soberano a própria família fica isenta, você conhece a inferência no Meu caso ”; ou para expressá-lo mais claramente do que Jesus achava necessário e apropriado: “Este é um imposto para sustentar a casa de Meu Pai. Como Seu Filho, então, esse imposto não é devido por Mim – Eu Sou Freecaps0 ”.

27 Mas para não os ofendermos, vai ao mar, e lança o anzol. Toma o primeiro peixe que subir, e quando lhe abrir a boca, acharás uma moeda de quatro dracmas. Toma-a, e dá a eles por mim e por ti.

Não obstante, para que não ofendamos – tropeçamos.

eles – todos ignorantes como são da Minha relação com o Senhor do Templo, e devem interpretar erroneamente uma reivindicação de isenção em indiferença à Sua honra que habita nela.

Irei para o mar – Cafarnaum, lembre-se, estava no Mar da Galileia.

lança o anzol. Toma o primeiro peixe que subir, e quando lhe abrir a boca, acharás uma moeda de quatro dracmas – um stater. Assim, deveria ter sido apresentada, e não indefinidamente, como em nossa versão, pois a moeda era uma moeda de prata ática igual a duas das “didacmas” mencionadas acima de metade do valor de um shekel, e assim, era a soma exata necessário para ambos. Assim, o Senhor acrescenta:

Toma-a, e dá a eles por mim e por ti – literalmente, “em vez de mim e de ti”; talvez porque o pagamento foi uma redenção da pessoa paga (Êx 30:12) – em que ponto de vista Jesus certamente era “livre”. Se a casa era de Pedro, isso será responsável pelo pagamento a ser prestado nesta ocasião, não para todos os Doze, mas somente para ele e seu Senhor. Observe, nosso Senhor não diz “por nós”, mas “por mim e por ti”; distinguindo assim o Exempted One e seu não-isento discípulo.

<Mateus 16 Mateus 18>

Leia também uma introdução ao Evangelho de Mateus

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.