Mateus 15

Discurso sobre a impureza cerimonial

1 Então alguns fariseus e escribas de Jerusalém se aproximaram de Jesus, e perguntaram:

O tempo desta seção foi depois daquela Páscoa que estava próximo quando nosso Senhor alimentou os cinco mil (Jo 6:4) – a terceira Páscoa, como nós a tomamos, desde que Seu ministério público começou, mas que Ele não guardou em Jerusalém pela razão mencionada em Jo 7:1.

Então alguns fariseus e escribas de Jerusalém se aproximaram de Jesus – ou “de Jerusalém”. Marcos (Mc 7:1) diz que “veio” dele: uma delegação provavelmente enviado da capital expressamente para observá-lo. Como Ele não tinha chegado a eles na última Páscoa, que eles haviam contado, eles agora vêm a Ele. “E”, diz Marcos (Mc 7:2-3), “quando viram alguns de seus discípulos comerem pão com impurezas, isto é, com mãos não lavadas” – mãos não lavadas cerimonialmente por lavagem – “eles falha encontrada. Para os fariseus, e todos os judeus, a não ser que lavem as mãos de “literalmente” em “ou” com o punho “; isto é, provavelmente lavando uma mão pelo uso da outra – embora alguns a compreendam, com a nossa versão, no sentido de “diligentemente”, “diligentemente” – “não coma, mantendo a tradição dos anciãos”; agindo religiosamente de acordo com o costume dado a eles. “E quando eles vêm do mercado” (Mc 7:4) – “E depois do mercado”: após qualquer negócio comum, ou comparecer a um tribunal de justiça, onde os judeus, como Webster e Wilkinson observam, após sua sujeição aos romanos , estavam especialmente expostos ao coito e ao contato com os pagãos – “exceto que eles lavam, não comem. E há muitas outras coisas que eles receberam para segurar, como a lavagem de xícaras e potes, vasos de bronze e mesas ”- em vez disso,“ sofás ”, como os usados ​​nas refeições, que provavelmente eram apenas aspergidos para fins cerimoniais. “Então os fariseus e escribas perguntaram a ele”

2 Por que os teus discípulos transgridem a tradição dos anciãos? Pois não lavam suas mãos quando comem pão.

Por que os teus discípulos transgridem a tradição dos anciãos? porque não lavam as mãos quando comem pão.

3 Porém ele lhes respondeu: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por vossa tradição?

A acusação é respondida com um poder surpreendente: ‘A tradição que eles transgridem é apenas a do homem, e é em si mesma a ocasião para uma transgressão grave, comprometendo a autoridade da lei de Deus’. [JFU]

4 Pois Deus disse: Honra ao teu pai e à tua mãe; e quem maldisser ao pai ou à mãe seja sentenciado à morte.

Pois Deus disse: Honra ao teu pai e à tua mãe – (Dt 5:16).

e quem maldisser ao pai ou à mãe seja sentenciado à morte – (Êx 21:17).

5 Mas vós dizeis: 'Qualquer um que disser ao pai ou à mãe: 'Todo o proveito que terias de mim é oferta exclusiva para Deus', não precisa honrar seu pai ou à sua mãe'.

Ou simplesmente “uma oferta!” Em Marcos (Mc 7:11), é “Corbã!”, Isto é, “Uma oblação! Significando, qualquer oferenda ou presente de sangue não derramado dedicado aos usos sagrados.

6 E assim invalidastes a palavra de Deus por vossa tradição.

invalidastes – ou anulastes a palavra de Deus por vossa tradição.

7 Hipócritas! Isaías bem profetizou sobre vós, dizendo:
8 Este povo com os lábios me honra; mas o seu coração está longe de mim.

Comentário Barnes

Eles são fiéis nas formas de adoração; rigorosos nas observâncias cerimoniais, e cumprem a lei externamente; mas Deus requer o coração, e que eles não o tenham rendido. [Barnes, Revisar]

Comentário do Púlpito

A citação é da versão Septuaginta, com uma pequena variação em relação ao texto no final. O hebraico também difere um pouco; mas o significado geral não é afetado.

com os lábios me honra. Eles usam as formas prescritas de adoração, guardam com muito cuidado a letra da Escritura, observam suas promulgações legais e cerimoniais, são rigorosos na prática de todas as formalidades externas.

mas o seu coração está longe de mim. Isto é o que os profetas tão constantemente contestam. Orações, sacrifícios, etc., são totalmente inaceitáveis a menos que sejam inspirados pela devoção interior, e acompanhados pela pureza do coração. [Pulpit, Revisar]

9 Em vão, porém, me veneram, ensinando doutrinas que são regras humanas.
10 Assim chamou a multidão para si, e disse-lhes: Ouvi e entendei.

Assim chamou a multidão para si, e disse-lhes – O diálogo anterior, embora na audiência das pessoas, foi entre Jesus e os cavailers farisaicos, cujo objetivo era desacreditá-lo com o povo. Mas Jesus, havendo-os rebaixado, volta-se para a multidão, que neste momento estava preparada para beber em tudo o que Ele dizia, e com admirável simplicidade, força e brevidade, estabelece o grande princípio da poluição real, pelo qual um mundo de a servidão e o desconforto da consciência seriam dissipados em um momento, e o sentido do pecado seria reservado para desvios da santa e eterna lei de Deus.

11 Não é o que entra na boca que contamina o ser humano; mas sim o que sai da boca, isso contamina o ser humano.

Comentário de Jamieson, Fausset e Brown

Isso é expresso ainda mais enfaticamente em Marcos (Mc 7:15-16), e é acrescentado: “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. Como em Mt 13:9, este dito tão frequentemente repetido parece ter por objetivo chamar a atenção para o caráter fundamental e universal da verdade a que se refere. [JFU, Revisar]

Comentário Whedon

Não é o que entramas sim o que sai. Isto é, não o alimento material que entra no estômago do homem. Isto é colocado em contraste com o que sai do homem; isto é, a ação moral, que sai da vontade e da intenção do homem. As palavras intencionais de um homem contaminam a alma. Assim como suas ações, e até mesmo seus pensamentos, pois todos eles saem dele mesmo.

A falta de controle no comer ou beber pode, de fato, profanar moralmente uma pessoa. Mas mesmo aqui a impureza não provém do contato físico sofrido, mas sim da vontade e do ato de agir pelo qual esses alimentos são tomados. De fato, toda a força do dito de nosso Senhor é, que não o toque físico, mas a ação moral torna uma pessoa verdadeiramente impura diante de Deus. [Whedon, Revisar]

12 Então os discípulos aproximaram-se dele, e lhe perguntaram: Tu sabes que os fariseus se ofenderam quando ouviram essa palavra?

Eles deram vazão à sua irritação e talvez ameaças, não ao nosso próprio Senhor, de quem eles parecem ter fugido, mas a alguns dos discípulos, que relatam isso ao seu Mestre.

13 Mas ele respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pela raiz.
14 Deixai-os, são guias cegos de cegos. E se o cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.

Deixe-os em paz: eles são líderes cegos dos cegos. E se o cego guiar o cego, ambos cairão na vala – Expressão marcante dos efeitos ruinosos do ensino errôneo!

15 E Pedro lhe disse: Explica-nos a parábola.

Então Pedro, respondendo, disse-lhe: Declara-nos esta parábola – “quando foi entrado em casa do povo”, diz Marcos (Mc 7:17).

16 Porém Jesus disse: 'Até vós ainda estais sem entender?'

Comentário de Jamieson, Fausset e Brown

A lentidão de compreensão espiritual em Seus genuínos discípulos aflige o Salvador: dos outros Ele não espera nada melhor (Mt 13:11). [JFU, Revisar]

Comentário Whedon

Até vós (meus próprios discípulos, assim como os fariseus) ainda (o depois de todo meu exemplo e minhas instruções) sem entender – a diferença entre impureza física e impureza moral. Os discípulos foram claramente autorizados por nosso Senhor a negligenciar estas lavagens. Sem dúvida, muitas vezes lhes foi dito que lavar o corpo não lava a alma. Ainda assim, quando o preceito em seu poder declarado é colocado em choque direto com as doutrinas dos mestres, eles ficam um pouco confusos, e precisam que o Mestre o declare de forma direta e em termos completos. [Whedon, Revisar]

Comentário do Púlpito

Até vós ainda estais sem entender? Apesar de tudo o que passou – meu ensinamento, minha vida, meus milagres – vocês não entendem em que consiste a verdadeira pureza? Muitas vezes Jesus teve que se queixar da lentidão da inteligência de seus discípulos, da lenta apreciação de seu significado, da indiferença ao lado espiritual de seus atos e de sua doutrina. Até o último momento eles não conseguiram apreender sua missão; nem foi até o Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado sobre eles, que eles realmente e em plenitude compreenderam os ensinamentos do Senhor e seus próprios deveres e poderes. [Pulpit, Revisar]

17 Não percebeis que tudo o que entra na boca vai ao ventre, mas depois é lançado na privada?

Não percebeis que tudo o que entra na boca… – Por mais familiares que estes ditos se tornem agora, que liberdade do cativeiro às coisas exteriores eles proclamam, por um lado? e, por outro lado, como é que a busca é a verdade que eles expressam – que nada que entre de fora pode realmente nos corromper; e que somente o mal que está no coração, que é permitido se mexer ali, se elevar em pensamento e afeição e fluir em ação voluntária, realmente contamina um homem!

18 Porém as coisas que saem da boca procedem do coração; e elas contaminam o ser humano.
19 Pois do coração procedem maus pensamentos, mortes, adultérios, pecados sexuais, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.

Comentário Whedon

do coração procedem. A fonte da intenção moral e da ação moral. A ação pecaminosa brota de uma natureza pecaminosa. Aí reside a ação má, uma maldade permanente da disposição. O coração, portanto, é depravado.

maus pensamento. A palavra pensamentos aqui se refere a estes raciocínios internos e ponderação a favor e contra o ceder ao pecado que precede sua prática. O coração negocia com o delito e oscila antes de dar a conhecer o ato. Daí a frase maus pensamentos designar as fontes das quais procede todo o rol de pecados enumerado no versículo. Este catálogo segue quase a ordem da segunda tabela do decálogo, começando com o sexto mandamento.

falsos testemunhos – mentiras de todo tipo.

blasfêmias. Manifestações injuriosas contra Deus ou contra o homem. [Whedon, Revisar]

Comentário Cambridge

do coração procedem. A enumeração segue a ordem dos Mandamentos. “Maus pensamentos” – raciocínios prejudiciais – formam uma classe sob a qual o resto cai, indicando, também, que a transgressão dos Mandamentos está muitas vezes em pensamento, pela lei de Cristo, não apenas em atos. Por “blasfêmias”, que podem ser consideradas para resumir a primeira tábua, Marcos (Mc 7:22), cuja ordem difere ligeiramente, tem “cobiça”, completando assim o decálogo, e acrescenta à lista do texto “as maldades, o engano, a depravação, o olho malicioso, a blasfêmia, a soberba, a insensatez”.

Os plurais “mortes, adultérios”, como aponta Meyer, denotam as diferentes situações e tipos de assassinato e adultério. O assassinato inclui muito mais do que o ato de derramamento de sangue. [Cambridge, Revisar]

20 Estas coisas são as que contaminam o ser humano; mas comer sem lavar as mãos não contamina o ser humano.

Estas são as coisas que contaminam o homem; mas comer com mãos não lavadas não contamina o homem. Assim nosso Senhor resume todo esse discurso pesquisador.

A mulher de Canaã e sua filha

21 E, tendo Jesus partido dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.

Comentário Whedon

tendo Jesus partido dali. A hostilidade precedente dos fariseus para com Nosso Senhor foi tão agravada em consequência de sua refutação, que ele parece ter deixado Cafarnaum por causa de suas maquinações. Ele também foi nesta época, desde a morte de João Batista, um motivo de atenção por parte de Herodes Antipas. Inseguro, portanto, dos poderes dominantes tanto da Judéia como da Galileia, o encontramos de repente à margem do Mediterrâneo.

Tiro e Sidon. À beira do Mar Mediterrâneo, na parte noroeste da Judéia. [Whedon, Revisar]

Comentário Ellicott

para as partes de Tiro e de Sidom. Marcos (Mc 7:31) diz  que nosso Senhor passou, depois do milagre, “por Sidom”, e assim temos a exceção registrada àquela lei auto-imposta de Seu ministério que o manteve dentro dos limites da terra de Israel. Para os discípulos poderia parecer que Ele estava simplesmente se retirando do conflito com a hostilidade exaltada de seus opositores fariseus. Podemos ver uma relação entre os dois atos não muito diferente daquela que depois conectou a visão de Pedro em Jope com sua entrada na casa de Cornélio em Cesareia. Ele estava mostrando em ato, como antes em palavras (Mt 11:21), que Ele considerava Tiro e Sidom no mesmo nível de Corazim e Betsaida. A poeira das cidades pagãs não estava mais contaminada do que a de Cafarnaum. A viagem de Cafarnaum a Tiro era uma viagem que poderia ser feita em um longo dia de caminhada. [Ellicott, Revisar]

22 E eis que uma mulher Cananeia, que tinha saído daquela região, clamou: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está miseravelmente endemoninhada.

Comentário Whedon

uma mulher Cananeia. Ela era uma gentia, mas já tinha ouvido falar e parece ter acreditado no Messias judeu. Ela é chamada por Marcos de grega, isto é, de uma pagã pela religião, e também de sirofenícia pelo nascimento. Fenícia era o nome grego daquela faixa de país habitada pelos antigos cananeus, situada entre a cordilheira do Líbano e o Mediterrâneo. A parte dela que estava incluída na província romana da Síria se chamava Sírio-fenícia.

Filho de Davi. Ela o chama por seu nome judeu e linhagem. Ela faz isso para ganhar sua atenção e sua boa vontade. Ao mesmo tempo, mostra que ela se familiarizou com as ideias judaicas e provavelmente acreditou nelas.

Minha filha está miseravelmente endemoninhada. Doença e insanidade são terríveis, mas quais devem ser os sentimentos da mãe por encontrar seu filho lutando sob o domínio de um demônio? Não é de admirar que quando ela ouve que um homem que possui o poder divino para aliviar se aproxima dele, ela venha até ele e com toda a energia da oração desesperada. [Whedon, Revisar]

Comentário Dummelow

uma mulher Cananeia. Ela era de uma daquelas nações que os judeus haviam sido chamados a exterminar, e por isso era motivo de mais desprezo do que uma pagã comum. Marcos a chama de “uma grega, siro-fenícia de nação”; isto é, ela falava grego, mas pertencia ao povo dos sírios que habitavam na Fenícia. Os fenícios eram de ascendência cananéia.

Filho de Davi. Como ela sabia que Jesus era descendente de Davi? Não porque ela era uma prosélita, pois abaixo ela é chamada de “um cão”, ou seja, um pagã. Provavelmente porque a fama de Jesus, e o título popular pelo qual Ele era conhecido, tinha se espalhado muito além dos limites da Galiléia. [Dummelow, Revisar]

23 Mas ele não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele, e rogaram-lhe, dizendo: Manda-a embora, porque ela está gritando atrás de nós.

(Veja também em Mc 7:26)

24 E ele respondeu: Não fui enviado para ninguém além das ovelhas perdidas da casa de Israel.

(Veja também em Mc 7:26).

25 Então ela veio e se prostrou diante dele, dizendo: Senhor, socorre-me.

(Veja também em Mc 7:26).

26 Mas ele respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.

Comentário Cambridge

Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Os “filhos” são os judeus; os “cães” são os gentios. Este foi o nome aplicado pelos judeus a todos fora do grupo escolhido, sendo o cão, no Oriente, um símbolo de impureza. Paulo, considerando a Igreja Cristã como o verdadeiro Israel, chama os mestres judaizantes de “cães”, Fp 3:2. As palavras de Cristo, como relatadas por Marcos (cap. Mar 7:27), contêm um brilho de esperança, “Que as crianças sejam primeiro preenchidas”. [Cambridge, Revisar]

Comentário do Púlpito

tomar o pão dos filhos. Os “filhos” são o povo escolhido, “os filhos do reino” (Mt 8,12), que ocuparam esta alta posição por eleição, por mais que os indivíduos possam perdê-la por um uso indigno de privilégios. O “pão” significa as graças e os favores concedidos por Deus em Cristo.

lançá-lo. Um termo humilhante; não para dá-lo, como você daria a seus filhos, mas para jogá-lo fora como sem valor, adequado apenas para animais.

aos cachorrinhos (κυναρίοις). Este era o termo aplicado pelos judeus aos gentios […] Alguns viram um termo de carinho no diminutivo “cachorrinhos”, como se Cristo quisesse suavizar a dureza da expressão, referindo-se, não aos animais que rondam, sem dono, que agem como carniceiros em cidades orientais, mas aos animais de estimação da casa do dono. Mas a Escritura não dá nenhum motivo para pensar que os hebreus jamais mantiveram os cães como amigos e companheiros, à nossa maneira moderna; e nosso Senhor adota a língua de seus compatriotas, para colocar a mulher em sua posição correta, como alguém com quem os judeus não poderiam ter comunhão. Tirar as bênçãos da Igreja de Israel para dá-las aos estranhos era lançá-las fora em destinatários indignos. [Pulpit, Revisar]

27 Ela, porém, disse: Sim, Senhor. Porém os cachorrinhos também comem, das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
28 Então Jesus lhe respondeu: Ó mulher, grande é a tua fé. A ti seja feito como tu queres. E desde aquela hora sua filha ficou curada.

Comentário Whedon

Ó mulher. O Senhor irrompe em exclamações! Ele escolhe se encontrar vencido. A fé dela a faz uma exceção para todo o mundo gentio. Ela será como uma israelita. Sua oração será cumprida. Marcos diz que quando ela voltou para casa “encontrou que o demônio já havia saído, e a criança estava deitada sobre a cama”.

grande é a tua fé. Sua fé não é apenas peculiar em sua grandeza, mas peculiar no fato de obter uma bênção não para si mesma, mas para outro. Ou, para expressar de forma mais verdadeira, ela obtém sua bênção para si mesma sobre outro. É um caso de intercessão bem-sucedida. Por sua causa e por meio de sua oração fervorosa e eficaz, a bênção iluminou sua descendência. E, portanto, uma coisa abençoada pode significar ser filho de um pai que ora. E todos os pais que oram podem ser encorajados a perseverar na oração fervorosa, mesmo no caso mais desesperançoso de pecado ou sofrimento de um filho. [Whedon, Revisar]

Comentário do Púlpito

Ó mulher, grande é a tua fé. Jesus frequentemente se queixava de incredulidade em seus ouvintes; a fé de nenhuma outra pessoa ele jamais expressou surpresa, exceto no caso de outro gentio, o centurião de Cafarnaum (Mt 8:10).

A ti seja feito como tu queres. Ela tinha vencido; ela conquistou o seu desejo. Mas não devemos pensar que Cristo consentiu porque seus sentimentos humanos foram superados por sua importunação, como o juiz injusto da parábola, embora o princípio e o ensinamento dessa parábola tenham sido aqui belamente ilustrados. Ele agiu o tempo todo como Deus, antecipando o que ele faria. Ele a conduziu até este clímax; ele quis dar a ela uma oportunidade de exibir esta […] confiança inabalável, e agora ele a coroa com seu poderoso elogio, e concede a ela seu pedido, recompensando sua grande fé através de uma grande misericórdia.

desde aquela hora sua filha ficou curada. Marcos (Mc 7:29) relata as palavras de Cristo: “Por esta palavra, vai, o demônio já saiu da tua filha”. Ele não diz: “Eu irei e a curarei”; ele lhe diz que a cura já está feita. Sem contato pessoal com a doente, sem nenhum comando dado ao demônio que a possuía, só por sua vontade silenciosa a maravilha se realiza. Esta bênção para a criança foi conquistada pela fé da mãe. Os dois pontos a serem comentados nesta maravilhosa história são o tratamento incomum que Cristo dá a um suplicante, e a fé e perseverança surpreendentes do suplicante. [Pulpit, Revisar]

Quatro mil milagrosamente alimentados

29 E tendo Jesus partido dali, veio ao mar da Galileia. Ele subiu a um monte, e ali se sentou.
30 E vieram a ele muitas multidões, que tinham consigo mancos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros; e os lançaram aos pés de Jesus, e ele os curou.
31 Desta maneira, as multidões se maravilhavam quando viam os mudos falarem, os aleijados ficarem sãos, os mancos andarem, e os cegos verem; então glorificaram ao Deus de Israel.
32 Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse: Estou compadecido com a multidão, porque já há três dias que estão comigo, e não têm o que comer. E não quero os deixar ir em jejum, para que não desmaiem no caminho.
33 E os discípulos lhe responderam: De onde conseguiremos tantos pães no deserto, para saciar tão grande multidão?
34 Jesus lhes perguntou: Quantos pães tendes? E eles disseram: Sete; e uns poucos peixinhos.
35 Então mandou as multidões que se sentassem pelo chão.
36 Tomou os sete pães e os peixes, deu graças e os partiu. Em seguida, ele os deu aos discípulos, e os discípulos às multidões.
37 E todos comeram e se saciaram; e levantaram dos pedaços que sobraram sete cestos cheios.
38 E foram os que comeram quatro mil homens, sem contar as mulheres e as crianças.
39 Depois de despedir as multidões, Jesus entrou em um barco, e veio à região de Magadã.
<Mateus 14 Mateus 16>

Visão geral de Mateus

No evangelho de Mateus, Jesus traz o reino celestial de Deus à terra e, por meio da sua morte e ressurreição, convoca os seus discípulos a viverem um novo estilo de vida. Tenha uma visão geral deste Evangelho através deste breve vídeo (em duas partes) produzido pelo BibleProject.

Parte 1 (9 minutos).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Parte 2 (8 minutos).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao Evangelho de Mateus.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.