Bíblia, Revisar

2 Coríntios 5

1 Porque sabemos que, se nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos um edifício de Deus, uma casa não feita por mãos, mas eterna, nos céus.

2Co 5: 1-21. A esperança (2Co 4:17, 2Co 4:18) de glória eterna no corpo da ressurreição.

Daí surge a sua ambição de ser aceito no próximo julgamento do Senhor. Daí, também, seu esforço para lidar abertamente com os homens, como com Deus, na pregação; dando, assim, aos coríntios de que se jactam contra ele contra os seus adversários. Seu motivo constrangedor é o amor transformador de Cristo, por quem Deus realizou a reconciliação entre Ele e os homens, e comprometeu com o apóstolo o ministério da reconciliação.

Para – Atribuir a razão para a declaração (2Co 4:17), essa aflição leva a exceder a glória.

nós sabemos – seguramente (2Co 4:14; Jó 19:25).

se – pois todos não morrerão; muitos serão “mudados” sem “dissolução” (1Co 15:51-53). Se esta entrega diária até a morte (2Co 3:11) deve terminar em morte real.

terrestre – não é o mesmo que terroso (1Co 15:47). Está em contraste com “nos céus”.

casa deste tabernáculo – em vez disso, “casa do tabernáculo”. “Casa” expressa mais permanência do que pertence ao corpo; portanto, a qualificação “do tabernáculo” (implicando que está mudando, não estacionário), é adicionada (compare Jó 4:19; 2Pe 1:13, 2Pe 1:14). Assim, responde ao tabernáculo no deserto. Sua estrutura de madeira e cortinas desgastaram no decorrer do tempo quando Israel habitou em Canaã, e um templo fixo foi substituído por ela. O templo e o tabernáculo em todos os aspectos essenciais eram um; havia a mesma arca, a mesma nuvem de glória. Tal é a relação entre o corpo “terrestre” e o corpo da ressurreição. O Espírito Santo é consagrado no corpo do crente como em um santuário (1Co 3:16). Assim como a arca foi a primeira a derrubar o tabernáculo do deserto, assim também a alma (que como a arca é aspergida com sangue de expiação, e é o depósito sagrado no mais íntimo santuário, 2Tm 1:12) na dissolução do corpo; em seguida os revestimentos foram removidos, respondendo à carne; por último, o quadro e as tábuas, respondendo aos ossos, que são os últimos a ceder (Nm 4:1-49 1-49). Paulo, como criador de tendas, usa uma imagem tirada de seu ofício (At 18: 3).

dissolvido – uma palavra suave para a morte, no caso dos crentes.

temos – na certeza da perspectiva de possessão, tão certo como se estivesse em nossas mãos, depositado “nos céus” por nós. O tempo está presente (compare Jo 3:36; Jo 6:47, “hath”).

um edifício de Deus – sim “de Deus”. Um edifício sólido, não um tabernáculo ou tenda temporária. “Nosso” corpo está em contraste com “de Deus”. Pois embora nosso corpo atual seja também de Deus, ainda assim não é fresco e perfeito de Suas mãos, como nosso corpo de ressurreição será.

não feita por mãos – em contraste com casas erguidas pelas mãos do homem (1Co 15:44-49). Assim, o corpo de Cristo é designado, em contraste com o tabernáculo criado por Moisés (Mc 14:58; Hb 9:11). Esta “casa” só pode ser o corpo da ressurreição, em contraste com a “casa terrena do tabernáculo”, nosso corpo atual. O estado intermediário não é levado diretamente em consideração. Uma vírgula deve separar “eterno” e “nos céus”.

2 Porque nesta casa gememos, desejando sermos revestidos de nossa habitação do céu;

Porque nesta – grego, “também neste”; “Aqui” (2Co 8:10). Alford considera “neste tabernáculo”. 2Co 5:4, que parece paralelo, favorece isso. Mas o paralelismo é suficientemente exato fazendo “nisto gememos” geralmente se referem ao que foi dito (2Co 5:1), a saber, que não podemos obter nossa “casa nos céus”, a não ser que nosso “tabernáculo terreno” seja o primeiro. dissolvido pela morte.

nós gememos – (Rm 8:23) sob as fraquezas do corpo agora e a responsabilidade pela morte.

desejando sermos revestidos – traduzir, “sinceramente desejoso de ter-se vestido”, etc., ou seja, ser encontrado vivo na vinda de Cristo, e assim escapar da dissolução pela morte (2Co 5:1, 2Co 5:4), e para ter o nosso corpo celeste colocado sobre o terreno. Os gemidos dos santos provam a existência do anseio de desejo pela glória celestial, um desejo que não pode ser plantado por Deus dentro de nós em vão, tão condenado ao desapontamento.

nossa habitação – diferente do grego em 2Co 5:1; traduzir: “nossa habitação”, “nosso domicílio”; tem uma referência mais distinta ao habitante do que o termo geral “casa” (2Co 5:1) (Bengel).

do céu – Este domicílio é “do céu” em sua origem e deve ser trazido a nós pelo Senhor em Sua vinda “do céu” (1Ts 4:16). Portanto, essa “habitação” ou “domicílio” não é o próprio céu.

3 Dado que, se estivermos vestidos, não seremos achados nus.

Se assim for, etc. – Nosso “desejo” é válido, se a vinda do Senhor nos encontrar vivos. Traduzir: “Se é assim que nos vestimos (com nosso corpo natural, compare 2Co 5:4), não seremos encontrados nus (despojados de nosso corpo atual)”.

4 Pois de fato nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos pressionados, não porque queremos ser despidos, mas sim, revestidos; para que a mortalidade seja devorada pela vida.

Para – retomar 2Co 5:2.

sendo sobrecarregado: não por isso – antes, “em que não desejamos nos despidos (de nosso corpo atual), mas revestidos de (com nosso corpo celestial).

que a mortalidade etc. – em vez disso, “que o que é mortal (nossa parte mortal) pode ser engolido de (absorvido e transformado em) vida.” Os crentes se afastam, não as consequências, mas o simples ato de morrer; especialmente como crendo na possibilidade de serem encontrados vivos na vinda do Senhor (1Ts 4:15), e assim ter seu corpo mortal absorvido no imortal sem a morte. A fé não nos despoja de todos os sentimentos naturais, mas os subordina a sentimentos mais elevados. As Escrituras não sancionam o desprezo pelo corpo expresso pelos filósofos.

5 E para isto mesmo que Deus nos preparou, ele que também deu o penhor do Espírito.

nos forjou – nos moldou pela redenção, justificação e santificação.

para isto mesmo – “para”; ou seja, até o que é mortal de nós sendo engolidos em vida (2Co 5:4).

quem também – Os manuscritos mais antigos omitem “também”.

sincero do Espírito – (Veja em 2Co 1:22). É o Espírito (como “os primeiros frutos”) que cria em nós o desejo de gemer por nossa libertação e glória vindouras (Rm 8:32).

6 Por isso sempre temos confiança, e sabemos que, enquanto habitarmos no corpo, estamos ausentes do Senhor.

estamos confiantes ”pode ser o idioma hebraico de ênfase; como At 7:34, grego: “tendo visto, tenho visto”, isto é, tenho visto seguramente.

sempre – sob todas as tentativas. Bengel faz o contraste entre “sempre confiante” e “confiante”, especialmente com a perspectiva de estar “ausente do corpo”. Estamos confiantes também em todos os momentos, como também, acima de tudo, na esperança de uma partida abençoada.

enquanto… em casa… ausente – Traduza em grego: “Enquanto permanecemos em nossa casa no corpo, estamos longe de nosso lar no Senhor”. A imagem de uma “casa” é mantida (compare com Fp 3:20; Hb 11:13-16;  Hb 13:14).

7 (Pois andamos pela fé, e não pela vista).

nós caminhamos – em nosso curso cristão aqui na terra.

não pela vista – grego, “não pela aparência”. Nossa vida é governada pela fé em nossa esperança imortal; não pela aparente aparência ilusória das coisas presentes [Tittmann, sinônimos gregos do Novo Testamento]. Compare “aparentemente”, a Septuaginta, “pela aparência”, Nm 12: 8. Wahl suporta a versão inglesa. 2Co 4:18 também confirma isso (compare Rm 8:24; 1Co 13:12, 1Co 13:13). Deus designou nesta vida a fé para o nosso grande dever e, na visão seguinte, para a nossa recompensa [Sul] (1Pe 1:8).

8 Temos, porém, confiança, e queremos mais deixar o corpo, e habitar com o Senhor;

dispostos – literalmente, “bem contente”. Traduza também: “Para ir (literalmente, migrar) de nossa casa no corpo, e para vir a nosso lar com o Senhor”. Nós deveríamos preferir ser encontrados vivos no Senhor. chegando, e para ser vestido com o nosso corpo celestial (2Co 5:2-4). Mas sentindo, como fazemos, a permanência no corpo como uma separação do nosso verdadeiro lar “com o Senhor”, nós preferimos até mesmo a dissolução pela morte, de modo que no estado intermediário desencarnado nós podemos ir para “estar com o Senhor”. (Fm 1:23) “Estar com Cristo” (o estado desencarnado) distingue-se da vinda de Cristo para nos levar a estar com Ele em alma e corpo (1Ts 4:14-17, “com o Senhor”). Talvez os espíritos desencarnados dos crentes tenham plenitude de comunhão com Cristo invisível; mas não o reconhecimento mútuo um do outro, até vestido com seus corpos visíveis na ressurreição (compare 1Ts 4:13-17), quando eles reconhecerão com alegria a imagem de Cristo um no outro perfeita.

9 Por isso também desejamos muito ser agradáveis a ele, quer presentes no nosso corpo, quer ausentes;

Wherefore – com tal certeza “confiança” de ser abençoado, se morremos antes, ou ser encontrado vivo na vinda de Cristo.

nós trabalhamos – literalmente, “faça disso nossa ambição”; a única ambição legal.

se presente ou ausente – se somos encontrados em Sua vinda presente no corpo, ou ausentes dele.

aceito – grego, “bem agradável”.

10 Pois todos devemos comparecer diante do Tribunal de Cristo, para que cada um receba o pagamento das coisas que fez no corpo, seja bem ou mal.

comparecer – em vez disso, “seja manifesto”, ou seja, em nosso verdadeiro caráter. Então “apareça”, grego, “se manifeste” (Cl 3:4; compare com 1Co 4:5). Estamos em todos os momentos, mesmo agora, manifestos a Deus; então seremos assim para o universo inteligente reunido e para nós mesmos: pois o juízo não será somente para designar a porção eterna a cada um, mas para vindicar a justiça de Deus, de modo que seja manifesto a todas as Suas criaturas, e até mesmo para a consciência do próprio pecador.

receba – Sua recompensa de graça proporcional às “coisas feitas”, etc. (2Co 9:6-9; 2Jo 1:8). Embora a salvação seja de graça puramente, independente de obras, os salvos podem ter uma recompensa maior ou menor, de acordo com como ele vive e trabalha para Cristo mais ou menos. Portanto, há espaço para a santa “ambição” (ver em 2Co 5:9; Hb 6:10). Este verso guarda contra os coríntios, supondo que todos compartilhem da casa “do céu” (2Co 5:1, 2Co 5:2). Haverá um julgamento que cortará os maus do bem, de acordo com suas respectivas ações, o motivo dos atos sendo levados em conta, não o mero ato externo; fé e amor a Deus são os únicos motivos reconhecidos por Deus como sadios e bons (Mt 12:36, Mt 12:37; Mt 25:35-45 ),

fez no corpo – O grego pode ser, “pela instrumentalidade do corpo”; mas a versão inglesa é legítima (compare grego, Rm 2:27). A justiça exige que substancialmente o mesmo corpo que tem sido o instrumento do pecado dos incrédulos, deva ser objeto de punição. Uma prova da identidade essencial do corpo natural e da ressurreição.

11 Conhecendo, pois, o temor ao Senhor, persuadimos as pessoas para a fé, e a Deus somos claramente visíveis; mas espero, também, que estejamos claramente visíveis em vossas consciências.

temor ao Senhor – o juízo vindouro, tão cheio de terrores para os incrédulos (Estius). Ellicott e Alford, depois de Grotius e Bengel, traduzem: “O temor do Senhor” (2Co 7:1; Ec 12:13; At 9:31; Rm 3:18; Ef 5:21).

persuadimos – Os ministros devem usar os terrores do Senhor para persuadir os homens a não despertar sua inimizade (Jz 1:23). Bengel, Estius e Alford explicam: “Persuadir os homens” (por toda a nossa vida, 2Co 5:13), ou seja, da nossa integridade como ministros. Mas isso teria sido expresso depois de “persuadir”, se fosse o sentido. A conexão parece a seguinte: Ele havia sido acusado de procurar agradar e conquistar homens, ele então diz (compare Gl 1:10), “É como conhecer o terror (ou medo) do Senhor que persuadimos os homens; mas (se os homens que ouvem nossa pregação reconhecem nossa sinceridade ou não) somos manifestos a Deus como agindo com base nesses motivos (2Co 4:2); e eu confio também em suas consciências ”. Aqueles tão“ manifestados ”não precisam ter“ terror ”quanto a serem“ manifestados (Versão Inglesa, ‘aparecer’) diante do tribunal ”(2Co 5:10).

12 Porque não nos recomendamos novamente para vós; mas damos oportunidade de vos orgulhardes de nós; para que tenhais o que responder aos que se orgulham da aparência, e não do coração.

Porque – a razão pela qual ele deixa a manifestação de sua sinceridade em pregar para suas consciências (2Co 3:1), ou seja, ele não quer “elogiar” a si mesmo novamente.

ocasião para a glória – (2Co 1:14), ou seja, quanto à nossa sinceridade.

na aparência – grego, “rosto” (compare 1Sm 16:7). Os falsos mestres se glorificaram em sua aparência externa e em recomendações externas (2Co 11:18), seu aprendizado, eloquência, sabedoria, riquezas, não em religião vital em seus corações. Sua consciência não atesta a sua sinceridade interior, como a minha faz (2Co 1:12).

13 Pois se nós enlouquecemos, é para Deus; se estamos sensatos, é para vós.

ser – sim como o grego “ter sido”. O contraste é entre o ato único implicado pelo tempo passado, “Se alguma vez estivemos fora de nós mesmos”, e o estado habitual implicado pelo presente, “Ou se estamos sóbrios, ”Isto é, da mente sadia. ao lado de nós – A acusação trazida por Festus contra ele (At 26:24). O santo entusiasmo com o qual ele falou do que Deus efetuou por meio de seu ministério apostólico, parecia para muitos estar se gabando de loucura.

sóbrio – me humilhando diante de você e não usando meu poder e privilégios apostólicos.

a Deus … por sua causa – A glorificação de seu ofício não era para ele, mas para a glória de Deus. A humilhação de si mesmo estava em adaptação à sua enfermidade, para ganhá-los a Cristo (1Co 9:22).

14 Porque é o amor de Cristo que nos controla; pois temos certeza que, se um morreu por todos, logo todos morreram.

Porque – Contabilizar o fato de ele estar “fora de si” com entusiasmo: o amor de Cristo por nós (em Sua morte para nós, a maior prova disso, Rm 5:6-8), produzindo por sua vez o amor em nós a Ele, e não mero “terror” (2Co 5:11).

nos controla – com o poder irresistível nos limita ao único grande objeto com a exclusão de outras considerações. O grego implica comprimir as energias à força em um canal. O amor é ciumento de qualquer objeto rival que absorva a alma (2Co 11:1-3).

pois temos certeza – literalmente, “(como) tendo julgado assim”; implicando um julgamento formado na conversão, e desde então considerado como uma verdade estabelecida.

que, se – isto é, desde então. Mas os manuscritos mais antigos omitem “se”. “Aquele morreu por todos (grego, em nome de todos)”. Assim, a seguinte sentença será: “Portanto, todos (literalmente, o tudo, a saber, para quem Ele ‘Morreu’) morreu. ”Sua morte é exatamente a mesma como se todos tivessem morrido; e em sua morte, eles morreram para o pecado e para si mesmos, para que pudessem viver para Deus, seu Redentor, cujo partir dali em diante (Rm 6:2-11; Gl 2:20; Cl 3:3; 1Pe 4:1).

15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas sim, para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

os que vivem – na vida presente (2Co 4:11, “nós que vivemos”) (Alford); ou aqueles que estão em dívida com Ele por vida de alma e corpo (Menochius).

por eles morreu – Ele não acrescenta, “ressuscitou para eles”, uma frase não encontrada na linguagem de Paulo (Bengel). Ele morreu em seu lugar, Ele ressuscitou para o seu bem, “para (o efeito de) sua justificação” (Rm 4:25), e que Ele pode ser seu Senhor (Rm 14:7-9). Ellicott e Alford se juntam “para eles” com “morreram” e “ressuscitaram”; como a morte de Cristo é a nossa morte, também a ressurreição é a nossa ressurreição; Grego: “Quem por eles morreu e ressuscitou.”

não doravante – grego, “não mais”; ou seja, agora que Sua morte para eles aconteceu e que eles sabem que Sua morte os salva da morte eterna, e Sua vida ressurreta traz vida espiritual e eterna a eles.

16 Portanto daqui em diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e ainda que também tenhamos conhecido a Cristo segundo a carne, todavia agora não o conhecemos assim.

Portanto – por causa do nosso julgamento estabelecido (2Co 5:14),

doravante – desde que conhecemos o amor constrangedor de Cristo em Sua morte por nós.

a ninguém conhecemos segundo a carne – isto é, de acordo com suas mera relações mundanas e externas (2Co 11:18; Jo 8:15; Fp 3:4), como distinto do que ele é de acordo com o Espírito, como um “Nova criatura” (2Co 5:17). Por exemplo, as distinções exteriores de judeus ou gentios, ricos ou pobres, escravos ou livres, eruditos ou iletrados perdem de vista a vida superior daqueles que estão mortos na morte de Cristo e vivem com Ele na nova vida. de Sua ressurreição (Gl 2:6; Gl 3:28).

sim, embora – Os manuscritos mais antigos dizem “se mesmo”.

conhecido a Cristo segundo a carne – Paulo quando um judeu tinha esperado por um reinado temporal, não um espiritual, Messias. (Ele diz “Cristo”, não Jesus: pois ele não conhecia pessoalmente Jesus nos dias de Sua carne, mas ele havia procurado por Cristo ou pelo Messias). Quando uma vez ele se converteu, não mais “conferiu carne e sangue” (Gl 1:16). Ele tinha essa vantagem sobre os Doze, que como um nascido fora do tempo devido, ele nunca conheceu a Cristo salvo em Sua vida celestial. Para os Doze, era “conveniente que Cristo fosse embora” para que o Consolador viesse, e assim pudessem conhecer a Cristo no aspecto espiritual superior e em Seu novo poder vivificador, e não apenas “segundo a carne”, no aspecto carnal dele (Rm 6:9-11; 1Co 15:45; 1Pe 3:18; 1Pe 4:1, 1Pe 4:2). Sem dúvida, os cristãos judaizantes em Corinto se orgulhavam da mera vantagem carnal (2Co 11:18) de pertencerem a Israel, a nação de Cristo, ou de tê-lo visto em carne e osso, e então alegavam que a superioridade sobre os outros era mais próxima conexão com Ele (2Co 5:12; 2Co 10:7). Paulo aqui mostra que o verdadeiro objetivo deve ser conhecê-lo espiritualmente como novas criaturas (2Co 5:15, 2Co 5:17), e que as relações exteriores para com Ele não beneficiam nada (Lc 18:19-31; Jo 16:7, Jo 16:22, Fp 3: 3-10). Isso está em desacordo com a Mariotatria e a transubstanciação romanas. Dois verbos gregos distintos são usados ​​aqui para “conhecer”; o primeiro (“não conhecemos ninguém”) significa “conhecer pessoalmente”; o último (“conhecido Cristo… sabe… mais”) é reconhecer ou estimar. A estimativa de Paulo de Cristo, ou o esperado Messias, era carnal, mas agora não é mais.

17 Portanto, se alguém está em Cristo, uma nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.

Portanto – relacionado com as palavras em 2Co 5:16, “não conhecemos a Cristo mais depois da carne”. Assim como Cristo entrou em Sua nova vida celestial por Sua ressurreição e ascensão, assim também todos os que estão “em Cristo” (isto é, , unidos a ele pela fé como o ramo está na videira) são novas criaturas (Rm 6:9-11). “Novo” no grego implica uma nova natureza bastante diferente de qualquer coisa previamente existente, não meramente recente, que é expressa por uma palavra grega diferente (Gl 6:15).

criatura – literalmente, “criação”, e assim a criatura resultante da criação (compare Jo 3:3, Jo 3:5; Ef 2:10; Ef 4:23; Cl 3:10, Cl 3:11). Como estamos “em Cristo”, assim “Deus estava em Cristo” (2Co 5:19): portanto Ele é o Mediador entre Deus e nós.

coisas velhas – visões egoístas e carnais (compare 2Co 5:16) de nós mesmos, de outros homens e de Cristo.

faleceu – espontaneamente, como a neve do início da primavera (Bengel) antes do sol que avançava.

eis que – implicando uma alusão a Is 43:19; Is 65:17

18 E tudo isto vem de Deus, o qual por Jesus Cristo nos reconciliou consigo, e nos deu o ministério da reconciliação.

tudo – grego, “THE”.

coisas – todos os nossos privilégios nesta nova criação (2Co 5:14, 2Co 5:15).

reconciliou consigo – isto é, restaurou-nos (“o mundo”, 2Co 5:19) a seu favor, satisfazendo as reivindicações da justiça contra nós. Nossa posição judicialmente considerada nos olhos da lei é alterada, não como se a mediação de Cristo tivesse feito uma mudança no caráter de Deus, nem como se o amor de Deus fosse produzido pela mediação de Cristo; ou melhor, a mediação e o sacrifício de Cristo foram a provisão do amor de Deus, não sua causa em movimento (Rm 8:32). O sangue de Cristo era o preço pago à custa do próprio Deus, e era necessário reconciliar o exercício da misericórdia com a justiça, não como separado, mas como os atributos eternamente harmoniosos no único e mesmo Deus (Rm 3:25, Rm 3:26). O grego “conciliar” é usado reciprocamente como na conjugação hebraica Hithpahel, apaziguar, obter o favor de. Mt 5:24: “Seja reconciliado com teu irmão”; isto é, tome medidas que ele seja reconciliado a ti, assim como tu a ele, como o contexto demonstra. {Diallagethi}, no entanto (Mt 5:24), implicando a reconciliação mútua, é distinto de {Katallagethi} aqui, o último referindo-se à mudança de status forjado em uma das duas partes. A maneira de Deus reconciliar o mundo consigo mesmo está implícita (2Co 5:19), a saber, por “não lhes imputar as suas ofensas”. Deus não apenas reconcilia o mundo, como subsequentemente, induzindo-os a deixar de lado sua inimizade. mas, em primeiro lugar, fá-lo satisfazendo sua própria justiça e justa inimizade contra o pecado (Sl 7:11). Compare I Samuel 29: 4: “Reconciliai-vos a seu mestre”; não retire sua própria ira contra seu mestre, mas o mestre dele contra ele [Arcebispo Magee, Expiação]. A reconciliação dos homens com Deus, deixando de lado sua inimizade, é a consequência de Deus deixar de lado Sua justa inimizade contra seus pecados, e segue em 2Co 5:20.

para nós – ministros (2Co 5:19, 2Co 5:20).

19 Porque Deus estava em Cristo reconciliando consigo ao mundo, não lhes atribuindo seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

O grego para “por” ou “por” Cristo (os melhores manuscritos omitem “Jesus”), 2Co 5:18, é diferente. “Em” deve significar aqui na pessoa de Cristo. O grego “Katallasson) implica “mudar” ou alterar o status judicial de condenação para justificação. Expiação (unificação), ou reconciliação, é a remoção da barreira à paz e aceitação com um santo. Deus, que a Sua justiça interpôs contra o nosso pecado. O primeiro passo para restaurar a paz entre nós e Deus estava do lado de Deus (Jo 3:16). A mudança, portanto, agora a ser efetuada deve ser por parte do homem ofendido, Deus o ofendido, sendo já reconciliado. É o homem, não Deus, que agora precisa ser reconciliado, e deixar de lado sua inimizade de novo) Santo Deus (Rm 5:10, Rm 5:11). (“Recebemos a expiação” [grego, reconciliação], não pode significar “recebemos o aniquilamento de nossa própria inimizade”). Compare Rm 3:24, Rm 3:25.

ao mundo – todos os homens (Cl 1:20; 1Jo 2:2). A maneira da reconciliação é por “não imputar aos homens suas transgressões”, mas imputá-las a Cristo, o portador do pecado. Não há incongruência que um pai se ofenda com aquele filho a quem ele ama, e naquele tempo ofende-se com ele quando o ama. Assim, embora Deus amou os homens que Ele criou, todavia, Ele se ofendeu com eles quando pecaram e deu ao Seu Filho que sofresse por eles, que através da obediência daquele Filho Ele poderia ser reconciliado com eles (reconciliá-los a Si mesmo, isto é , restaurá-los COM JUSTIÇA a seu favor) [Bispo Pearson, Exposição do Credo].

tem confiado a nós – grego “, colocou em nossas mãos.” “Nós”, isto é, ministros.

20 Assim, pois, nós somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus rogasse por nós; por isso, rogamos em Cristo: Reconciliai-vos com Deus.

da parte de Cristo – O grego de ambos é o mesmo: traduzir em ambos os casos “em nome de Cristo”.

suplicar… orar – em vez disso, “suplicai [suplico-te]… suplicai”. Tal “suplicar” é incomum no caso dos “embaixadores”, que geralmente se sustentam em sua dignidade (compare 2Co 10:2; 1Ts 2:61Ts 2:7).

Reconciliai-vos com Deus – a Versão em Inglês aqui insere “vós”, que não está no original, e que dá a impressão errada, como se fosse enfático assim: Deus está reconciliado com você, reconcilie-se com Deus. O grego expressa antes, que Deus foi o RECONCILER em Cristo … que essa reconciliação então tenha seu efeito planejado. Seja reconciliado com Deus, isto é, que Deus concilie você a si mesmo (2Co 5:18, 2Co 5:19).

21 Pois ele fez com que aquele que não conheceu pecado se tornasse pecado por nós; para que nós nele fôssemos feitos justiça de Deus.

Para – omitido nos manuscritos mais antigos. A grande razão pela qual eles deveriam ser reconciliados com Deus, a saber, a grande expiação em Cristo provida por Deus, é declarada sem o “para” como sendo parte da mensagem de reconciliação (2Co 5:19).

ele – deus.

pecado – não uma oferta pelo pecado, que destruiria a antítese da “justiça”, e faria com que “pecado” fosse usado em diferentes sentidos na mesma sentença: não uma pessoa pecadora, o que seria falso, e exigiria na antítese “ homens justos ”, não“ justiça ”; mas “pecado”, isto é, o representativo Portador do pecado (vicariamente) do pecado agregado de todos os homens passado, presente e futuro. O pecado do mundo é um, portanto o singular, não o plural, é usado; embora suas manifestações sejam múltiplas (Jo 1:29). “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o PECADO do mundo.” Compare “fez maldição por nós”, Gl 3:13.

por nós – grego, “em nosso favor”. Compare Jo 3:14, sendo Cristo representado pela serpente de bronze, a forma, mas não a substância, da antiga serpente. Na sua morte na cruz, o pecado foi para nós consumado.

não conheceu pecado – por experiência pessoal (Jo 8:46) (Alford). Hb 7:26; 1Pe 2:22; 1Jo 3:5.

pode ser feito – não é o mesmo grego que o anterior “feito”. Em vez disso, “pode ​​se tornar”.

justiça de Deus – não meramente justa, mas a própria justiça; não meramente justiça, mas a justiça de Deus, porque Cristo é Deus, e o que Ele é nós somos (1Jo 4:17), e Ele é “feito de Deus para nós, justiça”. Como nosso pecado é feito para Ele, por isso a Sua justiça para nós (em Ele ter cumprido toda a justiça da lei para todos nós, como nosso representante, Jr 23:6; 1Co 1:30). O inocente foi punido voluntariamente como se fosse culpado, para que o culpado fosse recompensado gratuitamente como se fosse inocente (1Pe 2:24). “Assim somos nós aos olhos de Deus Pai, como é o próprio Filho de Deus” (Hooker).

nele – em virtude de estarmos Nele e em união com Ele (Alford).

<2 Coríntios 4 2 Coríntios 6>

Leia também uma introdução à Segunda Epístola aos Coríntios.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados