Bíblia, Revisar

Tiago 5

Aviso Quer estudar a Bíblia e não sabe por onde começar? Conheça o nosso curso: Como Estudar a Bíblia? Ele é gratuito, online e pode ser iniciado agora mesmo! Clique aqui e saiba mais.


1 Cuidado, ricos! Chorai e gemei pelas vossas misérias que virão sobre vós.

ricos – que negligenciaram o verdadeiro prazer das riquezas, que consiste em fazer o bem. Tiago pretende este discurso para os ricos incrédulos judeus, não tanto para si mesmos, como para os santos, para que eles possam suportar com paciência a violência dos ricos (Tg 5:7), sabendo que Deus os vingará rapidamente (Bengel).

misérias que virão, inesperadamente e rapidamente (Tg 5:7); primeiramente, na destruição de Jerusalém; finalmente, na vinda visível do Senhor para julgar o mundo. [JFU]

2 As vossas riquezas estão podres, e as vossas roupas estão comidas pela traça.

estão podres, prestes a ser destruídas pela maldição de Deus sobre sua opressão, pela qual suas riquezas são acumuladas (Tg 5:4). Calvino acha que o sentido é que suas riquezas perecem sem qualquer utilidade para os outros ou mesmo para si mesmos, por exemplo, suas roupas estão comidas pela traça. Referindo-se a Mt 6:19-20. [JFU]

3 O vosso ouro e a vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles será testemunho contra vós, e comerá a vossa carne como fogo. Acumulastes tesouro para os dias finais.

ferrugemtestemunho contra vós. No dia do julgamento, ou seja, que suas riquezas não eram de nenhum lucro, encontrando-se sem uso e, assim, contraindo ferrugem.

comerá a vossa carne. A ferrugem que uma vez comeu as vossas riquezas, então corroerá a vossa consciência, acompanhada de punição que irá atacar os vossos corpos para sempre.

como fogo. Não com o lento processo de ferrugem, mas com a rapidez do fogo consumidor.

dias finais. Vocês acumularam juntos, não tesouros como suponham (compare Lc 12:19), mas ira contra os últimos dias, a saber, o julgamento vindouro do Senhor. Em vez disso, ‘Nos últimos dias (antes do juízo vindouro) vós armazenastes tesouros’ sem proveito algum, ao invés de buscar a salvação (ver Tg 5:5). [JFU]

4 Eis que o salário dos trabalhadores que colheram nos vossos campos, que por vós foi retido fraudulentamente, está clamando; e os clamores dos que fizeram a colheita chegaram os ouvidos do Senhor dos exércitos.

Eis que – chamando a atenção para a destruição vindoura como nenhuma ameaça vã.

trabalhadores – literalmente “operários”.

por vós foi retido – Então Versão Inglesa corretamente. Não como Alford, “brada de você”. O “refúgio do aluguel” era, da parte dos ricos, virtualmente um ato de “fraude”, porque os trabalhadores pobres não eram pagos imediatamente. A frase, portanto, não é “retida por você”, mas “de você”; o segundo, implicando uma fraude virtual, em vez de explícita. Tiago refere-se a Dt 24:14-15, “Neste dia … dá o seu salário, nem o sol se põe sobre ele, para que ele não grite contra ti ao Senhor, e seja pecado para ti.” Muitos pecados “Chorar” ao céu por vingança que os homens tacitamente não levam em conta, como a falta de castidade e injustiça (Bengel). Dizem que os pecados peculiarmente ofensivos a Deus “clamam” a Ele. Os ricos deveriam ter dado livremente aos pobres; não fazê-lo era pecado. Um pecado ainda maior era o fato de não pagarem suas dívidas. Seu maior pecado não foi pagá-los aos pobres, cujo salário é tudo.

chora deles – um grito duplo; tanto a do contratado abstratamente quanto a dos trabalhadores contratados.

do Senhor dos exércitos – aqui apenas no Novo Testamento. Em Rm 9:29, é uma citação. É adequado ao tom judaico da epístola. Isso lembra aos ricos que pensam que os pobres não têm protetor, que o Senhor de todos os exércitos no céu e na terra é o guardião e vingador dos últimos. Ele é idêntico ao Jesus vindouro (Tg 5:7).

5 Vivestes em luxo sobre a terra, e tivestes prazeres. Engordastes os vossos corações num dia de matança.

e desanimado. ”O primeiro expressa efeminação luxuosa; o último, a libertinagem e a prodigalidade. Seu luxo foi à custa dos pobres defraudados (Tg 5:4).

a terra – A mesma terra que tem sido a cena de sua devassidão, será a cena do julgamento vindo sobre você: em vez de prazeres terrenos, você terá punições.

nutrido … corações – que é saturado seus corpos como bestas em toda a extensão do desejo de seus corações; Vós comes para comer, não comem para viver.

num dia de matança – As autoridades mais antigas omitem “como”. Vocês são como bestas que comem seus corações “contentes no mesmo dia em que se aproximam do abate, inconscientes, estão próximas. A frase responde aos “últimos dias”, Tg 5:3, que favorece a tradução de Alford, “in” e não “for”.

6 Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.

o justo – O aoristo grego expressa: “Estais acostumados a condenar (…) os justos”. A condenação deles a Cristo, “o Justo”, está acima de tudo na mente de Tiago. Mas todo o sangue inocente derramado, e para ser derramado, está incluído, o Espírito Santo compreendendo o próprio Tiago, chamado “o Justo”, que foi morto em um tumulto. Veja minha introdução. Isto dá uma peculiar adequação à expressão neste versículo, o mesmo “como o homem justo (justo)” (Tg 5:16). A justiça ou a justiça de Jesus e Seu povo é o que peculiarmente provocou os ímpios grandes homens do mundo.

ele não vos resistiu – A própria paciência do Justo é abusada pelos ímpios como um incentivo à ousadia em violenta perseguição, como se eles pudessem fazer o que quisessem com impunidade. Deus “resiste aos soberbos” (Tiago 4: 6); mas Jesus como homem, “como a ovelha é mudo diante dos tosquiadores, assim não abriu a sua boca”; assim o seu povo é humilde sob a perseguição. Chegará o dia em que Deus resistirá (literalmente, “ponha-se em ordem contra”) Seus inimigos e os deles.

7 Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a primeira chuva e a chuva tardia.

Portanto, irmãos, sede pacientes – como o juízo está tão próximo (Tg 5:1,3), podeis se dar ao luxo de ser “paciente” depois do exemplo do Justo que não resiste (Tg 5:6).

irmãos – em contraste com os opressores “ricos”, Tg 5:1-6.

até a vinda do Senhor – Cristo, quando o julgamento da sua paciência cessar.

o lavrador espera – isto é, pacientemente carrega trabalhos e atrasos por meio da esperança da colheita. Sua “preciosidade” (compare Sl 126:6, “semente preciosa”) irá mais do que compensar todo o passado. Compare a mesma imagem, Gl 6:3,9.

tem longa paciência para isso – “sobre isso”, em relação a isso.

até que receba – “até receber” (Alford). Mesmo que a versão inglesa seja mantida, o recebimento das primeiras e últimas chuvas não deve ser entendido como o objeto de sua esperança, mas a colheita para a qual essas chuvas são as preliminares necessárias. As primeiras chuvas caíram na época da semeadura, em novembro ou dezembro; a chuva serôdia, em março ou abril, para amadurecer o grão para a colheita. A chuva serôdia que precederá a vindoura colheita espiritual, provavelmente será outra efusão semelhante ao Pentecostes do Espírito Santo.

8 Sede vós também pacientes. Fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.

próxima à vista – O grego expressa o tempo presente e um estado estabelecido. 1Pe 4:7 “está próximo”. Devemos viver em um estado contínuo de expectativa da vinda do Senhor, como um evento sempre próximo. Nada pode mais “estabelecer o coração” em meio a problemas presentes do que a esperada realização de Sua vinda veloz.

9 Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais julgados. Eis que o Juiz está à porta.

não vos queixeis – e não “Murmur não”; “Não resmungar.” O grego é literalmente “gemido”: um murmúrio meio sufocado de impaciência e julgamento severo, não pronunciado em voz alta ou livremente. Depois de exortá-los à paciência em suportar os erros dos iníquos, ele agora os exorta a um espírito tolerante quanto às ofensas dadas pelos irmãos. Os cristãos, que carregam o primeiro pacientemente, às vezes são impacientes no último, embora muito menos dolorosos.

para que … condenadas – As melhores autoridades do manuscrito leiam, “julgadas”. Tiago refere-se a Mt 7:1: “Não julgue para ser julgado”. “Murmurar-se uns contra os outros” é virtualmente julgar e, assim, tornar-se sujeito a ser julgado.

julgue … diante da porta – referindo-se a Mt 24:33. O grego é o mesmo em ambas as passagens, e assim deve ser traduzido aqui como lá, “portas”, plural. A frase significa “à mão” (Gn 4:7), que nas mais antigas interpretações [Targums de Jonathan e Jerusalém] é explicado, “teu pecado é reservado para o julgamento do mundo vindouro.” Compare “as portas eternas ”(Salmo 24: 7, de onde ele sairá). O Senhor vindo para destruir Jerusalém é primeiramente mencionado; e, finalmente, sua vinda novamente visivelmente para o julgamento.

10 Irmãos, tomai como exemplo de aflições e de paciência os profetas que falaram no nome do Senhor.

os profetas – que eram especialmente perseguidos e, portanto, eram especialmente “abençoados”.

exemplo de aflição sofrida – sim, simplesmente, “de aflição”, literalmente, “tratamento maligno”.

11 Eis que considerarmos benditos os que suportaram o sofrimento. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o resultado da parte do Senhor; porque o Senhor é muito misericordioso, e cheio de compaixão.

conte-os felizes – (Mt 5:10).

Que duram – As autoridades mais antigas leram, “que resistiram”, que se adapta melhor ao sentido do que a versão em inglês: “Aqueles que nos últimos dias, como os profetas e Jó, suportaram provações.” Tais, não aqueles que “viveram em prazer e ser arbitrário sobre a terra ”(Tg 5:5), são“ felizes ”.

paciência – em vez disso, “resistência”, respondendo a “suportar”: as palavras gregas da mesma forma correspondente. Distinto da palavra grega para “paciência” Tg 5:10. A mesma palavra deve ser traduzida como “perseverança”, Tg 1:3. Ele aqui reverte para o assunto que ele começou.

– Esta passagem mostra que a história dele é concernente a uma pessoa real, não imaginária; caso contrário, seu caso não poderia ser citado como um exemplo. Embora demonstrasse muita impaciência, ele sempre voltava a isso, comprometendo-se inteiramente com Deus e, por fim, demonstrando um espírito perfeito de submissão duradoura.

e vistes – (com os olhos da sua mente). Alford traduz da leitura antiga e genuína, “veja também”, etc. A leitura antiga é, no entanto, capaz de ser traduzida como Versão em Inglês.

o fim do Senhor – o fim que o Senhor deu. Se Jó teve muito a “suportar”, lembre-se também do “final” feliz de Jó. Portanto, aprenda, embora muito tentado, a “perseverar até o fim”.

que – Alford e outros traduzem, “na medida em que”, “para”.

lamentável … de terna misericórdia – O primeiro se refere ao “sentimento”; o último, para o ato. Sua piedade é mostrada em não colocar no paciente endurecedor mais provações do que ele é capaz de suportar; Sua misericórdia, em dar um feliz “fim” para as provas (Bengel).

12 Mas, acima de tudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento. Mas que de vós o sim seja sim, e o não, não; para que não caiais em condenação.

Mas, acima de tudo – como o juramento é totalmente estranho para o “enduro” cristão manso apenas recomendado.

não jureis – pela impaciência, para a qual provações vos tentarão (Tg 5:10-11). Em contraste com isso está o uso adequado da língua, Tg 5:13. Tiago aqui se refere a Mt 5:34 etc.

deixe seu sim ser sim – Não use juramentos em sua conversa diária, mas deixe que uma simples afirmação ou negação seja considerada suficiente para estabelecer sua palavra.

condenação – literalmente, “julgamento”, ou seja, de “o juiz” que “está diante das portas” (Tg 5:9).

13 Alguém entre vós está aflito? Ore. Alguém está contente? Cante louvores.

aflito – referindo-se à “aflição do sofrimento” (Tg 5:10).

deixe-o rezar – não “jurar” em impaciência precipitada.

alegre – feliz em mente.

canta salmos – de louvor. Paulo e Silas cantaram salmos mesmo em aflição.

14 Alguém entre vós está doente? Chame os anciãos da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite no nome do Senhor.

os anciãos – ou “presbíteros” (NVI); os líderes na igreja local.

ungindo-o com azeite. O uso que Cristo entregou a Seus apóstolos foi posteriormente continuado com a imposição de mãos, como um sinal da mais alta faculdade de medicina na Igreja, assim como encontramos em 1Co 6:2 o mais alto grau da Igreja. função judicial. Agora que o dom milagroso da cura foi retirado na maior parte, usar o sinal onde a realidade está faltando seria uma superstição sem sentido. Compare outros usos apostólicos agora descontinuados corretamente, 1Co 11:4-1516:20. “Deixem que usem o óleo que pode, por meio de suas orações, obter a recuperação para os doentes: que aqueles que não podem fazer isso se abstenham de usar o sinal vazio” (Whitaker). A extrema-unção romana é administrada àqueles cuja vida é desesperada, para curar a alma, enquanto que a unção de James era para curar o corpo. O Cardeal Cajetan [Comentário] admite que James não pode se referir à extrema-unção. O petróleo no Oriente, e especialmente entre os judeus (ver o Talmud, Jerusalém e Babilônia), foi muito usado como agente curativo. Foi também um sinal da graça divina. Por isso, era um sinal apropriado na realização de curas milagrosas.

no nome do Senhor – por quem somente o milagre foi realizado: os homens eram apenas os instrumentos.

15 E a oração da fé sarará o doente, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, lhe serão perdoados.

oração – Ele não diz que o óleo deve salvar: é apenas o símbolo.

simplesmente não como Roma diz, “salve” a alma. mas cure “o doente”: como as palavras “o Senhor o levantará”, prove. Assim, o mesmo grego é traduzido como “feito de ti”, Mt 9:21-22.

e se … pecados – pois todos os que estão contra são assim por causa de alguns pecados especiais. É um caso de suposto de um bebê com a doença por pecados especiais.

houver cometido – literalmente, “estar em um estado de ter cometido pecados”, isto é, estar sob as consequências dos pecados cometidos.

Eles – sim, “isto”: seus pecados cometidos serão perdoados. A conexão do pecado e da doença está implícita em Is 33:24; Mt 9:2-5; Jo 5:14 A absolvição dos doentes, retida na Igreja da Inglaterra, refere-se aos pecados que o enfermo confessa (Tg 5:16) e se arrepende, segundo os quais o escândalo exterior foi dado à Igreja e à causa da religião; não pecar em sua relação com Deus, o único juiz.

16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sejais curados. A oração de um justo muito pode efetuar.

As autoridades mais antigas diziam: “Confessar, PORTANTO” etc. Não apenas no caso particular da doença, mas confessamos universalmente.

culpas – suas quedas e ofensas, em relação ao outro. A palavra não é o mesmo que os pecados. Mt 5:23-24; Lc 17:4, ilustre o preceito aqui.

uns aos outros – não para o padre, como Roma insiste. A Igreja da Inglaterra recomenda em certos casos. Roma obriga a confissão em todos os casos. A confissão é desejável no caso de (1) mal feito a um vizinho; (2) quando sob uma consciência conturbada, pedimos conselho a um ministro ou amigo piedoso sobre como podemos obter o perdão e a força de Deus para não pecar mais, ou quando desejamos suas orações de intercessão por nós (“Orar uns pelos outros” ): “Confissão pode ser feita para qualquer um que possa orar” (Bengel); (3) confissão aberta de pecado diante da Igreja e do mundo, em sinal de penitência. Não confissão auricular.

para que sejais curados de vossas doenças corporais. Além disso, se a sua doença for o castigo do pecado, sendo este último perdoado na oração de intercessão, “podeis ser curado” do primeiro. Também para que sejais curados espiritualmente.

efetuar – intenso e fervoroso, não “vacilante” (Tg 1:6), (Beza). “Quando energizado” pelo Espírito, como aqueles que realizaram milagres (Hammond). Isso serve para a colocação das palavras gregas e do bom senso. A oração de um homem justo é sempre ouvida em geral, mas seu pedido particular para a cura do outro era então provavelmente concedido quando ele possuía um carisma especial do Espírito. Alford traduz: “vale muito em seu trabalho.” O “justo” é um mesmo cuidado para evitar “falhas” e mostrando sua fé pelas obras (Tg 2:24).

17 Elias era tão humano quanto nós, e orou insistentemente para não chover; e não choveu sobre a terra por três anos e seis meses.

era tão humano quanto nós – portanto, não se pode dizer que ele foi tão elevado acima de nós a ponto de não dar nenhum exemplo aplicável aos mortais comuns como nós.

orou insistentemente – literalmente, “orou com oração”: Hebraísmo para orar intensamente. Compare Lc 22:15, “Com desejo desejei”, isto é, seriamente desejado. Alford está errado em dizer que a oração de Elias para que não chova “não é nem mesmo sugerida na história do Antigo Testamento”. Em 1Rs 17:1 está claramente implícito: “Como vive o Senhor Deus de Israel, diante de quem eu não se deve orar nem chover estes anos, mas segundo a minha palavra. ”Sua profecia do fato estava de acordo com uma intimação divina dada a ele em resposta à oração. No ciúme da honra de Deus (1Rs 19:10), e sendo uma mente com Deus em sua aversão à apostasia, ele orou para que a idolatria nacional fosse punida com um julgamento nacional, seca; e na profissão de arrependimento de Israel, ele orou pela remoção da visitação, como está implícito em 1Rs 18:39-42; compare Lc 4:25.

três anos… – Compare 1Rs 18: 1, “O terceiro ano”, ou seja, de Elias indo para Sarepta; a profecia (Tg 5:1) foi provavelmente cerca de cinco ou seis meses antes.

18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.

orou … e – isto é, “e assim.” Marque a conexão entre a oração e sua realização.

seu fruto – seu fruto habitual e devido, até então retido por causa do pecado. Três anos e meio é o tempo também em que as duas testemunhas profetizam quem “tem poder para fechar e abrir o céu para que não chova”.

19 Meus irmãos, se algum entre vós houver se desviado da verdade, e alguém o converter,

A bênção de reclamar um pecador errante pelo consentimento mútuo e oração de intercessão é apenas recomendada.

errar – mais literalmente, “ser desviado”.

a verdade – a doutrina do Evangelho e preceitos.

um – literalmente, “qualquer”; como “qualquer” antes. Todos devem procurar a salvação de todos (Bengel).

20 saiba que aquele que converter um pecador do erro de seu caminho, salvará a sua alma da morte, e cobrirá uma multidão de pecados.

Deixe-o – o convertido.

conheça – para o seu conforto, e o encorajamento de outros para fazer o mesmo.

deve salvar – futuro. A salvação daquele que foi convertido será manifestada a seguir.

cobrirá uma multidão de pecados – não seus próprios, mas os pecados dos convertidos. O verbo grego na voz do meio exige isso. Pv 10:12 refere-se à caridade “cobrindo” os pecados dos outros diante dos homens; Tiago a alguém está efetuando pela conversão de outro que os pecados daquele outro sejam cobertos diante de Deus, isto é, com a expiação de Cristo. Ele efetua isso fazendo com que o convertido participe da aliança cristã para a remissão de todos os pecados. Embora este esconderijo de pecados tenha sido incluído no anterior “salvará”, James expressa-o para marcar em detalhes a grandeza da bênção conferida ao penitente através da instrumentalidade do conversor, e incitar os outros à mesma boa ação.

<Tiago 4 1 Pedro 1>

Visão geral de Tiago

Em seu livro, Tiago “combina a sabedoria de seu irmão Jesus com o livro de Provérbios em seu próprio chamado desafiador para viver uma vida totalmente devotada a Deus”. Tenha uma visão geral deste livro através do vídeo a seguir produzido pelo BibleProject. (8 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola de Tiago.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.