Jonas 4

1 Mas Jonas se desgostou muito, e se encheu de ira.

Comentário de A. R. Fausset

ira – literalmente, “quente”, provavelmente, com tristeza ou irritação, ao invés de raiva [Fairbairn]. Quão triste é o contraste entre o sentimento de Deus sobre o arrependimento de Nínive para com Ele, e o sentimento de Jonas sobre o arrependimento de Deus em relação a Nínive. Estranho em quem era ele mesmo um monumento de misericórdia por seu arrependimento! Todos nós, como ele, precisamos da lição ensinada na parábola do devedor implacável, embora perdoado (Mateus 18:23-35). Jonas ficou triste porque a preservação de Nínive, após sua denúncia, o fez parecer um falso profeta (Calvino). Mas faria de Jonas um demônio, não um homem, ter preferido a destruição de seiscentos mil homens, em vez de sua profecia ser deixada de lado pela misericórdia de Deus triunfando sobre o julgamento. E Deus, nesse caso, seria severamente castigado, ao passo que ele apenas expõe-se suavemente com ele, e por um modo de lidar, ao mesmo tempo gentil e condescendente, tenta mostrar-lhe seu erro. Além disso, o próprio Jonas, ao pedir desculpas por sua irritação, não menciona o fracasso de sua previsão como causa: mas apenas o pensamento da lentidão de Deus para com a ira. Foi isso que o levou a fugir para Társis em sua primeira comissão; não a probabilidade, então, de sua previsão ser falsificada; pois, de fato, sua comissão não era predizer a queda de Nínive, mas simplesmente “chorar” contra a “iniquidade” de Nínive como tendo “aparecido diante de Deus”. Jonas dificilmente teria ficado tão irritado com a carta de sua previsão. falhando, quando o fim de sua comissão foi virtualmente ganho em levar Nínive ao arrependimento. Isso, então, não pode ter sido considerado por Jonas como o fim último de sua comissão. Se Nínive fosse o objeto proeminente com ele, ele teria se alegrado com o resultado de sua missão. Mas Israel era o objetivo proeminente de Jonas, como um profeta do povo eleito. Provavelmente então ele considerou a destruição de Nínive adequada para ser um exemplo do julgamento de Deus finalmente suspendendo Sua longa paciência, de modo a assustar Israel de sua degeneração desesperada, intensificada por sua nova prosperidade sob Jeroboão II naquele mesmo tempo, em um forma que todos os outros meios não conseguiram fazer. Jonas, desesperado com qualquer coisa efetiva sendo feita por Deus em Israel, a menos que primeiro tenha sido dado um notável exemplo de severidade, pensou quando ele proclamou a queda de Nínive em quarenta dias, que agora finalmente Deus está prestes a dar tal exemplo; Assim, quando esse meio de despertar Israel foi posto de lado pela misericórdia de Deus sobre o arrependimento de Nínive, ele foi amargamente desapontado, não por orgulho ou impiedade, mas por falta de esperança quanto a qualquer coisa possível para a reforma de Israel, agora que ele era querido. a esperança é confusa. Mas o plano de Deus era ensinar a Israel, pelo exemplo de Nínive, o quão indesculpável é sua própria impenitência e quão inevitável sua ruína, se perseverarem. A arrependida Nínive provou ser mais digna do favor de Deus do que Israel apóstata; os filhos da aliança não só caíram como, na verdade, abaixo do nível de um povo pagão; Israel, portanto, deve descer e os pagãos se elevarem acima dela. Jonas não conhecia as lições importantes de esperança para o penitente e condenava aqueles em meio aos privilégios externos impenitentes, que a preservação de Nínive sobre o arrependimento deveria ter para depois, e para todas as eras. Ele não podia prever que o próprio Messias fosse assim aplicar essa história. Uma lição para nós é que se pudéssemos em algum particular alterar o plano da Providência, não seria para melhor, mas para pior [Fairbairn]. [Fausset, aguardando revisão]

2 E orou ao SENHOR, e disse: Ah, SENHOR, não foi isto o que eu dizia enquanto ainda estava em minha terra? Por isso me preveni fugindo a Társis; porque sabia eu que tu és Deus gracioso e misericordioso, que demoras a te irar, tens grande misericórdia, e te arrependes do mal.

Comentário de A. R. Fausset

meu ditado – meu pensamento ou sentimento.

me preveni fugindo – eu antecipei fugindo, o desapontamento do meu desígnio através da Tua misericórdia sofredora.

gracioso e misericordioso – Jonas tem aqui diante de sua mente Êxodo 34:6; como Joel (Joel 2:13), por sua vez, cita Jonas. [Fausset, aguardando revisão]

3 Agora pois, ó SENHOR, peço-te que me mates, porque é melhor para mim morrer do que viver.

Comentário de A. R. Fausset

A impaciência de Jonas pela vida, sob as decepcionadas esperanças da reforma de Israel através da destruição de Nínive, é como a de Elias, no seu plano de reformar Israel (1Reis 18:1-46), que falhou em Jezabel (1Reis 19:4). . [Fausset, aguardando revisão]

4 E o SENHOR lhe disse: É correta essa tua ira?

Comentário de A. R. Fausset

É correta essa tua ira? – ou entristecido; mais como Margem: “És muito irado” ou “aflito”? [Fairbairn with the Septuagint and Syriac]. Mas a versão inglesa se adapta ao espírito da passagem, e é bastante defensável no hebraico (Gesenius). [Fausset, aguardando revisão]

5 E Jonas saiu da cidade, e se sentou ao oriente da cidade, e fez para si ali uma barraca, e se sentou debaixo dela à sombra, até ver o que seria da cidade.

Comentário de A. R. Fausset

fez para si ali uma barraca – isto é, uma cabana temporária de galhos e folhas, tão levemente formada a ponto de estar aberta ao vento e ao calor do sol.

até ver o que seria da cidade – O prazo de quarenta dias ainda não havia passado, e Jonas não sabia que algo mais do que uma suspensão, ou mitigação, de julgamento havia sido concedido a Nínive. Portanto, não de mau humor, mas para assistir ao evento de uma estação vizinha, ele se hospedou no estande. Como um estranho, ele não conhecia a profundidade do arrependimento de Nínive; além disso, do ponto de vista do Antigo Testamento, ele sabia que os juízos de correção frequentemente se seguiam, como no caso de Davi (2Samuel 12:10-12,14), mesmo onde o pecado havia se arrependido. Para mostrar a ele o que ele não sabia, a grandeza e integridade da misericórdia de Deus para com a penitente Nínive, e a razoabilidade disso, Deus fez de seu estande uma escola de disciplina para lhe dar visões mais esclarecidas. [Fausset, aguardando revisão]

6 E o SENHOR Deus preparou uma planta, e a fez crescer sobre Jonas para que fizesse sombra sobre sua cabeça, e lhe aliviasse de seu mal-estar; e Jonas se alegrou grandemente por causa da planta.

Comentário de A. R. Fausset

uma planta – hebraico, “kikaion); o kiki egípcio, o “ricinus” ou mamona, comumente chamado de “palm-christi” (palma-christi). Ele cresce de oito a dez metros de altura. Apenas uma folha cresce em um galho, mas com uma folha de mais de 30 centímetros de comprimento, as folhas coletivas dão um bom abrigo ao calor, crescem rapidamente e desaparecem de repente quando feridas.

lhe aliviasse de seu mal-estar – Foi, portanto, tristeza, não raiva egoísta, que Jonas sentiu (ver em Jonas 4:1). Alguns confortos externos frequentemente afastam a mente de sua inclinação dolorosa. [Fausset, aguardando revisão]

7 Mas Deus preparou uma lagarta no dia seguinte ao amanhecer, a qual feriu a planta, e ela se secou.

Comentário de A. R. Fausset

uma lagarta – de um tipo particular, mortal para os ricinus. Um pequeno verme na raiz destrói uma grande cabaça. Portanto, é preciso pouco para que nossos confortos diminuam. Deve silenciar o descontentamento de lembrar que quando nossa cabaça se foi, nosso Deus não se foi.

no dia seguinte – depois que Jonas ficou tão “contente” (compare Salmo 80:7). [Fausset, aguardando revisão]

8 E aconteceu que, ao levantar do sol, Deus preparou um quente vento oriental; e o sol feriu a Jonas na cabeça, de modo que ele se desmaiava, e desejava a morte, dizendo: Melhor é para mim morrer do que viver.

Comentário de A. R. Fausset

veemente – em vez disso, “escaldante”; a Margem, “silenciosa”, expressando quietude abafada, não veemência. [Fausset, aguardando revisão]

9 Então Deus disse a Jonas: É correta a tua ira pela planta? E ele respondeu: É correto eu me irar até a morte.

Comentário de A. R. Fausset

(Veja em Jonas 4:4).

É correto eu me irar até a morte – “Estou muito triste até a morte” [Fairbairn]. Então o antítipo (Mateus 26:38). [Fausset, aguardando revisão]

10 E o SENHOR disse: Tu tiveste pena da planta, na qual não trabalhaste, nem tu a fizeste crescer, que em uma noite nasceu, e em outra noite pereceu;

Comentário de A. R. Fausset

A principal lição do livro. Se Jonas tem piedade de uma planta que não lhe custou trabalho, e que é tão curta e sem valor, muito mais Jeová tem pena das centenas de milhares de homens e mulheres imortais na grande Nínive que Ele fez com tal demonstração de criatividade. poder, especialmente quando muitos deles se arrependem, e vendo que, se todos nele foram destruídos, “mais de seis dezenas de milhares” de crianças inofensivas, além de “muito gado”, estaria envolvido na destruição comum: Comparar o mesmo argumento da justiça e misericórdia de Deus em Gênesis 18:23-33. Uma ilustração semelhante da insignificância de uma planta, que “hoje é e amanhã é lançada no forno”, e que, no entanto, é revestida por Deus com beleza suprema, é dada por Cristo para provar que Deus se importará para os corpos e almas infinitamente mais preciosos de homens que devem viver para sempre (Mateus 6:28-30). Uma alma é mais valiosa do que o mundo inteiro; Certamente, então, uma alma é mais valiosa do que muitas cabaças. O ponto de comparação espiritual é a necessidade que Jonas, por enquanto, tinha da folhagem da cabaça. No entanto, ele pode dispensá-lo em outros momentos, agora era necessário para o seu conforto e quase para sua vida. Então agora que Nínive, como uma cidade, teme a Deus e se volta para Ele, a causa de Deus precisa disso, e sofreria por sua derrubada, assim como o bem-estar material de Jonas sofreu com o murchamento da cabaça. Se houvesse alguma esperança de Israel ser despertado pela destruição de Nínive para cumprir seu alto destino de ser uma luz para o paganismo circundante, então não teria havido a mesma necessidade da causa de Deus para a preservação de Nínive, (embora sempre houvesse necessidade de salvar o penitente). Mas como Israel, após os julgamentos, agora com a prosperidade retornando, volta-se para a apostasia, os meios necessários para vindicar a causa de Deus e provocar Israel, se possível, à inveja, é o exemplo da grande capital do paganismo que repentinamente se arrepende. aviso, e consequentemente sendo poupado. Assim, Israel veria o reino dos céus transplantado de sua antiga sede para outra, que de bom grado renderia seus frutos espirituais. As novas que Jonas trouxe de volta a seus compatriotas do arrependimento e resgate de Nínive, se bem entendidas, seriam muito mais adequadas do que a notícia de sua derrubada para relembrar Israel ao serviço de Deus. Israel não aprendeu a lição, e assim foi expulso de sua terra. Mas mesmo isso não era um mal absoluto. Jonas era um tipo, como de Cristo, também de Israel. Jonas, apesar de um pária, foi altamente honrado por Deus em Nínive; então a condição de pária de Israel não provaria nenhum impedimento para ela servir a causa de Deus ainda, se ela fosse fiel a Deus. Ezequiel e Daniel estavam assim em Babilônia; e os judeus, espalhados em todas as terras como testemunhas do único Deus verdadeiro, foram pioneiros no caminho para o cristianismo, de modo que se espalhou com uma rapidez que, de outra forma, provavelmente não o teria assistido [Fairbairn]. [Fausset, aguardando revisão]

11 E não teria eu pena de Nínive, aquela grande cidade onde há mais de cem e vinte mil pessoas que não sabem a diferença entre sua mão direita e a esquerda, e muitos animais?

Comentário de A. R. Fausset

que não sabem a diferença entre sua mão direita e a esquerda – crianças com menos de três ou quatro anos de idade (Deuteronômio 1:39). Seis dezenas de milhares destes, permitindo-lhes ser um quinto do total, dariam uma população total de seiscentos mil.

muitos animais – Deus se importa até com as criaturas brutas, das quais o homem não dá muita importância. Estes em poderes maravilhosos e em utilidade estão muito acima do arbusto que Jonas está tão preocupado. No entanto, Jonas é imprudente quanto à sua destruição e de crianças inocentes. A brusquidão do fechamento do livro é mais sugestiva do que se o pensamento tivesse sido seguido em detalhes. [Fausset, aguardando revisão]

<Jonas 3 Miqueias 1>

Visão geral de Jonas

O livro de Jonas é uma história sobre um profeta rebelde que despreza seu Deus por amar seus inimigos. Tenha uma visão geral deste livro através do vídeo a seguir produzido pelo BibleProject. (10 minutos)

🔗 Abrir vídeo no YouTube.

Observação sobre o vídeo. O questionamento do caráter de Jonas com base na sua profecia à Jeroboão II é um exagero, pois é a própria Escritura que afirma que o SENHOR falou através do profeta, e que a Sua palavra se cumpriu (veja 2Reis 14:25).

Leia também uma introdução ao Livro de Jonas.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.