Salmo 86

1 (Oração de Davi:) Inclina teus ouvidos, SENHOR, e ouve-me, porque estou aflito e necessitado.

Comentário Barnes

Inclina teus ouvidos, SENHOR, e ouve-me – Veja as notas no Salmo 5:1 .

porque estou aflito e necessitado – Esta é a razão aqui atribuída porque Deus deveria ouvi-lo. Não é um argumento de mérito. Não é que houvesse qualquer reclamação sobre Deus no fato de que ele era um homem pobre e necessitado – um pecador desamparado e dependente, ou que seria qualquer injustiça se Deus não ouvisse, pois um pecador não tem direito a favor; mas é que esta era uma condição em que a ajuda de Deus era necessária, e na qual era apropriado ou apropriado que Deus ouvisse orações e prestasse ajuda. Podemos sempre fazer de nosso desamparo, nossa fraqueza, nossa pobreza, nossa necessidade, um fundamento de apelo a Deus; não como uma reivindicação de justiça, mas como um caso em que ele se glorificará por uma interposição graciosa. Deve-se notar também que é uma questão de indescritível gratidão que os “pobres e necessitados” invoquem a Deus; que eles serão tão bem-vindos quanto qualquer classe de pessoas; que não há condição de pobreza e carências tão baixas que somos privados do privilégio de nos aproximarmos de Alguém que tem recursos infinitos e que está tão disposto a ajudar quanto pode. [Barnes, aguardando revisão]

2 Guarda minha alma, porque eu sou dedicado a ti; ó Deus, salva o teu servo, que confia em ti.

Comentário Barnes

Guarda minha alma – Preserve, ou mantenha, minha vida; pois assim a palavra traduzida como alma significa neste lugar, como normalmente acontece nas Escrituras.

porque eu sou dedicado a ti – Margem, “Aquele a quem você favorece.” A palavra hebraica – חסיד châsı̂yd – significa propriamente, benevolente, gentil; então, bom, misericordioso, gracioso; e então piedoso, piedoso. Salmo 30:4 ; Salmo 31:23 ; Salmo 37:28. O fundamento do argumento aqui é que ele era um amigo de Deus; e que era apropriado, por isso, recorrer a ele para proteção. Ele não diz que era santo a ponto de ter direito ao favor de Deus por conta disso, ou que sua santidade pessoal era uma base de salvação; mas a ideia é que ele se devotou a Deus, e que era, portanto, apropriado recorrer a ele para sua proteção na hora do perigo. Uma criança olha para um pai em busca de proteção, porque ela é uma criança; um cidadão olha para a proteção das leis, porque ele é um cidadão; e assim o povo de Deus pode confiar nele para proteção, porque eles são o seu povo. Em tudo isso não há alegação de mérito, mas há o reconhecimento do que é adequado ao caso, e do que se pode esperar e esperar.

salva o teu servo – Salve-o da ameaça de perigo e da morte.

que confia em ti – Porque eu confio ou confio em ti. Não vou a nenhum outro lugar em busca de proteção; Eu não confio em mais ninguém. Eu olho apenas para ti, e faço isso com toda a confiança. O homem que faz isso tem o direito de recorrer a Deus em busca de proteção e de esperar que Deus se interponha em seu favor. [Barnes, aguardando revisão]

3 Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque clamo a ti o dia todo.

Comentário Barnes

Tem misericórdia de mim, SENHOR – Foi misericórdia depois de tudo que ele confiou, e não justiça. Não era porque ele tivesse qualquer reivindicação com base em que ele era “santo”, mas tudo o que ele tinha e esperava seria atribuído à misericórdia de Deus.

porque clamo a ti o dia todo – margem, como em hebraico, “todo o dia.” O significado é que ele fazia isso constantemente, ou sem intervalo. [Barnes, aguardando revisão]

4 Alegra a alma de teu servo; porque a ti, Senhor, levanto a minha alma.

Comentário Barnes

Alegra a alma de teu servo – Faze-me regozijar; a saber, por tua interposição graciosa, e por me libertar do perigo e da morte.

porque a ti, Senhor, levanto a minha alma – Compare as notas do Salmo 24:4 . A ideia é despertar, ou se esforçar, como quem faz grandes esforços para obter um objeto. Ele não era lânguido ou indiferente; ele não fez esforços meramente fracos e intermitentes para encontrar Deus, mas direcionou todas as suas faculdades para esse fim; ele se desperta profundamente para buscar a ajuda divina. Esforços lânguidos e débeis em buscar a Deus não terão êxito. Em um assunto tão grande – quando tanto depende do favor divino – quando tão grandes interesses estão em jogo – toda a alma deve ser despertada para um grande e extenuante esforço; não que possamos obter seu favor pela força ou poder, e não que qualquer força nossa prevalecerá por si mesma, mas (a) porque nada menos indicará a intensidade adequada do desejo; e (b) porque tal é sua indicação em relação à maneira pela qual devemos buscar seu favor.

Compare Mateus 7:7-8 ; Lucas 13:24 ; Lucas 16:16. [Barnes, aguardando revisão]

5 Pois tu, Senhor, és bom, perdoador, e grande em bondade para todos os que clamam a ti.

Comentário Barnes

Esta é outra razão pela qual Deus deveria ouvir sua oração; e é uma razão que pode ser propriamente exposta em todos os momentos e por todas as classes de pessoas. Baseia-se na benevolência de Deus; na plenitude da sua misericórdia para com todos os que invocam o seu nome. Devemos invocar em vão um Deus que não foi misericordioso e pronto a perdoar; mas no caráter divino existe o mais amplo fundamento para tal apelo. Em sua benevolência; em sua prontidão para perdoar; na plenitude de sua misericórdia, Deus é tudo o que um pecador penitente poderia desejar que ele fosse. Pois se tal pecador se esforçasse para descrever o que ele deseja encontrar em Deus como uma base de apelo em suas orações, ele não poderia expressar seus sentimentos em uma linguagem mais completa e livre do que o próprio Deus empregou sobre sua própria prontidão para perdoar e Salve. A linguagem da Bíblia sobre este assunto expressaria, melhor do que qualquer linguagem que ele pudesse empregar, o que nessas circunstâncias ele desejaria encontrar Deus. [Barnes, aguardando revisão]

6 Inclina, SENHOR, teus ouvidos à minha oração; e presta atenção à voz de minhas súplicas.

Comentário do Púlpito

Inclina, SENHOR, teus ouvidos à minha oração. Um eco do Salmo 86:1. O salmista começa, por assim dizer, de novo, chamando a atenção de Deus para si mesmo, como se ele ainda não tivesse falado.

e presta atenção à voz de minhas súplicas (comp. Salmos 17:1; Salmos 55:2; Salmos 61:1, etc.). O fato de Deus estar sempre atento às orações de seu povo não torna supérfluo que eles supliquem sua atenção. Ele ouvirá mais favoravelmente quando for solicitado a ouvir. [Pulpit, aguardando revisão]

7 No dia de minha angústia clamarei a ti, pois tu me responderás.

Comentário Barnes

No dia de minha angústia clamarei a ti – Isto é, eu faço isso agora; Eu fiz isso; Eu farei. A linguagem implica um hábito, ou um firme propósito de mente, que em todos os tempos de angústia ele faria de Deus seu refúgio. Era esse propósito fixo – esse hábito regular – que agora era a base de sua confiança. Um homem que sempre faz de Deus seu refúgio, que não tem outra base de confiança, pode sentir-se seguro de que Deus se interporá e o salvará.

pois tu me responderás – Isso também implica uma segurança mental fixa e estável, aplicável não apenas a este caso, mas a todos os casos semelhantes. Ele tinha firme confiança em Deus em todos os momentos; uma crença inabalável de que Deus é um ouvinte de orações. Este é um fundamento justo de esperança quando nos aproximamos de Deus. Compare Tiago 1:6-7. [Barnes, aguardando revisão]

8 Não há semelhante a ti entre os deuses, ó Senhor; e nem obras como as tuas.

Comentário Barnes

Não há semelhante a ti entre os deuses, ó Senhor – Entre todos aqueles que são adorados como deuses, não há ninguém que possa ouvir e salvar. O salmista, com respeito à oração, e para ajudar a ser obtido pela oração, compara sua própria condição com a daqueles que adoravam falsos deuses. Ele tinha um Deus que podia ouvir; eles não tinham nenhum. Um verdadeiro filho de Deus agora em apuros pode comparar apropriadamente sua condição a esse respeito com a daqueles que não fazem profissão de religião; que não professam adorar a Deus, ou ter um Deus. Para ele existe um trono de graça que está sempre acessível; para eles não há nenhum. Há Alguém a quem ele sempre pode orar; eles professam não ter ninguém a quem recorrer.

ó Senhor; e nem obras como as tuas – isto é, feitas por aqueles “deuses”. Não há nada que eles tenham feito que possa ser uma base de confiança que possa ser comparada com o que você fez. A alusão é ao poder, à sabedoria e à habilidade evidenciada nas obras da criação e nas misericordiosas interposições da Providência. Destes, o salmista deriva uma prova de que Deus é capaz de salvar. Não existe tal argumento ao qual os adoradores de falsos deuses possam apelar em tempos difíceis. [Barnes, aguardando revisão]

9 Todas as nações que tu fizeste virão e se prostrarão diante de ti, Senhor; e elas glorificarão o teu nome.

Comentário Barnes

Todas as nações que tu fizeste virão e se prostrarão diante de ti, Senhor – Neste versículo, o salmista expressa sua crença de que a convicção que ele nutria sobre a capacidade de Deus para salvar – sobre ele ser o único Deus verdadeiro – ainda permearia todas as nações do terra; que todos eles ainda estariam convencidos de que ele era o Deus verdadeiro, e viriam e adorariam apenas a ele. Parecia tão clara para ele a evidência da existência e perfeições de Deus que ele não duvidou que todas as pessoas ainda viriam para ver e reconhecê-lo. Compare Isaías 2:2-3 ; Isaías 60:3-14 ; Salmo 2:8 ; Salmo 72:17 .

e elas glorificarão o teu nome – Te honrará como o verdadeiro Deus. Eles renunciarão a seus ídolos; eles virão e te adorarão. Essa crença – essa esperança – é mantida por todo o volume da verdade revelada. Isso alegrou e encorajou os corações dos santos do Antigo e do Novo Testamento; e pode e deve alegrar e encorajar nossos corações. Não é menos certo porque parece ter demorado muito. Para o homem, isso é tudo o que há de certo no futuro. Nenhum homem pode prever o que ocorrerá em relação a qualquer uma das instituições políticas existentes na terra – sejam as monarquias do velho mundo ou as repúblicas do novo. Nenhum homem pode dizer em referência às artes; para as ciências; para a vida social; às maneiras; para as cidades e vilas que agora existem na terra, o que serão em um futuro muito distante. Só uma coisa é certa naquele futuro – que o reino de Deus será estabelecido e que o trono do Redentor será estabelecido sobre toda a terra; que chegará o tempo em que “todas as nações virão e adorarão perante Deus, e glorificarão o seu nome”. [Barnes, aguardando revisão]

10 Pois tu és grande, e fazes maravilhas; somente tu és Deus.

Comentário Barnes

Pois tu és grande, e fazes maravilhas – Coisas adequadas para despertar admiração ou admiração; coisas que estão além do poder de qualquer criatura e que só poderiam ser realizadas por um ser de todo-poderoso poder. Um Deus que poderia fazer essas coisas também poderia fazer o que o salmista lhe pediu, pois o que Deus realmente faz prova que não há nada dentro dos limites da possibilidade que ele não possa realizar. A grandeza e o poder de Deus são as razões pelas quais devemos apelar a ele em nossa fraqueza e em nossos momentos de angústia.

somente tu és Deus – Tu só podes fazer o que um Deus pode fazer, ou o que pertence a Deus. Nessas coisas, portanto, que requerem a interposição do poder divino, nosso apelo deve ser feito somente a ti. Então, na questão da salvação. [Barnes, aguardando revisão]

11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e eu andarei em tua verdade; une meu coração com o temor ao teu nome.

Comentário Barnes

Ensina-me, SENHOR, o teu caminho – isto é, na presente emergência. Mostra-me o que queres que eu faça para que eu obtenha teu favor e tua graciosa ajuda.

e eu andarei em tua verdade – viverei e agirei de acordo com o que declaras ser verdade. Seja o que for, vou persegui-lo, sem vontade própria.

une meu coração com o temor ao teu nome – isto é, para te adorar, obedecer e honrar.

(a) O fim que ele desejava assegurar era que pudesse verdadeiramente temer a Deus, ou reverenciá-lo e honrá-lo apropriadamente;

(b) o meio que ele viu ser necessário para isso foi que seu “coração” pudesse ser “unido” neste grande objetivo; isto é, que seu coração seja único em seus pontos de vista e propósitos; que pode não haver propósitos de distração; que um grande objetivo pode estar sempre diante dele.

A palavra traduzida por “unir” – יחד yāchad – ocorre como verbo apenas em três lugares. Em Gênesis 49:6 , é traduzido como unido:”À sua assembléia, honra minha, não sejas unido.” Em Isaías 14:20 , é traduzido como unido:”Não te unirás a eles.” O advérbio – יחד yachad, ocorre freqüentemente e é traduzido junto, Gênesis 13:6 ; Gênesis 22:6 , Gênesis 22:8 , Gênesis 22:19 ; Gênesis 36:7; et saepe. A ideia é a de união ou conjunção; de estar junto; de constituir um; e isso é realizado no coração, quando há um grande objeto governante diante da mente, no qual nada pode interferir. Pode-se acrescentar que não há oração mais apropriada que um homem possa oferecer do que que seu coração possa ter tal unidade de propósito, e que nada possa interferir com aquele propósito supremo. [Barnes, aguardando revisão]

12 Louvarei a ti, ó Senhor meu Deus, com todo o meu coração; e glorificarei o teu nome para sempre.

Comentário Barnes

Louvarei a ti, ó Senhor meu Deus, com todo o meu coração – Isso é apenas levar a cabo a ideia do versículo anterior. Ele daria todo o seu coração a Deus. Ele não permitiria que nada dividisse ou distraísse suas afeições. Ele não negaria nada a Deus.

e glorificarei o teu nome para sempre – Não meramente na presente emergência; mas o farei para sempre – até mesmo para a eternidade. O significado é que ele iria em todos os casos e em todos os momentos – neste mundo e no mundo vindouro – honrar a Deus. Ele não reconheceria nenhum Deus exceto ele, e ele iria honrá-lo como Deus. [Barnes, aguardando revisão]

13 Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste minha alma das profundezas do Sheol.

Comentário Barnes

Pois grande é a tua misericórdia para comigo – Em relação a mim; ou, Tu tens manifestado grande misericórdia para mim; a saber, em tempos passados. Ele faz uso disso agora como um argumento ou razão pela qual Deus deveria intervir novamente.

(a) Ele havia mostrado em ocasiões anteriores que tinha poder para salvar;

(b) o fato de que ele assim o tratou como seu amigo era uma razão pela qual ele deveria agora fazer amizade com ele.

e livraste minha alma – a minha vida. O significado é que ele o manteve vivo em tempos de perigo iminente. Ao mesmo tempo, Davi poderia dizer, como todo filho de Deus pode dizer, que Deus libertou sua alma no sentido estrito e adequado do termo – do pecado, da morte e do próprio inferno.

das profundezas do Sheol – Margem, sepultura; Hebraico, שׁאול she’ôl; Grego, ᾅδης Hadēs. Veja a palavra explicada nas notas de Isaías 14:9 . Compare as notas em Jó 10:21-22. A palavra traduzida como “mais baixo” significa simplesmente embaixo, ou embaixo:o túmulo ou hades embaixo. A ideia de grau mais baixo, ou grau superlativo, não está necessariamente implícita na palavra. A ideia da sepultura tão profunda, ou abaixo de nós, no entanto, está implícita, e o salmista quer dizer que ele foi salvo daquela habitação profunda – da morada dos espíritos que partiram, para a qual os mortos descem sob a terra . O significado é que ele foi mantido vivo; mas a grandeza da misericórdia deve ser apresentada tendo-se diante da mente uma vívida idéia da escuridão, do horror e da escuridão do mundo ao qual os mortos descem e onde habitam. [Barnes, aguardando revisão]

14 Ó Deus, pessoas arrogantes têm se levantado contra mim; e muitos violentos procuram matar a minha alma, e te desprezam.

Comentário Barnes

Ó Deus, pessoas arrogantes têm se levantado contra mim – Pessoas que são autoconfiantes, ambiciosas, arrogantes; que não consideram o bem-estar ou os direitos dos outros; que estão dispostos a pisotear todos os outros a fim de que possam realizar seus próprios propósitos; essas são as pessoas que se opuseram a mim e buscaram minha vida. Isso se aplicaria tanto ao tempo de Saul quanto de Absalão. Em ambos os casos, havia homens que corresponderiam a esta descrição.

e muitos violentos – Margin, “terrível”. A Septuaginta e a Vulgata traduzem isso como “a sinagoga dos ímpios”. A palavra traduzida como violento significa apropriadamente terrível, inspirando terror; então, violentos, ferozes, sem lei, tiranos. A ideia aqui é que perseguiram seu objetivo pela violência e não por direito; eles o faziam de maneira feroz e selvagem, ou de maneira a inspirar terror. A palavra assembléia aqui significa meramente que eles foram unidos; o que foi feito foi o resultado de uma conspiração ou combinação.

procuram matar a minha alma – Após minha vida.

e te desprezam – Eles não te temem; eles não agem como se estivessem na tua presença; eles não se importam com ti, com a tua lei, com o teu favor, com as tuas ameaças. [Barnes, aguardando revisão]

15 Porém tu, Senhor, és Deus misericordioso e piedoso; tardio para se irar, e abundante em bondade e verdade.

Comentário Barnes

Porém tu, Senhor, és Deus misericordioso e piedoso; tardio para se irar – Veja as notas no Salmo 86:5 . As palavras traduzidas por “longanimidade” significam que houve e haveria um atraso em sua raiva; que não foi logo impulsionado; que ele não agiu por paixão ou ressentimento repentino; que suportou a conduta dos pecadores por muito tempo, sem se levantar para puni-los; que ele não foi rápido em se vingar, mas suportou-os pacientemente. Por causa disso, o salmista, embora consciente de que era pecador, esperava e rogava que Deus o salvasse.

e abundante em bondade e verdade – isto é, em fidelidade. Quando você fizer uma promessa, você a manterá fielmente. [Barnes, aguardando revisão]

16 Volta-te para mim, e tem piedade de mim; dá tua força a teu servo, e salva o filho de tua serva.

Comentário Barnes

Volta-te para mim, e tem piedade de mim – olhe para mim; como se Deus tivesse se afastado e não se importasse com seu perigo, suas necessidades e suas súplicas. A expressão é equivalente àquelas em que ele ora para que Deus incline seu ouvido para ele. Veja Salmos 86:1, Salmos 86:6 e as notas em Salmos 5:1.

dá tua força a teu servo – Dê a força que procede de ti, e tal que irá realizar o que só tu podes efetuar. Capacite-me a agir como se estivesse revestido de poder divino. O fundamento do argumento aqui é que ele era o “servo” de Deus, e ele pode, portanto, esperar a interposição de Deus.

e salva o filho de tua serva – Esta é, pelo que eu sei, a única alusão separada que Davi faz à sua mãe individualmente, a menos que a passagem no Salmo 35:14 – “Eu me curvei fortemente como quem chora por sua mãe ”- deve referir-se à sua própria mãe. Mas não temos em nenhum outro lugar tal menção de sua mãe que possa nos dar qualquer ideia de seu caráter, e de fato não é fácil determinar quem ela era. A linguagem aqui, entretanto, parece implicar que ela era uma mulher piedosa, pois as palavras “tua serva”, conforme empregadas nas Escrituras, sugeririam muito naturalmente essa ideia. Nesse caso, então o fundamento do argumento aqui é que sua mãe era uma filha de Deus; que ela tinha vivido para o serviço dele; e que ela havia treinado seus filhos para ele. Davi ora agora para que, por ter sido devotado a Deus por ela e assim treinado, Deus se lembre de tudo isso e interfira em seu favor. Pode ser errado exortar diante de Deus, como uma razão para sua interposição, que temos sido devotados a ele pela fidelidade e oração dos pais; que fomos consagrados a ele pelo batismo; que fomos treinados para seu serviço; que em referência a nós foram nutridas grandes esperanças de que pudéssemos cumprir os propósitos de pais piedosos e viver para realizar o que era tão caro a seus corações? Aquele que teve uma mãe piedosa entrou na vida com grandes vantagens; ele foi colocado sob responsabilidades solenes; ele tem a esperança de que as orações de uma mãe não sejam esquecidas, mas que seu exemplo, seus ensinamentos e sua piedade derramarão uma influência sagrada em todos os caminhos da vida até que ele se junte a ela no céu. [Barnes, aguardando revisão]

17 Faze-me um sinal de bondade, para que os que me odeiam vejam, e se envergonhem; porque tu, SENHOR, tens me ajudado e consolado.

Comentário Barnes

Hebraico, “Faça-me um sinal para o bem”; isto é, faça por mim em minha angústia o que será uma evidência de que me favorece e queres me salvar. Que haja tal interposição manifesta em meu favor para que outros possam ver, e possam estar convencidos de que tu és Deus, e que tu és o Protetor e Amigo daqueles que colocam sua confiança em ti. Não precisamos supor que o salmista se refere aqui a um milagre em seu favor. Qualquer intervenção que o salvasse das mãos de seus inimigos – que anularia seus propósitos – que o resgataria quando parecia não haver ajuda, seria tal evidência que eles não poderiam duvidar de que ele era o amigo de Deus. Assim, eles ficariam “envergonhados” de seus propósitos; isto é, eles ficariam desapontados e confundidos; e seria fornecida uma nova prova de que Deus era o protetor de todos os que nele confiavam. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 85 Salmo 87>

Introdução ao Salmo 86

Autoria. O Salmo 86 pretende ser uma composição de Davi; e não há nada no salmo que seja contrário a esta suposição. A razão pela qual ele tem seu lugar entre os salmos que são designados como as composições dos “filhos de Corá”, e não está entre aqueles que são atribuídos a Davi (Salmos 1-70) não temos meios de determinar. Não é dito, entretanto, que esses foram os únicos salmos de Davi, e não há improbabilidade em supor que ele possa ter composto outros. Não é indevidamente denominado “uma oração”, uma vez que é composto principalmente de petições, embora isso seja verdade para outros que são chamados de “salmos”, e embora seja verdade que este contém tantos louvores que pode também ser designado um salmo.

Ocasião. A ocasião em que foi composto é desconhecida, mas costuma-se supor que foi escrito na época das perseguições de Saul. DeWette a considera uma canção nacional composta em uma época de problemas nacionais.

Conteúdo. Este salmo não admite nenhuma subdivisão minuciosa. É feito de orações fervorosas, com motivos pelos quais essas orações devem ser respondidas; e talvez a principal sugestão prática que seguiria apropriadamente do salmo é que é apropriado para nós, em nossas orações, exortar as razões pelas quais elas devem ser respondidas:as razões pelas quais oramos. Não podemos, de fato, supor que podemos apresentar algo que não ocorreria à mente divina, mas em todas as nossas orações há alguma razão pela qual oramos; há razões pelas quais pedimos as coisas particulares que são o fardo de nossas súplicas, e não pode ser impróprio, a fim de que nossas próprias mentes pelo menos possam ser devidamente marcadas, mencionar essas razões quando nos apresentamos a Deus. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.