Salmo 87

1 (Salmo e cântico, dos filhos de Coré) Seu fundamento está nos santos montes.

Ou então, como na versão NVI, “Ele (o SENHOR) edificou sua cidade (Sião, Isaías 14:32) sobre o monte santo” (as colinas onde Jerusalém está localizada).

2 O SENHOR ama os portões de Sião mais que todas as habitações de Jacó.

portões: para os recintos, ou cidade para a qual eles abriram (Salmo 9:14; 122:2; compare Salmo 132:13-14).

3 Gloriosas coisas são faladas de ti, ó cidade de Deus. (Selá)

faladas de ti: ou “em ti”, isto é, a cidade de Deus (Salmo 46:4; 48:2).

4 Farei menção de Raabe e Babilônia aos que me conhecem; eis que da Filístia, Tiro e Cuxe se dirá :Este é nascido ali.

Comentário de A. R. Fausset

Isto é o que é falado por Deus.

aos que me conhecem: eles são verdadeiros adoradores (Salmo 36:10; Isaías 19:21).

nascido ali: ou é um nativo de Sião, espiritualmente. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

5 E de Sião se dirá:Este e aquele outro nasceram ali. E o próprio Altíssimo a manterá firme.

Este e aquele outro: literalmente, “homem e homem”, ou muitos (Gênesis 14:10; Êxodo 8:10,14), ou todos (Isaías 44:5; Gálatas 3:28).

6 O SENHOR contará, quando escrever dos povos:Este nasceu ali. (Selá)

A mesma ideia é apresentada sob a figura de uma contagem feita por Deus (compare Isaías 4:3).

7 Assim como os cantores e instrumentistas; todas as minhas fontes estão em ti.

Comentário de A. R. Fausset

Como em uma grande procissão daqueles assim escritos, ou registrados, buscando Sião (Isaías 2:3; Jeremias 50:5), “os cantores” e “tocadores”, ou flautistas, deverão preceder.

todas as minhas fontes: Cada um dirá:”Todas as minhas fontes de alegria espiritual estão em Ti” (Salmo 46:4; 84:6). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

<Salmo 86 Salmo 88>

Introdução ao Salmo 87

Este Salmo está apropriadamente colocado aqui, pois expande o pensamento do Salmo 86:9 no estilo e no espírito de profecia. É conciso, abrupto, enigmático, como um oráculo profético; em sua amplitude de visão e plenitude de esperança messiânica, ela compete com as mais grandiosas declarações proféticas. Ele descreve Sião como a metrópole do reino universal de Deus, no qual todas as nações são adotadas como cidadãs. A cidadania de Sião é conferida a elas como se fosse delas por direito de nascimento. O salmo está sozinho na forma peculiar em que a ideia é incorporada, embora muitas profecias levem a ela. Veja especialmente Isaías 2:2-4 (= Miquéias 4:1-3); Isaías 11:10; Isaías 18:7; Isaías 19:19 em diante; Isaías 44:5; Isaías 60:1 em diante; Sofonias 2:11; Sofonias 3:9-10; Zacarias 2:11; Zacarias 8:20-23. Como Isaías (Isaías 19:24 em diante), o poeta vê os inimigos mais obstinados do reino de Deus reconhecendo Sua soberania; ele vê as nações mais amargamente antagônicas a Israel, as mais diametralmente opostas em caráter ao verdadeiro espírito de Israel, as mais distantes da influência de Israel, colocadas em harmonia com Israel e adotadas em sua comunidade.

Assim, o Salmo é uma predição da incorporação de todas as nações na Igreja de Cristo e o estabelecimento da nova e universal nacionalidade do reino de Deus. É uma profecia na linguagem do Antigo Testamento sobre “a Jerusalém de cima, que é nossa mãe” (Gálatas 4:26). Aguarda o tempo em que os gentios não serão mais “alienados da comunidade de Israel”, mas “concidadãos dos santos e da casa de Deus” (Efésios 2:1219). Na verdade, não devemos ler a ideia cristã completa do novo nascimento nas palavras “Este é nascido ali”, pois principalmente se referem a nações, não a indivíduos; ainda assim, podemos ver neles um prenúncio da verdade de que um novo nascimento é necessário para a entrada no reino de Deus (João 3:3 em diante).

O Salmo foi atribuído, com considerável plausibilidade, à época de Ezequias. (1) O mesmo entusiasmo amoroso por Sião e as mesmas esperanças da conversão das nações nos encontram nos Salmos e nas profecias daquele período. Veja especialmente Salmo 46; 47; 48; 76; Isaías 19:24 em diante (2) ‘Raabe’ é o nome de Isaías para o Egito (Salmo 30:7), que era uma das principais potências da época; Babilônia entrou em contato com Judá (Isaías 39); os filisteus foram subjugados por Ezequias (2Reis 18:8); os etíopes estavam começando a notar (Isaías 18; Isaías 37:9); e depois da retirada de Senaqueribe, muitas nações enviaram embaixadas de congratulações a Ezequias com presentes para o Templo (2Crônicas 32:23).

Por outro lado, os paralelos de pensamento e linguagem com a última parte do livro de Isaías (especialmente Isaías 44:5; Isaías 60:1 em diante) e Zacarias, não são menos marcantes; e a menção da Babilônia, em vez de Assíria, aponta para uma data depois que o poder tomou o lugar da Assíria como a senhora da Ásia Ocidental. Egito, o antigo inimigo, e Babilônia, o opressor recente, são citados como os inimigos típicos do povo de Deus. Parece melhor, então, supor que o Salmo foi escrito (como o Salmo 85) após o Retorno da Babilônia, para alegrar os corações abatidos dos exilados que voltaram que estavam em perigo de ficarem totalmente desanimados com o contraste decepcionante entre a fraqueza e a insignificância de seus pequena comunidade, e a grandeza e magnificência das promessas proféticas da glória e grandeza futuras de Sião. Em linguagem poética e com autoridade profética, reafirma as verdades fundamentais da escolha de Sião por Jeová, e do destino de Sião em relação às nações. Nunca foi tão necessário esse encorajamento; nunca tal fé foi mais claramente fruto de inspiração divina.

O Salmo consiste em duas estrofes com um verso final.

I. Sião é a cidade de Deus, fundada e amada por Ele, a herdeira de promessas gloriosas (Salmo 87:1-3).

II. Deus proclama que é Sua vontade reconciliar seus antigos inimigos consigo mesmo e incorporá-los como seus cidadãos. Sião será a cidade-mãe das nações do mundo (Salmo 87:4-6).

III. Um retrato da alegria de quem nela encontra a fonte de toda alegria (Salmo 87:7). [Cambridge]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.