Isaías 4

1 E sete mulheres tomarão um mesmo homem naquele dia, dizendo: Nós comeremos de nosso pão, e nos vestiremos de nossas roupas; queremos somente que teu nome seja posto sobre nós; livra-nos de nossa vergonha!

Comentário de A. R. Fausset

sete – número indefinido entre os judeus. Tantos homens seriam mortos, haveria muito mais mulheres que homens; por exemplo, sete mulheres, ao contrário de sua timidez natural, processariam (equivalente a “tomar posse”, Isaías 3:6) um homem para se casar com elas.

naquele dia – o período calamitoso descrito no capítulo anterior.

comeremos de nosso pão – renunciando aos privilégios, que a lei (Êxodo 21:10) dá às esposas, quando um homem tem mais de um.

livra-nos de nossa vergonha! – de ser solteira e sem filhos; especialmente sentida entre os judeus, que estavam procurando “a semente da mulher”, Jesus Cristo, descrito em Isaías 4:2; 54:1,4; Lucas 1:25. [Jamieson; Fausset; Brown]

2 Naquele dia o Renovo do SENHOR será belo e glorioso; e o fruto da terra de excelente valor, para os de Israel que escaparem do perigo.

Comentário de A. R. Fausset

Em contraste com aqueles sobre os quais a vingança cai, há uma manifestação de Jesus Cristo aos “escapados de Israel” em Seus atributos característicos, beleza e glória, tipificados nas vestes de Aarão (Êxodo 28:2). Sua santificação é prometida como o fruto do seu ser “escrito” no livro da vida pelo amor soberano (Isaías 4:3); os meios dela são o “espírito de julgamento” e o de “queimar” (Isaías 4:4). Sua “defesa” pela presença especial de Jesus Cristo é prometida (Isaías 4:5-6).

Renovo – o broto de Jeová. Messias (Jeremias 23:5; 33:15; Zacarias 3:8; 6:12; Lucas 1:78). A sentença paralela não se opõe a isso, como afirma Maurer; para “fruto da terra” responde a “ramo”; Ele não será um ramo seco, mas frutífero (Isaías 27:6; Ezequiel 34:23-27). Ele é “da ​​terra” em Seu nascimento e morte, enquanto Ele também é “do Senhor” (Jeová) (Jo 12:24). Seu nome, “o Ramo”, refere-se principalmente a Sua descendência de Davi, quando a família estava baixa e reduzida (Lucas 2:4,7,24); um broto com mais do que a glória de Davi, brotando de uma árvore decaída (Isaías 11:1; 53:2; Apocalipse 22:16).

excelente – (Hebreus 1:4; Hebreus 8:6).

graciosamente – (Cânticos 5:15-16; Ezequiel 16:14).

escapou de Israel – o remanescente eleito (Romanos 11:5); (1) no retorno da Babilônia; (2) na fuga da destruição de Jerusalém sob Tito; (3) no ainda futuro ataque a Jerusalém e libertação da “terceira parte”; eventos mutuamente análogos, como círculos concêntricos (Zacarias 12:2-10; 13:8-9, etc; Zacarias 14:2; Ezequiel 39:23-29; Joel 3:1-21). [Fausset, aguardando revisão]

3 E será que aquele que continuar em Sião e aquele que for deixado em Jerusalém será chamado santo; todo aquele que em Jerusalém está escrito para a vida;

Comentário de A. R. Fausset

deixou em Sião – equivalente ao “fugitivo de Israel” (Isaías 4:2).

será chamado – será (Isaías 9:6).

santo – (Isaías 52:1; Isaías 60:21; Apocalipse 21:27).

escrito – no livro da vida, antitipicamente (Filipenses 4:3; Apocalipse 3:5; 17:8). Principalmente, no registro mantido das famílias e tribos de Israel.

para a vida – não “apagado” do registro, como morto; mas escrito lá como entre os “escapados de Israel” (Daniel 12:1; Ezequiel 13:9). Para os eleitos de Israel, ao invés dos salvos em geral, a referência especial é aqui (Joel 3:17). [Fausset, aguardando revisão]

4 Quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião, e limpar o sangue de Jerusalém do meio dela, com o espírito de juízo, e com o espírito de queima.

Comentário de A. R. Fausset

Quando – isto é, depois.

lavado – (Zacarias 13:1).

imundícia – moral (Isaías 1:21-25).

filhas de Sião – o mesmo que em Isaías 3:16.

purgado – purificado por julgamentos; destruindo os ímpios, corrigindo e refinando o piedoso.

sangue – (Isaías 1:15).

espírito – O que quer que Deus faça no universo, Ele faz pelo Seu Espírito “sem a mão” do homem (Jó 34:20; Salmo 104:30). Aqui ele é representado usando seu poder como juiz.

queima – (Mateus 3:11-12). O mesmo Espírito Santo, que santifica os crentes pelo fogo da aflição (Malaquias 3:2-3), faz com que os incrédulos façam o fogo da perdição (1Coríntios 3:13-15). [Fausset, aguardando revisão]

5 E o SENHOR criará sobre toda moradia do monte de Sião, e sobre seus ajuntamentos, uma nuvem de dia, e uma fumaça, e um brilho de fogo inflamado de noite; porque sobre toda glória haverá proteção.

Comentário de A. R. Fausset

criará – A “nova criação” precisa da onipotência criativa de Deus, tanto quanto a criação material (2Coríntios 4:6; Efésios 2:10). Assim será no caso da Santa Jerusalém por vir (Isaías 65:17-18).

sobre – A coluna de nuvem estava sobre o tabernáculo, como símbolo do favor e presença de Deus (Êxodo 13:21-22; Salmo 91:1). Tanto nas famílias individuais (“toda morada”) como nas “assembléias” sagradas gerais (Levítico 23:2). A “nuvem” tornou-se um “fogo” à noite para ser visto pelo povo do Senhor.

sobre toda glória – “sobre o todo glorioso”; ou seja, o povo e o santuário do Senhor (Maurer) Não pode significar: “Sobre o que quer que a glória (a Shekinah mencionada na sentença anterior) descansará, haverá uma defesa.” O símbolo de Sua presença deve assegurar também a segurança. Assim foi a Israel contra os egípcios no Mar Vermelho (Êxodo 14:19-20). Assim será para a literal Jerusalém daqui em diante (Zacarias 2:5). Também para a Igreja, o espiritual “Sião” (Isaías 32:18; 33:15-17; Hebreus 12:22).

tabernáculo – o corpo de Cristo (Jo 1:14). “A palavra ‘habitou’ (em grego significa ‘habitou’) entre nós” (Jo 2:21; Hebreus 8:2). É uma “sombra do calor” e “refúgio da tempestade” da ira divina contra os pecados do homem (Isaías 25:4). Calor e tempestades são violentos no Oriente; de modo que uma tenda portátil é uma parte necessária da roupa de um viajante. Tal será a ira de Deus no futuro, da qual os “escapados de Israel” serão abrigados por Jesus Cristo (Isaías 26:20-21; 32:2).

proteção – respondendo à “defesa” (Isaías 4:5). O hebraico para defesa em Isaías 4:5, está “cobrindo”; a tampa da arca ou assento de misericórdia foi nomeada a partir da mesma palavra hebraica, {capar}; o propiciatório; pois, sendo aspergido com sangue pelo sumo sacerdote uma vez por ano, no dia da expiação, cobria as pessoas tipicamente da ira. Jesus Cristo é o verdadeiro Propiciatório, sobre quem a Shekinah descansou, o propiciatório, ou expiação, sob quem a lei é mantida, como estava literalmente dentro da arca, e o homem está coberto da tempestade. O Israel redimido será também, por união com Ele, um tabernáculo para a glória de Deus, que, ao contrário daquele no deserto, não será derrubado (Isaías 38:20). [Fausset, aguardando revisão]

6 E haverá uma tenda para sombra contra o calor do dia, e para refúgio e abrigo contra a tempestade e contra a chuva.

Comentário de A. R. Fausset

E haverá uma tenda para sombra contra o calor do dia, e para refúgio – o corpo de Cristo (João 1:14). ‘A Palavra tabernaculou [grego para “habitou”, eskeenoosen] entre nós’ (João 2:21; Hebreus 8:2, “o verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem”). É uma sombra do calor” e “refúgio da tempestade” da ira divina contra os pecados do homem (Isaías 25:4). Calor e tempestades são violentos no Oriente, de modo que uma tenda portátil é uma parte necessária da roupa de um viajante … Tal será a ira de Deus no futuro, da qual os “fugitivos de Israel” serão protegidos por Jesus Cristo (Isaías 26:20-21; Isaías 32:2).

abrigo – respondendo à “defesa” (Is 4:5). O hebraico [uwlmictowr, de chaatar, para cobrir] para defesa em Isaías 4:5 é ‘cobrir’. A tampa da arca, ou propiciatório, recebeu o nome de uma palavra hebraica de som e sentido semelhante kapowret, de kaapar: o propiciatório por ela, sendo aspergido com sangue pelo sumo sacerdote uma vez por ano, no dia da expiação, cobriu o povo tipicamente da ira. Jesus Cristo é o verdadeiro propiciatório, sobre quem a Shekinah descansou, o propiciatório [kapowret, hilasteerion], ou expiação, sob quem a lei é mantida, como estava literalmente dentro da arca, e o homem é protegido da tempestade. O Israel redimido também será, pela união com Ele, “um tabernáculo” para a glória de Deus, que, ao contrário do que no deserto, “não será derrubado” (Isaías 33:20). [Fausset, aguardando revisão]

<Isaías 3 Isaías 5>

Visão geral de Isaías

Em Isaías, o profeta “anuncia que o julgamento de Deus irá purificar Israel e preparar o seu povo para a chegada do rei messiânico e de uma nova Jerusalém”. Para uma visão geral deste livro, assista ao breve vídeo abaixo produzido (em duas partes) pelo BibleProject.

Parte 1 (8 minutos).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Parte 2 (9 minutos).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao Livro de Isaías.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.