Salmo 85

1 (Salmo para o regente, dos filhos de Coré:) Foste favorável, ó SENHOR, à tua terra; restauraste Jacó de seu infortúnio.

infortúnio – não necessariamente o do cativeiro babilônico, mas qualquer grande mal (Salmo 14:7).

2 Perdoaste a perversidade de teu povo; encobriste todos os seus pecados. (Selá)

(Veja Salmo 32:1-5).

3 Removeste toda a tua indignação; do ardor de tua ira te desviaste.

Desviar-se da “ira” implica que Ele era reconciliável.

4 Restaura-nos, ó Deus de nossa salvação; e cessa tua ira de sobre nós.

Comentário Barnes

Restaura-nos, ó Deus de nossa salvação – O Deus de quem a salvação deve vir e de quem dependemos para ela. A oração aqui é, “transforme-nos”; desvie-nos de nossos pecados; leve-nos ao arrependimento; faça-nos dispostos a abandonar todo mau caminho; e nos permitir fazer isso. Este é o espírito adequado sempre em oração. A primeira coisa não é que ele levasse sua ira, mas que ele nos dispusesse a abandonar nossos pecados e nos voltar para ele; para que sejamos levados a abandonar aquilo que trouxe seu desagrado sobre nós, e então ele fará cessar sua raiva contra nós. Não temos autoridade para pedir a Deus que rejeite seus julgamentos, a menos que estejamos dispostos a abandonar nossos pecados; e em todos os casos podemos esperar a divina interposição e misericórdia, quando os julgamentos de Deus estão sobre nós, somente quando estamos dispostos a abandonar nossas iniqüidades.

e cessa tua ira de sobre nós – A palavra usada aqui, e traduzida por “fazer cessar” – פרר pârar – significa propriamente quebrar; então, para violar; e então, anular ou encerrar. A ideia aqui é que, se eles abandonassem o pecado, a causa de sua raiva seria removida e, é claro, cessaria. Compare o Salmo 80:3. [Barnes, aguardando revisão]

5 Acaso estarás irado contra nós para sempre? Estenderás a tua ira de geração em geração?

Estenderás – (Salmo 36:10).

6 Não voltará a dar-nos vida, para que o teu povo se alegre em ti?

Comentário Barnes

Não voltará a dar-nos vida – literalmente, “Não queres voltar, ou voltar, nos fazer viver”; isto é, e nos faz viver. A expressão é equivalente a “novamente” como em nossa tradução. A Septuaginta e a Vulgata traduzem:”Voltando, não nos darás vida?” A palavra traduzida para reviver significa viver; fazer viver; e a ideia é resgatá-los de sua condição de estado de morte; isto é, restaurando-os como se estivessem mortos. A imagem é a do retorno da primavera após a morte do inverno, ou da erva jovem quando a chuva cai após uma longa seca e quando tudo parecia morto. Assim, das pessoas mencionadas no salmo; tudo entre eles era como um inverno, quando não havia folha, nem flor, nem grama, nem fruto; ou como uma seca, quando a desolação é vista em todos os lugares; ou como a sepultura, onde repousam os mortos. A imagem da primavera, após um inverno longo e sombrio, também descreve adequadamente a condição da igreja quando as influências do Espírito foram retidas por muito tempo, e quando, sob as visitações da graça, a religião parece viver novamente entre o povo de Deus.

para que o teu povo se alegre em ti? – Em teu favor; em tua presença; em ti como seu Deus.

(a) Sempre há alegria em um reavivamento da religião. Nada é tão adequado para fazer um povo feliz; nada difunde tanta alegria. Compare Atos 8:8 .

(b) Isso é particularmente alegria em Deus. É porque ele se aproxima; porque ele manifesta sua misericórdia; porque ele mostra seu poder e sua graça. [Barnes, aguardando revisão]

7 Mostra-nos tua bondade, SENHOR, e dá para nós tua salvação.

Comentário Barnes

Mostra-nos tua bondade, SENHOR – isto é, manifesta tua misericórdia ao voltar para nós; em perdoar nossos pecados; em tirar de nós os sinais de teu desprazer.

e dá para nós tua salvação – Salvação ou libertação de nossos problemas e calamidades presentes. [Barnes, aguardando revisão]

8 Escutarei o que o Deus, o SENHOR, falar, pois ele falará de paz ao seu povo, e aos seus santos, contanto que não voltem à loucura.

Ele está confiante de que Deus favorecerá Seu povo arrependido (Salmo 51:17; Salmo 80:18).

santos – como no Salmo 4:3, o “fiel”.

9 Certamente sua salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite em nossa terra.

Eles são aqui denominados “os que o temem”; e a graça produz glória (Salmo 84:11).

10 A bondade e a verdade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.

Comentário de A. R. Fausset

As promessas do Deus de “bondade” serão comprovadas por Sua “verdade” (compare Salmo 25:10; Salmo 40:10); e a “justiça” em Seu santo governo será “paz” (Isaías 32:17). Há um contraste implícito com uma dispensação sob a qual a verdade de Deus sustenta Sua ira ameaçadora, e Sua justiça inflige infelicidade sobre os iníquos. [Jamieson; Fausset; Brown]

11 A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus.

A terra e o céu abundarão com as bênçãos deste governo;

12 E o SENHOR também dará o bem; e a nossa terra dará o seu fruto.

Comentário de A. R. Fausset

E, sob isso, a terra deserta será produtiva, e os homens serão “colocados”, ou guiados nos santos caminhos de Deus (13). Sem dúvida, nesta descrição do retorno de Deus, o escritor tinha em vista esse período mais glorioso, quando Cristo estabeleceria Seu governo na justiça reconciliada de Deus e em sua abundante misericórdia. [Jamieson; Fausset; Brown]

13 A justiça irá adiante dele, e ele nos porá no caminho de seus passos.

Comentário Barnes

A justiça irá adiante dele – Deve antecipar sua vinda e preparar seu caminho. A idéia parece ser que, para seu aparecimento, haveria uma proclamação da justiça e uma preparação para seu advento pela difusão da justiça entre o povo; em outras palavras, a nação, na perspectiva de sua vinda, abandonaria o pecado e buscaria estar preparada para seu aparecimento. Assim, João proclamou a vinda do Redentor: “Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo.” Mateus 3:2 . Assim também “A voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”. Mateus 3:3 .

e ele nos porá no caminho de seus passos – Isto pode ser traduzido, “e definir seus passos para um caminho;” isto é, os passos que seriam dados por ele indicariam o caminho pelo qual seu povo deveria andar. Talvez, no entanto, a interpretação comum expresse melhor o sentido da passagem. De acordo com isso, a ideia é que o efeito de sua vinda seria o de dispor as pessoas a trilharem os passos que deu; para serem seus imitadores e seguidores. O pensamento geral é que sua vinda teria o efeito de conduzir as pessoas aos caminhos da retidão e da verdade. Este é o efeito planejado de todas as visitas de Deus ao nosso mundo. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 84 Salmo 86>

Introdução ao Salmo 85

Autoria. Quanto ao título, “Ao músico chefe”, veja a introdução do Salmo 4. Sobre a expressão “entre os filhos de Corá”, veja a introdução ao Salmo 42. Nenhuma dessas expressões determina qualquer coisa com respeito à autoria do salmo, ou a ocasião em que foi composto, e conjecturas sobre esses pontos seriam inúteis.

Ocasião. Houve na história judaica, como na igreja cristã, inúmeras ocasiões para as quais os sentimentos do salmo seriam apropriados. Foi evidentemente composto em vista do fato de que Deus, em alguma ocasião anterior, interpôs quando seu povo estava em apuros, mas que agora por causas semelhantes ele estava novamente indignado com eles, e eles estavam sofrendo calamidades semelhantes. O salmo contém uma oração fervorosa para que Deus apareça novamente por eles, e implica uma expectativa confiante de que ele faria isso, de modo que as calamidades que os sobrevieram fossem removidas – mesmo como por uma interposição miraculosa. Não há nada que faça com que seja absolutamente certo que ele pertença ao cativeiro babilônico, como supõe DeWette, mas a linguagem é tão geral que poderia se referir a qualquer cativeiro.

Conteúdo. O salmo consiste essencialmente em três partes:

I. Uma alusão à graciosa intervenção de Deus em tempos anteriores, como a base do presente apelo a ele (Salmo 85:1-3). Naquela época, quando seu povo havia sido conquistado, ele restaurou a posse de sua própria terra; ele havia perdoado sua iniquidade; ele se afastou da ferocidade de sua cólera. Esses atos de misericórdia foram agora lembrados; e esta foi a base de uma esperança confiante no problema presente.

II. Uma descrição do estado do povo na época em que o salmo foi composto, pedindo ajuda de Deus (Salmo 85:4-7). É claro que a nação estava sofrendo alguma calamidade; que a ira de Deus parecia estar sobre eles, e que nunca seria afastada; e que, a menos que ele intervisse, a nação pereceria.

III. A expressão de uma esperança confiante de que Deus libertaria seu povo (Salmo 85:8-13).

(a) O salmista se apresenta como disposto a ouvir o que Deus diria, com a esperança de que falaria de paz a seu povo (Salmo 85:8).

(b) Ele declara sua crença de que Deus está perto daqueles que o temem (Salmo 85:9), e que no caso presente – da maneira em que ele enfrentaria a presente emergência – haveria uma mistura de misericórdia e verdade – de justiça e paz:que cada um destes, em proporções adequadas, e sem colisão, se encontraria e se misturaria nas relações divinas; isto é, seria visto, em seus tratos com seu povo, que Deus era misericordioso e justo – justo e disposto à paz (Salmo 85:10).

(c) Ele expressa sua garantia de que […] haveria uma intervenção divina como se a verdade (ou, uma solução justa dessas dificuldades) brotasse da própria terra – como se viesse de algum desconhecido lugar e de alguma maneira inesperada, tão misteriosa, e tão incompreensível, e tão distante da ação humana como se surgisse de repente do solo – ou como se os céus se abrissem e olhassem para baixo (Salmo 85:11); e

(d) ele, em conclusão, expressa sua crença confiante de que o Senhor daria o que era realmente bom; que a terra novamente produziria; que a justiça acompanharia sua marcha pela terra, indo como se fosse diante dele, e fazendo com que todo o povo andasse em seus passos (Salmo 85:12-13).

Não parece ter havido neste salmo qualquer referência original ao Messias, ou à sua obra:isto é, tudo o que há no salmo pode ser explicado na suposição de que não há tal referência. Mas deve ser óbvio para todos que a linguagem é a mais bela e adequada para descrever muitas coisas no plano de redenção e, especialmente, para expressar o fato de que nessa obra os atributos de Deus, alguns dos quais não parecem fáceis de serem reconciliados, foram mais perfeita e lindamente manifestados e combinados. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.