Bíblia, Revisar

1 Tessalonicenses 2

1 Pois vós mesmos, irmãos, sabeis que a nossa passagem por entre vós não foi inútil.

Para – confirmando 1Ts 1:9. Ele discute a maneira de seus companheiros missionários ‘pregando entre eles (1Ts 1: 5 e parte anterior de 1Ts 2:9) em 1Ts 2:1-12; e os tessalonicenses ‘recepção da palavra (compare 1Ts 1:6, 1Ts 1:7 e parte final de 1Ts 2:9) em 1Ts 2:13-16.

vós mesmos – Não apenas os estranhos relatam isso, mas você sabe que isso é verdade (Alford) “vocês mesmos”.

não em vão grego “, não vão”, isto é, estava cheio de “poder” (1Ts 1:5). O grego para “era”, expressa antes “tem sido e é”, implicando o caráter permanente e contínuo de sua pregação.

2 Porém, mesmo que antes, em Filipos, tenhamos sofrido e sido maltratados, como sabeis, tivemos no nosso Deus ousadia para vos falar o evangelho de Deus em meio a muita oposição.

Porém, mesmo que antes, em Filipos, tenhamos sofrido – em Filipos (At 16:11-40): uma circunstância que teria dissuadido a mera pregação de homens puramente naturais e não espirituais.

vergonhosamente invocado – vergonhosamente flagelado (At 16:22, At 16:23).

negrito – (At 4:29; Ef 6:20).

de Deus – O fundamento de nossa ousadia em falar era a realização de Deus como “NOSSO Deus”.

muita oposição – isto é, literalmente, como de competidores em uma disputa: diligência fervorosa (Cl 1:29; Cl 2:1). Mas aqui fora conflito com perseguidores, em vez de interior e mental, foi o que os missionários tiveram que suportar (At 17:5, 6 ; Fm 1:30).

3 Pois a nossa exortação não foi com engano, nem com impureza, nem fraude;

Pois a – O fundamento de sua “ousadia” (1Ts 2:2), sua liberdade de todo “engano, impureza e dolo”; dolo, diante de Deus, engano (grego, “impostura”), para com os homens (compare 2Co 1:12; 2Co 2:17; Ef 4:14); impureza, em relação ao próprio eu (motivos impuros de autogratificação carnal em ganho, 1Ts 2:5), ou luxúria; como falsos instrutores falsos dos gentios (Fm 1:16; 2Pe 2:10; 2Pe 2:14; Jz 1:8; Ap 2:14, Ap 2:15). Então Simão Mago e Cerinto ensinaram (Estius).

exortação – O grego significa “consolação”, bem como “exortação”. O mesmo Evangelho que exorta os confortos. Sua primeira lição para cada um é a da paz em acreditar em tristezas externas e internas. Isto conforta os que choram (compare 1Ts 2:11; Is 61:2, Is 61:3; 2Co 1:3, 2Co 1:4).

4 mas, como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos; não para agradar as pessoas, mas sim a Deus, que prova os nossos corações.

fomos aprovados – grego, “Fomos aprovados em julgamento”, “considerado apto.” Esta palavra corresponde a “Deus que trieth nossos corações” abaixo. Esta aprovação quanto à sinceridade depende somente da graça e misericórdia de Deus (At 9:15; 1Co 7:25; 2Co 3:5; 1Tm 1:11, 12).

não para agradar – não como pessoas que procuram agradar aos homens; característica de falsos mestres (Gl 1:10).

5 Pois, como sabeis, nunca usamos palavras de lisonja, nem pretexto de ganância; Deus é testemunha.

palavras de lisonja – literalmente, “tornar-se (isto é, fomos encontrados) no (uso da) linguagem da lisonja”; o recurso daqueles que tentam “agradar aos homens”.

como sabeis, sabeis se vos lisonjeei; quanto à “cobiça”, Deus, o Juiz do coração, sozinho pode ser “minha testemunha”.

pretexto – isto é, qualquer disfarce especioso sob o qual eu possa encobrir “cobiça”.

6 Não buscamos a glória humana, nem de vós, nem de outros, ainda que tínhamos autoridade, como apóstolos de Cristo, para demandar de vós.

de outros – ”Alford faz o primeiro (grego,“ (ex) ”) expressar o fundamento abstrato da glória, o último (“apo)) o objeto concreto do qual ele viria. O primeiro significa“ proveniente de “; O segundo significa” da parte de “. Muitos ensinam novidades heréticas, embora não por causa de afeto, mas por” glória “. Paulo e seus associados estavam livres mesmo deste motivo (Grotius) (Jo 5:44).
nós poderíamos ter sido onerosos – isto é, alegando manutenção (1Ts 2:9; 2Co 11:9; 2Co 12:16; 2Ts 3:8). Como, no entanto, a “glória” precede, assim como a “cobiça”, a referência não pode ser restrita a esta última, embora eu ache que não está excluída. Traduzir: “quando poderíamos ter suportado pesadamente sobre você”, pressionando-o com o peso da auto-glorificação da autoridade e com o peso do nosso sustento. Assim, a antítese é apropriada nas seguintes palavras: “Mas nós fomos gentis (o oposto de pressionar com força) entre vós” (1Ts 2:7). Sobre o peso estar conectado com a autoridade, compare Nota, veja em 2Co 10:10, “Suas cartas são pesadas” (1Co 4:21). A tradução de Alford, que exclui a referência ao seu direito de reivindicar a manutenção (“quando poderíamos ter permanecido em nossa dignidade”), parece-me desmentido por 1Ts 2:9, que usa a mesma palavra grega inequivocamente para “exigível”. . ”Por duas vezes ele recebeu suprimentos de Filipos enquanto estava em Tessalônica (Fp 4:16).

7 Porém fomos suaves entre vós, como uma mãe que dá carinho aos seus filhos.

fomos suaves – grego, “suave em suportar as faltas dos outros” (Tittmann); um, também, que é gentil (embora firme) em reprovar as opiniões errôneas dos outros (2Tm 2:24). Alguns dos manuscritos mais antigos dizem: “nos tornamos criancinhas” (compare com Mt 18:3, 4). Outros apóiam a leitura da versão em inglês, que forma uma antítese melhor para 1Ts 2:6, 1Ts 2:7 e harmoniza melhor com o que se segue; pois dificilmente, na mesma frase, se compararia tanto aos “bebês” quanto aos “filhinhos” e a “uma enfermeira”, ou melhor, “amamentar a mãe”. Gentileza é a característica apropriada de uma enfermeira.

entre vós – gregos, “no meio de vocês”, isto é, em nossa relação com vocês sendo como um de vocês mesmos.

mãe – uma mãe amamentando.

 aos seus filhos – grego, “seus próprios filhos” (compare 1Ts 2:11). Então, Gl 4:19.

8 Assim nós, tendo tanta afeição por vós, queríamos de boa vontade compartilhar convosco não somente o evangelho de Deus, mas também as nossas próprias almas, porque éreis queridos por nós.

tendo tanta afeição por vós – A leitura mais antiga do grego implica, literalmente, conectar o eu com outro; estar intimamente ligado a outro.

queríamos de boa vontade – O grego é mais forte, “nós estávamos bem contentes”; “Teríamos alegremente comunicado”, etc. “até nossas próprias vidas” (assim, o grego para “almas” deveria ser traduzido); como mostramos nos sofrimentos que suportamos ao dar-lhe o Evangelho (At 17:1-34). Como uma mãe que amamenta está pronta para transmitir não somente seu leite para eles, mas sua vida para eles, assim nós não somente transmitimos alegremente o leite espiritual da palavra para você, mas arriscamos nossas próprias vidas por seu alimento espiritual, imitando Aquele que colocou Sua vida para Seus amigos, a maior prova de amor (Jo 15:13).

9 Pois vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; enquanto vos pregávamos o evangelho de Deus, trabalhávamos noite e dia para que não fôssemos um peso para vós.

trabalho e fadiga – O grego para “trabalho” significa dificuldade em suportar; que para “dores de parto”, dificuldades em fazer; o primeiro, labuta com a máxima solicitude; o último, o ser cansado de fadiga (Grotius). Zanchius refere-se ao primeiro como espiritual (veja 1Ts 3: 5), o último ao trabalho manual. Eu traduziria, “cansaço (assim o grego é traduzido, 2Co 11:27) e trabalho” (trabalho duro, trabalho duro).

trabalho – laboring – grego, “trabalho”, ou seja, na tomada de tenda (At 18: 3).

noite e dia – Os judeus contavam o dia do pôr-do-sol ao pôr do sol, para que a “noite” fosse colocada antes do “dia” (compare At 20:31). Seus trabalhos com as mãos para um sustento escasso tinham que ser envolvidos não apenas durante o dia, mas também à noite, nos intervalos entre os trabalhos espirituais.

não fôssemos um peso para vós –  com vista a não sobrecarregar nenhum de vocês” (2Co 11:9, 2Co 11:10).

vos pregávamos o evangelho de Deus –  Embora, mas “três sábados” são mencionados, At 17:2, estes referem-se apenas ao tempo de sua pregação aos judeus na sinagoga. Quando rejeitado por eles como um corpo, depois de ter convertido alguns judeus, ele se voltou para os gentios; destes (a quem ele pregou num lugar distinto da sinagoga) “uma grande multidão creu” (At 17:4, onde se lê os manuscritos mais antigos, “dos devotos [prosélitos] e dos gregos uma grande multidão”); depois disso, depois que os trabalhos continuaram entre os gentios por algum tempo, reunidos em muitos convertidos, os judeus, provocados por seu sucesso, agrediram a casa de Jasão e o levaram embora. Receber “uma vez e outra vez” suprimentos de Filipos, implica uma permanência mais longa em Tessalônica do que três semanas (Fp 4:16).

10 Vós e Deus sois testemunhas de como foi santa, justa, e irrepreensível a maneira da qual nos comportamos convosco, que credes.

sois testemunhas – quanto à nossa conduta externa.

Deus – quanto aos nossos motivos internos.

santa – para Deus.

justa – para os homens.

nos comportamos – grego, “foram feitos para ser”, ou seja, por Deus.

que credes – antes, “antes (isto é, aos olhos de) que você acredita”; o que quer que tenhamos parecido aos olhos dos incrédulos. Como 1Ts 2:9 refere-se à sua ocupação externa no mundo; assim, 1Ts 2:10, para seu caráter entre os crentes.

11 Assim como sabeis que, como um pai aos seus filhos, exortávamos, consolávamos, e testemunhávamos a cada um de vós,

exortávamos, consolávamos – A exortação leva alguém a fazer uma coisa de bom grado; consolação, para fazê-lo com alegria (Bengel), (1Ts 5:14). Mesmo no primeiro mandato, “exortado”, o grego inclui a ideia adicional de confortar e defender a própria causa: “encorajadamente exortada”. Apropriada neste caso, como os tessalonicenses estavam em tristeza, tanto através de perseguições, como também através de mortes. de amigos (1Ts 4:13).

testemunhávamos – “conjurado solenemente”, literalmente, “testificando”; apelando solenemente para você diante de Deus.

a cada um de vós – em particular (At 20:20), bem como publicamente. O ministro, se for útil, não deve lidar apenas com generalidades, mas deve individualizar e particularizar.

como pai – com gravidade moderada. O grego é “seus próprios filhos”.

12 para que andásseis de maneira digna diante de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

do Evangelho ”(Fm 1:27)“… da vocação com a qual fostes chamados ”(Ef 4:1). Inconsistência faria com que o nome de Deus fosse “blasfemado entre os gentios” (Rm 2:24). O artigo grego é enfático: “Digno de Deus que está chamando você”.
chamado – Então, um dos manuscritos mais antigos e Vulgata. Outros manuscritos mais antigos, “Quem nos chama”.

seu reino – a ser estabelecido na vinda do Senhor.

glória – para que possais compartilhar a Sua glória (Jo 17:22; Cl 3:4).

13 Por isso também agradecemos sem cessar a Deus, que, quando recebestes a palavra da Deus pregada por nós, a recebestes, não como palavra de homens, mas (conforme em verdade é) como a palavra de Deus, a qual também opera em vós, que credes.

‹Em nossas orações, ‘1Ts 1:2), que quando recebestes a palavra de Deus que ouvistes de nós (literalmente,’ a palavra de Deus de ouvir de nós, ‘Rm 10:16, Rm 10:17) Aceitastes não como a palavra dos homens, mas, como verdadeiramente é, a palavra de Deus. ”Alford omite o“ as ”da versão inglesa. Mas o “as” é exigido pela cláusula, “mesmo como é verdadeiramente”. “Você aceitou, não (como) a palavra dos homens (o que poderia ter sido), mas (as) a palavra de Deus, como realmente é. ”O grego para o primeiro“ recebido ”, implica simplesmente a audição dele; o grego do segundo é “aceito” ou “bem-vindo” a ele. O objeto apropriado da fé, assim aparece, é a palavra de Deus, primeiro oral, depois por segurança contra erro, escrita (Jo 20:30, Jo 20:31; Rm 15:4; Gl 4:30). Além disso, essa fé é o trabalho da graça divina, está implícita na ação de graças de Paulo.
efetivamente também opera em você que acredita – “Além disso”, além de você aceitar isso com seus corações, isso se evidencia em suas vidas. Mostra sua energia em seus efeitos práticos em você; por exemplo, trabalhando em você paciente perseverança em julgamento (1Ts 2:14; compare com Gl 3:5; Gl 5:6).

14 Pois vós, irmãos, vos tornastes imitadores das igrejas de Deus que estão na Judeia em Cristo Jesus; porque também sofrestes as mesmas coisas dos vossos próprios compatriotas, como também eles dos judeus;

imitadores – grego, “imitadores”. O trabalho divino é, acima de tudo, visto e sentido na aflição.

na Judeia – As igrejas da Judéia eram naturalmente os padrões para outras igrejas, como tendo sido a primeira fundada, e isso na própria cena do próprio ministério de Cristo. Referência a eles é especialmente apropriada aqui, como os tessalonicenses, com Paulo e Silas, tinham experimentado dos judeus em suas perseguições na cidade (At 17:5-9) semelhantes aos que “as igrejas na Judéia” experimentaram dos judeus naquele país.

em Cristo Jesus – não apenas “em Deus”; pois as sinagogas dos judeus (uma das quais os tessalonicenses estavam familiarizados com At 17:1) também estavam em Deus. Mas somente as igrejas cristãs não estavam apenas em Deus, como os judeus em contraste com os idólatras tessalonicenses, mas também em Cristo, o que os judeus não eram.

dos vossos próprios compatriotas – incluindo principalmente os judeus estabelecidos em Tessalônica, de onde a perseguição se originou, e também os gentios de lá, instigados pelos judeus; assim, “compatriotas” (o termo grego, segundo Herodiano, implica, não a relação duradoura de cidadania semelhante, mas a mesmice do país por enquanto), incluindo judeus naturalizados e tessalonicenses nativos, contrastam com os “judeus puros”. Na Judéia (Mt 10:36). É uma coincidência indesejada, que Paulo neste momento estava sofrendo perseguições dos judeus em Corinto, onde ele escreve (At 18:5, At 18:6, At 18:12); naturalmente sua carta seria mais vívida sobre a amargura judaica contra os cristãos.

como também eles – (Hb 10:32-34). Havia uma semelhança em relação à nação da qual ambos sofreram, a saber, os judeus e os seus próprios compatriotas; na causa pela qual e nos males que sofreram, e também da maneira firme com que os sofreram. Essa mesmice de frutos, aflições e características experimentais dos crentes, em todos os lugares e em todos os momentos, é uma evidência subsidiária da verdade do Evangelho.

15 que também mataram o Senhor Jesus e os profetas, e nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são contrários a todos:

o Senhor Jesus – mais como grego, “Jesus, o Senhor”. Isso aumenta a enormidade gritante de seus pecados, que, ao matar Jesus, eles mataram o Senhor (compare At 3:14, 15).

seus próprios – omitidos nos manuscritos mais antigos.

profetas – (Mt 21:33-41; Mt 23:31-37; Lc 13:33).

nos perseguiram – um pouco como o grego (veja Margem), “Pela perseguição nos expulsou” (Lc 11:49).

por favor, não Deus – isto é, eles não têm como objetivo agradar a Deus. Ele insinua que com toda a sua ostentação de ser povo peculiar de Deus, eles o tempo todo são “não agradar a Deus”, tão certamente quanto, pela voz universal do mundo, que nem eles mesmos podem contradizer, eles são declarados ser perversamente “contrário a todos os homens”. Josefo [Contra Apion, 2,14], representa um chamando-os de “ateus e misantropos, o mais maçante dos bárbaros”; e Tácito [Histórias, 5.5], “Eles têm um ódio hostil de todos os outros homens.” No entanto, a contrariedade a todos os homens aqui significa é que eles “nos proíbem de falar aos gentios para que sejam salvos” (1Ts 2:16).

16 eles nos impedem de falar aos gentios, para que sejam salvos. Assim eles estão se enchendo constantemente de pecados, mas, por fim, ira veio sobre eles até o fim.

eles nos impedem – Proibindo grego “, impedindo-nos de falar”, etc.

se enchendo constantemente de pecados – Tendendo assim “para encher (a plena medida de Gn 15:16; Dn 8:23; Mt 23:32) os seus pecados em todos os tempos”, isto é, agora como em todos os antigos vezes. Seu obstáculo ao Evangelho pregando aos gentios foi a última medida acrescentada à sua iniquidade continuamente acumulada, que os tornou plenamente maduros para a vingança.

para que – grego, “mas”. “Mas,” eles não prosseguirão mais, pois (2Tm 3:8) “a ira divina tem (assim o grego) vem sobre (surpreendido inesperadamente; o tempo passado expressando a velocidade certeza do curso divinamente destinado) ao máximo ”; não apenas a ira parcial, mas a ira em toda a sua extensão, “até o golpe final” [Edmunds]. O pretérito implica que a mais completa visitação de ira já foi iniciada. Já em a.d. 48, um tumulto havia ocorrido na Páscoa em Jerusalém, quando cerca de trinta mil (segundo alguns) foram mortos; um antegosto de toda a vingança que rapidamente se seguiu (Lc 19:43, Lc 19:44, Lc 21:24).

17 Porém, irmãos, quando nos separamos de vós por algum tempo, em presença, não no coração, buscamos mais, com muito desejo, ver o vosso rosto;

Porém, irmãos, – recomeçamos de 1Ts 2:13; em contraste com os judeus, 1Ts 2:15, 1Ts 2:16.

separamos – um pouco como grego, “cortado (violentamente, At 17:7-10) de você”, como pais privados de seus filhos. Então, “não te deixarei sem consolo”, grego, “órfão” (Jo 14:18).

de vós por algum tempo – literalmente, “pelo espaço de uma hora”. “Quando fomos separados de você, mas em um tempo muito curto (talvez aludindo à repentina partida inesperada), nós, o mais abundantemente (o menor era nosso separação, pois o desejo de se encontrar novamente é mais vívido, mais recente foi a despedida) ”etc. (Compare 2Tm 1:4). Não explica, como muitos explicam, antecipar uma curta separação deles, o que seria uma falsa antecipação; pois ele não os revisitou em breve. O particípio passado grego também proíbe sua visão.

18 pois quisemos, pelo menos eu, Paulo, vos visitar uma vez e outra; mas Satanás nos impediu.

quisemos – nós – gregos, “queríamos vir”; nós pretendíamos vir.

pelo menos eu, Paulo  – Meus companheiros missionários, assim como eu, desejavam vir; posso responder por mim mesmo que pretendi mais de uma vez. A sua distinção aqui dos seus companheiros missionários, a quem ele se associa no plural, está de acordo com o fato de que Silvano e Timóteo permaneceram em Bereia quando Paulo foi para Atenas, onde posteriormente Timóteo se juntou a ele, e dali foi enviado por Paulo sozinho para Tessalônica (1Ts 3:1).

Satanás nos impediu – Em uma ocasião diferente, “o Espírito Santo, o Espírito de Jesus” (assim trazem os manuscritos mais antigos), At 16:6-7, proibiram ou impediram-nos em um projeto missionário; aqui está Satanás, agindo, talvez, por homens maus, alguns dos quais o expulsaram de Tessalônica (At 17:13-14; compare isso com Jo 13:27), ou então, por algum “um espinho na carne, que é um mensageiro de Satanás” (2Co 12:7; compare com 2Co 11:11). O Espírito Santo e a providência de Deus anularam a oposição de Satanás para promover o Seu próprio propósito. Nós não podemos, em cada caso, definir de onde vêm os obstáculos em bons empreendimentos, Paulo, por inspiração, poderia dizer que o obstáculo era de Satanás. Grotius acredita que o modo de Satanás de impedir a jornada de Paulo para Tessalônica foi instigar os filósofos estoicos e epicuristas a argumentar com sofismas, o que implicou em Paulo a necessidade de responder, e assim deteve-o; mas ele parece ter deixado Atenas sem pressa (At 17:33-3418:1). O grego para “impedido” é, literalmente, “cavar uma trincheira entre si e um inimigo em avanço, para impedir seu progresso”; assim Satanás se opõe ao progresso dos missionários. [JFU]

19 Pois, qual é nossa esperança, alegria, ou coroa de orgulho, diante do nosso Senhor Jesus na sua vinda? Acaso não sois vós?

Pois – dando a razão de seu sincero desejo de vê-los.

Você não está nem mesmo na presença de … Cristo – “Cristo” é omitido nos manuscritos mais antigos. Não são nem vós (ou seja, entre outros; o “mesmo” ou “também”, implica que não somente eles serão sua coroa) nossa esperança, alegria e coroa de regozijo diante de Jesus, quando Ele vier (2Co 1:14 ; Fp 2:16; Fp 4: 1)? A “esperança” aqui significava sua esperança (em um sentido inferior), de que esses seus convertidos pudessem ser encontrados em Cristo em Seu advento (1Ts 3:13). A principal esperança de Paulo era JESUS ​​CRISTO (1Tm 1:1).

20 Porque vós sois o nosso orgulho e alegria.

Repetição empírica com força aumentada. Quem além de vós e dos nossos outros convertidos é a nossa esperança, etc., a seguir, à vinda de Cristo? Porque sois vós agora a nossa glória e alegria.

<1 Tessalonicenses 1 1 Tessalonicenses 3>

Leia também uma introdução à Primeira Epístola aos Tessalonicenses.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.