João 20:21

Disse-lhes pois Jesus outra vez: Tenhais Paz! Como o Pai me enviou, assim eu vos envio.

Comentário de Adam Clarke

Como o Pai me enviou, assim eu vos envio. Como fui enviado para proclamar a verdade do Altíssimo, e para converter pecadores a Deus, eu envio vocês para o mesmo propósito, revestidos com a mesma autoridade e influenciados pelo mesmo Espírito. [Clarke, 1832]

Comentário de J. H. Bernard

Comoassim eu [καθὼς…κἀγώ]. Para esta construção, veja em João 6:57 (compare com João 10:15). Aqui não pode haver dúvida de que a frase significa “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio”. Quando Ele comissionou Seus discípulos para o ministério deles antes de Sua partida final, Ele reproduziu as palavras da grande Oração que havia sido dita em seus ouvidos: καθὼς ἐμὲ αὐτοὺς ἀπέστειλας εἰς τὸν κόσμον, κἀγὼ ἀπέστειλα ἀπέστειλα αὐτοὺς αὐτοὺς εἰς τὸν κόσμον (João 17:18). Estas palavras referem-se principalmente à escolha original dos doze “apóstolos” (ver nota em João 17:18), em outras palavras ἐποίησεν δώδεκα … ἳνα ἀποστέλλῃ αὐτοὺς αὐτοὺς κηρύσσειν κτλ. (Marcos 3:14), mas elas também tinham uma referência à sua comissão final.

A construção καθὼς…κἀγώ em João 15:9 e João 17:18 (que são paralelos em forma à presente passagem) tem a ver em ambos os casos com uma comparação da relação do Pai com Cristo e a relação de Cristo com os apóstolos, não com o corpo geral de discípulos. É natural interpretar o καθὼς…κἀγώ aqui como envolvendo a mesma comparação e, portanto, tomar a comissão aqui como confiada aos apóstolos. Outros podem ter estado presentes (ver no versículo 19), mas a comissão final não foi dada especificamente a ninguém, exceto ao círculo interno, que há muito tempo havia sido selecionado como aqueles que deveriam ser “enviados”.

Como o Pai me enviou [καθὼς ἀπέσταλκέν με ὁ πατήρ]. Este é o tema constante do Cristo joanino quando se fala de Sua autoridade. Ele é, preeminentemente, ὁ ἀπόστολος (Hebreus 3:1); pois Deus Pai O enviou (compare com João 3:17).

assim eu vos envio [κἀγὼ πέμπω ὑμᾶς]. Assim, אcbABD2NGΔΘ contra אcaDL 33 ἀποστέλλω, mas nenhuma distinção pode ser feita entre πέμπω e ἀποστέλλω (ver João 3:17 acima).

O envio dos apóstolos por Cristo foi (em sentido profundo, embora não com correspondência exata; ver em João 6:57) como o envio de Cristo pelo Pai. Ele havia dito a eles na Última Ceia que quem recebeu aqueles que Ele enviou, O recebeu, enquanto aqueles que O receberam receberam o Pai que O enviou (João 13:20). Linguagem desse tipo é dirigida no Quarto Evangelho apenas aos apóstolos? e é difícil, em face das passagens paralelas que foram citadas, supor que neste versículo, e somente aqui, o evangelista queira nos fazer entender que a grande comissão foi dada a todos os discípulos que estavam presentes, iguais e no mesmo grau. É bastante justo descrever este versículo como “a Carta da Igreja Cristã” (Westcott), mas a Carta foi dirigida em primeira instância aos líderes da Igreja, e não a todos os seus membros, presentes e futuros, sem discriminação.

A questão de quem foram os primeiros destinatários do dom e da autoridade conferida por Jesus nos versículos 22, 23, tem sido muito debatida em conexão com as controvérsias modernas quanto à Confissão e Absolvição; mas o exegeta deve fazer apenas uma pergunta, em outras palavras: “O que o evangelista pretendia que seus leitores acreditassem?” Não devemos assumir, porque Lucas 24:33 diz que outros estavam com os Onze na noite da Ressurreição pouco antes de o Senhor se manifestar, que, portanto, João em seu relato do mesmo incidente implica (a) que outros além dos apóstolos estavam presentes quando Jesus começou a falar, ou (b) que Sua comissão não foi dirigida exclusivamente aos apóstolos, mesmo que outros estivessem presentes. Pelo contrário, a linguagem usada por João parece, como já foi dito, implicar claramente que a comissão foi dada apenas aos apóstolos.

Esta foi a interpretação dada a João 20:20-23 pelos primeiros escritores cristãos que fazem alusão a estes versículos. Justino (Tryph. 106) ignora a presença de qualquer pessoa, exceto apóstolos. Orígenes (de princip. I. 3:2 e comentário em João 388) e Cipriano (de unit. 4, Epist. lxxiii. 6) dizem explicitamente que Accipe spiritum sanctum, etc., foi dirigido aos apóstolos. A Liturgia de Marcos (que pode ser do século II) é igualmente explícita. Não conheço, de fato, nenhum escritor antigo que tenha uma visão diferente. As palavras de Cipriano (Epist. lxxv. 16) em solos apostolos insufflauit Christus, etc, expressam a visão aceita quanto às pessoas a quem o Senhor disse “Recebam o Espírito Santo”. Seria ir muito mais longe afirmar que a inferência subsequente de Cipriano foi justificada, pois ele passa a dizer: “potestas ergo peccatorum remittendorum apostolis data est, et ecclesiis quas illi a Christo missi constiterunt, et episcopis qui eis ordinatione uicaria successerunt”. As palavras em itálico não precisam necessariamente ser aceitas por aqueles que reconhecem que a narrativa de João é a narrativa de uma comissão dada em primeira instância apenas aos apóstolos. [Bernard, 1928]

< João 20:20 João 20:22 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.