João 16

1 Estas coisas tenho vos dito para que não tropeceis na fé.

Comentário de David Brown

Estas coisas vos tenho falado, para que não se ofendam – tanto as advertências como os encorajamentos que acabamos de dar. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

2 Expulsarão a vós das sinagogas; mas a hora vem, quando qualquer que vos matar, pensará fazer serviço a Deus.

Comentário de David Brown

Eles o expulsarão da sinagoga – (Jo 9:22; Jo 12:42).

mas a hora vem, quando qualquer que vos matar, pensará fazer serviço a Deus – As palavras significam serviço religioso – “que ele está oferecendo um serviço a Deus”. (Então Saulo de Tarso, Gálatas 1:13-14; Filipenses 3:6). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

3 E estas coisas vos farão, porque nem ao Pai, nem a mim me conheceram.

Comentário de H. W. Watkins

porque nem ao Pai, nem a mim me conheceram. Comp. Nota sobre João 15:21. Ele repete que a ignorância de Deus é a causa do ódio e perseguição do mundo, e acrescenta aqui que é a ignorância de Deus revelado em Si mesmo. Há uma força especial na menção dessa ignorância em relação ao versículo anterior. Os homens pensam que em exclusão, anátemas, perseguições e mortes de homens feitos à imagem de Deus, eles estão oferecendo a Deus um sacrifício aceitável. Eles não podem saber nada da verdadeira natureza do Pai vivo que se compadece de cada criança, e não deseja a morte de um pecador, e deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Eles não sabem nada da longanimidade e compaixão do Filho do Homem, que implorou até mesmo por seus assassinos: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”. [Watkins, aguardando revisão]

4 Porém tenho vos dito isto para que, quando aquela hora vier, disso vos lembreis, que já o dissera a vós; mas isto eu não vos disse desde o princípio, porque eu estava convosco.

Comentário de David Brown

em – de.

o começo – Ele havia dito bem cedo (Lucas 6:22), mas não exatamente como em Jo 16:2.

porque eu estava com você. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

5 E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?

Comentário de David Brown

E agora vou para aquele que me enviou – Enquanto estava com eles, o ódio do mundo era dirigido principalmente contra ele mesmo; mas a partida dele traria sobre eles como Seus representantes.

e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? – Eles o fizeram de certa forma (Jo 13:36; Jo 14:5); mas Ele desejou mais inteligente e ansiosa investigação sobre o assunto. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

6 Porém, porque vos disse estas coisas, a tristeza encheu vosso coração.

Comentário de David Brown

Mas porque eu disse estas coisas… a tristeza encheu seu coração – a tristeza os tinha paralisado demais, e Ele despertaria suas energias. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

7 Mas vos digo a verdade, que vos convém que eu vá; porque se eu não for, o Consolador não virá a vós; porém se eu for, eu o enviarei a vós.

Comentário de David Brown

porque, se eu não for embora, o Consolador não chegará até você, mas se eu partir, eu o enviarei para você – (Veja em Jo 7:39; veja em Jo 14:15). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

8 E vindo ele, convencerá ao mundo do pecado, e da justiça, e do juízo.

Comentário de David Brown

E quando ele vier, ele irá, etc. – Esta é uma das passagens mais gravosas do pensamento nos profundos discursos de Cristo; com alguns grandes traços descrevendo toda e qualquer parte do ministério do Espírito Santo no mundo – Sua operação com referência tanto a indivíduos quanto à missa, tanto a crentes como a incrédulos (Olshausen).

ele vai reprovar – Esta é uma palavra muito fraca para expressar o que se entende. A reprovação está de fato implícita no termo empregado e, sem dúvida, a palavra começa com ela. Mas convencer ou convencer é a coisa pretendida; e como aquele expressa a obra do Espírito na porção incrédula da humanidade, e a outra na crença, é melhor não restringi-la a ambos. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

9 Do pecado, porque não creem em mim;

Comentário de David Brown

Como todo pecado tem sua raiz na incredulidade, assim a forma mais agravada de incredulidade é a rejeição de Cristo. O Espírito, no entanto, ao fixar essa verdade na consciência, não extingue, mas, ao contrário, consuma e intensifica o sentido de todos os outros pecados. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

10 E da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

Comentário de David Brown

Além da dúvida, é a justiça pessoal de Cristo que o Espírito foi trazer para o coração do pecador. A evidência disso estava no grande fato histórico de que Ele havia “ido a seu Pai e não era mais visível para os homens” – porque se a sua reivindicação de ser o Filho de Deus, o Salvador do mundo, tivesse sido uma mentira, como deveria o Pai, que é “um Deus zeloso”, ter levantado tal blasfema dos mortos e exaltado à Sua mão direita? Mas se Ele era o “Testemunho Fiel e Verdadeiro”, o “Servo Justo do Pai”, “Seu Eleito, em quem a Sua alma se deleitava”, então foi Sua partida para o Pai e consequente desaparecimento da visão dos homens, mas a consumação apropriada, a recompensa augusta, de tudo o que Ele fez aqui abaixo, o selo de Sua missão, a glorificação do testemunho que Ele carregou na terra, pela recepção de seu Portador ao seio do Pai. Essa vitória triunfante da retidão de Cristo é para nós uma evidência divina, brilhante como o céu, que Ele é de fato o Salvador do mundo, o Servo Justo de Deus para justificar muitos, porque Ele revela suas iniquidades (Isaías 53:11). Assim, o Espírito, nesta cláusula, é visto convencer os homens de que existe em Cristo perfeito alívio sob o sentido do pecado que Ele antes os havia convencido; e tão longe de lamentar a Sua ausência de nós, como uma perda irreparável, aprendemos a nos gloriar nela, como a evidência de Sua perfeita aceitação em nosso favor, exclamando com alguém que entendeu este ponto: “Quem colocará qualquer coisa na carga? dos eleitos de Deus? É Deus que justifica: quem é aquele que condena? É Cristo quem morreu; sim, sim, que é ressuscitado, que está até à destra de Deus ”etc. (Romanos 8:33-34). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

11 E do juízo, porque o Príncipe deste mundo já está julgado.

Comentário de David Brown

Ao supor que o julgamento final é aqui significado, o ponto desta sentença é, até mesmo por bons intérpretes, completamente perdido. A afirmação “O príncipe deste mundo é julgado” significa, além de toda dúvida razoável, a mesma que em Jo 12:31, “Agora o príncipe deste mundo será expulso”; e ambos significam que seu domínio sobre os homens, ou seu poder de escravizar e, assim, arruiná-los, é destruído. A morte de Cristo “julgou” ou o derrubou judicialmente, e ele foi então “expulso” ou expulso de seu domínio usurpado (Hebreus 2:14; 1João 3:8; Colossenses 2:15). Assim, então, o Espírito deve trazer para casa a consciência dos homens: (1) o sentido do pecado, consumado na rejeição daquele que veio para “tirar o pecado do mundo”; (2) a sensação de perfeito alívio na retidão do Servo do Pai, agora trazido da terra que O desprezou naquele lugar onde desde a eternidade Ele havia habitado; e (3) a sensação de emancipação dos grilhões de Satanás, cujo julgamento traz aos homens a liberdade de serem santos e a transformação dos servos do diabo em filhos e filhas do Senhor Todo-Poderoso. Para uma classe de homens, no entanto, tudo isso só levará convicção; eles “não virão a Cristo” – revelados embora Ele seja para eles como o Alguém que dá vida – para que possam ter vida. Tais, permanecendo voluntariamente sob o domínio do príncipe deste mundo, são julgados em seu julgamento, cuja consumação visível será no grande dia. Para outra classe, no entanto, este ensino abençoado terá outro problema – traduzi-los do reino das trevas para o reino do Filho querido de Deus. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

12 Ainda tenho muitas coisas que vos dizer, mas agora ainda não podeis suportá-las.

Comentário de David Brown

quando ele, o Espírito da verdade, vier … ele não falará de si mesmo – isto é, de si mesmo, mas, como o próprio Cristo, “o que ele ouve”, o que lhe é dado para se comunicar.

ele lhe mostrará as coisas por vir – referindo-se especialmente àquelas revelações que, nas Epístolas parcialmente, mas mais plenamente no Apocalipse, abrem uma visão do Futuro do Reino de Deus, cujo horizonte são as colinas eternas. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

13 Porém quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda verdade. Porque de si mesmo não falará; mas falará tudo o que ouvir; e ele vos anunciará as coisas que virão.

Comentário de David Brown

Porém quando vier aquele Espírito de verdade (assim chamado pois) ele vos guiará em toda verdade – A referência não é a “verdade em geral”, mas a “todo aquele círculo de verdade cujo peso é Cristo e Sua obra redentora”.

Porque de si mesmo não falará – O significado não é: ‘Ele não falará sobre Si mesmo’, mas ‘Ele não falará de Si mesmo’, no sentido acrescentado na próxima sentença.

mas falará tudo o que ouvir (ou receber para comunicar); e ele vos anunciará as coisas que virão – “as coisas vindouras”, referindo-se especialmente às revelações que, nas Epístolas parcialmente, mas mais plenamente no Apocalipse, abrem uma vista para o Futuro do Reino de Deus, cujo horizonte são as colinas eternas. [JFU]

14 Ele me glorificará, porque tomará do que é meu, e vos anunciará.

Comentário de David Brown

Assim, todo o propósito do ministério do Espírito Santo é glorificar a Cristo – não em Sua própria Pessoa, pois isto foi feito pelo Pai quando Ele O exaltou à Sua própria mão direita – mas na visão e estima dos homens. Para este propósito, Ele devia “receber de Cristo” – toda a verdade relacionada a Cristo – “e mostrá-la a eles”, ou fazê-los discernir na sua própria luz. A natureza subjetiva do ensinamento do Espírito – a descoberta às almas dos homens do que é Cristo exteriormente – é aqui muito claramente expressa; e, ao mesmo tempo, a vaidade de procurar por revelações do Espírito que farão qualquer coisa além de lançar luz na alma sobre o que o próprio Cristo é, e ensinou, e fez na terra. [Jamieson; Fausset; Brown]

15 Tudo quanto tem o Pai é meu; por isso eu disse, que tomará do que é meu, e vos anunciará.

Comentário de David Brown

Tudo quanto tem o Pai é meu – uma expressão mais clara do que esta de comunhão absoluta com o Pai em todas as coisas não pode ser concebida, embora “todas as coisas” aqui tenham referência às coisas do Reino da Graça, que o Espírito deveria receber para que Ele pudesse mostrá-las a nós. Temos aqui um maravilhoso vislumbre das relações internas da Divindade. [Jamieson; Fausset; Brown]

16 Um pouco, e não me vereis; e mais um pouco, e me vereis.

Comentário de David Brown

A alegria do mundo ao não vê-Lo parece mostrar que Sua remoção deles pela morte era o que Ele queria dizer; e, nesse caso, sua alegria em vê-lo novamente aponta para seu transporte em Seu reaparecimento entre eles em Sua ressurreição, quando não podiam mais duvidar de Sua identidade. Ao mesmo tempo, a tristeza da Igreja viúva, na ausência de seu Senhor nos céus, e seu transporte em Seu retorno pessoal, certamente estão aqui expressas. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

17 Disseram pois alguns de seus discípulos uns aos outros: Que é isto que ele nos diz: Um pouco, e não me vereis; e mais um pouco, e me vereis; e porque vou ao Pai?

Comentário de David Brown

Disseram pois alguns de seus discípulos uns aos outros. Talvez, temendo questionar o próprio Senhor sobre o assunto, ou então não querendo interrompê-lo. [JFU]

18 Então diziam: Que é isto que ele diz? Um pouco? Não sabemos o que diz.

Comentário de Daniel D. Whedon

Que é isto que ele diz? Supomos que, no final do último versículo, uma pequena pausa no discurso do Salvador permitiu-lhe ouvir um murmúrio de perplexidade e indagação entre seus discípulos, o que o induz a parar ainda mais, até que sua perplexidade seja totalmente expressa em um baixo e rápida consulta entre si. Sete vezes essa frase ocorre um pouco nestes capítulos, e neste ponto sua pergunta é especialmente fixada nessa cláusula, mas não apenas nessa cláusula. Eles pegam suas últimas expressões aos poucos e as jogam de um para o outro. Eles ficariam felizes em saber, mas não ousam interrogar o Senhor. [Whedon, aguardando revisão]

19 Conheceu pois Jesus que lhe queriam perguntar, e disse-lhes: Perguntais entre vós sobre isto que disse: Um pouco, e não me vereis; e mais um pouco, e me vereis?

Comentário de Alfred Plummer

Conheceu pois Jesus que lhe queriam perguntar. Mais literalmente, Jesus reconheceu ou percebeu (ver em João 8:55). Temos aqui uma indicação de que Seu poder sobrenatural de ler os pensamentos não substituiu Seus poderes naturais de observação, e talvez não tenha sido usado quando os últimos foram suficientes: comp. João 5:6, João 6:15. Um verbo diferente é usado para Seu conhecimento sobrenatural (João 6:61; João 6:64, João 13:1; João 13:3; João 13:11; João 13:18, João 18:4, João 19:28) . Mas essa distinção entre ginôskein e eidenai nem sempre é observada: comp. Joao 2:24-25, onde ginôskein é usado para conhecimento sobrenatural. Omita “agora” no início do versículo.

entre vós. Ou, um com o outro. Esta é uma terceira expressão, diferente de “entre vós” (João 12:19) e de “um para outro (João 4:33). Veja em João 16:17. O todo deve correr, A respeito disso vocês perguntam uns aos outros, o que eu disse.

não me vereis. Como em Joao 16:16-17, não me contemplais. [Plummer, aguardando revisão]

20 Em verdade, em verdade vos digo, que vós chorareis, e lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes; mas vossa tristeza se tornará em alegria.

Comentário de Thomas Croskery

Não há resposta exata ou categórica para a própria pergunta que ele ouviu e citou, mas há mais profecia e ajuda do que se ele tivesse dito: “Amanhã eu morrerei e serei colocado na sepultura, e no terceiro dia eu ressuscitará”. Ele havia dito isso muitas vezes, e eles se recusavam a entender. Não foi apenas uma ressurreição do corpo, mas a glorificação no Pai de toda a sua Personalidade, para a qual ele desejava que fossem preparados. Uma simples restauração como a de Lázaro não o teria protegido da malícia daqueles que procuravam matar também Lázaro. Em verdade, em verdade vos digo, que vós chorareis, e lamentareis, e o mundo se alegrará. Aqui está o seu próprio relato do efeito sobre eles do que ele disse: “Um pouco”, e você não me verá mais, como você pensa. O mundo se alegrará porque, em certa medida, será obra do mundo, e ele imaginará por um tempo que conseguiu o que queria e teve um sucesso excelente. eles podem, selando a pedra e colocando um relógio. O farisaísmo exultará que esta exigência de uma justiça mais elevada do que a sua própria seja para sempre silenciada; O saduceísmo se regozijará que este testemunho perturbador de coisas invisíveis e eternas seja silenciado; a hierarquia se gabará de que agora não prevalece nenhum perigo de os romanos tirarem seu lugar e nação; o mundo louvará o ato de sangue; mas todo esse regozijo durará “um pouco”. Cristo reafirma sua dor, e mesmo por “um pouco” a justifica, contanto que eles possam ouvir o júbilo do mundo sobre seu fardo pessoal de indescritível tristeza. Ele continua: e vós estareis tristes; mas vossa tristeza (ἐγένετο εἰς, Atos 4:11; Atos 5:36) se tornará em alegria. Claramente porque “você me verá”. Não se pode dizer que nosso Senhor aqui afirma positivamente sua ressurreição; mas quando nos lembramos de como “os discípulos se alegraram quando viram o Senhor”, como Maria correu “com grande alegria para levar a palavra aos seus discípulos”, sentimos que aqui estava a solução simples do mistério, e que o relacionamento de nosso Senhor com eles em seu corpo de ressurreição foi a grande prelibação do método de sua permanência contínua com eles no poder de seu Espírito e a glorificação de seu corpo – não podemos duvidar que esse era o seu significado e o propósito do evangelista ao registrá-lo. [Croskery, aguardando revisão]

21 A mulher quando está no parto tem tristeza, porque sua hora é vinda; mas havendo nascido a criança, já não se lembra da aflição, pela alegria de um homem ter nascido no mundo.

Comentário de Daniel D. Whedon

A mulher quando está no parto tem tristeza. Uma breve parábola ilustrativa. É claro que a mulher representa os apóstolos; sua dor de parto por sua dor na morte de Cristo; e o filho varão para Cristo revelado em sua ressurreição. O melhor comentário sobre esta parábola é fornecido pelo próprio João em Apocalipse 12:1-5, onde uma mulher dá à luz um filho varão, que é arrebatado ao céu para o trono de Deus; em que a mulher representa a Igreja de Deus trazendo um Salvador e governante do mundo. A base literal desta figura é o nascimento de Cristo de uma virgem pura. Ou, ainda mais atrás, é Eva cuja semente deve ferir a cabeça da serpente. A mulher que simboliza a Igreja é aqui representada pelos apóstolos, que são a Igreja agora em trabalho de parto e sobrecarregada de tristeza até o nascimento do Cristo glorificado. Então sua própria tristeza se transformará em alegria.

já não se lembra da aflição. É a grande compensação de Deus que sua tristeza seja como se nunca tivesse existido, e a coisa toda se torne uma alegria.

de um homem ter nascido. Um ser humano, segundo os gregos, de ambos os sexos. Em meio à humilhação e tristeza, o nascimento de um imortal humano é um evento estupendo. A criação de um mundo material não tem comparação com ela; portanto, do ponto de vista das Escrituras, todas as circunstâncias de geração e nascimento são divinas e maravilhosas. [Whedon, aguardando revisão]

22 Assim também vós agora na verdade tendes tristeza; mas novamente vos verei, e vosso coração se alegrará, e ninguém tirará vossa alegria de vós.

Comentário de H. W. Watkins

vós agora na verdade tendes tristeza. A mesma palavra é usada. A hora de suas dores de parto estava próxima; mas passaria, e a plenitude da alegria viria na presença constante de seu Senhor. Sua tristeza seria apenas temporária; sua alegria seria permanente. O ponto de comparação entre seu estado e a ilustração familiar de uma mulher em trabalho de parto é a passagem do sofrimento extremo para a alegria extrema. Não temos justificativa para tomar a ilustração como uma parábola e interpretá-la da morte de Cristo como a dor de parto de uma humanidade perfeita. Esta é a interpretação geral dos expositores mais místicos, e foi desenvolvida com grande verdade e beleza; mas não é uma exposição do presente texto.

mas novamente vos verei, e vosso coração se alegrará. Em João 16:19 Ele disse: “Vereis”. Este é o reverso da mesma verdade. Ele estará novamente. Estará com eles, e os verá como eles O verão. As palavras incluem também o pensamento de Sua profunda simpatia. Ele os vê agora na profundidade de sua tristeza, e sente com eles nisso. Ele os verá novamente no tempo de sua alegria, e se regozijará com eles nisso.

e ninguém tirará vossa alegria de vós. A leitura é duvidosa. Alguns dos melhores manuscritos têm o futuro “. . . tomará de você”. “Ninguém” é melhor traduzido indefinidamente, ninguém, como, por exemplo, em João 10:18 ; João 10:29 . (Comp. Mateus 28:20 e Romanos 8:38-39 e Anota aí.) [Watkins, aguardando revisão]

23 E naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo, que tudo quanto pedirdes a meu Pai em meu nome, ele vos dará.

Comentário de David Brown

Naquele dia – da dispensação do Espírito (como em Jo 14:20).

ye deve pedir – inquirir de

nada de mim – em razão da plenitude dos ensinamentos do Espírito Santo (Jo 14:26; Jo 16:13; compare com 1João 2:27). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que vossa alegria seja completa.

Comentário de David Brown

Até agora nada pedistes em meu nome – pois “a oração em nome de Cristo e a oração a Cristo pressupõem Sua glorificação” (Olshausen).

pergunte – quando eu for embora “em meu nome”. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

25 Estas coisas vos falei por parábolas; porém a hora vem quando não mais vos falarei por parábolas; mas vos falarei abertamente sobre o Pai.

Comentário de David Brown

por parábolas – em linguagem obscura, oposta a “mostrar claramente” – isto é, pelo ensinamento do Espírito. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

26 Naquele dia pedireis em meu nome; e não vos digo, que eu suplicarei ao Pai por vós.

Comentário de David Brown

Eu não digo … Eu vou orar o Pai por você – como se Ele não estivesse de Si mesmo disposto a ajudá-lo: Cristo reza o Pai por Seu povo, mas não com o propósito de inclinar um ouvido involuntário. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

27 Pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes, e crestes que eu saí de Deus.

Comentário de David Brown

Pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes – esse amor deles é o que é chamado pelo amor eterno de Deus, no dom de seu Filho, espelhado nos corações daqueles que crêem, e descansando em Seu querido Filho. . [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

28 Saí do Pai, e vim ao mundo; novamente deixo o mundo, e vou ao Pai.

Comentário de David Brown

Saí do Pai… – isto é, “E tendes direito, porque eu na verdade saí e logo retornarei de onde vim.” Esse eco da verdade, aludido em Jo 16:27, Parece pensar em voz alta, como se fosse grato ao seu próprio espírito sobre tal assunto e em tal hora. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

29 Disseram-lhe seus Discípulos: Eis que agora falas abertamente, e nenhuma parábola dizes.

Comentário de David Brown

Seus discípulos disseram:… agora falo claramente, e não falo provérbio – dificilmente mais do que antes; o tempo para a perfeita clareza ainda estava por vir; mas, tendo vislumbrado seu significado (não era mais do que isso), expressaram avidamente sua satisfação, como se estivessem contentes em fazer qualquer coisa de Suas palavras. Quão comovente isso mostra tanto a simplicidade de seus corações quanto o caráter infantil de sua fé! [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

30 Agora sabemos que sabes todas as coisas; e não necessitas que ninguém te pergunte. Por isso cremos que saíste de Deus.

Comentário de Thomas Croskery

Agora sabemos que sabes todas as coisas. Ele havia respondido ao seu desejo inexprimível. O que os comoveu profundamente em muitas ocasiões foi essa prova de que nada em seus corações estava escondido dele. Natanael era um deles, e agora ele viu “anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”. “Tu sabes todas as coisas”. A idéia em suas mentes não abrange toda a extensão da investigação humana, nem as profundezas da Divindade, mas todas as coisas que estão em seus corações para perguntar a Ele. Sua palavra é verdadeira mesmo que em sua intenção eles não atribuam onisciência ao seu Senhor. e não necessitas que ninguém te pergunte. Tu sondaste as profundezas de nossos corações e descobriste o indizível e o inexprimível dentro de nós. Quando estávamos com medo de perguntar-te sobre “o pouco tempo”, tu discerniste nosso anseio tácito, e agora você está estabelecendo sua reivindicação divina sobre nossa reverência e afeição, que podemos confiar em ti para nos dar toda a iluminação necessária quando mais exigi-lo. Neste fato, nesta consideração que acabamos de fazer, encontramos nossa justificação e a causa de nossa fé. Por isso cremos que saíste de Deus (ἀπό difere da solenidade do παρά ou o ἐκ do versículo 28. ἐν τούτῳ o sentido de “isso”, introduzindo assim o objeto do verbo, embora em um lugar, 1João 4:13, ambas as construções sejam vistas na mesma frase. A força objetiva de “isso” deve ser preferida aqui). Acreditamos que todo o seu ministério e mensagem é uma revelação de Deus, uma aproximação do Pai a nós. Teu nome é “Emanuel, Deus conosco”. Surge uma questão se os discípulos, neste jorro de fé, disseram mais do que realmente queriam dizer, e mereciam reprovação, ou se alcançaram uma elevação de pensamento da qual nunca recuariam absolutamente. [Croskery, aguardando revisão]

31 Respondeu-lhes Jesus: Agora credes?

Comentário de David Brown

Agora credes? – isto é, “É bom que o faça, pois está prestes a ser testado, e de uma forma que você pouco espera”. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

32 Eis que a hora vem, e já é chegada, quando sereis dispersos, cada um por si, e me deixareis só. Porém não estou só, porque o Pai está comigo.

Comentário de David Brown

Eis que a hora vem, e já é chegada, quando sereis dispersos, cada um por si, e me deixareis só – Um sentido profundo e terrível de experiência errada é certamente expresso aqui, mas com amor! Que Ele não estava totalmente deserto, que havia Alguém que não O abandonaria, era para Ele assunto de inefável apoio e consolação; mas que Ele deveria estar sem todo o semblante e alegria humanos, que, como o Homem era primorosamente sensível à lei da simpatia, se encheria de vergonha, quando voltassem a isso, como o coração do Redentor em Sua hora de necessidade. com tristeza pungente. “Procurei alguns que tivessem pena, mas não havia nenhum; e para os consoladores, mas não achei nenhum ”(Salmo 69:20).

porque o Pai está comigo – quão perto, e com que poder sustentador, quem pode expressar? [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

33 Estas coisas tenho vos dito para que tenhais paz em mim; no mundo tereis aflição; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Comentário do Púlpito

Estas coisas tenho vos dito (ταῦτα; todos os discursos de despedida. O tom dessas últimas palavras de triunfo os lembra das melhores e mais dignas de suas garantias anteriores, suas promessas de paz, coragem e vitória sobre todo o mal e poder deste mundo) para que tenhais paz em mim (Jo 14:27-28). O discurso tem como tema a exposição aos discípulos de seu próprio segredo de paz – o apoio adequado em meio à força esmagadora e à hostilidade feroz do mundo (compare com Salmo 46:2-4, “Embora a terra seja removida…, há um rio”, etc.). Paz é o balanço das forças equilibradoras (Peace is the balance of equilibrating forces); e o ser humano precisa de uma força divina por detrás e dentro dele para enfrentar as tremendas probabilidades dispostas contra ele, nos mistérios da vida, tentação do diabo, enfermidade da carne e antagonismo do mundo, de modo que não precisamos nos surpreender em ouvi-lo dizer: no mundo tereis aflição […] Os discípulos de Cristo podem tomar isso como certo (ver 1Tessalonicenses 1:6; 1Te 3:4), mas o aspecto mais marcante e único da verdadeira fé é que essa tristeza se mistura com um êxtase interior que a transforma em paz. A mistura de medo e amor, da lei com promessa, da justiça com misericórdia, do sentido do pecado com o do perdão, de uma grande paz com uma tribulação esmagadora, é um dos símbolos, sinais ou marcas mais constantes do mente de Cristo.

mas tende bom ânimo […] (compare com Jo 14:1,28).

eu venci o mundo. A sublimidade real desta última palavra, na véspera da Paixão, tornou-se um dos pensamentos perpetuamente recorrentes de João (1João 5:4 e Apocalipse 2:1-29, onde o ὁ νίκων é repetidamente evocado). A vitória de Cristo já assegurada a ele passa a ser deles. Portanto, “por antecipação semelhante, temos ἐνίκησαν em Apocalipse 12:11 e ἡ νικήσασα em 1João 5 4″. A vitória, entretanto, já havia sido alcançada sobre as tentações do mundo e sobre a amargura da traição e a vasta soma da ingratidão humana; e isso pode explicar em parte o uso do tempo verbal perfeito: “eu venci”. [Pulpit]

<João 15 João 17>

Visão geral de João

No evangelho de João, “Jesus torna-se humano, encarnando Deus o criador de Israel, e anunciando o Seu amor e o presente de vida eterna para o mundo inteiro”. Tenha uma visão geral deste Evangelho através deste breve vídeo (em duas partes) produzido pelo BibleProject.

Parte 1 (9 minutos).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Parte 2 (9 minutos).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao Evangelho de João.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.