Salmo 67

1 (Salmo e cântico, para o regente, com instrumento de cordas:) Que Deus tenha misericórdia de nós, e nos abençoe; que ele brilhe seu rosto sobre nós. (Selá)

Comentário Barnes

Que Deus tenha misericórdia de nós, e nos abençoe – Há, talvez (como sugere o Prof. Alexander), uma alusão, na linguagem usada aqui, à bênção sacerdotal em Números 6:24-26 :”O Senhor te abençoe, e guarda-te; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor levante o seu rosto sobre ti e te dê a paz. ” A oração é que Deus conceda a seu povo a bênção implícita na forma de bênção que ele instruiu os ministros de sua religião a usarem. O primeiro clamor é, claro, por misericórdia ou favor. O início de todas as bênçãos para a humanidade é o favor ou misericórdia de Deus. Não há bênção maior do que seu favor; não há ninguém que venha dele que não deva ser considerado misericordioso.

que ele brilhe seu rosto sobre nós – Margem, Conosco. Ou seja, entre nós. É uma invocação de sua presença e favor. Sobre a frase “faça brilhar o seu rosto”, veja as notas no Salmo 4:6 . [Barnes, aguardando revisão]

2 Para que o teu caminho seja conhecido na terra, e todos as nações conheçam tua salvação.

Comentário Barnes

Para que o teu caminho seja conhecido na terra – A lei de Deus; os princípios e métodos da administração divina; a maneira como Deus governa a humanidade e concede suas bênçãos às pessoas. A oração é para que toda a terra conheça os métodos pelos quais Deus trata seu povo ou concede favores às pessoas. A felicidade do homem depende do conhecimento dos princípios pelos quais Deus concede seus favores; pois todas as pessoas são, em todas as coisas, dependentes dele. O sucesso de um fazendeiro depende de sua compreensão e cumprimento das leis e princípios sobre os quais Deus dá a colheita; a preservação da saúde, a restauração da saúde quando estamos doentes, depende do conhecimento das grandes leis que Deus ordenou para a continuação das funções saudáveis ​​de nossos corpos, e sobre o uso dos meios que ele providenciou para restaurar a saúde quando essas funções estão desordenadas; e, da mesma maneira, a salvação da alma depende da compreensão correta do método que Deus designou para garantir seu favor. Em nenhum desses casos – em nenhum caso – cabe às pessoas criar suas próprias leis; leis para o cultivo da terra, ou para a preservação da saúde, ou para a salvação da alma. A tarefa do homem é descobrir as regras segundo as quais Deus concede seus favores e, então, agir em obediência a elas. O salmista aqui supõe que existem certas regras ou princípios, de acordo com os quais Deus concede bênçãos à humanidade; e ele ora para que essas regras e princípios sejam tornados conhecidos em toda a Terra.

e todos as nações conheçam tua salvação – A palavra original aqui traduzida como “saúde salvadora” é “salvação”. É com grande uniformidade assim representado. Na verdade, é traduzido como “bem-estar”, em Jó 30:15 ; ajuda, no Salmo 3:2 ; Salmo 42:5 ; libertação, no Salmo 18:50 ; Salmo 44:4 ; Isaías 26:18 ; ajudando, Salmos 22:1 ; e saúde, no Salmo 42:11; mas em outros lugares é em todos os casos traduzida como “salvação”. As palavras “salvar a saúde” foram adotadas de uma versão mais antiga, mas nenhum argumento deve ser baseado nelas. A palavra “salvação” expressa tudo o que existe no original; e a oração é que o método pelo qual Deus confere salvação às pessoas seja conhecido em todas as terras. Certamente, nenhuma oração mais apropriada poderia ser oferecida do que toda a raça humana possa se familiarizar com a maneira pela qual Deus salva os pecadores. [Barnes, aguardando revisão]

3 Louvem os povos a ti, ó Deus, louvem a ti todos os povos.

Comentário Barnes

Louvem os povos a ti, ó Deus – inclina-os a te louvar:uma oração para que todas as pessoas possam entender o caráter e os caminhos de Deus, e possam ter um tal senso de suas reivindicações sobre eles, a ponto de levá-los ao louvor dele.

louvem a ti todos os povos – O povo de todas as terras. Veja as notas no Salmo 22:27 . Compare o Salmo 66:4. [Barnes, aguardando revisão]

4 Que as nações se alegrem e cantem de alegria, pois tu julgarás aos povos com equidade, e guiarás as nações na terra. (Selá)

Comentário Barnes

Que as nações se alegrem e cantem de alegria – Todas as nações da terra. Que todos eles te conheçam; com teu caráter; com os princípios de teu governo; com os métodos pelos quais tu concedes teus favores, para que todos sejam alegres. Essas coisas pertencem a todos eles. O conhecimento dessas coisas traria bênçãos inestimáveis ​​a todos eles e encheria todos os seus corações de alegria. Nada iria, de fato, difundir tanta felicidade sobre um mundo miserável e culpado – nada forneceria tal ocasião para alegria universal, gratidão e louvor – como a posse do conhecimento dos grandes princípios sobre os quais Deus governa o mundo, e em que ele abençoa as pessoas.

pois tu julgarás aos povos com equidade – Isto é, os grandes princípios de tua administração são corretos ou justos. e as nações terão ocasião de se regozijar neles.

e guiarás as nações na terra – Margem, chumbo. Portanto, o hebraico. Isto é, Deus os instruiria sobre o que fazer; ele os guiaria em caminhos de prosperidade, felicidade, salvação. Indivíduos e nações, ao seguirem os conselhos de Deus, estão seguros e felizes; e de nenhuma outra forma. [Barnes, aguardando revisão]

5 Louvem os povos a ti, ó Deus, louvem a ti todos os povos.

Comentário Barnes

Veja Salmo 67:5 . A repetição mostra que este era o pensamento principal na mente do autor do salmo. Expressa um desejo sincero – intenso – de que todas as nações reconheçam a Deus como o verdadeiro Deus e o louvem por sua misericórdia. [Barnes, aguardando revisão]

6 Que a terra dê seu fruto, e que Deus, nosso Deus, nos abençoe.

Comentário Barnes

Que a terra dê seu fruto – A palavra traduzida por “aumento” – יבול yebûl – significa produzir apropriadamente, ou aquilo que a terra produz quando cultivada apropriadamente. É traduzido como “aumento”, como aqui, em Levítico 26:4, Levítico 26:20; Deuteronômio 32:22; Juízes 6:4; Jó 20:28; Salmo 78:46; Salmo 85:12; Ezequiel 34:27; Za 8:12; e frutas, em Deuteronômio 11:17; Hab 3:17; Hag 1:10. Não ocorre em outro lugar. O verbo hebraico aqui está no pretérito – “produziu seu aumento”, mas a conexão parece exigir que seja traduzido no futuro, já que todo o salmo pertence ao futuro – para a difusão do conhecimento do caminho de Deus, Salmo 67:2; ao desejo de que as nações o louvassem, Salmo 67:3-5; e ao fato de que Deus abençoaria o povo, Salmo 67:6-7. Assim entendida, a ideia é que a prevalência da religião verdadeira no mundo estaria conectada com a prosperidade, ou que tenderia a aumentar grandemente a produção da terra. Isso, faria, (a) como tal, o reconhecimento de Deus tenderia a garantir o favor e a bênção divina sobre aqueles que cultivam a terra, evitando a necessidade, por meio de julgamento, de cortar suas colheitas por ferrugem, seca e mofo, pela geada , e tempestade e insetos destrutivos, lagartas e gafanhotos; (b) pois isso levaria a um cultivo muito mais amplo e geral do solo, trazendo para o campo multidões, como trabalhadores, para ocupar seus lugares desolados, que agora estão ociosos ou intemperantes, ou que são cortados pelo vício consignado a uma sepultura prematura.

e que Deus, nosso Deus, nos abençoe – O verdadeiro Deus; o Deus que adoramos. Ou seja, Ele nos abençoará com essa fertilidade abundante; ele nos abençoará com todos os favores necessários. [Barnes, aguardando revisão]

7 Deus nos abençoará, e todos os limites da terra o temerão.

Comentário de A. R. Fausset

A conclusão resume o salmo: A bênção de Deus sobre o Israel literal e espiritual será o precursor da conversão do mundo. [Fausset, 1866]

<Salmo 66 Salmo 68>

Introdução ao Salmo 67

Sobre as frases no título, “Ao músico chefe” e “em Neguinote”, veja as notas na introdução do Salmo 4. Sobre as palavras “salmo” e “cântico”, veja as notas no título do Salmo 48.

Quatro dos salmos (Salmos 4; 6; 54; 55, onde a frase “em Neguinote” ocorre, são atribuídos a Davi; um Salmo 77 é atribuído a Asafe; mas não há nenhuma sugestão no título deste salmo (ou no próprio salmo), o que nos permitiria determinar por quem ele foi composto. Não pode ser demonstrado que não foi escrito por Davi, mas não há nenhuma evidência certa de que foi. Também não é possível determinar a ocasião em que foi composto. Venema supõe que foi escrito no tempo de Ezequias, depois que a terra foi libertada da invasão assíria e estava em paz; e, especialmente, em referência à previsão em Isaías 37:30, “Neste ano comereis o que cresce por si mesmo; e no segundo ano o que cresce dele:e no terceiro ano semearei e segais, e plantais vinhas, e comereis o fruto delas”. Isso era para ser um “sinal” para o povo de Israel de que a terra não seria subjugada aos estrangeiros; e o salmo, de acordo com essa suposição, foi escrito em vista do fato de que Deus, na época de sua composição, misericordiosamente interpôs na destruição do exército assírio. O salmo contém, de acordo com esta ideia, uma expressão de louvor pela intervenção misericordiosa que Deus assim concedeu, e uma oração para que a promessa pudesse ser plenamente cumprida; que a terra pode estar livre de qualquer invasão futura; e que, de acordo com a previsão, pode produzir abundantemente, ou que possa ser cultivado em paz e sem medo de conquistas estrangeiras. Desse modo, Salmo 67:6:”Então a terra dará o seu fruto, e Deus, o nosso próprio Deus, nos abençoará.” Há muita plausibilidade nessa suposição, embora não seja possível determinar com certeza sua exatidão.

Assim entendido, o salmo foi pensado para expressar os sentimentos – os desejos – as esperanças do povo hebreu nessas circunstâncias. Contém,

I. Uma oração para que Deus ainda seja misericordioso com eles e os abençoe, como se ainda houvesse algum perigo a ser impedido (Salmo 67:1).

II. O desejo de que seus caminhos – os princípios de sua administração – fossem conhecidos de todas as pessoas (Salmo 67:2).

III. Um apelo ao povo para que louve a Deus pelo que ele fez, com a expressão de um desejo de que todas as nações se alegrem e se regozijem; para que possam colocar sua confiança em Deus como um Deus justo; para que eles possam entender os grandes princípios sobre os quais ele governa o mundo (Salmos 67:3-5).

IV. Uma declaração do fato de que então – em conexão com este reconhecimento universal de Deus – a profecia seria cumprida em seu sentido mais completo; que a terra produziria seu crescimento como foi feita para isso; que haveria prosperidade universal:em outras palavras, que o reconhecimento apropriado de Deus […] seria um benefício incalculável para os interesses temporais do homem; ou, que sob tal estado de coisas, a verdadeira fertilidade e produtividade da terra seriam desenvolvidas (Salmo 67:6-7). [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.