Salmo 124

1 (Cântico dos degraus, de Davi:) Diga, Israel:O que seria de nós se o SENHOR não estivesse conosco?

Comentário Barnes

Diga, Israel – pode bem e verdadeiramente dizer. O perigo era tão grande, sua impotência era tão manifesta, e a libertação era tão claramente obra de Deus, que era apropriado dizer que, se isso não tivesse ocorrido, a ruína teria sido inevitável e total.

O que seria de nós se o SENHOR não estivesse conosco? A menos que fosse o Senhor que estava conosco. A ideia é que alguém esteve com eles e os libertou, e que tal foi a natureza da interposição que só poderia ser atribuída a Yahweh. Ele deu provas inequívocas de que era obra dele. A libertação foi de tal tipo que só poderia ter sido realizada por ele. Essas coisas geralmente ocorrem na vida, quando a intervenção em nosso favor é tão notável que não podemos atribuí-la a ninguém mais a não ser a Deus. [Barnes, aguardando revisão]

2 Se o SENHOR não estivesse conosco, quando os homens se levantaram contra nós,

Comentário Barnes

Se o SENHOR não estivesse conosco – Repetindo a ideia, já que a mente estava cheia dela, e levando o pensamento adiante. Este é um dos exemplos de ascensão do pensamento nesses salmos, a partir dos quais se supõe que o título “Cânticos dos Graus” foi dado a esta coleção. Veja, entretanto, a Introdução ao Salmo 120:1-7 .

quando os homens se levantaram contra nós – Quando fomos atacados por nossos inimigos. Em que ocasião isso ocorreu, agora é impossível determinar. [Barnes, aguardando revisão]

3 Eles teriam nos devorado vivos, quando o furor deles se acendeu contra nós.

Comentário Barnes

Eles teriam nos devorado vivos – Não havia outra ajuda, e a ruína – a ruína total – logo viria sobre nós. A palavra rápido aqui significa vivo; e a ideia é derivada de pessoas tragadas por um terremoto, ou pela abertura da terra, como no caso de Corá, Datã e Abirão. Números 16:32-33 . Compare o Salmo 106:17 . O significado aqui é que eles teriam sido destruídos como se tivessem sido engolidos pela abertura da terra; isto é, teria havido destruição completa.

quando o furor deles se acendeu contra nós – hebraico, No acender de sua ira contra nós. A ira é freqüentemente representada nas Escrituras como queimando ou aquecida – como aquilo que consome tudo antes dela. [Barnes, aguardando revisão]

4 As águas teriam nos coberto, e a corrente de águas teria passado por sobre nossas almas.

Comentário Barnes

As águas teriam nos coberto – Nossa destruição teria sido como se as ondas do oceano nos tivessem subjugado.

e a corrente de águas teria passado por sobre nossas almas – A torrente teria nos levado embora. Compare Salmos 18:4 , Salmos 18:16. [Barnes, aguardando revisão]

5 Águas violentas teriam passado por sobre nossas almas.

Comentário Barnes

Sobre nós. A palavra violentas aqui é aplicada às águas como se estivessem furiosas, inchadas, ondulantes, tumultuadas; como se fossem autoconfiantes, arrogantes, altivos. Essas ondas furiosas, quando se quebram e se precipitam sobre a costa, são uma representação impressionante das paixões humanas, seja em um indivíduo ou em uma reunião de homens – como um exército ou uma turba. Compare o Salmo 65:7 . Novamente, isso é uma amplificação ou uma ascensão do pensamento. Veja as notas no Salmo 124:2 . É, no entanto, nada mais do que um embelezamento poético, adicionando intensidade à expressão. [Barnes, aguardando revisão]

6 Bendito seja o SENHOR, que não nos entregou como presa aos dentes deles.

Comentário Barnes

Bendito seja o SENHOR – O Senhor seja louvado; ou temos motivos para louvar ao Senhor porque fomos libertos dessas calamidades.

que não nos entregou como presa aos dentes deles – A figura é aqui mudada, embora a mesma ideia seja mantida. A imago agora é a da destruição por feras – uma forma de destruição não menos terrível do que aquela que vem de águas transbordantes. Essas mudanças de imagem ocorrem constantemente no Livro dos Salmos e na poesia apaixonada em todos os lugares. A mente está cheia de um assunto; numerosas ilustrações ocorrem na rapidez do pensamento; e a mente se apodera de um e depois do outro como mais adequado para expressar as emoções da alma. O próximo versículo fornece outro exemplo dessa transição repentina. [Barnes, aguardando revisão]

7 Nossa alma escapou como um pássaro da armadilha dos caçadores; a cadeia se quebrou, e nós escapamos.

Comentário Barnes

Nossa alma escapou – Nós escapamos; nossa vida foi preservada.

como um pássaro da armadilha dos caçadores – Pelo rompimento da armadilha, ou gim. O pássaro fica preso, mas a rede se quebra e o pássaro foge. Veja as notas no Salmo 91:3 .

a cadeia se quebrou, e nós escapamos – Não era forte o suficiente para reter o pássaro que lutava, e o cativo fugiu. Então, parecíamos ter sido pegos. O inimigo parecia ter-nos inteiramente sob seu poder, mas a fuga veio até nós como ocorre com o pássaro quando descobre que a rede se rompeu de repente, e se libertou novamente. [Barnes, aguardando revisão]

8 Nosso socorro está no nome do SENHOR, que fez o céu e a terra.

Comentário Barnes

Nosso socorro está no nome do SENHOR – no Senhor; no grande Senhor. Veja Salmo 121:2.

que fez o céu e a terra – O grande Criador; o verdadeiro Deus. Nossas libertações nos conduziram a ele. São os que podem ser atribuídos apenas a ele. Eles não poderiam ter vindo de nós mesmos; de nossos semelhantes; dos Anjos; de qualquer ou todos os seres criados. Freqüentemente na vida, quando nos livramos do perigo, podemos sentir isso; sempre podemos sentir isso, e devemos sentir isso, quando pensamos na redenção de nossas almas. Essa é uma obra que nós mesmos nunca poderíamos ter realizado; o que não poderia ter sido feito por nós por nossos semelhantes; o que nenhum anjo poderia ter realizado; que toda a criação combinada não poderia ter funcionado; que não poderia ter sido efetuado por ninguém, mas por aquele que “fez o céu e a terra”; por aquele que criou todas as coisas. Veja Colossenses 1:13-17. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 123 Salmo 125>

Introdução ao Salmo 124

Este salmo, um dos “Cânticos dos Degraus”, é, como o Salmo 122, atribuído a Davi. Veja as notas introdutórias desse salmo. Não há nada no que está diante de nós que torne improvável que tenha sido composto por ele, mas agora é impossível determinar em que ocasião foi escrito. Seria apropriado ser cantado no retorno da Babilônia, e não há improbabilidade na suposição de que possa ter sido usado naquela ocasião. Mas não há nada nele para provar que foi composto então, ou para torná-lo aplicável a essa ocasião sozinho. Muitas foram as ocasiões na história judaica em que tal salmo era aplicável; muitas foram as ocasiões na história da igreja cristã; muitos, também, nas vidas de crentes individuais.

A idéia do salmo é que a libertação da angústia e do perigo deve ser atribuída inteiramente a Deus; que o povo de Deus freqüentemente está em tais circunstâncias que não há ajuda humana para eles, e que o louvor pela libertação é devido somente a Deus. [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.