Salmo 125

1 Os que confiam no SENHOR são como o monte de Sião, que não se abala, e permanece para sempre.

Comentário Whedon

Os que confiam no SENHOR. A confiança no Senhor, e não nas circunstâncias, é o tema. Externamente, o resultado foi mau para eles; mas para aqueles que confiaram firmemente no Senhor, e permaneceram fiéis às suas ordens, o resultado feliz foi certo.

monte Sião. Mencionado aqui em contraste com outras montanhas, porque era o lugar da morada visível de Javé – o reduto visível e a defesa da Igreja. “Ele compara a firmeza da própria Igreja com a de sua sede externa, a imovibilidade do espiritual com a da Sião material” (Hengstenberg).

que não se abala – passivamente ser balançado, abalado, ou causado a vacilar. Seu olho está naqueles descritos (Salmo 125:5), que se desviam, pervertidos – homens que se desviam ou se inclinam para o mal, não confiando em Deus. Ao contrário destes, estão os homens de verdadeira fé, que, como o “Monte Sião”, são inabaláveis. [Whedon]

2 Assim como montanhas estão ao redor de Jerusalém, assim também o SENHOR está ao redor de seu povo, desde agora para sempre.

Comentário Barnes

Assim como montanhas estão ao redor de Jerusalém – hebraico, “Jerusalém – as montanhas estão ao redor dela.” Jerusalém, exceto no norte, é cercada por colinas ou montanhas, de modo que embora a cidade tenha sido construída sobre colinas – Sião, Moriá, Bezeta, Acra – ela própria era cercada por colinas mais altas do que qualquer uma dessas, e era, em certo sentido, em um vale. Veja as notas em Mateus 2:1 . Compare as notas do Salmo 48:1-14 .

assim também o SENHOR está ao redor de seu povo, desde agora para sempre – Assim como Jerusalém é protegida pelas colinas ao redor, o povo de Deus é protegido por Yahweh. Ele cerca a igreja; ele é exaltado muito acima da igreja; ele guarda os acessos à igreja; ele pode defendê-lo de todos os seus inimigos. Sob sua proteção, é seguro. Jerusalém, rodeada de colinas e montanhas, tornou-se assim um emblema da igreja em todos os tempos; sua segurança era um emblema da segurança de todos os que confiam no Senhor. [Barnes, aguardando revisão]

3 Porque o cetro da maldade não repousará sobre a sorte dos justos, para que os justos não estendam suas mãos à perversidade.

Comentário Barnes

Porque o cetro da maldade – Margem, como em hebraico, “impiedade”. A palavra “vara” – o bastão, o cetro, o instrumento de punição – aqui significa domínio, poder, aquela condição em que os ímpios são comumente encontrados, como uma condição de prosperidade ou poder. Deus não tratará com os justos como os ímpios freqüentemente tratam:isto é, Deus não dará prosperidade a seu povo como ele o faz. Os justos serão afligidos e colocados em circunstâncias que os impeçam de estender as mãos para a iniqüidade; isto é, por se entregar à iniqüidade. Eles serão afligidos; eles serão mantidos nos caminhos da virtude e da religião pela prova; eles não serão deixados para representar a depravação do coração como os ímpios o fazem.

não repousará sobre – Permanentemente; ou, ser a condição constante dos justos. Eles podem prosperar, mas devem esperar que haverá mudanças e que Deus tratará com eles de modo a impedi-los de lançar as mãos à iniqüidade.

a sorte dos justos – Os justos, considerados como o “lote” ou porção do Senhor. A linguagem é derivada da divisão de uma terra por lote (compare Salmos 105:11; Salmos 74:2); e a ideia é que o “lote” pertencente ao Senhor, ou sua “porção” entre as pessoas, são os justos.

para que os justos não estendam suas mãos à perversidade – Para que o efeito da prosperidade não seja afastá-los de Deus – como os ímpios. Portanto, eles são tratados de maneira diferente. Eles estão aflitos; são assim mantidos sob a devida disciplina, e seu coração e sua vida são feitos o que deveriam ser. A declaração neste versículo, portanto, está de acordo com as declarações uniformes nas Escrituras, de que a prosperidade é perigosa para os interesses espirituais das pessoas e que, portanto, as pessoas muitas vezes sofrem aflições a fim de serem levadas a buscar interesses superiores aos que pertencem a esta vida. A conexão aqui parece ser que Deus defenderá seu povo, assim como Jerusalém foi defendida por colinas e montanhas; mas que o verdadeiro bem-estar e prosperidade de seu povo não era o que os ímpios buscavam – riqueza e honra – mas o favor do Senhor. Outro significado pode, entretanto, ser sugerido em relação a este versículo, que para alguns pode parecer mais provável do que o anterior. É o seguinte:que a “vara” – o domínio dos ímpios – dos governantes maus – de um governo severo e opressor – nem sempre estará sobre o povo de Deus, para que, sendo esmagados, eles sejam levados a atos de iniqüidade ; ou para que, sendo mantidos fora do serviço gratuito de Deus, eles se entreguem ao pecado. [Barnes, aguardando revisão]

4 SENHOR, trata bem aos bons, e aos corretos em seus corações.

Comentário Barnes

Para os bons; para o piedoso. Que eles estejam sob a proteção divina. Possivelmente, esta não é apenas uma oração, mas expressa a crença do salmista quanto ao que ocorreria sob a administração divina – que o favor de Deus repousaria sobre seu povo. [Barnes, aguardando revisão]

5 Mas aos que se dirigem a seus caminhos tortuosos, o SENHOR os mandará embora junto com os que praticam perversidade. Paz seja sobre Israel.

Comentário Barnes

Mas aos que se dirigem a seus caminhos tortuosos – Os ímpios. Aqueles que deixam o caminho certo ou reto e vagueiam por caminhos proibidos. A palavra aqui traduzida por “caminhos tortuosos” não ocorre em nenhum outro lugar, exceto em Juízes 5:6 , onde é traduzida como “atalhos”, significando caminhos ou estradas não freqüentes; caminhos estreitos e tortuosos, distantes das rodovias, ou os caminhos comumente percorridos. Conseqüentemente, a palavra significa também caminhos do pecado – como desvios da estrada reta que o homem deve seguir.

o SENHOR os mandará embora junto com os que praticam perversidade – Eles serão tratados como pecadores. Eles devem ser punidos. A alusão é para desviados; para aqueles que abandonam a adoração a Deus; que deixam de fazer o “bem”; que, embora entre o professo povo de Deus, se desviam dele por atalhos e caminhos proibidos. A ideia é que sua profissão de religião não os salvará; que eles não obterão a bênção divina meramente porque são declaradamente o povo de Deus, ou estão contados entre eles, mas que serão tratados como todos os outros pecadores:eles serão conduzidos com todos os ímpios e serão tratados como eles. Compare com Ezequiel 33:12-13 ; Mateus 7:22-23 ; Mateus 25:11-12 .

Paz seja sobre Israel. Sobre o verdadeiro Israel; sobre o verdadeiro povo de Deus. Gálatas 6:16 ; Isaías 54:13 ; Isaías 55:12 ; Isaías 57:2 ; Isaías 66:12 ; João 14:27 ; João 16:33 ; Efésios 2:17 ; Filipenses 4:7. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 124 Salmo 126>

Introdução ao Salmo 125

Este salmo é intitulado “Um Cântico dos Degraus”. Seu autor e a ocasião em que foi composta são desconhecidos. O conteúdo do salmo está de acordo com a suposição de que pode ter sido escrito após o retorno do cativeiro babilônico, e pode ter sido projetado para fortalecer e confortar aqueles que estavam empenhados na reconstrução da cidade e na restauração do antigo culto, seja contra os samaritanos e aqueles que se opuseram a eles Neemias 6:12-13, ou contra a mornidão de uma parte do próprio povo. Não há nada, entretanto, tão exclusivamente aplicável àquela época que torne necessário supor que foi composta naquela ocasião. Há, de fato, evidência no salmo Salmo 125:5, de que havia alguns entre o povo que estavam dispostos a se desviar do serviço de Javé, ou que eram perversos e rebeldes; mas tal estado de coisas não era especial para a época do retorno do cativeiro, nem era especial para os judeus, pois ocorria com frequência; ainda existe. O salmo destina-se a encorajar os que estavam dispostos a confiar no Senhor, com a certeza de que estariam seguros; que a bênção de Deus estaria sobre eles; e que a igreja estava firme e segura. [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.