Salmo 126

1 (Cântico dos degraus:) Quando o SENHOR restaurou Sião de seu infortúnio, estivemos como os que sonham.

Comentário de A. R. Fausset

Quando o SENHOR – A alegria daqueles que retornaram da Babilônia era extática, e provocou a admiração até mesmo dos pagãos, como ilustrando o grande poder e bondade de Deus.

restaurou Sião de seu infortúnio – isto é, restaurado a partir dele (Jó 39:12; Salmo 14:7; Provérbios 12:14). Hengstenberg traduz:“Quando o Senhor se voltou para a virada de Sião” (ver Margem), Deus retorna ao Seu povo quando retornam a Ele (Deuteronômio 30:2-3). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

2 Então nossa boca se encheu de riso, e nossa língua de alegria; então diziam entre as nações:O SENHOR fez grandes coisas para estes.

Comentário Barnes

Então nossa boca se encheu de riso – Então éramos felizes; completamente feliz. Veja Jó 8:21 .

e nossa língua de alegria – Expressamos nossa alegria em canções – a expressão natural de alegria. Jovens convertidos – aqueles “voltados” do pecado para Deus – cantam. Seus sentimentos encontram expressão nas canções de Sião. Isso é natural; isso é adequado; isso ocorrerá quando os pecadores forem convertidos. Uma assembléia de jovens convertidos é sempre uma assembléia feliz; um lugar onde há um “reavivamento” da religião é sempre um lugar feliz – cheio de canções e cantos.

então diziam entre as nações – As nações; as pessoas entre as quais eles viviam.

O SENHOR fez grandes coisas para estes – em causar seu retorno à sua própria terra; em ordenar os arranjos para isso; em pôr fim ao cativeiro; em assegurar tal interposição dos governantes civis a fim de facilitar seu retorno. Isso indicaria que as pessoas ao redor não tinham um sentimento hostil para com eles, mas que tiveram pena deles no exílio e estavam dispostos a reconhecer a mão de Deus no que foi feito. Sua libertação, nas circunstâncias, foi tal que evidentemente foi obra de Deus. Isso vai concordar bem com o relato do retorno dos exilados da Babilônia e com tudo o que Ciro fez por eles. Compare Esdras 1:1-4 . [Barnes, aguardando revisão]

3 Grandes coisas o SENHOR fez para nós; por isso estamos alegres.

Comentário Barnes

Grandes coisas o SENHOR fez para nós – tudo o que as pessoas ao nosso redor dizem é verdade. Nós o vemos; nós o sentimos; nós o reconhecemos. Aqueles a quem isto pertencia, o veriam mais claramente do que aqueles que apenas o haviam observado. Um mundo ao redor pode ver na conversão de um homem, em seu ser transformado do pecado, na influência da religião sobre ele, em seu conforto, calma e paz, que “o Senhor fez grandes coisas” por ele; mas ele mesmo, enquanto responde mais plenamente ao que eles dizem, verá isso mais claramente do que eles. Há mais em sua redenção, sua conversão, sua paz e alegria, do que eles percebem ou podem perceber, e com ênfase ele mesmo dirá:”O Senhor fez grandes coisas por mim”.

por isso estamos alegres – enche nossas almas de alegria. Se isto for compreendido dos hebreus que voltam – voltando do cativeiro na Babilônia – todos devem ver quão apropriada é a linguagem; se ela for aplicada a um pecador que volta a Deus, não é menos apropriada, pois não há nada que assim encha a mente de alegria como uma verdadeira conversão a Deus. [Barnes]

4 Restaura-nos, ó SENHOR, como as correntes de águas no sul.

Comentário de A. R. Fausset

Todos não retornaram imediatamente; daí a oração por repetidos favores.

como as correntes de águas no sul – ou, as torrentes no deserto ao sul da Judéia, dependentes da chuva (Josué 15:9), reaparecendo após as estações secas (compare Jó 6:15; Salmo 68:9). O ponto de comparação é a alegria pelo reaparecimento do que foi tão dolorosamente perdido. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

5 Os que semeiam em lágrimas colherão com alegria.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

Os esforços dos exilados retornados para restabelecer a nação foram realizados em meio a obstáculos e decepções, ansiedades e medos; mas o salmista não pode duvidar de que eles darão frutos no devido tempo. “Assim é sempre no reino de Deus. Precisamente aqueles empreendimentos, que a princípio pareciam sem esperança e foram iniciados sob problemas prementes, terminam em alcançar o maior bem” (Von Gerlach, citado por Kay). As lágrimas derramadas na Fundação da Segunda Templo (Esdras 3:12), e os regozijos em sua conclusão (Esdras 6:16; Esdras 6:22), e na Dedicação dos Muros (Neemias 12:27; Neemias 12:43) foram apenas ilustrações da verdade geral. Compare com Mateus 5:4.

com alegria. Com gritos de alegria, a mesma palavra para cantar em Salmo 126:2. Há naturalmente uma alusão aos regozijos da colheita (Is 9:3 etc.). [Kirkpatrick, 1906]

6 Aquele que sai chorando com semente para semear voltará com alegria, trazendo sua colheita.

Comentário de A. R. Fausset

Aquele que sai – literalmente, melhor, “Ele vai – ele vem, ele vem” etc. A repetição implica que não há fim de choro aqui, pois não haverá fim da alegria daqui em diante (Isaías 35:10).

semente para semear – sim, semente a ser retirada da caixa de sementes para sementeira; literalmente, “esboço de semente”. Compare com este Salmo, Jeremias 31:9, etc. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

<Salmo 125 Salmo 127>

Introdução ao Salmo 126

Este salmo é intitulado simplesmente “Um Cântico dos Degraus”. Veja a introdução ao Salmo 120. Não pode haver dúvida razoável quanto à ocasião em que foi composta, pois traz evidências internas de ter sido composta com referência ao retorno da Babilônia. Pode ter sido planejado para ser cantado enquanto os cativos que voltavam subiam para Jerusalém, mas foi mais provavelmente composto posteriormente àquele evento, para mantê-lo em memória. Evidentemente, foi escrito não muito depois do retorno, e por alguém que estivera pessoalmente interessado nele, para o autor manifestamente, ao descrever os sentimentos do povo. Salmo 126:1-2, fala de si mesmo como um deles, ou como participante dos sentimentos que tiveram quando terminou o exílio e quando regressaram à sua terra. Quem foi o autor, é em vão agora conjeturar.

É evidente no salmo Salmo 126:5 que, quando foi composto, ainda havia alguns problemas – algo que poderia ser chamado de “cativeiro”, do qual o salmista ora para que sejam libertados; e o objetivo do salmo parece ser em parte, naquela prova para encontrar encorajamento da interposição anterior de Deus no caso deles. Assim como ele havia “libertado o cativeiro de Sião” e enchido sua “boca de riso”, o salmista ora para que se interponha novamente em circunstâncias semelhantes e renove sua bondade. É claro que agora é impossível determinar precisamente a que isso se refere. Pode ser, como Rosenmuller supõe, para uma parte do povo que permaneceu no exílio; ou pode ser para algum outro cativeiro ou perigo ao qual eles foram expostos após seu retorno. O salmista, no entanto, Salmo 126:5-6 . [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.