Salmo 127

1 (Cântico dos degraus, de Salomão:) Se o SENHOR não estiver edificando a casa, em vão trabalham nela seus construtores; se o SENHOR não estiver guardando a cidade, em vão o guarda vigia.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

A diligência do construtor, a guarda do vigia, são em vão sem a cooperação de Yahweh. Um homem pode construir uma casa e nunca morar nela (Deuteronômio 28:30; Sofonias 1:13); o vigia pode patrulhar a cidade ou manter sua vigilância na muralha, mas não pode protegê-la de perigos como fogo ou assalto de inimigos. A casa não é o Templo, nem a cidade especificamente Jerusalém: a construção de casas e a guarda da cidade são exemplos de empreendimentos humanos comuns. Mas, como os exemplos podem ter sido sugeridos (veja acima) pelas circunstâncias da época, eles podem ter uma aplicação figurativa adicional a essas circunstâncias. Sem a bênção dAquele que prometeu construir a casa de Israel (Amós 9:11; Jeremias 31:28) e que é a sentinela de seu povo (Salmo 121:4), os esforços mais árduos dos líderes da comunidade nada podem valer. [Kirkpatrick, 1906]

2 Inutilmente levantais de madrugada e descansais tarde, para comerdes o pão de dores; porque assim ele dá sono a quem ele ama.

Comentário Barnes

Inutilmente levantais de madrugada – O salmista não diz aqui que é impróprio levantar cedo; ou que não poderia haver vantagem nisso; ou que as pessoas teriam mais probabilidade de ter sucesso em seus empreendimentos se não acordassem cedo; mas que, embora isso fosse feito, eles ainda seriam totalmente dependentes de Deus. Mero acordar cedo, sem sua bênção, não garantiria o que eles esperavam realizar, pois tudo ainda está nas mãos de Deus. Saúde, força, clareza de espírito e sucesso estão todos sob seu controle; e embora o amanhecer possa tender a produzir tudo isso – como de fato acontece – ainda assim as pessoas não são menos dependentes de Deus para o sucesso.

e descansais tarde – Para que você possa trabalhar ou estudar. Como no primeiro caso, o salmista não expressa nenhuma opinião sobre a conveniência ou impropriedade de se levantar cedo, assim é a respeito disso. Ele meramente diz que se for feito, isso, por si só, não alcançará o objetivo; as pessoas ainda dependem de Deus para o sucesso, embora o façam. Na verdade, no entanto, sentar-se até tarde tem menos tendência a promover o sucesso na vida do que acordar cedo; mas em qualquer das situações existe a mesma dependência de Deus.

para comerdes o pão de dores – Pão da preocupação, ansiedade ou dificuldade; isto é, pão ganho ou obtido pela severidade do trabalho árduo. Pode haver uma alusão aqui à sentença original pronunciada sobre o homem, Gênesis 3:17. O significado é que é em vão que você trabalha duro, que você esgota suas forças, a fim de conseguir pão para comer, a menos que Deus o abençoe. Depois de todo o seu trabalho, o resultado está com ele.

porque assim ele dá sono a quem ele ama – A palavra “para” não está no original, A frase é muito obscura na conexão em que se encontra. A Septuaginta e a Vulgata latina traduzem:”Vós que comeis o pão do cuidado – levante-se quando tiver descansado – quando ele tiver dado sono a sua amada.” Alguns supõem que isso significa que Deus dá a seu povo descanso sem labuta, ou que, enquanto outros trabalham, seus “amados” – seus amigos – dormem; mas esta interpretação não é necessariamente exigida pelo hebraico e é inconsistente com a doutrina geral da Bíblia. Outros supõem que a idéia seja que Deus dá a sua amada descanso após o parto; mas embora isso seja verdade, não é verdade sobre eles especialmente ou exclusivamente. Alguns supõem, com o mínimo de probabilidade, que o significado é que o que outros esperam (mas esperam em vão) conseguir com o trabalho, o Senhor concede a seu povo durante o sono, eles não sabem como.

O significado evidentemente é que Deus concede “sono” a seu povo em algum sentido em que não é concedido a outros, ou que há, em relação ao caso deles, algo em que eles diferem daqueles que estão tão ansiosos e preocupados – que se levantam tão cedo por causa do lucro – que labutam até tarde – que comem o pão do cuidado. A ideia parece ser que haveria calma, repouso, liberdade de ansiedade ou solicitude. Deus torna a mente de seu povo – seu amado – calmo e tranquilo, enquanto o mundo ao redor está cheio de ansiedade e inquietação – ocupado, agitado, preocupado. Como conseqüência dessa calma mental e de sua confiança nele, eles desfrutam de um repouso tranquilo à noite. Eles não são mantidos acordados e ansiosos sobre seus assuntos mundanos como os outros homens, pois eles deixam tudo com Deus, e assim ele “dá sono a seu amado”. A partícula “então” – כן kên – ou “assim”, eu percebo, refere-se ao sentido geral do que foi dito, e não ao que imediatamente o precede; ao fato de que todo sucesso depende de Deus Salmos 127:1, e que é sempre por sua interposição, e não como resultado da habilidade humana, labuta ou fadiga, que as pessoas encontram calma, sucesso, repouso. É somente pelo favor de Deus, e por reconhecerem sua dependência dEle, que encontram repouso, sucesso e liberdade de cuidados. [Barnes, aguardando revisão]

3 Eis que os filhos são um presente do SENHOR; o fruto do ventre é uma recompensa.

Comentário Cambridge

Como Ele concedeu a Israel a posse de Canaã Êxodo 15:17; Deuteronômio 4:21), não como um direito hereditário, mas de Sua própria vontade, de acordo com Sua promessa, assim Ele concede a bênção de inúmeras crianças. O P.B.V. expressa bem o sentido:”as crianças e o fruto do ventre são uma herança e um dom que vem do Senhor”. Se o pensamento de recompensa está incluído em ‘recompensa’, é, de acordo com o espírito de Salmo 127:1-2, como recompensa pelo temor de Deus (compare com Salmo 128) que as crianças são dadas, não, como os comentários do Targum, introduzindo a posterior doutrina judaica do mérito, como recompensa por boas obras.

o fruto do ventre. Uma expressão mais geral incluindo as filhas. Cp. Salmo 132:11; Gênesis 30:2; Deuteronômio 7:13. [Cambridge]

4 Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da juventude.

Comentário Barnes

Como flechas na mão do guerreiro – Elas são o que um pai pode confiar para se defender em perigo ou para obter ajuda para garantir o sustento para si e sua família – assim como o guerreiro ou o caçador dependem de suas flechas.

assim são os filhos da juventude – Filhos na juventude; em seu auge e vigor. A comparação de filhos com flechas ou lanças é comum na poesia árabe. Veja Rosenmuller, Com. in loc. Também Morgenland, in loc. [Barnes, aguardando revisão]

5 Bem-aventurado é o homem que enche deles seu porta-flechas; eles não serão envergonhados, quando falarem com os inimigos à porta.

Comentário Barnes

Bem-aventurado é o homem – hebraico, A felicidade do homem. Veja as notas no Salmo 1:1 .

que enche deles seu porta-flechas – A aljava é um caso em que flechas são carregadas; e como um homem – um caçador ou guerreiro – se sente seguro quando tem sua aljava cheia de flechas, o homem é abençoado na proporção do número de seus filhos. Isso está de acordo com a ideia freqüentemente apresentada na Bíblia, e com a promessa muitas vezes feita lá de uma numerosa posteridade como prova do favor divino.

eles não serão envergonhados – Eles não voltarão desanimados, baixando suas cabeças com vergonha e confusão. Veja as notas em Jó 6:20 .

quando falarem com os inimigos à porta. A palavra hebraica, entretanto, significa “falar”; e o significado é que eles “falavam” com seus inimigos no local de conflito – pois uma batalha ocorria frequentemente no portão de uma cidade, pois a posse de um portão ou a entrada de uma cidade era tão importante para aqueles que atacaram e para aqueles que os defenderam. A ideia é que eles falariam com efeito; eles se distinguiriam; eles deixariam sua presença ser conhecida. A conexão não nos permite entender isso de controvérsia forense, ou de transações de negócios, embora estas geralmente fossem realizadas nos portões das cidades. O significado é que eles honrariam a família e gratificariam o coração dos pais, por seu valor em defender sua cidade e casa, ou em atacar as cidades dos inimigos de seu país. O salmo destina-se a inculcar a lição de dependência de Deus para o sucesso em tudo. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 126 Salmo 128>

Introdução ao Salmo 127

Este salmo é intitulado “Um Cântico dos Degraus para Salomão”; na margem, “De Salomão”. Na versão siríaca, o título é:”Dos Salmos da Ascensão; falado por Davi a respeito de Salomão; foi falado também de Ageu e Zacarias, que insistiram na reconstrução do Templo.” O significado do título pode ser “para Salomão” ou de Salomão; isto é, pode ter sido composto por ele ou com referência a ele. Muitos acham que foi escrito por Davi perto do fim de sua vida, e foi planejado para ser um guia para Salomão, seu sucessor, no que diz respeito aos princípios que deveriam governá-lo em seu reinado. Não há nada, entretanto, no título em hebraico que indique que foi composto por Davi; e não há nada no salmo que pareça ser especialmente apropriado para se dirigir a um jovem monarca que está entrando em seu reinado […]. A alusão às crianças Salmo 127:3-5, por mais belo e apropriado que seja, não pareceria ter nenhuma pertinência particular a uma entrada na administração de um governo, e não seria o tema que seria mais naturalmente sugerido em tais circunstâncias. A probabilidade, portanto, é que o salmo foi composto por Salomão. Em que ocasião, entretanto, foi escrito, agora é impossível determinar. Os sentimentos e o estilo concordam bem com a ideia de que Salomão foi o autor, e todo o salmo pode ter sido introduzido no livro de Provérbios sem qualquer discrepância manifesta com o caráter geral e o estilo daquele livro. Pelo próprio salmo, parece que foi composto principalmente com referência a alguém que estava entrando na vida doméstica, e que se destinava a apresentar a tal pessoa os pontos de vista que deveriam guiá-lo, ou os pensamentos que deveriam ocorrer a ele. Nada poderia ser mais apropriado em tais circunstâncias do que os sentimentos do salmo:

I. Toda a dependência de Deus para o sucesso, Salmo 127:1 .

II. A vaidade de todos os esforços – acordar cedo e sentar-se tarde – sem a bênção divina, Salmo 127:2 .

III. O fato de que os filhos pertencem a Deus e devem ser considerados seus, Salmo 127:3 .

4. A ajuda que se espera que os filhos prestem a um pai ao apoiá-lo ou defendê-lo, Salmo 127:4 .

V. O conforto que ele poderia esperar derivar deles, e a honra que, sendo devidamente formados, eles refletiriam sobre ele e sobre a família, Salmo 127:5 . [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.