Salmo 128

1 (Cântico dos degraus:) Bem-aventurado todo aquele que teme ao SENHOR, e anda em seus caminhos.

Comentário Barnes

Bem-aventurado todo aquele que teme ao SENHOR – Que honra a Deus; isso é verdadeiramente piedoso. Veja as notas no Salmo 1:1 ; Salmo 112:1 . O que essa bem-aventurança é, é indicado nos seguintes versos.

e anda em seus caminhos – Os caminhos que Deus ordena ou dirige. Sobre a palavra “anda”, veja as notas no Salmo 1:1. [Barnes, aguardando revisão]

2 Porque comerás do trabalho de tuas mãos; tu serás bem-aventurado, e bem lhe sucederá.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

Uma aplicação pessoal do princípio geral de Salmo 128:1, dirigida a qualquer pai de família temente a Deus.

Porque comerás do trabalho de tuas mãos. Sua produção não será frustrada por más estações ou outros inconvenientes, mas produzirá bons resultados (Ageu 1:11; Ageu 2:17), e em vez de serem levados por inimigos, ele mesmo os desfrutará. Compare com Isaías 65:21-22: e contraste as advertências de Levítico 26:16; Deuteronômio 28:30 ss.; Amós 5:11; Miaqueias 6:15; Jó 31:8. [Kirkpatrick, 1906]

3 Tua mulher será como a videira frutífera, ao lado de tua casa; e teus filhos como plantas de oliveira ao redor de tua mesa.

Comentário Barnes

Tua mulher será como a videira frutífera, ao lado de tua casa – Não é incomum no Oriente, como em outros lugares, cultivar uma videira nas laterais de uma casa – em parte para economizar terreno; em parte porque é uma boa exposição para frutas; parcialmente como um ornamento; e em parte para protegê-lo de ladrões. Tal videira, em sua beleza e nos abundantes cachos, torna-se um belo emblema da mãe de uma família numerosa. Uma das bênçãos mais desejadas e mais valorizadas no Oriente foi uma posteridade numerosa, e esta, no caso de Abraão, Isaque e Jacó, estava entre as principais bênçãos que Deus prometeu a eles – uma posteridade que deveria se assemelhar em número aos areias do mar ou estrelas do céu. Compare Gênesis 15:5; Gênesis 22:17; Gênesis 32:12. Essas duas coisas – o direito às provisões do trabalho de alguém, Salmos 128:2, e uma família numerosa – são as bênçãos que primeiro são especificadas como constituindo a felicidade de uma família piedosa.

e teus filhos como plantas de oliveira ao redor de tua mesa – Compare as notas em Salmos 52:8. Bela; produzindo abundância; o envio de plantas jovens para substituir as velhas quando elas se deterioram e morrem. O seguinte extrato e corte anterior de “The land and Book,” vol. i., pp. 76, 77, fornecerá uma boa ilustração desta passagem:“A que circunstância particular Davi se refere no Salmo 128, onde diz:Teus filhos serão como oliveiras ao redor da tua mesa? Siga-me até o bosque e mostrarei o que pode ter sugerido a comparação. Aqui temos uma bela ilustração. Esta árvore envelhecida e decadente é cercada, como você pode ver, por vários brotos jovens e frugais, que brotam da raiz do pai venerável. Eles parecem sustentá-lo, protegê-lo e abraçá-lo. Podemos até imaginar que agora eles produzem aquele chumbo de frutos que, de outra forma, seria exigido de um pai débil. Assim, filhos bons e afetuosos se reúnem em volta da mesa dos justos. Cada um contribui com algo para a riqueza comum e o bem-estar de todos – uma bela vista, com a qual Deus refresque os olhos de cada amigo meu”. [Barnes, aguardando revisão]

4 Eis que assim é bendito o homem que teme ao SENHOR.

Comentário Barnes

Como se ele tivesse dito:”Olhe para esta foto. Veja o fazendeiro cultivando seus campos; veja-o colhendo os grãos; veja-o em sua própria mesa com calma, calma e desfrutando com gratidão o fruto de seu trabalho. Olhe para aquela foto de uma família feliz – numerosa, alegre, amada – prometendo defender o nome da família nos anos futuros – e veja tudo isso como vindo do Senhor – e você tem uma ilustração da bem-aventurança que segue uma vida religiosa”. [Barnes, aguardando revisão]

5 O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém todos os dias de tua vida.

Comentário Barnes

O SENHOR te abençoará desde Sião – Não apenas te abençoará no campo e na casa, mas adicionará bênçãos que parecem vir mais diretamente de Sião, ou que parecem estar mais diretamente relacionadas com a religião:te abençoará com influências religiosas em sua própria família; te abençoará permitindo-te ver o crescimento da igreja e a conversão de almas.

e tu verás o bem de Jerusalém – A prosperidade, a felicidade de Jerusalém:isto é, o bem da igreja; o avanço da religião pura. O hebraico pode ser traduzido:”E olha para o bem de Jerusalém” – no imperativo; e, assim traduzido, seria uma ordem considerar, nessas circunstâncias, o bem-estar de Jerusalém ou a prosperidade da igreja; mas a linguagem também admitirá a outra construção, e a conexão parece exigi-la. Assim entendida, é uma promessa de que aquele a quem se faz referência teria permissão para desfrutar de uma visão da prosperidade contínua da religião no mundo.

todos os dias de tua vida – Até o final da vida. Nenhuma bênção maior poderia ser prometida a um homem piedoso do que ver a religião sempre prosperar; que a última visão que ele teria do mundo deveria ser o rápido avanço da religião; que ele deveria morrer em um reavivamento da religião. [Barnes, aguardando revisão]

6 E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

Comentário Barnes

E verás os filhos de teus filhos – Esta é uma continuação da ideia de bem-aventurança ligada a uma numerosa posteridade – um objeto de tanto interesse para os hebreus (ver as notas no Salmo 128:3), e tendo seu fundamento em nossa natureza.

e a paz sobre Israel – Veja Salmos 125:5 . Como a bênção suprema; uma bênção acima do sucesso nos assuntos mundanos; acima de ver uma posteridade numerosa e feliz. O amor de Deus é a afeição suprema na mente de um homem piedoso; o desejo de que sua causa prospere e triunfe é para ele um desejo supremo. O homem é verdadeira e completamente abençoado apenas na religião. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 127 Salmo 129>

Introdução ao Salmo 128

O autor deste salmo é desconhecido, assim como a ocasião em que foi composto. Não se sabe, também, por que este salmo foi colocado entre aqueles que são chamados de “Cânticos dos Degraus”. Seu escopo e design, entretanto, não podem ser mal compreendidos. Pretende-se mostrar a vantagem da religião nos assuntos desta vida e, especialmente, nas relações domésticas; em uma família numerosa, no caráter de filhos, e em ter permissão para ver vários descendentes. Em conexão com isso, o possuidor da religião verdadeira teria permissão para ver a prosperidade de Sião – o bem de Jerusalém e paz sobre Israel. É claro que isso deve ser considerado como uma declaração geral, ou como uma indicação do que comumente será verdadeiro como a reconstrução da religião. Veja Salmo 37:9 , nota; Salmo 37:33, Nota; Salmo 112:2-3 , nota. Assim, a temperança, a prudência tendem a promover a saúde e uma vida longa, de modo que a saúde e uma vida longa são o resultado geral; mas seria injusto considerar alguém que afirmasse isso como significando que é universalmente verdadeiro, ou que as pessoas que são temperantes e prudentes nunca ficam doentes e nunca morrem.

O salmo declara, em geral o Salmo 128:1 , a bem-aventurança daqueles que temem ao Senhor. Esta bem-aventurança é vista

(1) em seu sucesso na vida, Salmo 128:2 ;

(2) em uma família numerosa e feliz, Salmo 128:3 ;

(3) em ter permissão para ver os filhos dos filhos, Salmo 128:6 ;

(4) em ter permissão para ver a prosperidade da religião – o “bem de Jerusalém” e “paz sobre Israel”, Salmo 128:5-6 . [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.