Salmo 123

1 (Cântico dos degraus:) Levanto meus olhos a ti, que moras nos céus.

Comentário Barnes

Levanto meus olhos – Em súplica e oração. A natureza nos incita a olhar para cima quando nos dirigimos a Deus, como se ele morasse acima de nós. É a inspiração natural do coração que ele deve ser o mais exaltado de todos os seres, habitando acima de tudo. Veja Salmo 121:1 .

a ti – para Deus.

que moras nos céus – Cuja casa – cujo lar especial – está no céu – acima do céu. Isso está de acordo com os sentimentos comuns das pessoas e a descrição comum de Deus na Bíblia, embora seja verdade também que Deus está em toda parte. Compare o Salmo 2:4 ; Salmo 11:4 . [Barnes, aguardando revisão]

2 Eis que, assim como os olhos dos servos olham para a mão de seus senhores, e os olhos da serva para a mão de sua senhora, assim também nossos olhos olharão para o SENHOR nosso Deus, até que ele tenha piedade de nós.

Comentário Cambridge

Como os servos ou escravos de uma casa dependem do dono e da senhora da casa e procuram por eles o suprimento de todas as suas necessidades, assim Israel, que é a casa de Jeová, reconhece sua dependência Dele e espera que Ele alivie seu presente sofrimento. “A mão é o símbolo do poder, que governa toda a casa” (Cheyne). Essa explicação é preferível àquela que supõe que o ponto de comparação está na atenção com que os escravos aguardam o menor gesto de comando de seu senhor; ou aquele que considera a mão como a mão de punição, e o olhar como o olhar de súplica, apelando para o mestre irado desistir. Com a última linha cp. Isaías 30:18. [Cambridge, aguardando revisão]

3 Tem piedade de nós, SENHOR! Tem piedade de nós; pois temos sido humilhados em excesso.

Comentário Barnes

Tem piedade de nós, SENHOR! Tem piedade de nós – A linguagem de súplicas fervorosas, repetindo com ênfase o objeto da oração. Os suplicantes são representados levantando-se e insistindo nesta petição, sentindo que a ajuda só poderia vir de Deus; olhando apenas para ele; e observando seu semblante, como os servos fazem com o de seu senhor.

pois temos sido humilhados em excesso – A palavra hebraica usada aqui significa estar saturado; para ter o apetite totalmente satisfeito – como se aplica a quem está com fome ou com sede. Então, passa a significar estar totalmente cheio, e a ideia aqui é que tanto desprezo foi lançado sobre eles quanto poderia ser; eles não podiam experimentar mais.

humilhados – o desprezo nos foi mostrado de todas as maneiras possíveis. Somos totalmente desprezados. [Barnes, aguardando revisão]

4 Nossa alma está cheia da zombaria dos insolentes, e da humilhação dos arrogantes.

Comentário Barnes

Nossa alma está cheia – Completamente saciada. Este versículo declara a natureza e a fonte do desprezo que eles foram chamados a suportar.

da zombaria dos insolentes – De acordo com uma visão desses “Salmos dos Graus” (veja a Introdução ao Salmo 120:1-7), isso seria um exemplo de uma “subida” no sentido, ou do subindo do pensamento, onde no Salmo 123:3 foi feita menção em geral de “desprezo”, e neste versículo o pensamento é levado adiante e para cima, ou há uma ideia adicional que dá intensidade a ele. É o desprezo procedente daqueles que estão à vontade; isto é, o frívolo, o rico, o orgulhoso. A palavra escárnio significa escárnio, zombaria. A ideia em hebraico é derivada de gagueira, que a palavra significa propriamente; e então, zombaria, como repetir sobre as palavras de outro, ou imitar a voz de um com escárnio. Compare Salmos 2:4; Jó 22:19. A frase “aqueles que estão à vontade” refere-se apropriadamente àqueles que estão tranquilos ou quietos, Jó 12:5; Isaías 32:18; Isaías 33:20; e então é usado para aqueles que estão vivendo com tranquilidade; aqueles que estão vivendo em auto-indulgência e luxo, Amo 6:1; Isaías 32:9, Isaías 32:11. Aqui, parece referir-se àqueles que, em nossa língua, estão “em circunstâncias fáceis”; o afluente; aqueles que não são obrigados a labutar:então, os frívolos, os que estão na moda, aqueles nas classes superiores da vida. O desprezo foi agravado pelo fato de vir daquele bairro; não dos inferiores, dos ignorantes, dos comuns, mas daqueles que afirmavam ser refinados e que se distinguiam no mundo da alegria, da posição e da moda. Isso, mesmo para pessoas boas (assim é a natureza humana), é muito mais difícil de suportar do que o desprezo quando vem daqueles que estão nas classes inferiores da vida. No último caso, talvez, pensemos que podemos enfrentar o desprezo com o desprezo; no primeiro, não podemos. Desconsideramos as opiniões daqueles que estão abaixo de nós; poucos são os que não são afetados pelas opiniões nutridas por aqueles que estão acima deles.

e da humilhação dos arrogantes – Aqueles que são elevados; seja na posição, na condição ou no sentimento. A ideia essencial é que foi o desprezo daqueles a quem a humanidade admira. As pessoas religiosas sempre tiveram muito disso para enfrentar, e muitas vezes é de fato um teste mais severo da realidade e do poder da religião do que a perda de bens, ou do que dores corporais e penalidades. Podemos suportar muito se tivermos o respeito – o elogio – daqueles que estão acima de nós; é um teste muito certo da realidade e do poder de nossa religião quando podemos suportar o desprezo dos grandes, dos nobres, dos científicos, dos frívolos e dos que estão na moda. A piedade é mais freqüentemente controlada e obscurecida por isso do que pela perseguição. É mais raro que a piedade brilhe intensamente quando os frívolos e os que estão na moda voam sobre ela do que quando os príncipes tentam esmagá-la pelo poder. A igreja tem cumprido seu dever melhor na fornalha da perseguição do que nas cenas “felizes” do mundo. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 122 Salmo 124>

Introdução ao Salmo 123

Este salmo é intitulado simplesmente “Cântico dos Degraus”. Veja as notas no título do Salmo 120. Nada é sugerido com respeito à autoria do salmo, ou à ocasião em que foi composto. A única circunstância que lança alguma luz sobre sua origem é a declaração do Salmo 123:4, que o autor e seus amigos – o povo de Deus referido no salmo – foram expostos ao escárnio e ao desprezo por seu apego à religião, especialmente o desprezo e a reprovação daqueles que estavam em circunstâncias de facilidade e riqueza, ou que estavam em as classes mais elevadas de vida. Isso pode estar de acordo com a condição dos exilados que voltavam da Babilônia, ou com a condição dos cativos que voltaram ao reconstruir os muros da cidade e quando encontraram o desprezo e o desprezo dos samaritanos e amonitas; de Sanballat e Tobiah; dos árabes e asdoditas Neemias 4:1-8; mas não há evidência certa de que o salmo foi composto naquela ocasião. Os piedosos hebreus da antiguidade – Davi e outros – e o povo de Deus em todos os tempos foram muito expostos a esse tipo de tratamento para tornar a mera aplicabilidade do salmo àquela época específica uma razão para concluir que ele deve ter sido composto então; e agora é impossível determinar por quem ou em que ocasião foi composta. Refere-se ao que pode ocorrer em qualquer época do mundo; e expressa os devidos sentimentos de piedade em todos os momentos em que somos, por causa de nossa religião, expostos “ao desprezo dos que estão à vontade e ao desprezo dos orgulhosos”. [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.