Salmo 93

1 O SENHOR reina. Ele está vestido de majestade; o SENHOR está vestido de poder, com o qual se envolveu. O mundo está firmado, não se abalará.

Comentário de A. R. Fausset

Deus é descrito como um rei entrando em seu reinado e, por vestes de realeza, investindo-se com os gloriosos atributos de sua natureza. O resultado de Seu reinando assim é a durabilidade do mundo.

O SENHOR reina…A proclamação usual no início do reinado de um novo soberano. Assim como: “Absalão reina” (2Samuel 15:10) e “Jeú reina”, 2Reis 9:13. Delitzsch: “A alusão deixa claro que a linguagem não se aplica ao governo constante de Deus, mas a uma nova e gloriosa manifestação de seu domínio – por assim dizer, uma nova ascensão ao trono – como na derrubada de Senaqueribe. Veja Salmo 96:10; Salmo 97:1;Salmo 99:1.

está vestido…para denotar que ele está pronto para a ação; (Je 1:17; Lucas 12:25😉 também um símbolo de força. (Salmo 18:39; Isaías 45:5)

O mundo está firmadoE como seguramente ele fundou sua Igreja contra a objeção e a ira de seus inimigos. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

2 Teu trono está firme desde o passado; tu és desde a eternidade.

Comentário de A. R. Fausset

Seu poder excede as mais sublimes exibições dos objetos mais poderosos da natureza (Salmo 89:9).

Teu trono está firme desde o passadoLiteralmente, teu trono é estabelecido a partir de então, ou desde então; isto é, desde o tempo em que você esteve – desde a eternidade. “Esta frase, falada de Deus ou de Cristo, significa eternidade; em relação à criação, é o começo dos tempos. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

3 SENHOR, os rios levantam; os rios levantam seus ruídos; os rios levantam suas ondas.

Comentário de A. R. Fausset

levantam seus ruídos…Isso só podia ser feito pelos rios com o rugido e o rugido das cataratas. As cataratas do Jordão foram usadas como uma figura dos tumultos civis que expulsaram Davi por uma temporada de sua capital. Veja em Salmo 42:7. Provavelmente a palavra rios, aqui, se refere ao Eufrates e ao Tigre, como representando o poder da Assíria.

Ondas…A palavra significa “ondas” que são quebradas ao serem arremessadas contra a costa, ou quebradas com violência . A ideia é a de se despedaçar – a de quebrar. Em linguagem simbólica, o mar representa muitas pessoas; e um mar agitado ou tumultuado significa uma nação ou nações em guerra. Veja Salmo 65:7; Daniel 7:2; Jeremias 51:42 A figura aqui aponta claramente para tal guerra e tumulto, ameaçando a destruição da nação. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

4 Porém o SENHOR nas alturas é mais forte que os ruídos de muitas águas, mais que as fortes ondas do mar.

Comentário de A. R. Fausset

o SENHOR nas alturas é mais forte…Isso certamente celebra uma súbita vitória pelas mãos de Deus sobre uma combinação formidável de nações arrogantes, correndo sobre Israel como barulhentas cataratas. As imagens naturalmente nos remetem à invasão e à catástrofe assíria.

muitas águas…muitas nações ou povos, como sempre constituíram os exércitos dos conquistadores orientais. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

5 Muito fiéis são teus testemunhos; a santidade embeleza tua casa, SENHOR, para sempre.

Comentário de A. R. Fausset

Enquanto Seu poder inspira terror, Sua vontade revelada deve assegurar nossa confiança (compare Salmo 19:7; Salmo 25:10), e assim o medo e o amor combinados, produzindo todas as emoções sagradas, devem distinguir a adoração que oferecemos em Sua casa, tanto terrena e celestial.

teus testemunhosAs palavras se aplicam às ordem e declarações entregues a Moisés para o povo, constituindo toda a Torá, ou sistema da lei, (Salmo 19:7), mas é aqui especialmente usado para as promessas anexadas de proteção divina e favor dos fiéis a lei (Salmo 94:12).

a santidade embeleza tua casae, portanto, Deus a defenderá das investidas ​​de homens iníquos e purificará seu povo das corrupções pela terrível provação de julgamentos. O salmista reconhece a santidade preservada da casa de Deus como a razão moral da interferência divina e como a maior glória da libertação. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

<Salmo 92 Salmo 94>

Introdução ao Salmo 93

O Salmo 93 é o prelúdio do notável grupo de ‘Salmos teocráticos’ (95–100), e deve ser estudado em conexão com eles. Javé foi rei de Israel desde o início (Êxodo 15:18; Deuteronômio 33:5; 1Samuel 12:12), mas quando Ele abandonou Seu povo aos inimigos, parecia ter abdicado de Seu trono. Agora, porém, Ele reassumiu Seu estado real e mais uma vez se proclamou Rei. A profecia de Isaías 52:7 foi cumprida. O poeta adota a palavra de ordem: Teu Deus se proclamou rei, e no julgamento de Babilônia e na restauração de Israel ele vê a prova da soberania de Javé não somente sobre Israel, mas sobre todo o mundo. As ondas do mar das nações podem se lançar em fúria selvagem contra a rocha de Seu trono, mas ela permanece eternamente firme.

Este e outros Salmos ‘teocráticos’ às vezes têm sido interpretados como imagens proféticas do advento final de Javé, o “evento divino longínquo, para o qual toda a criação se move”. Mas é muito mais natural considerá-los ações de graças por algum evento real pelo qual a soberania de Javé foi declarada visivelmente. Dificilmente se pode duvidar que este evento foi o Retorno da Babilônia, e que este grupo de Salmos pertence aos primeiros dias da Restauração. Na verdade, foi um grande ‘dia de Javé’; e se em fé fervorosa os Profetas e Salmistas falaram disso como se a revelação final de Seu poder já tivesse vindo, eles falaram apenas como os profetas de uma era anterior que buscaram o Messias como o Libertador dos problemas de seus próprios dias, ou os apóstolos que esperavam o retorno do Senhor em sua própria vida.

Na Septuaginta é prefixado o título, Para o dia antes do sábado, quando a terra [ou a terra ] estava cheia de habitantes: um cântico de louvor de Davi. A última parte deste título não tem valor na interpretação do salmo: a primeira parte é confirmada pela tradição talmúdica. O Salmo 93 era de fato o Salmo da sexta-feira no serviço do Segundo Templo, e a razão dada no Talmude é que no sexto dia Deus terminou a obra da criação e começou a reinar sobre ela. O título na Septuaginta, ὅτε κατῴκισται ἡ γῆ , pode, como Delitzsch supõe, refletir essa tradição e significar quando a terra estava cheia de habitantes. Mas pode igualmente significar quando a terra foi povoada, ou seja, após o retorno do Exílio. [Cambridge]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.