Salmo 27:4

Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na casa do SENHOR todos os dias de minha vida, para ver a beleza do SENHOR, e aprender em seu Templo.

morar na casa do SENHOR – como seu hóspede (“habitarei na casa do SENHOR por muitos e muitos dias”, Salmo 23:6). A figura sugere uma comunhão constante com Deus. [Dummelow, 1909]

para ver a beleza do SENHOR. A referência aqui é à beleza ou encanto do caráter divino, tal como se manifestava particularmente no culto público a Deus, ou por aqueles símbolos que no culto antigo foram designados para tornar esse carácter conhecido. No tabernáculo e no templo havia uma manifestação do caráter de Deus não vista em outro lugar. Todo o culto foi adaptado para expor sua grandeza, sua glória e sua graça. Grandes verdades eram trazidas à mente, aptas para elevar, confortar e santificar a alma; e foi na contemplação dessas verdades que o salmista procurou elevar e purificar sua própria mente, e se sustentar nos problemas e perplexidades da vida. Compare com Salmo 73:15-17. [Barnes, 1870]

aprender (“inquirir”, ACF; “meditar”, A21) em seu Templo – ou seja, para descobrir tudo o que tal relação com Deus pode ensinar. [Dummelow, 1909]

Templo – ou tabernáculo. O palácio ou a morada de Yahweh. A palavra aqui usada aqui seria aplicável a ambos, porém, visto que o templo ainda não havia sido construído, ela deve ser entendida como referindo-se ao tabernáculo. [Barnes, 1870]

Comentário de A. F. Kirkpatrick 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Salmo 27:3 Salmo 27:5 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.