Salmo 73:26

Minha carne e meu coração desfalecem; porém Deus será a rocha do meu coração e minha porção para sempre.

Comentário Whedon

Minha carne e meu coração desfalecem. “Carne” e “coração” em contraste, como aqui, abraçam a composição total do homem. Na psicologia bíblica, “coração” é usado para a vida interior, ou central, do homem, e deve compreender aqui a vida psíquica e espiritual unida, como a “carne” faz a física e orgânica.

desfalecem. A palavra é usada de várias maneiras para chegar ao fim, para desmaiar, para desfalecer, para enfraquecer. A fraqueza da “carne” significaria a desvanecer a força, e a fraqueza do “coração”, o afundamento do ser interior em dúvida e desespero. Ambos seriam o resultado na ausência de Deus.

a rocha do meu coração (Salmo 18:2) Contra esta falha da natureza, a fé encontra em Deus sua rocha.

minha porção para sempre – no original hebraico, Minha porção para a eternidade. Isto é falado tanto da carne como do coração, alma e corpo – uma esperança triunfante de vida eterna. “Está claro como o dia que esta passagem contém o germe da doutrina da ressurreição” (Delitzsch). Comparar Jó 19:25-27 [Whedon]

Comentário de A. F. Kirkpatrick 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Salmo 73:25 Salmo 73:27 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.