Salmo 63

1 (Salmo de Davi, quando ele estava no deserto de Judá:) Deus, tu és meu Deus. Eu te busco ao amanhecer; minha alma tem sede de ti, minha carne muito te deseja, em terra seca, cansativa, sem águas.

Comentário Barnes

Deus, tu és meu Deus – As palavras aqui traduzidas por Deus não são as mesmas no original. O primeiro – אלהים ‘Elohiym – está no plural, e é a palavra que geralmente é empregada para designar Deus Gênesis 1:1; a segunda – אל ‘Êl – é uma palavra que muitas vezes é aplicada a Deus com a ideia de força – um forte, poderoso; e provavelmente há esta ideia subjacente aqui, que Deus era a fonte de sua força, ou que ao falar de Deus como seu Deus, ele estava consciente de se referir a ele como Todo-Poderoso. Era o atributo divino de poder no qual sua mente repousava principalmente quando ele falava dele como seu Deus. Ele não o apelou meramente como Deus, sem referência a um atributo particular; mas ele tinha particularmente em seus olhos seu poder ou habilidade de libertá-lo e salvá-lo. No Salmo 22:1, onde, em nossa versão, temos a mesma expressão, “Meu Deus, meu Deus”, as duas palavras no original são idênticas, e são as mesmas que são usadas aqui – אל ‘Êl – como expressivas de força ou poder. A ideia sugerida aqui é que, ao apelar para Deus, enquanto nos dirigimos a ele como nosso Deus e nos referimos ao seu caráter geral como Deus, não é impróprio ter em nossas mentes algum atributo particular de seu caráter – poder, misericórdia, amor , verdade, fidelidade, etc. – como o fundamento especial de nosso apelo.

Eu te busco ao amanhecer – A palavra usada aqui se refere ao amanhecer, ou manhã; e o substantivo derivado do verbo significa aurora, amanhecer, amanhecer. A idéia apropriada, portanto, seria buscar a Deus pela manhã, ou ao amanhecer; isto é, como a primeira coisa do dia. Compare as notas em Isaías 26:9. O significado aqui é que ele buscaria a Deus como a primeira coisa no dia; primeiro em seus planos e propósitos; primeiro em todas as coisas. Ele buscaria a Deus antes que outras coisas chegassem para distrair e desviar sua atenção; ele buscaria a Deus quando formulasse seus planos para o dia, e antes que outras influências entrassem, para controlá-lo e dirigi-lo. O favor de Deus era o desejo supremo de seu coração, e esse desejo seria indicado por torná-lo o primeiro – o primeiro – objeto de sua busca. Seus primeiros pensamentos – seus melhores pensamentos – portanto, ele decidiu que deveriam ser entregues a Deus. O desejo de buscar a Deus como primeiro objetivo da vida – na juventude – em cada dia de retorno – no início de cada ano, estação, mês, semana – em todos os nossos planos e empreendimentos – é uma das evidências mais seguras da verdadeira piedade ; e a religião floresce mais na alma, e só floresce na alma, quando fazemos de Deus o primeiro objeto de nossas afeições e desejos.

minha alma tem sede de ti – Veja as notas em Salmos 42:2.

minha carne muito te deseja – Todas as minhas paixões e desejos – toda a minha natureza. As duas palavras – “alma” e “carne”, destinam-se a abraçar o homem inteiro e expressar a ideia de que ele ansiava supremamente por Deus; que todos os seus desejos, vindos diretamente da alma ou das necessidades do corpo, elevavam-se a Deus como a única fonte da qual poderiam ser satisfeitos.
Em uma terra seca e sedenta – Ou seja, como alguém anseia por água em um deserto árido, assim minha alma anseia por Deus. A palavra sedento está na margem, como em hebraico, cansado. A ideia é a de uma terra onde, por sua natureza ressecada – sua esterilidade – suas rochas – seu calor – sua desolação – se sentiria fraco e cansado em uma viagem.

em terra seca, cansativa, sem águas – Sem riachos; sem fontes jorrando; nada para aplacar a sede. [Barnes, aguardando revisão]

2 Para que eu te veja em teu santuário, para ver tua força e tua glória.

Comentário Barnes

Para que eu te veja em teu santuário – No tabernáculo, em meio aos serviços solenes de adoração divina. Parece não haver razão para supor que ele aqui se refere à mera pompa externa e esplendor do culto público, mas ele sem dúvida inclui o poder da presença divina que ele sentiu em tais serviços em sua própria alma. Aplicado agora a um local de culto cristão, pode-se observar que não há exibições mais marcantes da Torre de Deus na terra do que aquelas que ocorrem em tal lugar, especialmente em um renascimento da religião. A cena do dia de Pentecostes foi uma exibição tão impressionante do poder de Deus quanto aquela que surge na fúria da tempestade, na fúria do oceano ou na orientação dos corpos celestes. Nada pode expressar tão bem o que ocorre em uma cena como as palavras “poder” e “glória”; nada mostra com mais certeza o poder de Deus do que aquela influência que inclina os pecadores arrogantes e os torna humildes; que produz uma profunda quietude e temor nas multidões reunidas; que extorquia o clamor:”Homens e irmãos, o que devemos fazer para ser salvos?” que faz chorar os endurecidos homens, e os homens há muito viciados em hábitos de pecado dispostos a abandonar suas iniqüidades e se voltar para Deus:e nada mostra mais claramente a “glória” de Deus do que aquele poder, aquela graça, aquela misericórdia, que assim transforma multidões dos caminhos do pecado e da morte, e direciona seus pés no caminho da paz e da salvação. Aqueles que já testemunharam o poder de Deus em um reavivamento da religião, sempre desejarão ver novamente “o poder e a glória” de Deus, como eles “viram” isso “no santuário”.

para ver tua força e tua glória – A referência aqui é ao que foi manifestado da presença e do poder de Deus nos serviços de adoração pública; os louvores, as orações, as alegrias, as evidências da presença divina. [Barnes, aguardando revisão]

3 Porque tua bondade é melhor que a vida; meus lábios te louvarão.

Comentário de A. R. Fausset

Porque tua bondade é melhor que a vida. Isso explica por que ele tem tanta sede de Deus e das ordenanças do santuário – a saber, porque na terra do povo da aliança, a “benevolência” de Deus é plenamente revelada; e que a benevolência é melhor do que vidas (assim é o hebraico) – isto é, melhor do que a vida e todas as bênçãos terrenas da vida. O que desejo não é tanto a restauração das coisas boas da vida, das quais fui privado, mas a restauração das ordenanças espirituais.

meus lábios te louvarão – depois que tu, em tua benevolência, restauraste-me à comunhão externa contigo e com a Igreja em teu santuário. “Louvor” – literalmente, ‘acalmar’ ou ‘acalmar com o louvor’. [JFU, aguardando revisão]

4 Assim te bendirei em minha vida; por teu nome levantarei minhas mãos.

Comentário Barnes

Assim te bendirei em minha vida – Em minha vida; ou, enquanto durar a vida, eu te louvarei. A palavra “assim” refere-se ao sentimento no versículo anterior, significando que, como resultado de seu profundo senso do valor da bondade amorosa de Deus, ele o louvaria por todo o resto de sua vida, ou nunca cessaria de elogie-o. O verdadeiro propósito de servir a Deus abrange toda esta vida e toda a eternidade. Aquele que ama a Deus, e que tem o devido senso de sua misericórdia, não antecipa um tempo em que cessará de louvá-lo e abençoá-lo, ou quando terá qualquer desejo ou desejo de não estar em seu serviço.

por teu nome levantarei minhas mãos – Em oração e louvor solenes. Veja as notas no Salmo 28:2. [Barnes, aguardando revisão]

5 Minha alma será saciada, como que de gorduras e muita comida; e minha boca te louvará com lábios alegres,

Comentário Barnes

Minha alma será saciada – Veja as notas no Salmo 36:8 . A ideia é que sua alma agora anseia pelo serviço de Deus como quem tem fome anseia por comida, ou como quem tem sede anseia por beber; e que chegaria o tempo em que esse desejo ardente seria satisfeito. Ele se empenharia no serviço de Deus como desejava; ele teria permissão para desfrutar desse serviço sem interrupção.

como que de gorduras e muita comida – Veja as notas no Salmo 36:8 . As palavras aqui empregadas denotam comida rica; e a comparação é entre o prazer de servir a Deus e a satisfação derivada da comida quando se tem fome. Não é incomum comparar os prazeres da religião com uma festa ou banquete. Compare Isaías 25:6 .

e minha boca te louvará com lábios alegres – Lábios cheios de alegria; ou, que expressam a alegria do coração. [Barnes, aguardando revisão]

6 Quando eu me lembrar de ti em minha cama; nas vigílias da noite meus pensamentos estarão em ti.

Comentário Barnes

Quando eu me lembrar de ti em minha cama – Veja as notas no Salmo 42:8. Isto é, quando me deito à noite; quando me recomponho para dormir. Nada pode ser mais apropriado do que nossos últimos pensamentos, ao mergulharmos no sono tranquilo, sejam de Deus; de seu ser, seu caráter, sua misericórdia, sua bondade amorosa; dos procedimentos de sua providência, e as manifestações de sua graça para conosco, durante o dia; e nada é mais adequado para compor a mente para o descanso e para induzir o sono tranquilo e suave do que a calma da alma que surge da idéia de um Deus Infinito e da confiança nele. Muitas vezes, quando inquietos em nossas camas – quando nada mais vai embalar o corpo para descansar, o pensamento de Deus – a contemplação de sua grandeza, sua misericórdia e seu amor – a doce sensação de uma certeza de seu favor vai nos acalmar e causar nos afundar em um repouso suave.

nas vigílias da noite meus pensamentos estarão em ti – Veja as notas no Salmo 1:2 . A palavra vigília aqui se refere às antigas divisões da noite para fins municipais ou militares – períodos da noite atribuídos a diferentes pessoas para vigiar um acampamento ou cidade. A divisão mais comum da noite era em três partes, embora o arranjo variasse em momentos diferentes. Veja Mateus 14:25 ; Lucas 12:38. [Barnes, aguardando revisão]

7 Porque tu tens sido meu socorro; e à sombra de tuas asas cantarei de alegria.

Comentário Barnes

Porque tu tens sido meu socorro – Porque você se interpôs para me defender em perigo. A ideia é que ele experimentou a interposição divina em tempos de perigo, e que essa era a razão pela qual ele ainda deveria confiar em Deus. O argumento é que a misericórdia e o favor de Deus no passado é uma razão pela qual devemos confiar nele no futuro.

e à sombra de tuas asas cantarei de alegria – Sob a sombra ou proteção de tuas asas eu me sentirei seguro. Veja as notas no Salmo 17:8 . Compare o Salmo 36:7 ; Salmo 57:1 ; Salmo 61:4. [Barnes, aguardando revisão]

8 Minha alma está apegada a ti; tua mão direita me sustenta.

Comentário Barnes

Minha alma está apegada a ti – A palavra usada aqui – דבק dâbaq – significa apegar-se apropriadamente; aderir; para ser colado; para ficar rápido. Então significa apegar-se a qualquer coisa; e então, para perseguir ou seguir depois. A ideia aqui é aderir ou apegar-se a; e o significado é que o salmista aderiu firmemente a Deus, como pedaços de madeira colados aderem uns aos outros; que ele, por assim dizer, se agarrou a ele; que ele não o deixaria ou se separaria dele. A linguagem representa os sentimentos de verdadeira piedade em aderir firme e constantemente a Deus, seja o que for que tenda a nos separar dele. A adesão dos corpos por cola é uma representação impressionante, mas não adequada, da firmeza com que a alma adere a Deus. Partes da matéria mantidas juntas por cola podem ser separadas; a alma do verdadeiro crente nunca pode ser separada de Deus.

tua mão direita me sustenta – A mão direita é aquela pela qual realizamos qualquer coisa; e, pelo uso constante, é mais forte do que a mão esquerda. Portanto, a expressão equivale a dizer que Deus o sustentou com todas as suas forças. O significado é que Deus o sustentou em vida; defendeu-o em perigo; o manteve longe do poder de seus inimigos. [Barnes, aguardando revisão]

9 Porém aqueles que procuram assolar a minha alma irão para as profundezas da terra.

Comentário Barnes

Porém aqueles que procuram assolar a minha alma – Que procuram minha vida; que se esforçam para me matar. Essa linguagem descreveria bem os propósitos de Absalão e seus seguidores.

irão para as profundezas da terra – Deve descer para a terra; nas sepulturas mais profundas. Ele viveria; mas eles pereceriam. [Barnes, aguardando revisão]

10 Eles serão derrubados pela força da espada; serão repartidos entre raposas.

Comentário Barnes

Eles serão derrubados pela força da espada – Margem, Eles o farão correr como água pelas mãos da espada. A palavra traduzida no texto “eles cairão” e na margem “eles o farão correr” – נגר nâgar – significa propriamente fluir, derramar como água; e então, derramar; então, desistir ou entregar. A ideia aqui é entregar, como se despeja água de uma bacia ou jarro:eles serão entregues à espada. O original traduzido como “espada” é, como na margem, “pelas mãos da espada”; isto é, a espada é representada cumprindo seu propósito como se tivesse mãos. A espada os matará.

serão repartidos entre raposas – A palavra original – שׁועל shû‛âl – significa adequada e comumente uma raposa. Mas, com esse nome geral de raposa, os orientais parecem ter compreendido também outros animais, tendo alguma semelhança com uma raposa, especialmente chacais. Assim, parece que os chacais se referem a Juízes 15:4; visto que as raposas são com grande dificuldade capturadas vivas; e também neste lugar tem o mesmo significado, visto que as raposas não se alimentam de cadáveres, embora seja uma refeição favorita do chacal. Gesenius, Lexicon. Compare com Bochart Hieroz. T. ii. p. 190, ed. Lábios. Os chacais são selvagens, ferozes, selvagens; eles uivam em torno de casas à noite – produzindo a música mais hedionda, começando “em uma espécie de solo, um gemido baixo e prolongado, subindo e crescendo mais e mais alto até ultrapassar o vento” (Thomson’s “Land and the Book, ”I. 133) – e pronto para reunir a qualquer momento quando houver presa para ser devorada. “Esses brutos sinistros, culpados e miseráveis, quando pressionados pela fome, reúnem-se em gangues entre os túmulos e gritam de raiva e lutam como demônios por suas orgias noturnas; mas no campo de batalha está seu grande carnaval. Oh! que eu nunca sonhe que alguém querido para mim caiu pela espada, e está lá para ser rasgado, roído e arrastado por esses horríveis uivadores”. [Barnes, aguardando revisão]

11 Mas o Rei se alegrará em Deus; todo o que por ele jurar se alegrará, porque a boca dos mentirosos será tapada.

Comentário Barnes

Mas o Rei se alegrará em Deus – Esta passagem, como foi observado na introdução do salmo, mostra que este salmo não poderia ter sido composto no tempo de Saul, visto que o título de rei não foi então dado a Davi. O uso do termo aqui na terceira pessoa não prova que o salmo não poderia ter sido escrito pelo próprio Davi, pois ele pode ter falado de si mesmo simplesmente como “o rei”, e com mais força e apropriadamente quando foi conduzido injustamente de seu trono, e agora era um exilado, mas ainda era um rei – o rei. O título era dele; o trono pertencia a ele e não a Absalão, que o expulsara dele. Não era impróprio aludir a este fato da maneira como é referido aqui, e dizer que “o rei” – o verdadeiro, o rei real – ele mesmo – deveria e se regozijaria em Deus. Ele encontraria Deus para ser seu ajudador; e por Deus ele ainda seria restaurado ao seu trono.

todo o que por ele jurar se alegrará – Todo aquele que jurar por ele, ou mantiver seu juramento de fidelidade a ele, será honrado.

porque a boca dos mentirosos será tapada – Todos os que juraram falsamente; todos os que professaram fidelidade e se mostraram infiéis; todos aqueles que, contrariando seus juramentos e obrigações, foram encontrados na rebelião. Não lhes será permitido exultar ou regozijar-se, mas serão confundidos e silenciados. Isso expressa, portanto, a mais plena confiança em Deus; a crença absoluta de Davi de que seria novamente colocado em seu trono, e novamente permitido “ver o poder e a glória de Deus como” ele havia “visto no santuário” Salmo 63:2 ; a crença de que ele seria restaurado à prosperidade e que seus inimigos seriam humilhados e destruídos – Assim será com todos os que colocam sua confiança em Deus. Há certa alegria e triunfo para eles, se não neste mundo, pelo menos no mundo por vir. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 62 Salmo 64>

Introdução ao Salmo 63

O Salmo 63 é intitulado  como um “salmo de Davi”, e não existe uma base legítima para dúvida a respeito da exatidão do título a esse respeito. DeWette de fato supõe que a maneira como é feita menção ao “rei” no Salmo 63:11, parece indicar que o salmo não foi composto pelo próprio Davi, mas que foi escrito por algum amigo seu, que foi seu companheiro nas dificuldades que ele experimentou; mas não é necessário recorrer a essa suposição, pois não é muito incomum um autor referir-se a si mesmo na terceira pessoa, como César faz em todos os lugares. O salmo ainda afirma ter sido composto por Davi “quando ele estava no deserto de Judá”. O “deserto de Judá” era aquela região selvagem e não cultivada situada no lado leste do território da tribo de Judá, comumente chamada de “deserto da Judéia” (Mateus 3:1), estendido ao longo do Jordão. Davi foi repetidamente impelido para aquele deserto na época de Saul; e a estrutura geral do salmo estaria de acordo com qualquer uma dessas ocasiões; mas a menção do “rei” no Salmo 63:11, como indubitavelmente significando Davi, torna necessário referir a composição do salmo a um período posterior de sua vida, visto que o título de “rei” não foi dado a ele no tempo de Saul. O salmo, portanto, foi sem dúvida composto no tempo de Absalão – o período em que Davi foi expulso pela rebelião e compelido a buscar refúgio naquele deserto. Pertence, se este ponto de vista estiver correto, ao mesmo período na vida de Davi do Salmo 42; 43; 61; e provavelmente alguns outros.

O salmo consiste nas seguintes partes:

I. Uma expressão de desejo sincero de ver o poder e a glória de Deus novamente, como ele havia feito anteriormente no santuário (Salmo 63:1-2).

II. Seu senso da bondade de Deus e do valor do favor divino, como sendo maior que o da vida; e seu propósito de encontrar sua felicidade em Deus e de louvá-lo e bendizê-lo em todas as situações, especialmente naqueles momentos de meditação solene quando ele estava sozinho em sua cama, (Salmo 63:3-6).

III. Sua lembrança de misericórdias anteriores e sua convicção de que Deus ainda o sustentava por sua mão direita (Salmo 63:7-8).

4. Sua firme convicção de que todos os seus inimigos seriam destruídos (Salmo 63:9-11). [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.