Filipenses 3:9

e que eu seja achado nele, não tendo a minha justiça proveniente da Lei, mas sim a que é pela fé em Cristo, a justiça da parte de Deus pela fé;

Comentário A. R. Fausset

seja achado nele – “ser encontrado” em Sua segunda vinda, vivendo espiritualmente “Nele” como o principal [element] da minha vida. Uma vez perdido, fui “achado” e espero ser perfeitamente “achado” por Ele (Lucas 15:8).

minha justiçada [isto é, a partir da] lei – (Filipenses 3:6; Romanos 10:35).

justiça da parte de Deus pela fé. Grego, “que vem de Deus (repousando) sobre a fé”. Paulo foi transportado da escravidão legal para a liberdade cristã de uma vez, e sem qualquer transição gradual. Portanto, as amarras do farisaísmo foram desfeitas instantaneamente, e a oposição ao judaísmo farisaico substituiu a oposição ao Evangelho. Assim, a providência de Deus o preparou de maneira adequada para o trabalho de destruir toda ideia de justificação pela lei. “A justiça da fé”, no sentido de Paulo, é a justiça ou perfeita santidade de Cristo apropriada pela fé, como a base objetiva de confiança para o crente, e também como um novo princípio subjetivo de vida. Portanto, inclui a essência de uma nova disposição e pode facilmente passar para a ideia de santificação, embora as duas ideias sejam originalmente distintas. Não é um ato arbitrário de Deus, como se ele tratasse como inocente um homem que persiste no pecado, simplesmente porque ele crê em Cristo; mas o objetivo por parte de Deus corresponde ao subjetivo por parte do homem, ou seja, a fé. A realização do arquétipo da santidade através de Cristo contém a promessa de que isso será realizado em todos os que estão unidos a Ele pela fé e que se tornam os instrumentos do Seu Espírito. O potencial para santidade [germ] é transmitido a eles ao crerem, embora o fruto de uma vida perfeitamente conformada ao Redentor só possa ser desenvolvido gradualmente nesta vida [Neander]. [Jamieson; Fausset; Brown, 1873]

Comentário de H. C. G. Moule

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Filipenses 3:8 Filipenses 3:10 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.