Filipenses 3:10

para eu conhecer a ele, assim como o poder de sua ressurreição e a comunhão em seus sofrimentos, tornando-me conforme a ele em sua morte;

Comentário A. R. Fausset

para eu conhecer a ele – experimentalmente. O objetivo da “justiça” já mencionada. Este versículo retoma e explica mais completamente “a excelência do conhecimento de Cristo” (Filipenses 3:8). Conhecê-lo é mais do que meramente conhecendo uma doutrina sobre ele. Os crentes são trazidos não apenas para uma redenção, mas para o próprio Redentor.

o poder de sua ressurreição – assegurando os crentes de sua justificação (Romanos 4:25; 1Coríntios 15:17), e elevando-os espiritualmente com Ele, em virtude de sua identificação com Ele nisto, como em todos os atos de Sua obra redentora por nós (Romanos 6:4; Colossenses 2:12; Colossenses 3:1). O poder do Espírito Divino, que O elevou da morte literal, é o mesmo que eleva os crentes agora da morte espiritual (Efésios 1:19-20), e levantará seus corpos da morte literal no futuro (Romanos 8:11).

a comunhão de seus sofrimentos – por identificação com Ele em Seus sofrimentos e morte, por imputação; também, na verdade, carregando a cruz o que é colocada sobre nós, após o Seu exemplo, e assim “cumprir na carne o restante das aflições de Cristo” (Colossenses 1:24); e na vontade de suportar algo por amor a ele (Mateus 10:38; Mateus 16:24; 2Timóteo 2:11). Como Ele suportou todos os nossos sofrimentos (Isaías 53:4), assim nós participamos Dele.

tornando-me conforme a ele em sua morte – “conforme a semelhança da Sua morte”, ou seja, por contínuos sofrimentos por amor a Ele, e mortificação do eu carnal (Romanos 8:29; 1Coríntios 15:31; 2Coríntios 4:10-12Gálatas 2:20). [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de H. C. G. Moule

para eu conhecer a ele. Para conhecê-Lo. Para a construção, compare com 1Coríntios 10:13. Observe a sequência do pensamento. Ele abraça “a justiça que é de Deus em termos de fé” e renuncia “uma justiça própria” como um meio para o fim aqui declarado – o conhecimento espiritual de Cristo e de Seu poder para santificar e glorificar por assimilação a Si mesmo Para esse fim, ele agradecidamente “se submete à justiça de Deus” (Romanos 10:3; compare com 1 Pedro 1:2); aceita a justificação divina por causa do mérito de Jesus Cristo somente; sabendo, com a intuição de uma alma iluminada pela graça, que em tal submissão está o segredo de tal assimilação. Acolhendo Cristo como seu único fundamento de paz com Deus, ele não só entra ao mesmo tempo em contato espiritual com Cristo como Vida de Deus, mas também recebe tal visão de si mesmo e de seu Redentor a ponto de afetar profundamente todas as suas relações com Cristo, e os efeitos dessas relações em seu ser.

Filipenses 3:10 não é de forma alguma uma reafirmação de Filipenses 3:9. Dá outra gama de pensamento e verdade, em profunda e forte conexão. Para usar uma classificação conveniente, Filipenses 3:9 lida com Justificação, Filipenses 3:10 com Santificação em relação a ela.

“Para que eu O conheça”: – o grego parece implicar um ato decisivo de conhecimento ao invés de um processo. Um processo ao longo da vida certamente resultará do ato; pois o Objeto do ato “excede o conhecimento” (Efésios 3:19). Mas o ato, a familiarização decisiva com o que Cristo é, está à vista de imediato. Uma visão de longo alcance dEle em Sua glória de graça tem uma conexão natural com o ato espiritual de fé submissa nEle como nosso sacrifício e justiça. compare com João 6:56 .

Sobre este “conhecimento” de reconhecimento e intuição, compare com Filipenses 3:8, e notas.

o poder de sua ressurreição. Uma frase difícil de esgotar na exposição. A Ressurreição do Senhor é espiritualmente poderosa como (a) evidenciando a justificação dos crentes (Romanos 4:24-25, e por todos os meios compare com 1Coríntios 15:14; 1Coríntios 15:17-18); como (b) assegurando-lhes sua própria ressurreição corporal (1Coríntios 15:20, etc.; 1Tessalonicenses 4:14); e ainda mais como (c) sendo aquilo que O constituiu na verdade o Segundo Adão vivificante, o Doador do Espírito que une os membros a Ele a Cabeça Vital (João 7:39; João 20:22; Atos 2:33; compare com Efésios 4:4-16). Este último aspecto da verdade é proeminente nas Epístolas a Éfeso e Colossos, escritas quase no mesmo período da obra apostólica de Paulo; e temos aqui, muito provavelmente, uma pista passageira do que se desenrola ali. O pensamento da Ressurreição do Senhor é sugerido aqui à sua mente pelo pensamento, não expresso, mas implícito no contexto anterior, da Morte Expiatória à qual se seguiu como o resultado Divino.

Esta passagem indica a grande verdade de que, embora nossa aceitação em Cristo seja sempre baseada em Sua obra propiciatória por nós, nosso poder para servir e perseverar em Seu nome está vitalmente ligado à Sua vida como o Ressuscitado, feita nossa pelo Espírito Santo.

Compare com mais Romanos 5:10; Romanos 6:4-11; Romanos 7:4; Romanos 8:11; 2Coríntios 4:10; Efésios 2:6; Colossenses 3:1-4; Hebreus 13:20-21.

a comunhão em seus sofrimentos. Entrada, em medida, em Sua experiência como o Sofredor. O pensamento recorre à Cruz, mas agora em conexão com o Exemplo, não com a Expiação. Paulo lida com o fato de que o Senhor que o redimiu o fez ao mais severo custo de dor; e que uma necessidade moral e espiritual chama Seus redimidos, que estão unidos vitalmente a Ele, para “carregar a cruz”, na medida deles, por amor a Ele, em Seu caminho e pelo poder de Seu Espírito. levar, qualquer que seja sua forma especial, essa aceitação de aflição de qualquer tipo como para e dele, é um segredo profundo de entrada na intimidade espiritual com Cristo; no “conhecimento dEle”. compare com mais Romanos 8:17; Romanos 8:37; 2Coríntios 1:5; 2Coríntios 4:11; 2Coríntios 12:9-10; Colossenses 1:24; 2Timóteo 2:12; 1Pedro 4:13; Apocalipse 3:10.

tornando-me conforme. Melhor, com o R.V. [King James, Versão Revisada], se conformando. A construção grega é livre, mas clara. A morte do Senhor como a expressão suprema de Seu amor e de Sua santidade, e o ato supremo de Sua entrega à vontade do Pai, atrai a alma do Apóstolo com força magnética espiritual para desejar e experimentar a assimilação de caráter Àquele que suportou. A santa Expiação realizada por ela não está aqui à vista direta; ele está cheio do pensamento da revelação do Salvador através de Sua Paixão, e da bem-aventurança da harmonia na vontade com Ele assim revelado. Sem dúvida, a Expiação não é esquecida; pois a glória interior da Morte do Senhor como Exemplo nunca é totalmente vista sem a visão de seu propósito propiciatório. Mas o pensamento imediato é o da harmonia espiritual com o estado de vontade do Senhor moribundo. Compare com 2Coríntios 4:10. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 3:9 Filipenses 3:11 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.