Filipenses 3:11

para que, de alguma maneira, eu alcance a ressurreição dos mortos.

Comentário A. R. Fausset

de alguma maneira – não implicando a incerteza da questão, mas a sinceridade da luta da fé (1Coríntios 9:26-27), e a necessidade urgente de auto-vigilância (1Coríntios 10:12) .

eu alcance a ressurreição dos mortos – ou seja, a primeira ressurreição; a dos crentes na vinda de Cristo (1Coríntios 15:23; 1Tessalonicenses 4:15; Apocalipse 20:5-6). A palavra grega não ocorre em nenhum outro lugar no Novo Testamento. “O poder da ressurreição de Cristo” (Romanos 1:4) assegura a obtenção do crente da “ressurreição do (restante dos) mortos” (compare Filipenses 3:20-21). Compare “considerado digno de obter a ressurreição dentre os mortos” (Lucas 20:35). “A ressurreição dos justos” (Lucas 14:14). [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de H. C. G. Moule

para que, de alguma maneira. Para a linguagem forte da contingência aqui, compare com 1Coríntios 9:27. Tomado junto com expressões de segurança exultante como Romanos 8:31-39; 2Timóteo 1:12; e, de fato, com todo o tom de “alegria e paz na fé” (Romanos 15:13) que permeia as Escrituras, podemos dizer com justiça que isso não implica a incerteza da glória final do verdadeiro santo. É a linguagem que vê vividamente, isoladamente, um aspecto do “Progresso do Peregrino” em direção ao céu; o aspecto de nossa necessidade de vigilância contínua, auto-entrega e oração, a fim de desenvolver aquela semelhança sem a qual o céu não seria o céu. O outro lado da questão é a eficácia e perseverança da graça que surge em nossa vigilância; sem a qual não devemos assistir; que nos “predestina” “para sermos conformes à imagem do Filho de Deus” (Romanos 8:29). O mistério está, por assim dizer, entre duas linhas aparentemente paralelas; a realidade de uma graça onipotente e a realidade do dever do crente. Como esta ou aquela linha é considerada, em toda a sua realidade, a linguagem da garantia ou da contingência é adequada. Mas as linhas paralelas, como parecem agora, provam finalmente convergir em glória (João 6:39-40; João 6:44; João 6:54; João 10:27-29; Romanos 8:30; 1Tessalonicenses 5: 23-24).

eu alcance. Literalmente, e aqui melhor, com o R.V. [King James, Versão Revisada], possa.

a ressurreição dos mortos. A frase implica um certo abandono dos “mortos”; e isso é ainda mais enfatizado no grego, onde o substantivo traduzido “ressurreição” é a rara palavra exanastasis, ou seja, a palavra comum (anastasis) para ressurreição, reforçada pela preposição que significa “de”. ; o grego posterior tem uma tendência a compor palavras sem necessariamente fortalecer o significado. É a configuração da palavra aqui que torna provável uma ênfase nela. Inferiu-se que Paulo aqui se refere a uma ressurreição especial e selecionada, por assim dizer, e que esta é a “primeira ressurreição” de interpretada como uma ressurreição literal de todos os santos ou santos especialmente privilegiados, antes daquela da massa da humanidade (tal interpretação de Apocalipse 20 aparece tão cedo quanto Tertuliano, século 2, de Monogamiâ, c. x.). Mas contra esta explicação aqui está o fato de que Paulo em nenhum outro lugar faz qualquer referência inequívoca a tal perspectiva (1Coríntios 15:23-24 não é decisivo, e certamente não 1Te salonicenses 4:16); e que isso torna improvável que ele se refira a isso aqui, onde manifestamente está lidando com um grande e dominante artigo de sua esperança. Explicamos de acordo com a gloriosa perspectiva da Ressurreição dos santos em geral. E explicamos a frase especial levando-o a ser preenchido com o pensamento da Ressurreição do Senhor como o penhor e, por assim dizer, o resumo do Seu povo; e Sua Ressurreição foi enfaticamente “dos mortos.” – Ou pode ser que tenhamos aqui que explicar “os mortos” como um termo de referência abstrata, significando praticamente “o estado dos mortos”, o mundo da morte. Nesse caso, a frase se refere à “ressurreição da vida” (Daniel 12:2; João 5:29); “a ressurreição dos justos” (Lucas 14:14); diferente daquela dos “injustos” (Atos 24: 15), seja ou não no tempo, certamente em uma terrível distinção de condições e resultados. A bendita ressurreição é aqui chamada de “a ressurreição” como a vida abençoada é chamada de “a vida” (por exemplo, 1João 5:12). A antítese é não a não-ressurreição e a não-existência, mas a ressurreição e a existência, como ruína e aflição. É observável que o apóstolo aqui implica sua expectativa de morte, a ser seguida pela ressurreição; não de sobrevivência até o retorno do Senhor . compare com 2Coríntios 4:14. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 3:10 Filipenses 3:12 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.